COMUNICADO DERLIM DE 24.11.2023
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Provão Paulista
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola/Escolar para reunião sobre o Provão Paulista e convida os Supervisores de Ensino e PECs conforme segue:
Data: 27/11/2023
Horário: 15h00
Local: Plataforma Teams – Link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ODQ4MzcxYjItMjIwYy00MjZiLTlmOWMtMzFmYWM5YjUwYmZk%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%2285dd1447-9822-43e6-bc1e-5931de8b5aad%22%7d
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Atualização do cronograma – Provão Paulista Seriado
Senhores Diretores das escolas estaduais e representantes do Centro Paula Souza e Colégio Técnico de Limeira,
- ALTERAÇÃO DE CRONOGRAMA PROVÃO PAULISTA SERIADO:
A Comissão SARESP da Diretoria de Ensino Região de Limeira, informa que de acordo com o COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/COPED – 2023 – N º 272 de 24de outubro de 2023, houve a reorganização do cronograma de aplicação do Provão Paulista Seriado, com a seguinte alteração e justificativa:
Considerando a possibilidade de greve no transporte coletivo público na capital paulista na próxima semana e tendo em vista a padronização dos procedimentos de aplicação do Provão PaulistaSeriado em todo o estado, dada a especificidade da prova, comunicamos a necessária alteração no cronograma de aplicação para todas as unidades escolares que ofertam o ensino médio, a saber:
CRONOGRAMA ATUALIZADO
Série | 1º dia de prova | 2º dia de prova | Turno |
3ª série EM | 29/11 | 30/11 | Matutino |
2ª série EM | 01/12 | 04/12 | Matutino |
1ª série EM | 01/12 | 04/12 | Vespertino |
A alteração da Resolução nº 43/2023 será editada e publicada nos próximos dias para constar essa atualização do cronograma.
Para o atendimento do presente comunicado, os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino e das Secretarias Municipais Polo devem procederà atualização do Plano de Aplicação, com a alocaçãodos profissionais envolvidos.
(…)
Por oportuno,disponibilizamos um MODELO de atestado de comparecimento ao Provão PaulistaSeriado para os estudantes trabalhadores que o necessitarem.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer o empenho dispensado pelas Diretorias de Ensino e escolas nesse processo.
Colocamo-nos à disposição pelo e-mail: saresp@educacao.sp.gov.br
DAVED
SUBSECRETARIA/COPED
- CRONOGRAMA DE RETIRADA DAS CAIXAS DE PROVAS DO ENSINO MÉDIO ALTERADO .
Anexo I
- PLANO DE APLICAÇÃO DO PROVÃO PAULISTA – DIRETORIA DE ENSINO :
Em caso da necessidade de alteração da indicação de aplicadores para o Provão Paulista Seriado, devido a mudança de datas de aplicação, as mesmas deverão ser informadas através do whatsapp aos membros da Comissão SARESP/ Provão Paulista Seriado DERLim, com o seguinte fluxo:
- Imprimir no SIS) o Plano de Aplicação da escola em branco, na aba Relatórios, indicando o novo quadro de aplicadores (caso o mesmo esteja sem a indicação das turmas, favor indicá-las) – Ex: 1ºA/1º B ou 1 série 1/1 série 2
Após o preenchimento, digitalizar e encaminhar através dos seguintes WhatsApp: 3404.2999 / 3404 – pelos celulares (19) 9 9195 4983 (Viviane), (19) 9 9900 1930 (Valéria) e (19) 9 8118 1691 (Roseli – Apoio).
Comissão Saresp/Provão Paulista Seriado Derlim.
2. Assunto: Informações Complementares sobre a Avaliação de Desempenho PEI/2023
Prezado(a) Senhor(a) Dirigente Regional de Ensino, Supervisores(as) de Ensino/ Supervisores(as) Educacionais e Diretores(as) de Escola/ Diretores(as) Escolares,
Comunicamos a retomada do Processo de Avaliação de Desempenho, conforme novo cronograma a seguir:
I – 23/11 a 30/11/2023 – Preenchimento dos questionários da Avaliação de Competências (Avaliação 360°);
II – 04/12 a 13/12/2023 – Cômputo dos indicadores de cumprimento das ações planejadas e de assiduidade (Avaliação de Resultados), Consolidação dos resultados e Comitê de Calibragem da Avaliação das Competências;
III – 14/12 a 15/12/2023 – Devolutiva da Avaliação Final (para os profissionais que serão cessados);
IV – 18/12 a 19/12/2023 – Registro da cessação em sistema;
V – 18/12 a 02/02/2024 – Devolutiva da Avaliação Final (para os demais docentes)
Reforçamos que, em razão do Provão Paulista, as escolas devem ser organizar para que os alunos preencham os questionários até 27/11/2023.
Destacamos ainda, que as etapas de Registro de Avaliação de Resultados, Consolidação e Calibragem estão programadas para o mesmo período com o intuito de concluir as avaliações ainda durante o ano letivo de 2023.
A Avaliação 360º será realizada em novo ambiente, que foi preparado com o intuito de atender aos profissionais e alunos que ainda não realizaram as avaliações e que já estavam com questionários distribuídos na SED. Por este motivo, não será possível realizar as avaliações para os profissionais que não foram devidamente definidos anteriormente.
Vale ressaltar, que é necessário preencher os questionários com o máximo de atenção, pois uma vez preenchido, não será possível a reabertura para novo preenchimento.
Para preenchimento da avaliação, é necessário efetuar login no link abaixo: https://avaliacao360.educacao.sp.gov.br (mesmo login e senha utilizados na SED).
Aproveitamos a oportunidade para compartilhar também link para acesso ao tutorial.
Tutorial Avaliação 360º – Novo ambiente – clique aqui https://seesp-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/diana_castro2_educacao_sp_gov_br/EujUzGBiJoFElx-TK_6TaTABvXur1Vdd15PzTHGhkgG0YA?e=DIsWNk
CEMOV/DEAPE/CGRH
3. Assunto: Programa Psicólogos na Escola
Prezados Dirigentes, Equipes Regionais Conviva, Líderes/Supervisores dos Psicólogos do Programa Psicólogos na Escola, Diretores de Escola, COE (Coordenador de Organização Escolar) e POC (Professor de Orientação de Convivência):
1. SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO: Nosso Programa “psicólogos na escola” atende no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional. “Qualquer trabalho realizado deve ter como princípio a coletividade (item 4.1.8 do TR)”. Nossos psicólogos não podem fazer atendimento clínico. Dentre suas atribuições, podem realizar acolhimento individual ou emergencial para encaminhamentos a rede protetiva (item 4.1.8.3 do TR). Em casos de dúvidas quanto ao campo de atuação dos psicólogos, sugerimos a consulta ao Termo de Referência itens 4.1 SERVIÇOS QUE COMPÕEM ESTE OBJETO e 6. DO ATENDIMENTO PROFISSIONAL.
2. OS PSICÓLOGOS DEVEM DAR COMPROVANTES DE COMPARECIMENTO / ATESTADOS QUANDO FIZEREM ACOLHIMENTO INDIVIDUAL DENTRO DAS ESCOLAS? A emissão de atestado é uma prática clínica. O contrato não prevê atendimento clínico e sim serviços em Psicologia Escolar e Institucional. Ou seja, os psicólogos que atuam no Programa não podem emitir laudos, atestados, comprovante de comparecimento, entre outros, mesmo em casos de acolhimento psicológico individual /de emergência a estudantes, familiares e profissionais da Educação. Casos de comprovante de comparecimento deverão ser emitidos pela Secretaria Escolar e, em casos de encaminhamentos à Rede Protetiva, deverá ser realizado por meio de ofício da Equipe Gestora acompanhado de relatório do psicólogo.
3. QUEM TERÁ ACESSO AO RELATÓRIO DIAGNÓSTICO FEITO PELOS PSICÓLOGOS? O relatório com diagnósticos iniciais, informados no TR (item 4.1.5), deverá ser preenchido pelos psicólogos e encaminhado ao Conviva Central por meio do Relatório Diagnóstico Escolar já informado, respeitando o prazo estabelecido conforme a data de início do contrato. Ressaltamos que as questões 18 e 19 do Relatório Diagnóstico Escolar (“público-alvo do plano de intervenção” e “breve descrição do plano de intervenção”) deverão ser compartilhados com a Equipe Regional Conviva e com a Gestão Escolar.
4. COMO PROCEDER EM CASOS DE ALUNOS SEM AUTORIZAÇÃO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS? É extremamente importante que as Equipes Escolares se empenhem esclarecendo a proposta desse serviço de Psicologia nas Escolas junto à Comunidade Escolar e na busca do consentimento dos pais/responsáveis quanto ao Termo de Autorização para Encontros de Psicologia Escolar pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEDUC SP (ANEXO I https://drive.google.com/file/d/1H1VZ6O_thFmHP0ofQnAY0UgitZ0twvKc/view?usp=sharing) para todos os estudantes. O Termo de Autorização para Encontros (fornecido pela Seduc) explica sua fundamentação na Resolução CFP nº 10/2005 – artigo 8º.
5. COMO AGIR QUANDO O LÍDER/PSICÓLOGO NÃO CONSEGUE PSICÓLOGOS DO SEU POLO PARA ATENDER A DEMANDA EMERGENCIAL? Em casos emergenciais, nos quais os líderes dos psicólogos necessitem de apoio de psicólogos de outras Unidades Escolares e ou, Diretorias de Ensino, se faz necessário a comunicação prévia com a Equipe Central Conviva para orientações e direcionamentos, e seguir as orientações para lançamento na SED – acolhimento emergencial (ANEXO II https://drive.google.com/file/d/1roEpT7ug_gjbmlWMyBZ7Ap5xE5BhNl8C/view?usp=sharing%20)
6. CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DO PSICÓLOGO: A carga horária é de 30 horas semanais. Sugerimos adequar a carga horária diária de acordo com a necessidade da escola e com o horário de funcionamento das unidades escolares, conforme consta no item 4.1.2 do Termo de Referência. Se a distribuição diária das horas for superior a 6h, o profissional deverá, obrigatoriamente, fazer intervalo de almoço, não podendo sua carga diária ser maior que 10h. Orientação enviada em Boletim de 03/11/2023.
7. NOS DIAS DE REALIZAÇÃO DO PROVÃO PAULISTA SERIADO. Orientamos que durante a realização do Provão Paulista Seriado – de 28/11 a 01/12/2023, os psicólogos que atendam as escolas participantes da aplicação do Provão, deverão cumprir o horário de trabalho nas Diretorias de Ensino na produção de relatórios diagnósticos e planejamento de ações; e deverão estar disponíveis para casos de emergenciais – atendimentos presenciais ou remotos.
8. SOBRE ATENDIMENTO CLÍNICO PARTICULAR. Psicólogos que compõem o Programa Psicólogos na Escola – Seduc SP, não podem atender estudantes em atendimento clínico particular, em clínicas e consultórios. Orientamos que os estudantes, familiares e profissionais da Educação recebam encaminhamentos à Rede Protetiva de Saúde e indicações de profissionais que não tenham vínculo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Certos do apoio e do compartilhamento dessas informações a todos os envolvidos, agradecemos o trabalho que vem sendo realizado.
Devemos seguir de acordo com as possibilidades legais, a fim de otimizar e aperfeiçoar esse importante Programa nas nossas Unidades Escolares.
SUBSECRETARIA/CONVIVA SP e CGRH
4. Assunto: Monitoramento Programas MEC
Seguem, abaixo, as escolas que ainda faltam para responder o link, e as que responderam, mas deixaram pendências.
Solicitamos que respondam o mais completo possível, todas as colunas. Lembrando que são as VERDES, as azuis estão protegidas para ninguém mudar o que já respondeu no 2º trimestre.
Prazo: 22/12/2023.
Diretoria |
Município |
Nome da escola |
código INEP |
Programa |
Observação |
Status |
Limeira | Limeira | ARY LEITE PEREIRA PROFESSOR |
35047296 |
PROIF | Responder colunas que faltam | pendente |
Diretoria | Município | Nome da escola | código INEP |
Limeira | Limeira | DORIVALDO DAMM PROFESSOR |
35914927 |
Limeira | Artur Nogueira | SEVERINO TAGLIARI |
35924866 |
Educação e Família
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1LQWxvH7u-lb7MFuCbVIdaPxELhGyJTbrK7zVShjBLpU/edit?usp=sharing
Brasil na escola
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1hprtAlu82EoTo0mYMYhrmQq3vBxBIDilZ9iYGveo6o4/edit?usp=sharing
Escola Conectada
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1FvxucehWiMAT_Dk6oyNrHWVZq7AnoamlBypwy2ouJmA/edit?usp=sharing
Água na Escola
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1hdFy7JuHD9KwAUUAXKo9rvyXwRyAC3GUdNVTvEzKLzQ/edit?usp=sharing
Escola Acessível
https://docs.google.com/spreadsheets/d/18w3Roc5q6AhrdUkcwlYdXtliU1aWMsoVbBhHzXRSCrM/edit?usp=sharing
Escola do Campo
https://docs.google.com/spreadsheets/d/10bTKQNOmSxB-oizrfA_Y29VlJ6azXYXpFb3fJqmRdS4/edit?usp=sharing
PROIF
https://docs.google.com/spreadsheets/d/11VHgrFBWeqA-x3bdFP44Gun9GPsO9pnjW7GDDM4CBHM/edit?usp=sharing
PRONEM
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1FiV725iLqXujBAIIJtE4-X45gYbACAss7kRFUhBK_oI/edit?usp=sharing
Sala de Recurso
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1QPWjBA8ENv8BudhJQgNLi76Yj5SwsYn2t2QwoW7IN0U/edit?usp=sharing
Tempo de Aprender
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Ea3LenNcYqFQzUEBcRaACtdSbVDBzDNf8ezO1UEASzM/edit?usp=sharing
Equipe Programas MEC
5. Assunto: Monitoramento PROIF
Com relação ao monitoramento do PROIF, as escolas abaixo devem acessar novamente o link e corrigir o que foi solicitado.
Diretoria | Município | Nome da escola | código INEP | Programa | Observação | Status |
Limeira | Limeira | ARLINDO SILVESTRE PROFESSOR | 35048461 | PROIF | Responder todas as colunas que deixou em branco | pendente |
Limeira | Limeira | ARY LEITE PEREIRA PROFESSOR | 35047296 | PROIF | Responder colunas que faltam | pendente |
Equipe Programas MEC
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Convocação Encontro Regional Grêmio Estudantil 2023
A Dirigente Regional de Ensino convoca 01 Coordenador de Organização Escolar, responsável pelo Grêmio Estudantil, e estudante gremista de todas as Unidades Escolares, conforme descrito abaixo, para o Encontro Regional Grêmio Estudantil 2023, que será realizado, presencialmente, no “Centro Cultural Ataliba Barrocas”, rua Siqueira Campos, 414, Vila Lídia, Cordeirópolis, no dia 07 de dezembro de 2023, das 8h às 13h30.
Encaminhamos, também, a logística do transporte de ônibus, para o dia do evento. Observamos que as escolas deverão estar nos locais indicados como “Polos” nos horários agendados. É de responsabilidade da Unidade Escolar a elaboração da autorização do responsável para o deslocamento e participação do estudante neste dia.
Será oferecido 01 Kit lanche, para cada estudante, contendo:
- 1 unidade de Sanduiche de pão de forma integral com queijo
- 3 unidades de bisnaguinha integral com queijo
- 2 unidades de suco
- 1 unidade de bebida láctea
- 2 unidades de fruta
- 1 embalagem individual de biscoito doce
- 1 embalagem individual de biscoito salgado
- 1 garrafa de água
POLO 1 – ÔNIBUS 1 – SAÍDA DE COSMÓPOLIS ÀS 7H DA E.E. DR. PAULO DE ALMEIDA NOGUEIRA (RUA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS,137, CENTRO)
ESCOLAS POLO 1 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Alberto Fierz | 1 | 1 |
E.E. Célio Rodrigues Alves | 1 | 1 |
E.E. Ivete Sala de Queiróz,Profa. | 6 | 1 |
E.E. Lidia Onélia K A. Crepaldi, Profa | 1 | 1 |
E.E. Paulo de Almeida Nogueira Dr. | 1 | 1 |
MESMO ÔNIBUS SEGUIRÁ PARA ARTUR NOGUEIRA COM SAÍDA ÀS 7H20 DA E.E. JOSÉ AMARO RODRIGUES (RUA SETE DE SETEMBRO, 1.141, JD. SÃO JOSÉ)
ESCOLAS POLO 1 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Armando Falcone, Prof . | 1 | 1 |
E.E. João Baptista Gazzola | 1 | 1 |
E.E. José Amaro Rodrigues | 1 | 1 |
E.E. José Aparecido Munhoz, Prof. | 1 | 1 |
E.E. Magdalena S. Grosso,Profa. | 1 | 1 |
E.E. Severino Tagliari | 1 | 1 |
E.E. Antonio Alves Cavalheiro | 1 | 1 |
POLO 2 – ÔNIBUS 2 – SAÍDA DE IRACEMÁPOLIS ÀS 7H DA E.E. JOÃO OMETTO (RUA ZAÍRA PAGGIARO OMETTO, 225, JD. JOÃO OMETTO)
ESCOLAS POLO 2 | ESTUDANTE | COE |
EE. Cesarino Borba | 1 | 1 |
EE. Joaquina de Castro Azevedo | 1 | 1 |
EE. João Ometto | 10 | 1 |
MESMO ÔNIBUS SEGUIRÁ PARA LIMEIRA COM SAÍDA ÀS 7H30 DA E.E. BRASIL (LARGO JOSÉ BONIFÁCIO, 150, CENTRO)
ESCOLAS POLO 2 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Antonio de Queiroz Prof | 1 | 1 |
E.E. Antonio Perches Lordello, Prof | 1 | 1 |
E.E. Arlindo Silvestre | 1 | 1 |
E.E. Ary Leite Pereira Prof. | 1 | 1 |
E.E. Brasil | 1 | 1 |
E.E. Ely de Almeida Campos, Prof. | 1 | 1 |
E.E. Gabriel Pozzi,Prof. | 1 | 1 |
E.E. Lázaro Duarte do Páteo,Prof. | 1 | 1 |
E.E. Leontina Silva Busch | 1 | 1 |
E.E. Leovegildo Chagas Santos,Prof. | 1 | 1 |
E.E. Mª Gertrudes Cardoso Rebello, Ir | 1 | 1 |
E.E. Manuel Alves Cônego | 1 | 1 |
E.E. Paulo Chaves,Prof. | 1 | 1 |
POLO 3 – ÔNIBUS 3 – SAÍDA DE LIMEIRA ÀS 7H DA E.E. GUSTAVO PICCININI (RUA JOAQUIM JOSÉ DUARTE DO PÁTEO, JD. LAGO)
ESCOLAS POLO 3 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Gustavo Piccinini | 1 | 1 |
E.E. Jardim Paineiras | 1 | 1 |
E.E. Tarcísio Ariovaldo Amaral Dom | 1 | 1 |
E.E. Maria do Sto Inocêncio de Lima,Irmã | 3 | 1 |
E.E. Octávio Pimenta Reis | 1 | 1 |
MESMO ÔNIBUS SAIRÁ ÀS 7H20 DA E.E. CASTELLO BRANCO (RUA PIAUÍ, 472, VL. CLÁUDIA)
ESCOLAS POLO 3 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Ataliba Pires do Amaral | 1 | 1 |
E.E. Carolina Vasconcellos | 1 | 1 |
E.E. Castello Branco | 1 | 1 |
E.E. Dorivaldo Damm | 1 | 1 |
E.E. Idilio José Soares Dom | 1 | 1 |
E.E. José Ferraz S. Penteado | 1 | 1 |
E.E. José Marciliano da Costa Jr,Prof | 1 | 1 |
E.E. Luigino Burigotto | 4 | 1 |
E.E. Margarida Parolli Soares | 1 | 1 |
E.E. Maria Ap. Soares de Lucca | 1 | 1 |
E.E. Ruth Ramos Cappi,Profa. | 1 | 1 |
E.E. Willian Silva Prof. | 1 | 1 |
POLO 4 – ÔNIBUS 4 – SAÍDA DE RIO CLARO ÀS 7H15 DA E.E. JOAQUIM RIBEIRO (RUA 06, 437, CENTRO)
ESCOLAS POLO 4 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Carolina Augusta Seraphim, Profa. | 4 | 1 |
E.E. Heloísa Lemenhe Marasca | 3 | 1 |
E.E. João Batista Leme | 4 | 1 |
E.E. Joaquim Ribeiro | 3 | 1 |
E.E. Joaquim Salles | 3 | 1 |
E.E. Marciano de Toledo Piza, Prof | 8 | 1 |
E.E. Raul Fernandes, Chanceler | 11 | 1 |
POLO 5 – ÔNIBUS 5 – SAÍDA DE RIO CLARO ÀS 7H DA E.E. PROF. ODILON CORRÊA (RUA 17, 1.726, JD. CLARET)
ESCOLAS POLO 5 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Barão de Piracicaba | 1 | 1 |
E.E. José Cardoso | 1 | 1 |
E.E. José Fernandes | 1 | 1 |
E.E. Marcelo de Mesquita Prof. | 1 | 1 |
E.E. Nelson Stroili Prof. | 1 | 1 |
E.E. Odilon Corrêa | 1 | 1 |
E.E. Oscália Góes Santos ,Profa. | 1 | 1 |
E.E. Roberto Garcia Losz Prof. | 1 | 1 |
E.E. Silvia Apª Bueno Ortolan, Profa. | 1 | 1 |
E.E. Zita de Godoy Camargo, Profa. | 1 | 1 |
MESMO ÔNIBUS SAIRÁ ÀS 7H10 DA E.E. PROF. DÉLCIO BÁCCARO (RUA 1 JI, 303, JD. INOCCOP)
ESCOLAS POLO 5 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Délcio Báccaro, Prof | 1 | 1 |
E.E. Januário Sylvio Pezzotti | 1 | 1 |
E.E. João Baptista Negrão Filho, Prof | 1 | 1 |
E.E. Michel Antonio Alem, Prof | 1 | 1 |
E.E. Oscar de Almeida, Prof | 1 | 1 |
MESMO ÔNIBUS SEGUIRÁ PARA SANTA GERTRUDES COM SAÍDA ÀS 7H30 DA E.E. PEDRO RAPHAEL DA ROCHA (AVENIDA 01, 533, CENTRO)
ESCOLAS POLO 5 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Maria Carmen Codo Jacomini | 1 | 1 |
E.E. Pedro Raphael da Rocha | 1 | 1 |
POLO 6 – ÔNIBUS 6 – SAÍDA DE LIMEIRA ÀS 7H15 DA E.E. MARIA DO SANTO INOCÊNCIO DE LIMA, IR (RUA ANTÔNIO JORGE LOUREIRO, 303 – JARDIM OURO VERDE)
ESCOLA POLO 6 | ESTUDANTE | ADULTOS |
E.E. Maria do Santo Inocêncio de Lima, Ir | 30 | 05 |
AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CORDEIRÓPOLIS, NÃO SÃO ELEITAS PARA TRANSPORTE COLETIVO
ESCOLAS POLO 6 | ESTUDANTE | COE |
E.E. Jamil Abrahão Saad | 1 | 1 |
E.E. José Levy Cel | 1 | 1 |
E.E. Odécio Lucke, Prof. | 1 | 1 |
2. Assunto: 6º Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental – Culminância
• Ação: Divulgação do 6º Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental.
• Formato: Remoto (via CMSP no canal de Desenvolvimento Profissional 1).
• Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral, Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento, Diretores Escolares/Diretor de Escola e Coordenadores de Organização Escolar.
• Data: 28 de novembro de 2023 (terça-feira), às 14h.
