COMUNICADO DERLIM DE 24.07.2025

COMUNICADO DERLIM DE 24.07.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – CGP – EE Prof. Odilon Correa
A EE. Professor Odilon Corrêa nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29- 06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Conselho de Escola 
A Dirigente Regional de Ensino, convoca um Vice-Diretor da unidade escolar e convida o Supervisores de Ensino, para participarem da Orientação Técnica – Conselho de Escola
Dia: 29/07/2025
Horário: Das 09h00 às 10h00
 
 
2. Assunto: Edital – Diretor – EE Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral
O Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, torna público a relação de vagas de Diretor de Escola/Diretor Escolar, a serem preenchidas mediante designação, na(s) unidade(s) escolar(es) sob sua jurisdição, nos termos da Resolução Seduc 28, de 25 de julho de 2023. O preenchimento das vagas será realizado em conformidade com as normas e requisitos estabelecidos no Edital anexo II e III.
 
 
3. Assunto:  Edital – 16ª Alocação PEI – 2025
A Dirigente Regional de Ensino de Limeira, nos termos da Portaria CGRH de 03-02-2025, que altera a Portaria CGRH 42, de 19 de dezembro de 2024, que estabelece procedimentos para o Processo de Atribuição Inicial de Classes e Aulas para o ano de 2025, aos docentes titulares de cargo, ingressantes, não efetivos (P, N, F), remanescentes do Concurso Público nº 01/2023 e classificados no Processo Seletivo Simplificado VUNESP 05-06-2024, CONVOCA os docentes credenciados para atuação no Programa Ensino Integral em 2025, conforme Listas de Classificação publicadas no site da Diretoria de Ensino – Região Limeira https://delimeira.educacao.sp.gov.br , conforme Edital anexo IV.
 
4. Assunto: Reunião de Pais – Materiais de Divulgação
SALA DO FUTURO
Prezados Diretores(as), os materiais disponíveis para a divulgação da Sala do Futuro – Responsáveis durante a Reunião de Pais.
Disponibilizamos:
Cartazes para impressão
 Cards para redes sociais
 Vídeo de navegação para a plataforma
 Apresentação para ser usada na Reunião de Pais
 Link para atualização dos dados dos responsáveis
 Link para o drive com todos os materiais: [Acesse aqui].
 Contamos com o apoio de vocês para orientar as escolas e garantir que esses materiais sejam utilizados no momento da reunião.
 Comissão responsável pela Sala do Futuro.
 
5. Assunto: Considerações sobre a Regra do Bônus – Painel da Avaliação de Desempenho QM 2025
Para fins de cálculo do bônus por desempenho e exibição no painel da Avaliação de Desempenho, seguem as diretrizes:
1- Foram consideradas apenas as disciplinas vinculadas ao SARESP:
a) Para Anos Iniciais: Língua Portuguesa e Matemática.
b) Para Anos Finais/Ensino Médio: as disciplinas da Formação Geral Básica (FGB).
2- Para conversão do valor do bônus em nota no painel de resultados:
a) Os profissionais que receberam o teto do bônus (ou seja, o salário base “cheio”) terão nota 10 no painel. É importante destacar que, para a Meta Ouro será considerada a nota 10 e para a meta Diamante, também, será a nota 10.
b) Os profissionais que receberam apenas uma porcentagem do valor do seu salário base, estes terão a nota correspondente convertida proporcionalmente em uma escala de 0 a 10.
3- Para interpretação de alguns indicadores do painel:
a) Quando aparecer “0,0”, significa que o indicador está sendo considerado na média geral do painel e representa nota zero no critério.
b) Quando aparecer “-” (traço), significa que o indicador não se aplica ao profissional, portanto, não é contabilizado na média geral.
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: “2ª Orientação Técnica Tecnologia 2025”
A Dirigente Regional de Ensino convoca um professor de Tecnologia e Inovação ou Programação, por unidade escolar vinculada a Diretoria de Ensino de Limeira, para
“2ª Orientação Técnica Tecnologia 2025” conforme segue:
Data:  30/07/2025 – Escolas de Tempo Parcial
Data:  31/07/2025 – Escolas PEI
Horário: das 8h00 às 17h00
Local: Diretoria de Ensino de Limeira – Rede do Saber
Endereço: Rua Cesarino Ferreira, 145, Vila Piza – CEP 13486-159 – Limeira
Obs.: O café será comunitário. Contamos com a colaboração de todos.
2. Assunto: “2ª Orientação Técnica Robótica 2025”
A Dirigente Regional de Ensino convoca um professor de Robótica por unidade escolar das escolas PEI de 9h, vinculadas a Diretoria de Ensino de Limeira, para “2ª Orientação Técnica Robótica 2025” conforme segue:
Data: 01/08/2025
Horário: das 8h00 às 17h00
Local: Diretoria de Ensino de Limeira
Endereço: Rua Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP, 13486-159.
Os docentes deverão trazer notebook e o kit de robótica educacional com a placa Micro:Bit.
Obs.: O café será comunitário. Contamos com a colaboração de todos.
3. Assunto: PDDE Grêmio
Público-Alvo: Diretores escolares, vice-diretores e coordenadores gremistas das unidades escolares que receberam os recursos do PDDE Grêmio Estudantil
SEDUC e a Diretoria de Ensino de Limeira têm oferecido, nos últimos meses, apoio contínuo às unidades escolares para a execução do PDDE Grêmio Estudantil. Por meio de formações, atendimentos individualizados e orientações aos pontos focais e equipes gestoras, buscamos garantir que todas as escolas envolvidas consigam aplicar os recursos com segurança, transparência e foco na participação estudantil.
A) Data-limite para execução da verba: 30/07/2025
Lembramos que o prazo final para execução do orçamento do PDDE Grêmio é 30 de julho de 2025. Reforçamos a importância do cumprimento deste prazo para garantir que os recursos sejam utilizados pela gestão que elaborou o plano de ação.
B) Atualização dos valores executados
A SEDUC encaminhou aos e-mails institucionais das escolas o link de uma planilha de acompanhamento dos gastos. Mesmo que sua escola já tenha preenchido anteriormente, é necessário atualizar as informações sempre que houver nova execução parcial ou total dos valores.
A recomendação é que a prestação de contas seja feita conforme os recursos forem sendo executados.
Formulário de atualização:
Escolas com impedimentos na movimentação da APM devem comunicar o ponto focal do Grêmio na Diretoria de Ensino ou a equipe de Supervisão Escolar.
C) Divulgação dos materiais adquiridos e projetos realizados
A SEDUC acompanha ativamente a implementação do programa. Por isso, solicitamos que os registros da chegada dos materiais adquiridos e os projetos realizados com a verba sejam publicados no seguinte link:
D) Atualização sobre itens permitidos e dúvidas frequentes
Após escuta com diretores e reuniões técnicas ocorridas nas últimas semanas, a Equipe Central dos Grêmios (GRESP) publicou uma atualização da lista de itens permitidos e respondeu dúvidas frequentes. As informações estão disponíveis no Comunicado – 18/07/2025:
Acesse o recorte pertinente do Comunicado:
Contamos com o comprometimento de todas as escolas para garantir o bom uso dos recursos e o fortalecimento da participação estudantil!
4. Assunto: Classificação OLISP
 
Foi disponibilizada, na data de hoje, 23 de julho de 2025, na SED, a lista dos estudantes classificados para a Fase 2 da Olimpíada Interpreta SP.
➡ Foram classificados 30% dos estudantes com as melhores notas no componente curricular de Língua Portuguesa da Prova Paulista do segundo bimestre.
➡ O resultado poderá ser conferido pelo gestor e pelos professores, na SED, por meio dos menus:
Diário de Classe, Olimpíadas, Relatório de Classificação (no campo Olimpíada, selecione OLISP; no campo Fase, selecione 1° Fase).
➡ Os estudantes classificados também receberão notificações na Sala do Futuro por meio da Sala de Conquistas.
Todos os classificados realizarão a Fase 2 da OLISP, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, de forma on-line e necessariamente na escola.
A prova objetiva, com 20 questões, tem como foco as habilidades de interpretação dos mais variados gêneros textuais.
Dúvidas podem ser consultadas no regulamento no site abaixo:
Parabenizamos todos os classificados!!!!
Pnto Focal OLISP – Pec Desenvolvimento de Currículo: Camila (19 99385-7686 / 3404-2987) e Carolina (3404-2959).
5. Assunto: Apoio do Grêmio Estudantil na Fase 2 da Olimpíada Interpreta SP
A Olimpíada Interpreta SP, OLISP, tem por objetivo incentivar, principalmente, a competência leitora, a interpretação textual, o entendimento do funcionamento das diferentes linguagens e da língua como como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica.
 Foi disponibilizado, no dia 23 de julho de 2025, na SED, a lista dos estudantes classificados para a Fase 2 da Olimpíada Interpreta SP. Reforçamos que é função do Grêmio Estudantil apoiar e incentivar os estudantes com ações quem impulsionem o engajamento destes na realização da prova nos dias 25, 26 e 27 de agosto, que se dará de forma on-line e necessariamente na escola.
Contamos com a colaboração das equipes gremistas.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
PEC Ariane (19) 994616147
6. Assunto: IFSULDEMINAS – Educação Inclusiva
Encaminhamos convite da IFSULDEMINAS, que está com inscrições abertas para dois cursos totalmente gratuitos e 100% EAD, voltados para a Educação Inclusiva.
Veja as informações abaixo sobre os cursos e realize a sua inscrição em um deles acessando a nossa página.
Inscrições até 30/07/2025!
7. Assunto: Divulgação de concurso para as escolas da rede estadual
Encaminhamos convite da UNESP para o concurso de Cartografia para Crianças, e do “Prêmio Lívia de Oliveira”.
Trata-se de um concurso de desenho de mapas que contempla a participação de escolas interessadas em fortalecer o conhecimento espacial e a representação cartográfica de seus alunos. A premiação denomina-se “Prêmio Prof.a Livia de Oliveira” que homenageia a importante geógrafa brasileira, que passou a maior parte de sua vida acadêmica atuando como professora na Unesp Rio Claro e dedicou sua vida ao ensino de cartografia para crianças. A SBC incentiva que os professores estimulem seus alunos a realizarem desenhos para concorrerem à premiação, cujo tema este ano é “Mapas do meu dia a dia”. O prazo final para a entrega ou postagem dos desenhos é 13 de setembro de 2025. Os melhores trabalhos selecionados representarão o Brasil na versão internacional do concurso organizado pela Associação Cartográfica Internacional (ACI). Todos os detalhes estão no edital anexo V a esta mensagem. Contamos com a sua participação!
Se quiser conhecer os trabalhos premiados nas edições anteriores, acesse o link do evento.
EM BREVE! CONCURSO DE MAPAS EDIÇÃO 2025 A ASSOCIAÇÃO CARTOGRÁFICA INTERNACIONAL – ICA criou em 1993 um concurso internacional de cartografia para crianças, o “PRÊMIO BARBARA PETCHENIK DE MAPAS INFANTIS”, em homenagem à Professora Barbara Petchenik, eminente cartógrafa, que realizou pesquisas sobre mapas destinados a crianças e foi membro do Comitê Executivo da ICA. O concurso …
 
 
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Folha-Ponto – Diretor de Escola / Diretor Escolar
Com a finalidade de evitar atrasos no encaminhamento mensal da folha ponto de Diretores de Escola / Diretores Escolares, para conferência e posterior assinatura da Dirigente de Ensino, solicitamos que o envio do documento físico ocorra dentro da primeira quinzena do mês subsequente, ou seja, até o dia 15 de cada mês.
Informamos que, para os casos de envio após o prazo estabelecido, o Diretor de Escola / Diretor Escolar deverá realizar a entrega da folha-ponto juntamente com um ofício de justificativa de atraso, pessoalmente à Dirigente Regional de Ensino, no gabinete da DE.
Seguem algumas orientações para preenchimento do Ponto:
• Evitar encadernar ou furar;
• Imprimir no formato padrão A4, frente e verso (sem diminuir o tamanho da impressão);
• Destacar em vermelho férias, licenças e decretos, riscando a linha correspondente;
• Não carimbar nas linhas, apenas fazer um traço (em caso de convocações para o dia todo, realizando os devidos registros no verso da folha);
• A folha-ponto ponto deve conter a assinatura de entrada e saída, mesmo em caso de convocação de reuniões parciais, atentando-se, sempre, para o cumprimento da carga horária diária de trabalho;
• Reservar as observações para o verso da folha-ponto.
2. Assunto: Faltas Diretor de Escola / Diretor Escolar
Reforçamos que os Requerimentos de Falta de Diretor de Escola / Diretor Escolar devem ser encaminhados para análise e deferimento/indeferimento da Dirigente, sempre até o dia 15 de cada mês, juntamente com as folhas-ponto de Diretor. O envio com Relação de Remessa deve ser direcionado ao Núcleo de Frequência e Pagamento.
Atentar-se às orientações e anexos encaminhados no Comunicado DERLIM de 29/09/2022 (Assunto:  Faltas Diretor de Escola/Diretor Escolar – a partir da LC 1.374/2022), bem como as orientações em relação à aplicação de ausências aos servidores, encaminhadas no Comunicado DERLIM de 26/10/2022 (Assunto: Resolução Seduc 40/2022 e Resolução SE 73/2007).
 3. Assunto: Férias Diretor de Escola / Diretor Escolar
Os Diretores das unidades escolares que tiverem férias com início em Agosto/2025 ou Setembro/2025, e que não encaminharam o expediente de gozo das férias, encaminhar por e-mail ao NFP até 31/07/2025.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Marcia Cristina Berbel Fabris, Diretora EE Prof. Marcelo de Mesquita – 25/07 (sexta-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino