COMUNICADO DERLIM DE 23.05.2023

COMUNICADO DERLIM DE 23.05.2023

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Estágio Probatório QM

Senhor (a) Diretor (a),

Após levantamento realizado em 17-05-2023, sobre a situação dos expedientes de estágio probatório do QM, solicitamos que as Escolas listadas abaixo, verifiquem em qual fase encontra-se o processo e prossigam com a avaliação do professor. Caso haja impedimento, encaminhem ofício com o assunto ESTÁGIO PROBATÓRIO informando a situação para o e-mail ligia.cesar@educacao.sp.gov.br até o dia 29/05/2023.

 

·      CÉLIO RODRIGUES ALVES PROFESSOR

EDLEIA FERREIRA GRIPP

·      DORIVALDO DAMM PROFESSOR

ANDRÉ DA SILVA CRUZ

BARBARA EILERS PARADELLO

·      ELY DE ALMEIDA CAMPOS PROFESSOR

VIVIANE CRISTINA MACHADO DE MORAIS

REGINA S.C. DO NASCIMENTO

·      JOAQUIM RIBEIRO

ILSON APARECIDO NERI RODRIGUES

·      JOSÉ AMARO RODRIGUES PROFESSOR

MARCOS A. SILVA

MARIA DAS G. R. DOS SANTOS

·      MAGDALENA S. GROSSO PROFESSOR

SIMONE APARECIDA MARIN

·      LEOVEGILDO CHAGAS SANTOS PROFESSOR

ROBERTA PAVANIDE C. BAGNOLI (a Professora deve acessar o PORTALNET para realizar a ciência do avaliado)

·      MICHEL ANTONIO ALEM PROFESSOR

SORAIA BERNARDO

·      HELOISA LEMENHE MARASCA PROFESSORA

FABIANA MAIMONI CAMPANELLA

·      OSCALIA GOES CORREA SANTOS PROFESSORA

FABIANA MAIMONI CAMPANELLA

 

Observamos que o estágio só está concluído após 1095 dias do início e, assim que encerrado,

solicitamos o encaminhamento do expediente digitalizado para o e-mail inara.simoes01@educacao.sp.gov.br, conforme abaixo:

Encaminhar arquivo em PDF, obedecendo a sequência:

· Ofício endereçado à Dirigente Regional de Ensino propondo a autuação do Processo de Estágio Probatório dos docentes que concluíram as 3 etapas;

· Termo de Notificação;

· Etapa 1, Etapa 2 e Etapa 3 devidamente assinadas pelo servidor e pela comissão de estágio probatório da escola;

· Em cada etapa, apensar as fichas 100 comprovando o período.

Exemplo: Prof. Roberto. Encaminhar:

· Ofício

· Termo de Notificação;

· Etapa 1 (Anexos 1-2-3 e 4) com a ficha 100; Etapa 2 (Anexos 2-3- e 4) com a ficha 100;

· Etapa 3 (Anexos 2-3-4- e 5) com a ficha 100.

Comissão Estágio Probatório QM

2. Assunto: Reunião de Trabalho – Conselho de Escola

A Dirigente Regional de Ensino convoca um Coordenador de Organização Escola, responsável pela articulação do Conselho de Escola, para a reunião de trabalho, que ocorrerá pela plataforma Microsoft Teams.

Dia: 25/05/2023 (quinta-feira)

Horário: das 10h00 às 11h30

Link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YTlhZGFkZmQtNjQwMC00ZWYwLWEwYTEtMTU4YzM0OGI1MmI4%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%22fe2eb9c9-1f03-4edb-839e-df218f5db689%22%7d

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto:  Grêmio Estudantil 2023

     Segue o material utilizado na 3ª Reunião de Trabalho do Grêmio Estudantil 2023, realizada em 23/05, anexo I, Edital para participar do Concurso “Mascote Grêmio Estudantil 2023”, anexo II e Ficha de inscrição, anexo III . 