• Mais informações: O Programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.
o A partir de 2021, o PAA é transmitido via o Centro de Mídias, em seus Diálogos com a Rede de Ensino e ATPC, abordando as temáticas de (i) Conservação da Biodiversidade; (ii) Resíduos Sólidos; (iii) Mudanças Climáticas e, neste ano, introduzindo a temática de (iv) Recursos Hídricos, de maneira a incentivar a inserção de práticas pedagógicas socioambientais no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares e Diretorias Regionais de Ensino.
3. Assunto: Inscrições para Formador DE do Programa Multiplica SP #Professores 2024
• Ação: Divulgação das Inscrições para Formador DE do Programa Multiplica SP #Professores 2024.
• Formato: Inscrições on-line por meio do link: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professor-formador-de/#processo-seletivoformador.
• Status: Em andamento.
• Público-alvo: Professor (a) Especialista das Diretorias de Ensino – SEDUC-SP.
• Data da inscrição: De 14 até 28 de novembro.
• Mais informações:
o Estão abertas as inscrições para Formador DE no âmbito do Programa Multiplica SP #Professores 2024. Ficaremos muito felizes em contar com você nessa parceria. Sua experiência como formador de formadores será muito importante para o sucesso dessa ação.
o O processo de seleção do Formador DE será composto pelas seguintes etapas:
(a) Etapa 1 – Inscrição no Processo Seletivo.
(b) Etapa 2 – Avaliação. (c) Etapa 3 – Entrevista.
(d) Etapa 4 – Resultado e Classificação Final.
(e) Etapa 5 – Convocação e alocação nas turmas.
(f) Etapa 6 – Assinatura do Termo de Compromisso.
o A Etapa 1 – inscrição está disponível de 14 a 28/11, por meio da Plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) e somente será finalizada após a conclusão da Etapa 2 – Avaliação – que está disponível de 15/11 a 29/11, por meio da Plataforma do CMSP. Para realizar a avaliação, o candidato deverá acessar o CMSP > clicar em turmas > Processo Seletivo Multiplica > Clicar na turma disponível > Provas e Atividades.
o Para maiores informações, consulte os documentos de leitura fundamental para a participação no processo seletivo 2024 ou pelo link: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=103995
4. Assunto: Inscrições para Professor Multiplicador do Programa Multiplica SP #Professores 2024
• Ação: Divulgação das Inscrições para Professor Multiplicador do Programa Multiplica SP #Professores 2024.
• Formato: Inscrições on-line, por meio do link: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professor-multiplicador/#processo-seletivomulti
• Público-alvo: Todos os educadores atuantes em sala de aula – SEDUC-SP.
• Data: De 21 de novembro até 20 de dezembro/2023.
• Mais informações: o Estão abertas as inscrições para Professores Multiplicadores no âmbito do Programa Multiplica SP #Professores 2024. É um momento único de troca de experiências e conhecimentos entre pares. Junte-se a nós!
o O processo de seleção do Professor Multiplicador será composto pelas seguintes etapas:
(a) Etapa 1 – Inscrição no Processo Seletivo.
(b) Etapa 2 – Avaliação.
(c) Etapa 3 – Resultado e Classificação Final. (d) Etapa 4 – Convocação e alocação nas turmas.
(e) Etapa 5 – Assinatura do instrumento contratual.
o Etapa 1 – A inscrição se dará por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) (https://sed.educacao.sp.gov.br), no período de 21/11/2023 até 20/12/2023. A avaliação, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na plataforma do CMSP (aplicativo ou web) no período de 22/11/2023 até 21/12/2023. Para realizar a avaliação, o candidato deverá acessar o CMSP > clicar em turmas > Processo Seletivo Multiplica > Clicar na turma disponível > Provas e Atividades.
o Para maiores informações, consulte os documentos de leitura fundamental para a participação no processo seletivo 2024 ou pelo link: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professormultiplicador/#processo-seletivo-multi .
5. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto: alteração da data
• Ação: Alteração da data do encontro de novembro do Programa Clube de Leitura Gato Preto – antes programado para 29/11/23 e agora remanejado para 06/12/2023 em função da data de aplicação do Provão Paulista.
• Formato: Remoto via CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).
• Público-alvo: Todos os profissionais da SEDUC-SP.
• Data: 06 de dezembro de 2023 (quarta-feira). Horário: das 15h às 16h30.
• Mais informações: Discussão da obra 1984, de George Orwell. Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para o e-mail: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br
6. Assunto: Divulgação – Prêmio Espírito Público
• Ação: Divulgação do Prêmio Espírito Público, aberto a servidores(as) da educação.
• Formato: remoto – a inscrição pode ser feita pelo site Prêmio Espírito Público.
• Status: Em andamento.
• Data: O prazo para inscrição de projetos vai até 15 de janeiro de 2024.
• Público-alvo: pessoas que atuem como profissionais públicas ou empregadas públicas celetistas, por no mínimo cinco anos.
• Mais informações:
o O Prêmio Espírito Público, projeto da Parceria Vamos, formada por Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org, chega à sua 6ª edição com a missão de reconhecer o trabalho de profissionais públicos cujos projetos estão transformando positivamente o país. Podem se candidatar pessoas de nacionalidade brasileira ou estrangeira que atuem como profissionais públicas ou empregadas públicas celetistas, por no mínimo cinco anos. Os projetos devem ter sido implementados no serviço público em qualquer esfera de governo, ser de autoria individual ou de um grupo, desde que se enquadrem em uma das 7 categorias (link para regulamento abaixo).
o Destacamos as categorias em que podem se candidatar profissionais da educação. Na categoria Educação, serão aceitos projetos que versem sobre:
• Estratégias de acesso e permanência na educação;
• Estratégias de redução do abandono e da evasão escolar, em especial no póspandemia;
• Estratégias de promoção e recuperação pós-pandemia da alfabetização;
• Políticas de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos;
• Reformas/políticas estruturantes de educação;
• Qualificação do ensino e novas aprendizagens para superação das desigualdades educacionais.
Na categoria Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes (12 a 18 anos), serão aceitos projetos que versem sobre:
• Desenvolvimento humano de adolescentes no ambiente escolar ou ambiente de aprendizagem;
• Capacidade dos adolescentes de superar adversidades significativas e de se adaptar às mudanças;
• Determinantes sociais de saúde (como fatores sociais, alimentação, violência, condições de moradia) na promoção e prevenção da saúde mental dos adolescentes;
• Acesso aos serviços de saúde mental pelos adolescentes;
• Cuidado entre pares (de adolescente para adolescente);
• Projetos no âmbito de famílias e/ou cuidadores dos adolescentes;
• Impacto dos fatores socioeconômicos na promoção e prevenção da saúde mental dos adolescentes;
• Impacto da COVID-19 na saúde mental dos adolescentes.
• Para mais informações, acessem o site do Prêmio Espírito Público e o Regulamento.
7. Assunto: Inscrições para Diretor Multiplicador do Programa Multiplica SP #Diretores 2024
• Ação: Divulgação das Inscrições para Diretor Multiplicador do Programa Multiplica SP #Diretores 2024.
• Status: Em breve.
• Público-alvo: Todos os diretores de escola/escolar atuantes nas unidades escolares – SEDUC-SP.
• Data: 28 de novembro até 08 de dezembro/2023.
• Mais informações: Cronograma do Programa Multiplica SP #Diretores:
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Coleta de Classe 2024
Srs. Diretores
Solicitamos especial atenção a coleta de classes 2024 nas expansões das classes do noturno, para atender a Resolução Seduc 52 e 53 de matriz curricular, foi necessário realizar a coleta de classes de expansão ligadas aos Itinerários Formativos. A própria SEDUC realizou essa coleta e matriculou os alunos, para que ficasse disponibilizada a digitação da matriz e atribuição das mesmas. Portanto, por favor, realizem a conferência.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Rede de Suprimentos
Segue, anexo II, mapa da rede de suprimentos.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:
– Vanderlei do Nascimento, Diretor da EE. Profa. Ruth Ramos Cappi – 25/11 (sábado)
– Viviane Massaro, Supervisora de Ensino – 27/11 (segunda-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino