COMUNICADO DERLIM DE 24.01.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Campanha Janeiro Branco
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Sala do Futuro Professor e Professor Presente
Devido ao grande volume de perguntas e dúvidas sobre a Sala do Futuro Professor e o Professor Presente, realizaremos quatro sessões extras de esclarecimento nos dias 27 e 28 de janeiro, com duração de 1 hora cada. O objetivo é garantir que os Diretores dominem os assuntos e possam replicar as informações com segurança nas formações dos professores, que ocorrerão nos dias 29, 30 e 31 de janeiro.
As formações serão realizadas em dois horários, conforme a seguir:
27 de janeiro de 2025
28 de janeiro de 2025
Caso o Diretor já esteja seguro sobre os temas e não tenha dúvidas, a participação na reunião não será obrigatória, sendo necessário ingressar apenas se houver necessidade de esclarecimentos.
Contamos com a participação de todos!
2. Assunto: Atribuição Presencial – Educação Profissional
O Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, CONVOCA os professores classificados por meio do Edital de 12/08/2024 (FGV), para participarem da atribuição presencial, na E.E. Prof. Gabriel Pozzi, situada na Rua Melvin Jones, 330 – Vila Piza, Limeira – SP, conforme cronograma descrito no Edital, anexo I.
3. Assunto: Reunião de Orientação Educação Profissional
O Dirigente Regional de Ensino – Região de Limeira convoca o(a) Diretor (a) das Unidades Escolares que ofertam o Ensino Profissionalizante, em 2025, para participarem de Reunião com a Comissão da Educação Profissional para orientações gerais.
Data: 27/01/2025
Horário: das 15h30 às 16h30
4 Assunto: Novidades na plataforma Tarefa SP
Em 2025, a plataforma Tarefa SP passará por mudanças e incorporará novos recursos para aprimorar a experiência de aprendizagem dos estudantes e professores. Para apresentar as novidades, foi elaborado um documento orientador e programadas lives no CMSP durante a primeira semana letiva.
O documento orientador está disponível no Repositório, na seção “Acervo Digital” > Classificação “Tutoriais” > Categoria “Plataformas” > Subcategoria “TarefaSP”.
Agenda das lives
Tarefa SP: Piloto – Tarefas por Grupo de Aulas (9° ano e 2a série EM)
• Data: 04/02/2025
• Onde: Canais: Gestão, Diretoria de Ensino, Trio Gestor
• Horário: 14h00 às 15h30
• Público-alvo: Professores do 9º ano e da 2ª série do Ensino Médio, Trio Gestor, Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino, Núcleo Pedagógico
Tarefa SP: Novidades 2025
• Data: 06/02/2025
• Onde: Canais: Gestão, Diretoria de Ensino, Trio Gestor
• Horário: 14h00 às 15h30
• Público-alvo: Professores, Trio Gestor, Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino, Núcleo Pedagógico
As lives ficarão disponíveis no repositório.
Abaixo, uma prévia das principais novidades:
Novo aplicativo e Gamificação: Em 2025, os estudantes realizarão as tarefas na Sala do Futuro, onde poderão conquistar medalhas semanais (Bronze, Prata e Ouro) ao atingirem metas de conclusão e acerto. Essa experiência gamificada, cuja implementação está prevista para a 3a semana do bimestre, tem como objetivo promover maior engajamento, tornando o estudo mais dinâmico, divertido e significativo.
Novos modelos: No 1° bimestre, serão disponibilizadas tarefas multidisciplinares que visam promover revisões e apoiar os estudantes na preparação para avaliações de larga escala. Além disso, será testado um novo modelo, para 9° ano e 2a série do Ensino Médio, de tarefas por grupos de aulas, com 7 questões, buscando facilitar a organização dos estudos e diminuir a quantidade de tarefas diárias. Espera-se que esses novos modelos aumentem o engajamento e colaborem com a melhoria nos indicadores de aprendizagem. Ao longo do bimestre, serão realizadas pesquisas com a rede para avaliar a satisfação com a proposta e definir os próximos passos.
Novo Relatório de Tarefas: Na Sala do Futuro Professores, serão disponibilizados novos modelos de relatórios que vão facilitar a visualização dos dados de engajamento e desempenho nas tarefas. O objetivo é munir o professor com dados recorrentes para que possa traçar planos de ação de acordo com as necessidades da turma.
Lembrando que as Tarefas são destinadas a todos os anos e séries do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, abrangendo os seguintes componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Matemática, Ciências, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Educação Financeira, conforme a matriz curricular.
Em 2025, as tarefas de Língua Inglesa voltam a ser enviadas para todos os anos/séries, enquanto as de Educação Física deixam de ser contempladas. Vale destacar que aulas de Matemática e Língua Inglesa, destinadas ao uso de plataformas digitais, não incluem tarefas.
Para saber mais dessas e outras novidades na plataforma Tarefa SP, orienta-se a leitura do documento orientador na íntegra e a participação nas lives.
5. Assunto: Conselho de Escola 1- Documento Orientador Conselho de Escola
O Centro de Projetos e Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos – CEART/COPED
• De acordo com a Resolução SEDUC nº 19 de 08 de março de 2022;
• Com a proposta de melhorar a Educação Pública com Efetividade, Qualidade e Acesso Ampliados para Geração de Oportunidades e Redução das Desigualdades;
• Com o objetivo de fortalecer as relações entre a Gestão Escolar, a família e a comunidade local com as questões que envolvem ações pedagógicas e administrativas da unidade escolar;
Compartilha novo link com Orientações Conselho de Escola 2025 https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:21117197-a2d9-41de-80c2-665f399271e1 que subsidiarão os trabalhos com os Pontos Focais do Conselho de Escola na Diretoria e com a Equipe Gestora Escolar em 2025.
6. Assunto: Curso Específico de Formação de Professores de Ensino Fundamental e Médio Ingressantes – 1ª Edição 2025
● Ação: Previsão de oferta do Curso Específico de Formação para Professores de Ensino Fundamental e Médio Ingressantes para fevereiro de 2025.
IMPORTANTE: O curso ofertado pela EFAPE trata-se de ação que é parte integrante e obrigatória do estágio probatório, tendo por finalidade, conforme artigo 18 do Decreto nº 69.046/2024, orientar os docentes ingressantes para o correto cumprimento das suas atribuições. Essa ação se difere do Projeto de Integração Docente, realizado durante o período de 20 a 28/01/2025, para facilitar a adaptação dos novos professores ao ambiente escolar e promover o desenvolvimento profissional de integração (vide artigo 10 da Resolução SEDUC 60/2024), e acompanhado pela CGRH.
● Formato: online no AVA EFAPE
● Status: previsto
● Público-alvo: Professores de Ensino Fundamental e Médio ingressantes provenientes do Concurso Público 2023 para provimento de cargo de efetivo realizado pela (Seduc – SP)
● Data: a partir de 03 de fevereiro de 2025. Todos os professores terão suas inscrições realizadas de forma automática e terão acesso ao curso que será disponibilizado no AVA EFAPE.
● Mais informações: Curso Específico de Formação para Professores de Ensino Fundamental e Médio Ingressantes é parte integrante do estágio probatório e tem por objetivo potencializar a ação educadora dos professores da rede pública estadual de ensino básico com estudos referentes ao seu campo de atuação.
7. Assunto: Programa Multiplica SP #Coordenadores 1ª Edição 2025 – Início das Inscrições para Coordenador Cursista
● Ação: abertura de inscrições para Coordenador Cursista no Programa Multiplica SP #Coordenadores 2025.
● Formato: remoto, via SED.
● Status: previsto
● Público-alvo: professores da Rede que atuam como coordenador de gestão pedagógica e coordenador de gestão pedagógica geral
● Data: 10 de fevereiro até 16 de fevereiro
● Mais informações: a partir de 10 de fevereiro de 2025, os coordenadores da Rede Estadual poderão se inscrever como cursistas para o Programa Multiplica SP #Coordenadores 2025. As inscrições se encerram no dia 16 de fevereiro de 2025.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Materiais OT Planejamento 2025
Enviamos anexo II os materiais de sensibilização usados em nossas Orientações Técnicas de Planejamento realizadas em 22 e 23 de janeiro de 2025.
2. Assunto: Convocação “Planejamento 2025 – Educação Especial”
O Dirigente Regional de Ensino convoca o(a) Professor Auxiliar, Professor de Sala de Recursos, Professor de Atendimento Itinerante, Professor Interlocutor de Libras e Professor Interlocutor de Libras que atua no Programa de Ensino Integral, Professor de Ensino Colaborativo e Profissional de Apoio Escolar Atividades Escolares para o “Planejamento 2025 Educação Especial.” Conforme segue:
Data: 30/01/2025 (quinta-feira)
Horário: das 08h30 às 13h30
Professor de Sala de Recursos, Professor de Atendimento Itinerante, Professor Interlocutor de Libras e Professor Interlocutor de Libras que atua no Programa de Ensino Integral
Data: 31/01/2025 (sexta-feira)
Horário: das 08h30 às 13h30
Professor Auxiliar-Concedido por ordem Judicial, Professor de Ensino Colaborativo e Profissional de Apoio Escolar Atividades Escolares.
Local: Diretoria de Ensino de Limeira – Rua. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP, 13486-159 (Salão de Eventos)
O café será comunitário. Contamos com a colaboração de todos.
3. Assunto: Convocação Orientação Técnica “Planejamento Escolar 2025 – Educação Física”
O Dirigente Regional de Ensino convoca 1 (um) Professor de Educação Física, por Unidade Escolar, para participar da Orientação Técnica, conforme especificado abaixo:
Data: 30 e 31/01/2025 (quarta e quinta-feira)
Horário: das 8h00 às 15h40
Local: EE Prof. João Batista Leme
Endereço: Av. Brasil, 182 – Vila Alemã, Rio Claro – SP, 13505-151.
Público-alvo: Professor de Educação Física
Esse professor deverá ter preferencialmente o maior número de aulas atribuídas na U.E., perfil de replicabilidade de formação e disponibilidade para participar de convocações durante todo o ano.
O café será comunitário. Contamos com a costumeira colaboração de todos.
4. Assunto: Migração da Comunicação para o Microsoft Teams – Docentes Tecnologia
Atendendo a solicitação do Boletim Semanal da Subsecretaria COPED Ano: 2025 – Nº 002 – 17 de janeiro de 2025, página 10, transferiremos nosso meio de comunicação com os docentes de Tecnologia responsáveis pela Plataforma ALURA (Parciais e PEI) e docentes do componente Robótica (PEI 9h) junto à PEC de Tecnologia para a Plataforma Teams. Pedimos a equipe gestora que acessem a tabela abaixo e cadastrem seus docentes, até 10/02/2025, seguindo os seguintes critérios:
Nome completo do docente e anos/séries que leciona os componentes Alura e/ou Robótica e seu respectivo e-mail institucional da Microsoft.
Enfatizamos que toda a comunicação se dará dentro da Plataforma Teams. Quaisquer alterações no quadro docente após a data, deverá ser informado ao PEC Qualidade de Aula, para substituição no Teams, em sua próxima visita à escola ou diretamente a PEC de Tecnologia.
Link da Tabela: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1KXe781Y9shxBClUdcf0jtZgsga0q4gsB/edit?usp=sharing&ouid=100182260705118094639&rtpof=true&sd=tru
e Boletim 002: https://docs.google.com/document/d/1ummAWkC6S_4aHGoCf9U0I-3XMDA-6ZvS/edit?usp=sharing&ouid=100182260705118094639&rtpof=true&sd=true
5. Assunto: Cronograma de entrega de livros do projeto de Conveniência – Anos Iniciais
Para apoiar a organização da logística de recebimento de materiais do Projeto de Convivência nas escolas e Diretorias de Ensino que atendem a etapa de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Coordenadoria Pedagógica – COPED disponibiliza no link abaixo planilha com o cronograma de entrega.
CRONOGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO https://drive.google.com/file/d/1-9GxsFvdc68fCpZvWhsczTOYP4Yt0ifH/view?usp=drive_link
6. Assunto: Informações Equipe de Gestão Pedagógica
Lives de Planejamento
Para apoiar as escolas no momento de planejamento e reforçar as principais mensagens do ano de 2025, a SEDUC realizará duas lives destinadas a professores, gestores e equipes das Diretorias de Ensino.
A primeira delas está marcada para o dia 29 de janeiro (quarta-feira), às 11h00, e será destinada a temas relacionados aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.
A segunda está marcada para o dia 30 de janeiro (quinta-feira), às 14h00, e será destinada a temas relacionados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
As duas lives terão duração máxima de 1h30 e a proposta é que as escolas participem durante o momento de planejamento na escola.
Novos materiais para apoiar planejamento
Foram compartilhados com toda a rede materiais de apoio ao Planejamento Escolar, marcado para acontecer em todas as escolas estaduais nos dias 29, 30 e 31 de janeiro.
