COMUNICADO DERLIM DE 21.03.2025

COMUNICADO DERLIM DE 21.03.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Processo Seletivo Simplificado para Atuação no Projeto de Apoio à Tecnologia da Informação – PROATI – 2025
A Comissão Especial do Projeto de Apoio à Tecnologia – PROATI da Diretoria de Ensino – Região Limeira, com fundamento na Resolução da Secretaria do Estado da Educação – SEDUC nº 35/2025, torna pública a abertura de inscrições e a realização do processo seletivo simplificado de profissionais, em nível regional, para a atuação no Projeto de Apoio à Tecnologia – PROATI nas escolas da rede pública estadual desta Diretoria de Ensino, mediante as condições estabelecidas neste edital, anexo I.
2. Assunto: Material OT Expansão Noturno
Encaminhamos o material da OT Expansão Noturno, realizada 21/03/2025: https://drive.google.com/drive/folders/1WiXp8N82qOqb0GgesK0S0tcKEx9lsROe.
Enviar o formulário do Plano de Ação “Semana D”, até o dia 25.03.2025https://forms.gle/QAoDHAiVzKNpPU8a9, conforme alinhamento em reunião.
Comissão responsável pela Expansão Noturno
3. Assunto: Aluno Monitor – Início da Monitoria
Prezados(as),
Gostaríamos de compartilhar informações importantes sobre a 2ª chamada de aprovação de Alunos Monitores, o processo bancário e demais atualizações do programa.
 2ª Chamada de Aprovação de Alunos Monitores
  • A aprovação ou troca de monitores pode ser feita até 31 de outubro, conforme edital.
  • A troca é permitida apenas para estudantes previamente inscritos na lista de pré-aprovados; novas inscrições não são aceitas.
  • Estudantes que tiveram a bolsa cancelada, seja por decisão própria ou da escola, não podem ser aprovados.
  • As aprovações seguem liberadas até o preenchimento total das vagas disponíveis.
 Alocação de Monitorados
  • Estamos implementando uma melhoria na SED para escolas de pequeno porte: caso não atinjam o número mínimo de monitorados exigido pelo edital (10 ou 20), poderão alocar uma quantidade menor.
  • A vinculação dos monitorados pode ser editada a qualquer momento. Ou seja, se a escola decidir trocar um monitorado por motivos pedagógicos, basta realizar a alteração na SED.
 Início das atividades dos monitores
  • Os Alunos Monitores já podem iniciar seus horários de monitoria.
  • O coordenador deve orientá-los sobre suas responsabilidades iniciais.
  • Em maio, será disponibilizada uma formação on-line para os Alunos Monitores. Aguardem informações!
 Relatório Mensal
  • O relatório será disponibilizado pela SED, em um modelo padrão.
O primeiro relatório será liberado em abril, enviaremos orientações em breve.
  • O preenchimento do relatório é obrigatório para o pagamento da bolsa.
  • Importante: Sem monitorados alocados, não será possível responder ao relatório.
 Abertura de Contas no Banco do Brasil
  • A SEDUC está providenciando a abertura de contas bancárias específicas para os monitores.
  • Esse processo envolve trâmites burocráticos e pode levar algumas semanas, mas está em fase final de ajustes junto ao Banco do Brasil.
  • Atenção: Nenhum aluno ou responsável deve se dirigir ao banco antes de receber nossa orientação oficial.
  • Orientações detalhadas serão enviadas em abril.
Agradecemos a colaboração de todos e manteremos vocês informados sobre novos desdobramentos.
 
4. Assunto: Esclarecimento das atuações do Psicólogo Escolar do Programa Psicólogos na Escola
Por meio deste, esclarecemos as distinções entre as funções do psicólogo escolar e o atendimento psicológico clínico.
O Psicólogo Escolar tem como principal objetivo atuar na coletividade, promovendo o bem-estar de toda a comunidade escolar — estudantes, professores, famílias e equipe de apoio. Suas ações estão pautadas em estratégias de suporte coletivo, mediação de conflitos, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e melhorias nos processos de escolarização.
Realiza intervenções eventuais e direcionadas. Nessas situações, o foco está em acolher emergências, orientar e, quando necessário, encaminhar o estudante ou qualquer membro da comunidade escolar para a rede protetiva, caso seja identificado um contexto de vulnerabilidade ou a necessidade de acompanhamento especializado.
