COMUNICADO DERLIM DE 25.04.2023 

COMUNICADO DERLIM DE 25.04.2023

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE  

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br

 

1.Assunto: EDITAL – 7ª ALOCAÇÃO DE VAGAS PARA ATUAÇÃO EM ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL 2023    A Dirigente Regional de Ensino de Limeira, nos termos da Lei Complementar Nº 1374, de 30-03-2022, Decreto nº 66.799, de 31-05-2022, Resolução SEDUC 37, de 1-06-2022 e Resolução SEDUC 41, de 1-06-2022, Resolução SEDUC 87, de 11/11/2022 e Portaria CGRH nº1, de 13-01-2023, Portaria CGRH nº 2, de 17-01-2023, CONVOCA os candidatos classificados no processo de Credenciamento Inicial e Processo Seletivo Simplificado (Banco de Talentos), conforme Listas de Classificação PEI para a sessão de alocação de vagas – Professores EF Anos Finais e/ou EM/ e Sala de Leitura –  para adesão ao Regime de Dedicação Exclusiva – RDE, que acontecerá PRESENCIALMENTE no dia 28/04/2023 (sexta-feira), a partir das 9h, na sede da Diretoria Regional de Ensino de Limeira.

Critérios de Alocação: As vagas serão alocadas seguindo a ordem de classificação nas respectivas faixas e categorias conforme publicação da classificação final do Processo de Credenciamento Inicial Atuação 2023 e Processo Seletivo Simplificado (Banco de Talentos) 2023. 

As informações, na íntegra, estão contidas no Edital (Anexo I)

Solicitamos ampla divulgação aos interessados.

2.Assunto: Designação PEI     

  

                Encaminhamos nos anexos (Anexo II) a ata de atribuição e sessão de escolha PEI ocorrida em 25/04/2023.   

Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação dos servidores e seu envio se dará após a concretização da designação em 28-04-2023 

A orientação referente a Documentação foi encaminhada no Comunicado DERLIM de 06-12-2022, favor atentar se ao expediente de designação citados no comunicado.     

Lembramos que:     

  

  • Aos docentes designados em outras funções na escola regular ou outra PEI, faz-se necessário o envio de expediente de cessação de designação da função anterior junto a unidade escolar de exercício para designação na PEI;     
  •  Para casos em que o docente mudará de função na PEI, onde encontra-se como Docente e será designado CGPA, por exemplo, faz-se necessário encaminhar a informação e documentação de cessação de designação como Docente e documentação e informação de designação como CGPA.   
  • Que em casos de docente que será designado como professor na sala de leitura, conforme DOCUMENTO ORIENTADOR, deva ocorrer a atribuição prévia de suas aulas a outro docente previamente à designação junto ao PEI;  

  

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE  

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br  

1.Assunto: Grêmio Estudantil 2023 

Segue o formulário para o processo seletivo do Conselho Gremista DERLim 2023 (Estudante gremista representante da DERLim). Todas as escolas deverão realizar a votação, com o total de 35 estudantes por escola. O período para realizarem a votação serão os dias 25, 26 e 27/04 através do link https://forms.gle/eWHQcrPb4SzEbZd57 (Anexo III)

 

2.Assunto: Disponibilização dos arquivos da Prova Paulista – 1º bimestre  

Considerando o regime de colaboração entre o estado e os municípios, informamos que serão disponibilizados na Intranet – Espaço do Servidor os arquivos em PDF da Prova Paulista do 1º bimestre, com seus respectivos gabaritos, para o atendimento das redes municipais de cidades de sua circunscrição que eventualmente solicitarem tais materiais. Ainda, para o atendimento às diversas especificidades da rede estadual, esses arquivos podem ser disponibilizados para:  

– Atendimento excepcional a estudantes que não dispuserem de meios para a realização da prova em aplicação digital, durante o cronograma de aplicação;  

– Estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial que não possuem acessibilidade digital;  

– Uso facultativo a estudantes de classes multisseriadas ou de modalidades educacionais que eventualmente não participam dos processos avaliativos padronizados.  

Cabe ressaltar que a disponibilização desses instrumentos em arquivos PDF objetiva oferecer mais um apoio ao trabalho pedagógico do professor, cujos resultados serão de uso exclusivo do docente e, portanto, não serão objeto de coleta ou processamento pela SEDUC.  

Agradecendo sua habitual atenção, ficamos à disposição para esclarecimentos que se façam necessários pelo canal prova.paulista@educacao.sp.gov.br

 

 

3.Assunto: Orientações sobre ATPC – Apontamento de Presença Aprender Sempre  

 

• Ação: orientações quanto o apontamento de presença nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) Aprender Sempre. 

• Formato: remoto via Secretaria Escolar Digital (SED). 

• Status: em andamento. • Público-alvo: professores que acompanham as ATPC Aprender Sempre 

• Data: apontamento disponível a partir da semana de 10 de abril de 2023. 

• Mais informações: Por problemas operacionais, não será possível realizar apontamentos de presença retroativos à data do dia 10 de abril e 2023. 

Destacamos, no entanto, que não haverá nenhum prejuízo aos servidores em relação a essa ação pontual.

 

 

4.Assunto: Enquete – Mapeamento de Temas de Interesse para Oferta de Cursos no âmbito do Convênio Seduc-SP e FFLCH-USP  

 

• Ação: Mapeamento de temas de interesse para oferta de cursos. 

• Formato: remoto via formulário (https://bit.ly/enquete-temas-cursos) ou QR-Code. 

• Status: em andamento. 

• Público-alvo: Professores dos componentes de Língua Portuguesa e/ou Línguas Estrangeiras, História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais/Sociologia. 

• Data: até 15 de maio de 2023. 

• Mais informações: No âmbito do Convênio entre FFLCH-USP e SEDUC-SP, serão disponibilizados pela FFLCH-USP alguns cursos dos seguintes componentes: Língua Portuguesa e/ou Línguas Estrangeiras, História, Geografia, Filosofia e Ciência Sociais/Sociologia. Para tanto a FFLCH pretende ter mais informações sobre as necessidades da rede. Neste sentido, a EFAPE disponibiliza um questionário para identificar alguns temas de interesse para a proposição de cursos, no âmbito do convênio citado, para ser respondido acessando o link https://bit.ly/enquete-temas-cursos 

 

Agradecemos a participação!

5.Assunto: Ações Formativas: Modalidades e Atendimentos Educacionais – Novidade!  

• Ação: início da trilha formativa Modalidades e Atendimentos Educacionais.  

• Formato: remoto via CMSP (canal Formação Profissional 1). 

• Status: a ser realizado em breve.  

• Público-alvo: professores, gestores e profissionais da educação.  

• Data: última sexta-feira do mês, das 14h30 às 16h.  

• Mais informações: a trilha formativa Modalidades e Atendimentos Educacionais tem como objetivos a ampliação da compreensão acerca da importância pedagógica das Modalidades e Atendimentos Educacionais e o compartilhamento de experiências e práticas inspiradoras para reflexão, estímulo e inspiração, podendo ser replicadas e/ou adaptadas em outras unidades escolares.  

Confira a programação de lives: 

Tema da Live 

Datas 

Educação com qualidade e equidade 

28/04/2023 

Educação de Jovens e Adultos 

26/05/2023 

Estudantes Migrantes Internacionais 

30/06/2023 

Medidas Socioeducativas 

25/08/2023 

Atendimento escolar em ambiente hospitalar e domiciliar 

29/09/2023 

Educação Escolar do Campo 

27/10/2023 

Educação Escolar Indígena 

24/11/2023 

Educação Escolar Quilombola 

08/12/2023 

6.Assunto: Concurso de Desenho do Consulado da China – Inscrições Abertas!  

Em correção à publicação divulgada no Boletim da Subsecretaria Nº 14, em 14 de abril de 2023, informamos o novo cronograma para o Concurso de Desenho do Consulado da China. 

Etapa do Concurso 

Datas 

Fase Escola 

17/04 a 15/06/2023 

Fase Diretoria 

16/06 a 30/06/2023 

Fase Seduc-SP 

03/07 a 14/07/2023 

Fase Consulado da China 

17/07 a 28/07/2023 

Divulgação de resultados 

04/08/2023 

Cerimônia de premiação 

15/08/2023 

• Mais informações: acesse o link:  

http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9365 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Vida Escolar – NVE 

Fone 3404.2976 (Andreia) – delimnve@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: LANÇAMENTO DE FECHAMENTO 1º BIMESTRE 

Prezados Diretores: 

Pelo presente, em decorrência da proximidade do encerramento do 1º Bimestre Letivo na data de 20/04/2023, previsto na Resolução Seduc 95/2022, bem como observando o disposto na Resolução SE 62/2019, reforçamos a necessidade das Unidades Escolares, realizarem verificações dos efetivos e adequados lançamentos e registros de notas e frequências, bem como das realizações das compensações de ausências, parte também importante para os registros da síntese bimestral.  

Lembramos que a escola deverá assegurar que os resultados do 1º bimestre sejam devidamente registrados na plataforma Secretaria Escolar Digital – SED, no módulo “Fechamento” (Diário de Classe – Fechamento – Lançamento do Fechamento), impreterivelmente até o dia 28/04/2023 visando o cumprimento dos prazos estabelecidos.  

Ressaltamos a importância de salientar, a manutenção da necessidade da digitação diária da frequência escolar.

Em caso de dúvidas entrar em contato por telefone ou e-mail. 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Ana Lúcia) delimnrm@educacao.sp.gov.br 

 

1.Assunto: Coleta de dados 1° etapa Matrícula Inicial 2023 – Sistema de Cadastro Alunos.  

Tendo em vista, a proximidade da data base do Censo Escolar, conforme estabelecido em Portaria MEC nº 264, de 26 de março de 2007 como data base, a última quarta-feira do mês de maio de cada ano (31/05/2022). Solicitamos que verifiquem e atualizem os dados do sistema de Cadastro de alunos para realizarmos a migração do dado real e fidedigno ao sistema educacenso.  

Ressaltamos algumas solicitações de maior demanda neste período: 

• Coleta de classes;  

• Inclusão e exclusão de matrícula;  

• Movimentação de matrícula;  

• Alteração de coleta;  

• Atualização da ficha do aluno (dados pessoais, endereço e documentos) e  

• Verificar e incluir o dado dos alunos que possuem deficiências.  

Encaminhamos os tutoriais:  

 

•      Quadro resumo e coletade classe;

 

•      Inclusão de matrícula e exclusão e

 

•      Movimentação e estorno de matrícula.

 

Salientamos que os dados lançados até a data de referência do Censo Escolar (31/05) serão considerados. Contudo, solicitamos que levem em consideração o prazo final (03/05) para envio de alterações e homologações do Sistema de Cadastro de Alunos para migração dos dados da matrícula inicial do Censo Escolar 2022, nos permitindo assim uma validação mais veraz dos dados informados.

 

2.Assunto: Relatório Vínculo Gestor Escolar  

Já está disponível para as Diretoria de Ensino, Secretarias Municipais e escolas, o monitoramento do vínculo do Gestor Escolar, por meio do relatório de vínculo do Gestor Escolar no sistema de Cadastro de Escolas – SED – Secretaria Escolar Digital. Para que haja a vinculação do gestor escolar, é necessário cumprir alguns passos anteriores, tais como:  

 

Após o cumprimento das etapas mencionadas, para a realizar o vínculo do Gestor Escolar no sistema de Cadastro de Escolas, siga as orientações do tutorial abaixo:  

• Gestor Escolar  

https://drive.google.com/drive/folders/1OwiiojVi0e0GcNXWG6y8JjV40eIXa8kP 

 Ressaltamos que o prazo para vincular o gestor é 21/05, no entanto todos os dados que estiverem corretamente informados até o dia 31/05 serão considerados para o Censo Escolar 2023. 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

1.Assunto: Recadastramento/2023 

Informamos que ainda não se recadastraram 103 servidores até a data de hoje (25/04/2023). 

Solicitamos que as unidades escolares desta Diretoria informem os interessados não recadastrados (Anexo IV) para efetuá-lo impreterivelmente até o dia 30/04/2023.

  

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à: 

– Rafael Gabriel de Oliveira Junior – Diretor de Escola na Lázaro Duarte do Páteo Prof. – 26/04 (Quarta-Feira). 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente, 

Magda de Moraes 

Dirigente Regional de Ensino