Em janeiro, foram adicionados novos materiais à pasta Planejamento Escolar 2025, com o objetivo a fornecer mais insumos sobre as seguintes questões:
Anos Iniciais
Documentos de apoio para uso de material dourado e ábaco, com foco em apoiar o professor durante o planejamento das aulas e realização das atividades. No Guia de Apoio ao planejamento, também foi adicionada uma sugestão de organização da rotina do segmento.
Plataformas
Guia complementar de apoio ao uso de plataformas com intencionalidade pedagógica e com informações mais detalhadas sobre cada ferramenta.
Dicas de saúde física e mental
Série de três vídeos com orientações do que professores e gestores podem realizar para reduzir o estresse do dia a dia e cuidar da saúde física e mental antes, durante e depois da jornada de trabalho. Os vídeos podem ser assistidos em conjunto com toda a comunidade escolar durante o planejamento e/ou serem enviados para a equipe para consultar a qualquer momento.
Todos os materiais estão disponíveis no link: https://bit.ly/planejamento-escolar-2025-sp
Na pasta, também estão o Roteiro de Planejamento Escolar 2025, com orientações e sugestões para os gestores escolares sobre a organização e realização do planejamento, e o Guia de Apoio ao Planejamento Escolar 2025, que resume as ações, as iniciativas, os programas e os projetos pedagógicos criados pela SEDUC-SP para a rede. Ambos os documentos estão sendo atualizados com novas informações relevantes para as escolas.
Mudanças de data no calendário pedagógico – SAEB e SARESP
As datas das provas do SAEB foram confirmadas. Elas serão realizadas nas escolas estaduais de São Paulo entre os dias 20 e 31 de outubro.
Com esta confirmação, a SEDUC precisou ajustar a data de início das avaliações do SARESP. Agora, elas serão realizadas a partir do dia 4 de novembro e não a partir do dia 30 de outubro, como divulgado anteriormente.
As datas foram atualizadas no Calendário Pedagógico 2025 (https://bit.ly/calendario-pedagogico2025-seducsp) e nos materiais de planejamento (https://bit.ly/planejamento-escolar-2025-sp).
7. Assunto: Planejamento pedagógico e materiais didáticos de 2005
Para subsidiar a prática docente, o Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão Pedagógica (DECEGEP), compartilha materiais de orientação e de uso em sala de aula que pretendem assegurar o desenvolvimento de um ano letivo que alcance as expectativas formativas de todas as etapas de ensino ofertadas em nossa Rede, como segue:
Planejamento de aula
Reforçamos que o escopo-sequência, que apresenta separadamente a planificação dos conteúdos, habilidades e objetivos de aprendizagem desenvolvidos nos Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio (Formação Geral Básica e Itinerários Formativos), no primeiro semestre letivo, encontra-se disponível para consulta e estudo no CMSP.
A meta e expectativa é que o documento do segundo semestre letivo seja compartilhado publicamente até o final do mês de fevereiro/2025.
Em particular, o escopo-sequência, de todos os Itinerários Técnicos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, já compartilhado apresenta a organização de todo o ano letivo
Para consultar o escopo-sequência de todas as etapas de ensino indicadas por meio do repositório do Centro de Mídias (clique aqui para acessá-lo https://repositorio.educacao.sp.gov.br/) siga o procedimento a seguir: Acervo Digital > Materiais Pedagógicos > Ementas e escopo-sequência > 2025.
Materiais didáticos Anos Iniciais, Finais, Ensino Médio e Itinerários Formativos.
Os materiais didáticos, de todas as etapas de ensino e a serem usados no 1º bimestre letivo, encontram-se disponíveis, para download e uso, também no repositório do Centro de Mídias (clique aqui para acessá-lo https://repositorio.educacao.sp.gov.br/), siga o procedimento a seguir: Materiais digitais > Ano letivo – 2025> etapa> Ano/Série> 1ºBimestre.
Outro tópico a ser destacado é o fato de que os materiais digitais dos componentes de Orientação de Estudo – Matemática e Língua Portuguesa e Redação e Leitura – contam com 50% do quantitativo de cobertura do 1º bimestre já disponibilizado na data de publicação deste texto. O material restante será compartilhado semanalmente no mesmo caminho indicado anteriormente.
Nos Anos Iniciais, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Língua Inglesa contarão com sua versão impressa para o estudante para o professor disponibilizada em PDF. A exceção é o didático destinado ao Projeto de Convivência que será compartilhado em versão impressa com o docente.
Seguiremos nos Anos Iniciais com a disponibilização dos materiais digitais e impressos para o estudante, entretanto, configura-se uma nova abordagem, para os componentes de Língua Portuguesa e Matemática, com vistas a atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Por sua vez, em História, Geografia, Ciências, Língua Inglesa, Educação Física e Arte, realizou-se a reorganização das aulas e de seu conteúdo, a fim de aprimorar os conhecimentos e habilidades. Ressaltando que nos dois últimos componentes mantevese a oferta de materiais em formato digital e destinados apenas aos professores. Por fim, o componente de Projeto de Convivência foi reestruturado com o objetivo de fortalecer e promover o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Nas etapas dos Anos Finais e do Ensino Médio, os componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Ciências, Física, Química, História e Geografia contarão com o “Livro do Estudante”,em versão impressa, para o estudante, e para o professor, a sua versão em PDF em breve estará no repositório. Materiais de apoio específicos para Anos Iniciais:
Material Dourado, ábaco e o Projeto de Convivência
Material Dourado
Trata-se de um recurso pedagógico utilizado para introduzir e consolidar conceitos fundamentais de forma prática e concreta. Ele é especialmente eficaz na apresentação e no aprofundamento das regras do Sistema de Numeração Decimal, permitindo que os estudantes compreendam as diferentes ordens, como unidades, dezenas, centenas e até mesmo milhares, de maneira visual e tátil.
Além disso, o Material Dourado facilita o aprendizado das operações matemáticas básicas — adição, subtração, multiplicação e divisão. Seu uso promove uma abordagem mais intuitiva, possibilitando que os estudantes manipulem os blocos e barras para visualizar os processos matemáticos, o que auxilia para entender conceitos como troca, agrupamento e “desagrupamento”.
Esse recurso também favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e resolução de problemas, ao mesmo tempo em que estimula a autonomia e o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem.
Nossa equipe de especialistas de Anos Iniciais elaborou um breve documento orientador, elencando algumas possibilidades de uso desse recurso. Acesse-o pelo link a seguir:
Uso do ábaco
O ábaco é um recurso utilizado para facilitar a compreensão do valor posicional dos números. É uma ferramenta que auxilia no processo de aprendizagem, especialmente no ensino do sistema de numeração decimal. Por meio do manuseio das argolas os estudantes conseguem visualizar de forma concreta conceitos abstratos como unidades, dezenas e milhares. Isso contribui significativamente para o entendimento das regras que regem o sistema de numeração decimal, tornando o aprendizado mais dinâmico e intuitivo.
Para saber mais sobre as possibilidades desse recurso acesse o link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1otv17Utx-iGTO0FiBNvCHPmRSTBgXz9U/view?usp=sharing
Projeto de Convivência em 2025
A proposta pedagógica apresentada nas aulas de Projeto de Convivência pretende integrar a educação socioemocional ao ambiente escolar, com o objetivo de desenvolver habilidades emocionais e sociais de forma alinhada às demandas contemporâneas da educação. Cada recurso, voltado tanto para os estudantes quanto para as famílias e a comunidade escolar, foi planejado para fomentar momentos significativos de aprendizado, colaboração e desenvolvimento integral.
Além dos materiais impressos que serão distribuídos e os digitais, serão oferecidas quatro apresentações em formato de powerpoint para as quatro primeiras aulas.
Esses recursos podem ser utilizados para iniciar o ano com atividades de ambientação, promovendo a integração da turma, estabelecendo combinados e criando um espaço de troca entre os estudantes. O uso dessas aulas é opcional, mas recomendado para facilitar um começo mais acolhedor e alinhado às necessidades do grupo.
Para saber mais sobre a importância da educação socioemocional na Escola e sobre os materiais a serem utilizados acesse:
Documento orientador específico para Anos Finais e Ensino Médio
Objetificando a divulgação e implementação dos materiais didáticos distribuídos para a Rede neste ano letivo, organizamos um Documento orientador para apresentar a estrutura e a finalidade dos materiais digitais e impressos destinados aos Anos Finais e ao Ensino Médio. E o mais importante: aponta caminhos para uma prática em sala de aula que articule o melhor que o impresso e o digital podem nos oferecer. Sem que um substitua ou sobreponha-se ao outro. Acesse-o a seguir:
O DECEGEP como parte da estrutura da Secretaria da Educação de São Paulo trabalha para melhor apoiar os professores de nossa Rede e deseja um ótimo ano letivo a todos
8. Assunto: Documento Orientador – OE
O componente curricular Orientação de Estudos (OE) foi concebido a partir da necessidade de orientar os estudantes a utilizarem metodologias de estudo que possam contribuir com sua aprendizagem, bem como no reconhecimento da importância de rotinas de estudos nesse processo. Outro objetivo desse componente é contribuir para recuperação de defasagens e/ou fomentar a aprendizagens dos estudantes.
Para o ano letivo de 2025, o formato foi aprimorado, com a adoção de material impresso para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio de escolas de tempo parcial e de escolas de tempo integral.
O https://drive.google.com/file/d/11ydwBwIfWi32Wu89DIr1MEUjLv1vXTx4/view?usp=sharing elaborado pelas equipes do Programa de Recomposição da Aprendizagem e do Programa Ensino Integral traz informações detalhadas sobre o componente curricular Orientação de Estudos/2025.
9. Assunto: Realização da sondagem e inserção dos dados no sistema “Mapa de Classe”
O Mapa de Classe constitui-se em uma ferramenta fundamental para o acompanhamento e o monitoramento do progresso dos estudantes na apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e do Sistema de Numeração Decimal (SND).
Em 2025, estão previstas cinco edições das sondagens de escrita e de números. Os dados obtidos em cada uma dessas sondagens deverão ser inseridos no sistema Mapa de Classe.
Para a execução dessa iniciativa, neste semestre, foi organizada uma agenda com as atividades previstas para as três primeiras edições das sondagens.
A) Sondagem Inicial (início do ano letivo)
B) Primeira Sondagem (1º bimestre)
C) Segunda Sondagem (2º bimestre)
Para orientar as ações do segundo semestre, será enviado um calendário com as descrições de cada evento.
10. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ª Edição 2025 – Início das Inscrições para Professor Cursista
● Ação: abertura de inscrições para Professor Cursista no Programa Multiplica SP #Professores 2025
● Formato: remoto, via SED.
● Status: previsto.
● Público-alvo: professores da Rede (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Médio) e professores da Rede Municipal para o curso de Alfabetização.
● Datas: 10 de fevereiro até 16 de fevereiro
● Mais informações: a partir de 10 de fevereiro de 2025, os professores da Rede Estadual poderão se inscrever como cursistas para o Programa Multiplica SP #Professores 2025.
Os Professores da rede municipal podem se inscrever, mas exclusivamente para o curso de Alfabetização.
As inscrições se encerram no dia 16 de fevereiro de 2025. As informações sobre o Programa estão disponibilizadas em: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/
11. Assunto: Curso de aperfeiçoamento para professores de inglês – Fulbright DAI 2025-2026
● Ação: Formação
● Formato: Digital
● Status: em andamento
● Público-alvo: Professores de Inglês do ensino médio
● Data: 20/02/2025 a agosto de 2026
● Mais informações: Fulbright DAI – Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers 2025-2026 Programa de aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa
O Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) é uma oportunidade para que professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal realizem um curso de aperfeiçoamento de até 5 (cinco) meses nos Estados Unidos. O programa possui duração de um semestre acadêmico em universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e uso de tecnologias em educação. As atividades nos Estados Unidos acontecerão entre agosto e dezembro de 2026 e incluirão também estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
1. REQUISITOS PARA A CANDIDATURA
• Ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana;
• Possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010;
• Ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês;
• Ter proficiência em inglês*;
• Ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio;
• Ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal;
• Dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala deaula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular; • Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
• Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.
Nota: De acordo com a nova política do Departamento de Estado dos EUA, os filhos e cônjuges não possuem mais permissão para acompanhar professores internacionais durante o programa.
*SELEÇÃO NACIONAL
Fase 1 – Análise do Comitê: As candidaturas encaminhadas pelas Secretarias de Educação participantes serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e CONSED. Caberá à Secretaria de Educação a divulgação do resultado da fase de seleção estadual aos professores inscritos e não aprovados para a análise do comitê.
Fase 2 – Análise de Proficiência Linguística: Os professores selecionados na análise de mérito pelo comitê de especialistas farão o teste de proficiência de inglês TOEFL ITP ou IBT, a critério da Comissão Fulbright. Será fornecido voucher para a realização do teste de forma gratuita. Quaisquer custos decorrentes da locomoção do candidato da cidade de residência para a cidade de realização do TOEFL serão de responsabilidade do candidato.
Fase 3 – Entrevistas e seleção para a Etapa Internacional
Serão entrevistados por videoconferência ou telefone os candidatos selecionados na análise de mérito e que obtiverem nota igual ou superior a 500 pontos no TOEFL ITP ou 61 pontos no TOEFL IBT. Na fase 3 serão selecionados até oito candidatos para participarem da seleção internacional, etapa final do processo a ser realizada nos EUA.
2. BENEFÍCIOS DO PROGRAMA
• Passagens de ida e volta para os Estados Unidos;
• Moradia (compartilhada com outros participantes);
• Ajuda de custo para alimentação,
• Orientação pré-partida no Brasil;
• Taxas acadêmicas para a participação no programa;
• Auxílio para aquisição de laptop, livros e outros materiais educacionais para desenvolvimento das atividades acadêmicas;
• Workshop de encerramento em Washington, D.C.;
• Seguro-saúde;
• Visto de intercâmbio J-1; e
• Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos EUA
CRONOGRAMA:
• Até 20 de fevereiro de 2025: Secretaria de Educação confirma adesão ao programa DAI;
• Até 21 de março de 2025: data limite para a Secretaria informar a Comissão Fulbright os nomes de até quatro professores para a etapa de seleção nacional;
• Até 4 de abril de 2025: data limite para preenchimento do formulário online e envio dos vídeos dos candidatos para a Fulbright;
• De 7 a 21 de abril de 2025: análise de mérito;
• Até 25 de abril de 2025: envio dos vouchers para o TOEFL;
• Até 26 de maio de 2025: data limite para envio do TOEFL Score Report;
• De 2 a 6 de junho de 2025: período de entrevistas por videoconferência ou telefone;
• Junho de 2025: resultado da seleção nacional;
• Dezembro de 2025: resultado da seleção internacional;
• Julho de 2026: orientação pré-partida e entrevista de visto, São Paulo-SP.
• Agosto de 2026: início das atividades nos EUA Os professores interessados em participar deverão enviar até 21/02/25 para o email: fulbright.efape@gmail.com, o seguinte arquivo https://drive.google.com/drive/folders/15XEcGgwZZ88lRRLu_hypjTge3lsPGYwy?usp=sharing preenchido, mais o Inquiry Project descrito a seguir:
Inquiry Project: O Bolsista Fulbright DAI tem o objetivo de desenvolver e concluir um projeto relevante para a prática em sala de aula, desenvolvimento profissional de professores ou para melhorar a educação em sua comunidade escolar. O Professor candidato deve descrever um projeto que gostaria de realizar enquanto estiver nos Estados Unidos. Os participantes normalmente usam entrevistas, observações, reuniões e outras atividades para concluir seus projetos. O projeto de investigação destina-se a ser baseado na prática e não foi concebido para apoiar o desenvolvimento de dissertações ou outras atividades de pesquisa como doutorado. O projeto pode incluir o desenvolvimento de uma unidade de estudo sobre um tópico específico ou o uso de metodologias específicas, a criação de workshops de desenvolvimento profissional para colegas, a criação de novos materiais educacionais ou um plano de ação para instrução diferenciada ou a manutenção de populações menos favorecidas, estudantes de famílias de baixa renda ou outros jovens em situação de risco, na escola ou outros tópicos de sua escolha. Embora não possamos garantir que uma universidade anfitriã tenha professores exatamente na área de interesse de cada professor, a equipe fará o possível para conectá-lo a pessoas e recursos relevantes ao seu projeto.
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Validação das pré-inscrições on-line
Prezados Diretores e GOE
Solicitamos que efetuem a validação das pré-inscrições on-line, para atendimento daqueles que tiverem sua inscrição aprovada.
Para acessar as inscrições pendentes em sistema acessar:
Gestão Escolar > Cadastro de Alunos > Relatórios Gerenciais > Relatório Pré-Inscrição Online
A pré-inscrição on-line não realiza a inclusão automática da inscrição do aluno, desta forma, com base nos documentos validados realize a inscrição manual do candidato no módulo “Inscrição – Matrícula Antecipada da plataforma SED.
Qualquer dúvida entrar em contato através do telefone 3404.2976 ou pelo e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Finanças – NFI
Fone: 3404-2949 / 2980 (Kaio) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Reunião – PDDE Paulista
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola/Escolar para Reunião sobre PDDE Paulista conforme segue:
Dia: 27/01/2025
Horário: 14h00
Local: Microsoft Teams
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Protocolo de Inscrição nas Promoções QM
Retransmitimos o COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / CGRH – 2025 – Nº 016, de 24.01.2025
1. Protocolo de Inscrição nas Promoções QM
Interessado: Dirigentes Regionais de Ensino, Diretores do CRH, NAP e NFP. Senhores(as),
A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, informa que o sistema Portal Net já está disponível para consulta dos protocolos de Promoção QM, para cada ano, desde que atendido os requisitos legais.
Lembramos que cada protocolo só foi gerado se o sistema identifico plena parametrização de acordo com os artigos 2º da Lei Complementar nº 1.097, de 27/10/2009, que institui o sistema de promoção, alterada pela Lei Complementar nº 1.143, de 11/07/2011, regulamentada pelo Decreto nº 55.217 de 21/12/2009, alterado pelo Decreto nº 60.650 de 15/07/2014.
Relembramos que alguns protocolos da Promoção QM – 2018, foram gerados erroneamente, pois não atendiam a legislação vigente. Desta forma as inscrições foram canceladas (e-mails enviados às Diretorias de Ensino em 22/10/2024, reenviados a partir de 21/01/2025 e para e-mails particular e institucional dos funcionários públicos interessados).
Por favor, dar AMPLA divulgação a rede e solicitar ampla divulgação aos docentes.
Para ter acesso ao tutorial TUTORIAL DE ACESSO AO PORTAL NET – INSCRIÇÕES QM.pdf
Atenciosamente,
CEVIF/DEAPE/CGRH
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Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Folha-Ponto – Diretor de Escola / Diretor Escolar
Com a finalidade de evitar atrasos no encaminhamento mensal da folha de ponto de Diretores de Escola / Diretores Escolares, para conferência e posterior assinatura da Dirigente de Ensino, solicitamos que o envio do documento físico ocorra dentro da primeira quinzena do mês subsequente, ou seja, até o dia 15 de cada mês.
Informamos que, para os casos de envio após o prazo estabelecido, o Diretor de Escola / Diretor Escolar deverá realizar a entrega da folha-ponto juntamente com um ofício de justificativa de atraso, pessoalmente à Dirigente Regional de Ensino, no gabinete da DE.
2. Assunto: Faltas Diretor de Escola / Diretor Escolar
Reforçamos que os Requerimentos de Falta de Diretor de Escola / Diretor Escolar devem ser encaminhados para análise e deferimento/indeferimento da Dirigente, sempre até o dia 15 de cada mês, juntamente com as folhas-ponto de Diretor. O envio com Relação de Remessa deve ser direcionado ao Núcleo de Frequência e Pagamento.
Atentar-se às orientações e anexos encaminhados no Comunicado DERLIM de 29/09/2022 (Assunto: Faltas Diretor de Escola/Diretor Escolar – a partir da LC 1.374/2022), bem como as orientações em relação à aplicação de ausências aos servidores, encaminhadas no Comunicado DERLIM de 26/10/2022 (Assunto: Resolução Seduc 40/2022 e Resolução SE 73/2007).
3. Assunto: Férias Diretor de Escola / Diretor Escolar
Os Diretores das unidades escolares que tiverem férias com início em Fereveiro/2025 ou Março/2025, e que não encaminharam o expediente de gozo das férias, encaminhar por e-mail ao NFP até 29/01/2025.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Mônica Cristina Grillo, Professora Especialista em Currículo – 25/01 (sábado)
– Gabriel Prochnou Vieira, Supervisor de Ensino – 26/01 (domingo)
– Ricardo Luis Giovanni, Supervisor de Ensino – 26/01 (domingo)
– Michela Becaro Proença, EE. Prof. José Cardoso – 26/01 (domingo)
– Erika Cristina Diniz, EE. Barão de Piracicaba – 26/01 (domingo)
– Cristina dos Anjos Magalhães, Supervisora de Ensino – 27/01 (segunda)
Atenciosamente,
Gabriel Prochnou Vieira
Dirigente Regional de Ensino