2. Assunto: 18ª Edição da OBMEP – Prova da 1ª Fase 2023

Informamos que no dia 30 de maio as escolas da rede estadual de São Paulo inscritas na 18ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (OBMEP) aplicarão as provas de Nível 1 (6° e 7° Ano), Nível 2 (8° e 9° Ano) e Nível 3 (Ensino Médio).

A seguir, compartilhamos alguns pontos importantes que devem ser reforçados junto às escolas participantes, a fim de garantir a aplicação das avaliações e encaminhamento dos arquivos necessários dos estudantes que serão classificados para a segunda fase.

RECEBIMENTO DAS PROVAS

O material para a aplicação das provas da Primeira Fase será enviado para as escolas, por via postal, para o endereço indicado na inscrição. A escola deverá conferir o conteúdo recebido e confirmar o recebimento no sistema, na área restrita da escola, no site da 18ª OBMEP (acessar www.obmep.org.br, clicar em “Escolas Inscritas” e, em seguida, selecionar a opção “Acesso ao Sistema”).

APLICAÇÃO DAS PROVAS

A aplicação das provas é responsabilidade das próprias escolas, podendo acontecer em todos os turnos.

A primeira Fase consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada, totalizando 20 (vinte) pontos, sendo certo que cada questão dispõe de 5 (cinco) opções de resposta (A, B, C, D e E), dentre as quais apenas uma delas é a correta.

A duração da prova será de 2h30min (duas horas e trinta minutos), exceto para os alunos com necessidades especiais que precisarem de auxílio, tais como prova em Braille ou Ampliada, cuja duração será de 3h30min (três horas e trinta minutos).

Os alunos receberão, junto com a prova, um cartão-resposta, no qual deverão preencher os dados solicitados em letra de forma e de maneira legível.

CORREÇÃO E ENVIO DAS NOTAS

Após a correção das provas, as escolas deverão reunir e classificar os cartões-resposta e demais documentos, conforme consta no regulamento da OBMEP. Lembramos que os alunos do Nível 3 deverão indicar, no cartãoresposta, se desejam participar da Segunda Fase, caso venham a ser selecionados. Se algum aluno informar que não deseja participar, a escola deverá substituí-lo pelo aluno com pontuação imediatamente inferior, do mesmo nível, antes do envio dos cartões-respostas para classificação.

O envio dos cartões-respostas deve ser realizado preferencialmente por meio do aplicativo da 18ª OBMEP, o qual, a partir de 30/05/2023, estará disponível para download gratuitamente para celulares com sistema Android ou IOS, bastando baixá-los do Google Play ou da Apple Store. Caso não seja possível o envio utilizando o aplicativo, a escola deverá realizar o envio por meio dos Correios, mediante a utilização do material enviado pela 18ª OBMEP para este fim, qual seja, envelope devidamente endereçado e e-ticket de postagem sem custo, aceito somente nas agências próprias dos Correios.

As instruções detalhadas para o envio do material de classificação pela escola estarão disponíveis no Manual de Instruções para Realização da Primeira Fase, que será encaminhado para todas as escolas inscritas junto com o material de aplicação de provas e estará disponível na área restrita da escola, no site da 18ª OBMEP.

Sugerimos que consultem regulamento no site https://www.obmep.org.br/regulamento.htm para obterem acesso as informações completas sobre cada etapa de aplicação das provas.

Solicitamos ampla divulgação da ação.

SUBSECRETARIA/COPED

3. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores – Inscrições Abertas

• Ação: Inscrições para Formador DE e Professor Multiplicador no Programa Multiplica SP #Professores.

• Formato: remoto via Secretaria Escolar Digital (SED) – https://sed.educacao.sp.gov.br/.

• Status: em andamento. Inscrições a partir das 10h do dia 16/05/2023 até às 23h59 do dia 25/05/2023.

• Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo, Professores de Educação Básica I, Professores Educação Básica II, Professores do Ensino Fundamental e Médio (Titular de cargo ou ocupante de função-atividade).

• Mais informações:

• Estão abertas as inscrições para Formador DE e Professor Multiplicador no Programa Multiplica SP #Professores pela Secretaria Escolar Digital (SED).

• A iniciativa permite a formação entre pares, buscando soluções e aprimorando estratégias de forma colaborativa, a partir do aprendizado e da troca de experiências sobre a prática cotidiana de ensino, ou seja, a Rede formando a Rede.

• O Programa vai contar com três campos de formação, sendo que, cada um será responsável pela orientação, mediação e acompanhamento do campo subsequente: Formador EFAPE, no âmbito da EFAPE, Formador DE, no âmbito das 91 Diretorias de Ensino do estado e Professor Multiplicador, docentes que atuam em sala de aula, sendo estes dois últimos, escolhidos por meio de processo seletivo. Além destes campos, haverá também a participação de Professor Cursista, docentes que atuam em sala de aula, participante das formações mediadas pelo Professor Multiplicador.

• O objetivo deste programa é o aprimoramento de práticas pedagógicas e a formação colaborativa entre docentes como estratégia para a melhoria das aprendizagens dos 3,5 milhões de estudantes das 5,4 mil escolas estaduais de São Paulo.

• Para maiores informações, acesse o site: https://efape.educacao.sp.gov.br/multiplicaspprofessores/ e participe!

 

4. Assunto: Orientações sobre ATPC – Documento de Perguntas e Respostas Disponível!

• Ação: Lançamento do Documento “Perguntas e Respostas”, com compilação de respostas ao formulário de dúvidas sobre ATPC 2023.

• Formato: remoto, via link (também disponível na página do Centro de Mídias da Educação de São Paulo – CMSP. https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/Live_CMSPATPC_1semestre.pdf

• Status: em andamento.

• Público-alvo: Professores de Educação Básica I / Professores Educação Básica II / Professores do Ensino Fundamental e Médio.

• Mais informações: Está disponível no site do Centro de Mídias da Educação de São Paulo – CMSP o documento Perguntas e Respostas sobre a ATPC do 1º semestre de 2023. Nesse documento é possível consultar as perguntas frequentes sobre a ATPC e esclarecer algumas dúvidas.

5. Assunto: Programa Alfabetização Ambiental (PAA) – Programação 2023

• Ação: Programação 2023 do Programa Alfabetização Ambiental (PAA).

• Formato: remoto via CMSP (canal Desenvolvimento Profissional 1).

• Status: em andamento.

• Público-alvo: Professor Especialista de Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Professores Coordenadores, Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares.

• Mais informações:

• O Programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.

• Desde 2021, o PAA é transmitido via o Centro de Mídias, em seus Diálogos com a Rede de Ensino e ATPC, abordando as temáticas de (i) Conservação da Biodiversidade; (ii) Resíduos Sólidos; (iii) Mudanças Climáticas e, neste ano, introduzindo a temática de (iv) Recursos Hídricos, de maneira a incentivar a inserção de práticas pedagógicas socioambientais no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares e Diretorias Regionais de Ensino.

• Cronograma das lives, links abaixo:

 

 

Link: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=91847 

Link: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=92465

Link: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=94828

• PARTICIPE DAS LIVES! Aos professores que já acompanham e aos novos, compartilhamos o formulário de interação com a rede de ensino, onde os professores podem avaliar os conteúdos transmitidos e compartilhar suas experiências para serem destaque no programa. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmNg1SS3b8gFL9hdHG9BZzRgBhYrDKqORJki8a7GqkbxZXZw/viewform

6. Assunto: Curso – Educação Especial para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2023

• Ação: Seguem abertas as inscrições para o Curso Educação Especial para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2023.

• Formato: remoto via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da EFAPE. https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curso-da-educacao-especial-para-profissionais-daeducacao-1a-edicao-2023-seduc-e-sme/

• Status: em andamento.

• Público-alvo: Servidores de todos os quadros profissionais da Seduc-SP.

• Data: Inscrições abertas até 30 de junho de 2023, carga horária 75h.

• Mais informações:

• Acesse o regulamento no site da EFAPE: https://efape.educacao.sp.gov.br/

• É de suma importância o engajamento para que todos os profissionais da escola realizem o curso, sejam estes servidores do Quadro Magistério, do Quadro de Apoio Escolar e do Quadro da Secretaria da Educação. Pedimos o apoio de todos no compartilhamento das informações.

• O curso proporcionará, além dos conhecimentos sobre inclusão escolar, condições de trabalho no aprimoramento de práticas pedagógicas, desenvolvimento de atividades com estudantes da Educação Especial, além da possibilidade de conhecer as especificidades e atuar como agente transformador na perspectiva de uma Educação Inclusiva.

7. Assunto: Cursos – Currículo em Ação – Formação Básica (Gestão) – 1ª Edição/2023

• Ação: estão sendo ofertados cursos do Currículo em Ação – Formação Básica (Gestão) – 1ª Edição/2023.

• Formato: remoto via Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE. https://efape.educacao.sp.gov.br.

• Status: a ser realizado em breve.

• Público-alvo e Datas:

 

 • Mais informações:

• Dando continuidade aos cursos do Currículo em Ação, a EFAPE iniciará a oferta dos cursos da Formação Básica para Gestão. Atenção: o curso com carga horária de 30h será ofertado com o serviço de tutoria. Aproveite o suporte dado pelos tutores nos fóruns de discussão e ao longo do curso como um todo.

• Pedimos a colaboração de todos na divulgação dos referidos cursos. Por gentileza, compartilhem a notícia com suas equipes.

• Para mais informações, consulte o site da EFAPE em: https://efape.educacao.sp.gov.br

8. Assunto: Correção do Link – Pesquisa de Opinião – Modalidades e Atendimentos Educacionais

• Ação: Pesquisa de Opinião sobre a 1ª Live da Trilha de Modalidades e Atendimentos Educacionais – Educação com Qualidade e Equidade. • Formato: remoto via formulário (https://bit.ly/lives_modalidades).

• Status: em andamento.

• Público-alvo: professores, gestores e profissionais da educação.

• Data: prazo para respostas até 25/05/2023.

• Mais informações:

• A equipe técnica da EFAPE percebeu que o link enviado na edição anterior não estava funcionando corretamente. Segue novo link para a pesquisa de opinião: https://bit.ly/lives_modalidades.

• Conforme informado, a primeira live da trilha formativa Modalidades e Atendimentos Educacionais foi realizada com o tema Educação com Qualidade e Equidade no dia 28/04/2023. Com o intuito de aprimorar as próximas ações, a EFAPE disponibilizou uma pesquisa de opinião. Agradecemos a participação de todos.

9. Assunto: Concurso de Desenho do Consulado com a China

• Ação: seguem abertas as inscrições para o Concurso de Desenho do Consulado da China.

• Formato: a escola deve selecionar até cinco desenhos de cada grupo e encaminhar para a sua Diretoria de Ensino até o 15/06/2023.

• Status: em andamento.

• Público-alvo: estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio (contemplados, em ambos os casos, jornada parcial, integral e EJA) e em outras modalidades de ensino (como educação escolar indígena, programa de educação nas prisões etc.) da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo. Os estudantes serão divididos em três grupos:

• Grupo A: Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano);

• Grupo B: Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano);

• Grupo C: Ensino Médio (1ª a 3ª série).

• Data: entre os dias 17/04 e 15/06/2023, a escola deverá formar uma comissão multidisciplinar de professores para realizar a seleção dos trabalhos. Os desenhos deverão ser encaminhados para a Diretoria de Ensino – Núcleo Pedagógico até o dia 15/06/2023. O cronograma completo está disponível no regulamento do Concurso.

• Mais informações: Acesse o link para consultar o regulamento e demais informações: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9365

 

10. Assunto: Concurso de Música Vozes pela Igualdade de Gênero – 6ª Edição/2023 – Lançamento

• Ação: lançamento da 6ª edição do Concurso de Música Vozes Pela Igualdade de Gênero – Todo corpo tem voz “Nada sobre nós, sem nós”

• Formato: o evento de lançamento do concurso acontece na E. E. Profª Cecilia Rolemberg Porto Guelli, Jundiaí, dia 24/05, das 15h às 17h. A transmissão será realizada através do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), no Canal Gestão.

• Público-alvo: estudantes matriculados no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino.

• Data: dia 24/05/2023 – lançamento e abertura de inscrições para o concurso.

• Mais Informações:

• A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, institui o Concurso de Música Vozes Pela Igualdade de Gênero – 6ª edição/2023 com o tema Todo corpo tem voz “Nada sobre nós, sem nós”.

• Informações e regulamento serão disponibilizados a partir da data de lançamento do concurso (24/05), no endereço: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?alias=www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/cre&

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Educação Física para alunos matriculados no Ensino Médio no período noturno – 2023

Senhores Diretores

As aulas de educação física devem ser atribuídas como as demais aulas em expansão para alunos da 1ª e 3ª série do Novo Ensino Médio.

Segundo a Portaria CGRH nº 22, de 22-11-2022, que estabelece datas e procedimentos para o Processo de Atribuição Inicial de Classes e Aulas para o ano letivo de 2023, as turmas de Educação Física do período noturno somente ficarão disponíveis para a atribuição durante o ano, a depender da criação das turmas. Observamos que, nas escolas em que for possível atribuir as aulas de educação física em expansão podem proceder com a atribuição em expansão de acordo com a matriz cadastrada. 

Para as escolas em que for necessário a formação de turmas para atender alunos da 2ª série do Novo Ensino Médio, encaminhar expediente com Ofício solicitando a criação da turma com dia e horário que serão ofertadas as aulas, lista de alunos, para o Supervisor de sua Unidade.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Remessa à Secretaria da Fazenda – Junho/2023 

Solicitamos que todos os formulários de pagamento (Formulários 02, 03, 04, 05, 09, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 26, 29) sejam digitalizados e encaminhados para o e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>até às 12h00, do dia 29/05/2023.

Ressaltamos que os documentos e formulários encaminhados após o prazo estabelecido no cronograma de Junho (29/05/2023), serão encaminhados à Secretaria da Fazenda apenas na remessa de Julho/2023 para efeitos e correção de pagamento em Agosto/2023. Dessa forma, solicitamos que todas as Unidades Escolares encaminhem os formulários referentes às rejeições e correções de pagamento respeitando o prazo do cronograma de remessa.

O documento deve estar assinado e as digitalizações devem estar nítidas e salvas em formato de arquivo PDF. Atentar para que os documentos digitalizados não fiquem de cabeça para baixo, dificultando o manuseio através do sistema.

Cada arquivo deve ser salvo de forma separada, um para cada servidor e um por modelo de formulário. Por exemplo: Formulário 04 e Formulário 17 do professor Tibúrcio. Digitalizar um PDF para o Formulário 17 (frente e verso no mesmo arquivo) e outro PDF para o Formulário 04. Em casos de formulário e outros documentos, digitalizar e inserir em um único arquivo. Por exemplo: Formulário 12 e copias de demonstrativo. Encaminhar um único arquivo que contenha o formulário e os documentos auxiliares.

Cada arquivo salvo deverá ser nomeado com o tipo de formulário, seguido do nome completo do servidor sem acentos e sem abreviações. Por exemplo: Formulário 17 – TIBURCIO LOURENCO, Formulário 04 – TIBURCIO LOURENCO.

Lembramos as unidades escolares que todos os formulários recebidos, e a remessa a Secretaria da Fazenda, é inserida pela Diretoria de Ensino no sistema SEI, dessa forma, as orientações acima têm objetivo de facilitar o trabalho de todos, bem como adequá-lo ao sistema utilizado. Contamos com a compreensão e colaboração de toda equipe.

TODOS OS ANEXOS AQUI

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Adão José Lopes, Diretor da EE. Prof. Zita de Godoy Camargo – 24/05 (quarta-feira)

Atenciosamente,

Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira

Dirigente Regional de Ensino