O Psicólogo Clínico – realiza o atendimento psicológico clínico, que é individualizado, com foco na abordagem psicoterapêutica e de acompanhamento psíquico. Ressaltamos que o Termo de Referência do programa não prevê, em hipótese alguma, a realização de atendimentos clínicos individualizados. Essa prática desvirtua a finalidade contratada, que é voltada para o desenvolvimento estratégico e coletivo da comunidade escolar.
Assim, cabe a toda comunidade escolar que trabalha com o Programa Psicólogos na Escola apoiar e direcionar os psicólogos a trabalharem no campo escolar, garantindo uma atuação ética e que seja pautada em referenciais teóricos e práticos da psicologia escolar, não permitindo atuações individualizadas que possam ter um caráter da atuação do psicólogo clínico.
O psicólogo escolar deve preservar o princípio da coletividade em todas as suas intervenções, promovendo ações que beneficiem a comunidade como um todo e garantindo o encaminhamento adequado para aqueles que necessitam de atendimento clínico, respeitando o escopo do programa e suas diretrizes.
Subsecretaria /Conviva / CGRH
5. Assunto: Informações – Programa Sala de Leitura
1. Projeto Mediação e Linguagem – 1º Semestre de 2025 Prezados (as), A Equipe do Programa Sala de Leitura propôs para o 1º semestre de 2025 o desenvolvimento de um curtametragem com o tema “Se apaixone por uma obra em um minuto”. Este projeto visa inspirar a criatividade dos alunos, incentivando-os a se apaixonarem por uma obra literária em um curto período e a criarem suas próprias versões dessa obra. O objetivo é avaliar a criatividade e a livre expressão dos estudantes, permitindo que se envolvam com a literatura de forma prática e inovadora. O projeto será desenvolvido com base na leitura de uma obra do acervo escolar, e os alunos deverão criar uma adaptação dessa obra para o formato de curta-metragem. A proposta será dividida em quatro categorias, englobando as três etapas de ensino:
• Anos Iniciais
• Anos Finais
• Ensino Médio
• Centro de Estudos de Língua (CEL)
Cada categoria terá suas produções avaliadas de acordo com critérios específicos, respeitando as faixas etárias e características de cada grupo de estudantes.
Encaminhamento das Produções:
A Unidade Escolar será responsável por selecionar as melhores produções de cada etapa de ensino e enviá-las para a Diretoria de Ensino até o dia 23/05.
Critérios e Detalhes: Todos os critérios e detalhes sobre o desenvolvimento e avaliação das produções estarão descritos no regulamento do projeto, no link abaixo: Regulamento: https://docs.google.com/document/d/1oTFMTUeS2MEMxMgcBN4Wb9ffEeWMPm5O/edit?usp=sharing&ouid=106822487908995631077&rtpof=true&sd=true
Contamos com a participação e empenho de todos para tornar o projeto uma experiência enriquecedora e criativa para os alunos
 
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Material do Encontro Formativo “Dia D – Recomposição das Aprendizagens”
Encaminhamos o material utilizado no encontro formativo “Dia D – Recomposição das Aprendizagens”, realizado em 21/03/2025. Para acessá-lo, clique no link: https://drive.google.com/drive/folders/1aI4nyjg908JPaFZUwpRY_BS1lj47V3IX?usp=sharing
2. Assunto: Curso Ame sua Mente
Informamos que estão abertas as inscrições para mais uma edição da Formação Ame Sua Mente na Escola, parceria EFAPE e Conviva SP.
A inscrição deve ser realizada pelo link: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curso-amesua-mente-na-escola-1-a-edicao-2025/ A formação tem como público-alvo os servidores da SEDUC-SP que fizerem parte do Quadro de Apoio Escolar (QAE), Quadro da Secretaria da Educação (QSE) e integrantes do Quadro do Magistério (QM), incluindo todos os servidores afastados em Órgão Central, a saber:
1. Coordenador de Equipe Curricular;
2. Coordenador de Gestão Pedagógica Geral;
3. Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento;
4. Coordenador de Gestão Pedagógica;
5. Vice-diretor/Vice-diretor Escolar;
6. Diretor de Escola/ Escolar;
7. Dirigente Regional de Ensino;
8. Professor Especialista em Currículo;
9. Professor Orientador de Convivência;
10. Professor afastado em Órgão Central;
11. Supervisor de Ensino/ Educacional.
Ressaltamos que a certificação no curso permite a evolução de carreira dos servidores efetivos.
3. Assunto: Série de Lives sobre Itinerários Formativos de Áreas do Conhecimento e parte diversificada
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / COPED – 2025 – Nº 67
A partir da próxima semana, serão realizadas lives orientativas para os professores dos componentes dos Itinerários Formativos de Área do Conhecimento e da parte diversificada do currículo.
As transmissões ocorrerão pelos canais do CMSP e abordarão as estratégias pedagógicas que estão sendo trabalhadas nesses componentes no material digital. A série de lives terá início na próxima segunda-feira, com o seguinte cronograma:
24 de março de 2025 – Preparando Jogos de Empresa de Empreendedorismo (2ª série do Ensino Médio)
25 de março de 2025 – Projeto de Vida nos Anos Finais e no Ensino Médio
 27 de março de 2025 – O Componente de Liderança
É fundamental que os professores desses componentes acompanhem as lives ao vivo ou acessem posteriormente pelo repositório.
COPED
 
 
4. Assunto: Planejamento de Aula (ATPC) de Robótica durante semanas 31/03 a 11/04 – PEI 9h
Informamos que, em alinhamento entre COPED/CEIN e Gestão EFAPE, o cronograma do Planejamento de Aulas do 1º Bimestre, exclusivamente das aulas de Robótica, será mantido. Assim, serão ofertadas as pautas formativas da S8 e S9 (entre 31/03 e 11/04).
A veiculação nessas semanas visa fornecer formação continuada para apoiar os docentes neste fim de bimestre. Na semana S8 (31/03 a 04/04), veiculamos a ATPC com orientações sobre avaliação e composição de notas dos estudantes. Já na S9 (07 a 11/04), veiculamos orientações para as últimas aulas do bimestre do 8º e 9º ano. Com isso, esperamos dar maior apoio e segurança aos docentes para o planejamento, preparação e realização das aulas de Robótica.
Reforçamos que este comunicado é válido somente para as escolas do Programa de Ensino Integral de 9 horas. COPED/CEIN – Time de Plataformas – Grupo de Trabalho de Tecnologia (Robótica)
SUBSECRETARIA/COPED
5. Assunto: 2º lote dos kits de Robótica – Orientações de ajustes nas aulas e de recebimento – PEI 9h
Este informativo contém orientações importantes e complementares às informações publicadas no boletim da Subsecretaria, divulgado em 20/12/2024, onde foi comunicado sobre a aquisição de novos kits de robótica, os quais seriam distribuídos em 2 lotes.
Este comunicado refere-se à entrega do segundo lote do kit de Robótica, que inclui as maletas, sensores e componentes adicionais, às escolas do Programa de Ensino Integral de 9 horas, as PEI 9h. As entregas vão acontecer entre os dias 24/03 e 27/04, ultrapassando o prazo inicial previsto para a entrega no momento da aquisição. Com isso, identificamos que algumas escolas deverão adaptar o escopo sequência, em alguns cenários, enquanto o Lote 2 não for entregue.
Por isso, solicitamos a leitura das informações abaixo com atenção e o desdobramento desta comunicação em ações conforme abaixo:
Diretores, Vices, GOE e AOE das Unidades Escolares:
● É extremamente importante que as escolas façam a conferência correta do conteúdo e quantidades no momento do recebimento do lote 2, bem como realizem a assinatura e usem o carimbo da escola no comprovante. Para tal, seguem algumas orientações aqui https://drive.google.com/file/d/1l1al45eAmz7mDrM1zKO75MIcvfzDrdfX/view?usp=sharing e relembre outras orientações divulgadas em dezembro/2024 aqui. https://docs.google.com/document/d/1YstosBINWF390Yi9skBePnaCm-kxEhMT/edit?usp=drive_link&ouid=106715815064760610324&rtpof=true&sd=true
 ● Diretores: determinem um responsável na escola pela verificação do funcionamento dos componentes e acionem a garantia, caso necessário. As orientações para verificação do funcionamento estão em um manual, conforme link acima enviado em dezembro 2024, bem como o endereço de e-mail e as informações necessárias para acionamento da garantia.
Coordenadores e Docentes:
● Identificamos que algumas escolas podem ter que adaptar suas aulas ou modificar a sequência delas enquanto o Lote 2 não for entregue. Contudo, reforçamos que nem todas as escolas serão impactadas:
○ Escolas que estão com aulas de robótica desde 2024 já possuem kits completos. Logo, não precisarão fazer todas as adaptações, e sim ter um cuidado para aulas que vão precisar dos sensores e Shield não chocarem entre si, garantindo que tenham componentes suficientes para a realização da aula.
○ Além disso, CIEBP e DE podem emprestar o kit completo ou apenas alguns componentes, a depender da necessidade, diminuindo a necessidade de adaptação das escolas. Peça apoio ao seu PEC Desenvolvimento Curricular de Tecnologia para fazer a intermediação.
● Menos de 10% da base das escolas de PEI 9 horas serão impactadas. Para tais, caso os componentes complementares não cheguem a tempo das aulas que as usam, utilize as orientações deste anexo. É necessário estudar e montar seu plano de ação com antecedência, seja:
○ Adotando momentos de nivelamento previstos no calendário de robótica;
○ Invertendo a ordem de aulas propostas pelo escopo-sequência; ou
○ Substituindo aulas por outras possíveis de serem feitas sem o kit completo (mapeamos esta opção apenas para o 9º ano), conforme documento acima.
Em caso de dúvidas, busque seu (sua) PEC Desenvolvimento Curricular de Tecnologia. Ele (a) foi orientado (a) sobre essas alterações para casos extremamente pontuais.
Ademais, informamos que o CEIN possui um repositório de documentos no Google Drive, onde consta uma relação da divisão de itens por lote, suas quantidades e quais UEs receberão os kits (link abaixo). https://drive.google.com/drive/folders/1UxGImxhcMCxpbnLrttwJDnoujfmLCeqj?usp=sharing
Nesta pasta, acrescentamos ainda a planilha de acompanhamento das entregas do Lote 2, a qual será atualizada semanalmente pelo fornecedor responsável pela entrega dos kits. Acreditamos que o acompanhamento desta planilha apoiará a escola na decisão entre os planos de ação mencionados acima. https://docs.google.com/spreadsheets/d/17-DSC5_4lnn15iOB3vknilTR2u7tXKHZ/edit?usp=sharing&ouid=103221385815319091445&rtpof=true&sd=true
COPED/CEIN – Time de Plataformas – Frente SPTEC
6. Assunto: Informações – Programa Sala de Leitura
1. Projeto Mediação e Linguagem – 1º Semestre de 2025 Prezados (as), A Equipe do Programa Sala de Leitura propôs para o 1º semestre de 2025 o desenvolvimento de um curtametragem com o tema “Se apaixone por uma obra em um minuto”. Este projeto visa inspirar a criatividade dos alunos, incentivando-os a se apaixonarem por uma obra literária em um curto período e a criarem suas próprias versões dessa obra. O objetivo é avaliar a criatividade e a livre expressão dos estudantes, permitindo que se envolvam com a literatura de forma prática e inovadora. O projeto será desenvolvido com base na leitura de uma obra do acervo escolar, e os alunos deverão criar uma adaptação dessa obra para o formato de curta-metragem. A proposta será dividida em quatro categorias, englobando as três etapas de ensino:
• Anos Iniciais
• Anos Finais
• Ensino Médio
• Centro de Estudos de Língua (CEL)
Cada categoria terá suas produções avaliadas de acordo com critérios específicos, respeitando as faixas etárias e características de cada grupo de estudantes.
Encaminhamento das Produções:
A Unidade Escolar será responsável por selecionar as melhores produções de cada etapa de ensino e enviá-las para a Diretoria de Ensino até o dia 23/05. Critérios e Detalhes: Todos os critérios e detalhes sobre o desenvolvimento e avaliação das produções estarão descritos no regulamento do projeto, no link abaixo: Regulamento: https://docs.google.com/document/d/1oTFMTUeS2MEMxMgcBN4Wb9ffEeWMPm5O/edit?usp=sharing&ouid=106822487908995631077&rtpof=true&sd=true
Contamos com a participação e empenho de todos para tornar o projeto uma experiência enriquecedora e criativa para os alunos.
2. Caderno de Organização – Programa Sala de Leitura
A equipe do Programa Sala de Leitura está disponibilizando, nesta semana, o “Caderno de Organização da Sala de Leitura”. Esse material orienta sobre cuidados essenciais para a construção de um ambiente acolhedor, agradável, prazeroso e, ao mesmo tempo, propício aos estudos.
As Salas de Leitura são organizadas para se integrarem a todos os espaços de aprendizagem da escola, contribuindo para o desenvolvimento do currículo escolar e proporcionando locais de convivência, troca de experiências, debates, interação e leitura. Elas funcionam como espaços de recursos educativos, integrados ao processo de ensino e aprendizagem.
Acesse o Caderno de Organização pelo link:
7. Assunto: Língua Inglesa- Orientações para avaliação e plataforma SPeak
A partir do uso da plataforma SPeak como parte da jornada pedagógica do estudante nas aulas de língua inglesa do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, reunimos algumas orientações sobre a avaliação do componente.
A avaliação deve ser compreendida como um processo inerente às práticas de sala de aula e cabe ao docente decidir como e quando seus estudantes devem ser avaliados – de acordo com seu planejamento e objetivos para com a turma.
Contudo, com a implementação da plataforma SPeak na rede desde 2024, é de suma importância que o engajamento e a performance do estudante na plataforma componham a avaliação do estudante ao longo do bimestre, sendo esses aspectos somados a outras práticas avaliativas que o docente julgar necessário.
Construindo uma trilha individual de aprendizagem, a plataforma Speak objetiva, dentre outros aspectos, atender aos diferentes ritmos de aprendizagem dos estudantes em relação ao idioma. Nesse sentido, a fim de garantir a progressão dessa aprendizagem individual, estabeleceu-se uma quantidade mínima de lições que todo estudante deve completar no bimestre, sendo:
– 7º ano: 3 lições por bimestre
– 8º ano a 3ª série do EM: 6 lições por bimestre
Recomendamos que essa quantidade mínima de lições seja considerada na avaliação do estudante dentro da Plataforma SPeak.
8. Assunto: Educação Financeira – Programa Aprender Valor 2025 – Plataforma de formação
O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (BCB) que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira em estudantes de escolas de ensino fundamental. O Programa oferece cursos on-line gratuitos com o objetivo de preparar sua aplicação do nas escolas, podendo ajudar, inclusive, a lidar melhor com as finanças pessoais. Os cursos estão hospedados na Escola Virtual.Gov (EV.G) e contam com certificados emitidos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Os cursos oferecidos a quem aderir ao programa são:
Formação de Gestores Escolares do Programa Aprender Valor
Objetivo: preparar gestores educacionais (diretores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos de secretarias de educação) para a implementação de projetos escolares com Educação Financeira integrada, no âmbito do programa Aprender Valor, do Banco Central do Brasil. Carga Horária: 40h.
Formação de Professores do Programa Aprender Valor
Objetivo: preparar professores para a execução, em sala de aula, de projetos escolares com Educação Financeira integrada, no âmbito do programa Aprender Valor, do Banco Central do Brasil. Carga Horária: 40h.
Educação Financeira Pessoal
Objetivo: preparar qualquer pessoa a lidar melhor com seu dinheiro, por meio do tripé de educação financeira “PLA-POU-CRÉ”: PLAnejar o uso do dinheiro, POUpar ativamente e usar o CRÉdito de forma responsável. Carga Horária: 40h.
Saiba como realizar a adesão pelo link:
9. Assunto: Minicurso de Física de Partículas para estudantes de Ensino Médio
A ideia de que tudo que vemos é composto pelas mesmas partes fundamentais existe há muitos séculos. Ao longo do tempo, porém, o que sabemos sobre estas partes fundamentais foi modificado e, hoje, está combinado em uma descrição bastante complexa, chamada de modelo padrão da física de partículas. Esse é o tema do próximo minicurso para estudantes do Ensino Médio do ICTP-SAIFR, que será ministrado pela física Ana Mizher, professora assistente na Universidade Cidade de São Paulo e professora colaboradora no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp.
As aulas acontecem aos sábados, de 22 de março a 5 de abril, das 10h às 13h, no auditório do IFT-Unesp, na cidade de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário online. Haverá emissão de certificados.
O minicurso é introdutório e apresentará as partículas fundamentais que compõem o modelo padrão, além de explicar de maneira acessível como elas se juntam para formar toda a matéria que conhecemos, desde o princípio do universo.
Data: 22 de março a 5 de abril de 2025 (sábados)
Horário: das 10h às 13h
Local: IFT-Unesp (Rua Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II – Barra Funda – São Paulo/SP), com transmissão ao vivo pelo YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLg0_ydgtbHGFCp8wNfYbwXVZso4-58kBj)
Valor: gratuito Realização: ICTP-SAIFR
10. Assunto: Projeto ENA PROFMAT 2025/2026
O IFMG campus Betim, em parceria com o IFPE campus Cabo de Santo Agostinho, está ofertando 670 vagas para o Projeto ENA PROFMAT 2025/2026.
O objetivo do Projeto ENA é capacitar professores para o Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), cujo ingresso é muito concorrido, pois é totalmente gratuito, organizado pela SBM, e conta com bolsas de estudos da CAPES no valor de R$ 2100,00 mensais.
O Projeto ENA vem obtendo excelentes resultados, pois contribuiu na aprovação de 14 professores em 2021, de 31 professores em 2022, 55 em 2023, e em 2024, até o momento, 132 professores de matemática.
O curso tem 240h, sendo realizado de forma síncrona e assíncrona.
Acesse o site do IFMG-Campus Betim para maiores informações do projeto. https://www2.ifmg.edu.br/betim/extensao/ena-profmat/ena-profmat-2025-2026
As inscrições foram reabertas e poderão ser realizadas de 14/03/2025 a 02/04/2025.
Segue abaixo o link para realizar sua inscrição. https://www.ifmg.edu.br/betim/extensao/ena-profmat/ena-profmat-2025-2026
11. Assunto: Alteração da Data do Dia D da Recomposição das Aprendizagens
Considerando os feedbacks que recebemos da rede em relação ao tempo curto para formação e análise dos dados para a realização do Dia D da Recomposição das Aprendizagens com qualidade, decidimos alterar a data da iniciativa dos dias 26, 27 e 28 de março para 14 a 17 de abril, após a Prova Paulista.
Para apoiar as Diretorias de Ensino e as escolas, a nova proposta de organização é a seguinte:
20/03: os resultados do Simulado SAEB já estão disponíveis na plataforma para escolas, PECs, CECs, dirigentes e supervisores
24 a 28/03: semana focada na análise dos resultados pelas Diretorias de Ensino e pelos gestores escolares e professores. Para apoiar a rede nesse processo, vamos disponibilizar documentos mais detalhados que simplificarão a análise, identificando habilidades mais desafiadoras e a relação delas com os recursos pedagógicos disponibilizados pela SEDUC (por exemplo, materiais do Currículo em Ação e SP em Ação)
31/03 a 11/04: construção do plano de recomposição das aprendizagens nas escolas, feito pelos gestores e professores de OE – SP em Ação, Língua Portuguesa e Matemática.
14 a 17/04: realização do Dia D da Recomposição das Aprendizagens, com foco em apresentar os resultados para os estudantes do 9º ano e 3ª série, destacar os principais pontos de atenção e engajar os alunos no avanço de suas aprendizagens
12. Assunto: XIII Concurso de Redação do Hospital de Amor
• Público-alvo: Unidades Escolares, Diretorias de Ensino
• Datas: Período para produção das redações: 17 de março a 16 de maio
• Informações: O XIII Concurso de Redação é direcionado para estudantes da rede pública estadual de ensino nas categorias Anos Finais do Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série). A edição de 2025 do concurso tem como tema “Vacina contra o HPV: a prevenção do câncer pode estar no seu braço”. Mais informações disponíveis no site do Hospital de Amor https://iep.hospitaldeamor.com.br/projetos/concurso-de-redacao/. Em caso de dúvidas envie a sua mensagem para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
13. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ª Edição 2025: Início das formações para Professor Cursista
• Público-alvo: Todos os professores cursistas que se inscreveram no Programa Multiplica SP #Professores 2025
• Datas: A partir de 24/03/2025
• Informações: As formações serão realizadas pelo Microsoft Teams, para acessar sugerimos o seguinte passo a passo:
O participante abra o navegador Microsoft Edge.
Clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione Nova Janela InPrivate.
Na barra de pesquisa, digite Office 365.
Clique em Entrar e insira seu e-mail institucional.
Ao acessar a plataforma, clique nos nove pontinhos (menu de aplicativos) e selecione o ícone do Teams e entre com o seu e-mail @professor.educacao.sp.gov.br.
Atenção: As comunicações oficiais do programa serão realizadas exclusivamente por meio do e-mail institucional utilizado pelo programa. Para apoiar os participantes, será disponibilizado um Guia de Bolso do Programa Multiplica, reunindo todas as informações essenciais.
 
14. Assunto: Efetivação da matrícula na especialização ofertada pela SEDUC SP em parceria com o Instituto Ânima
• Público-alvo: Selecionados para o curso de especialização ofertado pela EFAPE em parceria com o Instituto Ânima
• Datas: até 27/03
• Informações: Se você recebeu um e-mail informando sua seleção para o curso de especialização ofertado pela EFAPE em parceria com o Instituto Ânima, chegou o momento de efetivar a sua matrícula na especialização para a qual se inscreveu.
Para garantir sua vaga na pós-graduação, é fundamental assinar o Termo de Ingresso. Caso contrário, a sua vaga será redirecionada para outro candidato. Essa especialização, totalmente gratuita, é exclusiva para professores e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino. Ao ingressar, você terá a oportunidade de se tornar especialista na temática escolhida, com acesso a aulas síncronas semanais e conteúdos assíncronos, todos alinhados à sua realidade profissional. Além disso, o título de especialista pode contribuir para a sua evolução funcional.
Mais de 28 mil profissionais já demonstraram interesse nesta formação. Não perca esta chance!
Após assinar o Termo de Ingresso, reveja a Aula Inaugural, com o tema “Aprendizagem e Neurociência: O que o cérebro nos ensina sobre gestão do tempo”. O evento aconteceu em 06 de março e estabeleceu o início da jornada acadêmica. É fundamental que você assista a essa aula, a partir dela você se conectará com o curso, com os professores e com a metodologia de ensino. Acesse a gravação em: https://www.youtube.com/live/sHg5scnuSlA?si=qpeTnaOZYYb5bK4v.
Tem dúvidas? Você pode tirá-las entrando em contato com o Instituto Ânima através do Plantão de assinatura. Esse momento ocorre regularmente toda segunda-feira e toda quinta-feira, até 27 de março. Em ambos os dias são dois horários de atendimento, das 10h às 12h e das 17h às 18h. Links de acesso plantão de assinatura:
Para outras questões, entre em contato através dos seguintes canais de atendimento do Instituto Ânima: E-mail: pos_graduacao@institutoanimaeducacao.org.br
15. Assunto: Envio de Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – Orientações sobre o Demonstrativo de Imposto de Renda 2025
• Público-alvo: Profissionais da educação que atuaram nos programas Multiplica SP e REDASP e professores que realizaram revisões em materiais pedagógicos junto a EFAPE;
• Datas: gradualmente, até o final de março;
• Informações: Em complemento ao demonstrativo disponível no app sou.sp.gov.br, estão sendo enviados por e-mail os comprovantes de rendimentos relativos aos pagamentos efetuados como depósito em conta corrente ao longo de 2024 pela EFAPE.
 
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Lançamento de NCom 
Prezados Senhores
Informamos que foram detectados lançamentos indevidos de NCom . Reforçamos que os critérios para o lançamento do NCom permanecem os mesmos, ou seja, deve ser registrado apenas após 15 dias letivos consecutivos de ausência, conforme estabelecido pela Resolução SE 25/2023.
Adicionalmente, seguindo as orientações da Busca Ativa, destacamos que, após o 3º dia de falta consecutiva, a unidade escolar deve iniciar imediatamente a busca ativa do aluno. Isso se deve ao fato de que, após 3 dias consecutivos de ausência, o aluno já se encontra no grupo de risco de evasão escolar.
Estamos apurando possíveis irregularidades nos lançamentos realizados. Caso as suspeitas se confirmem, as unidades escolares deverão prestar esclarecimentos sobre as baixas indevidas.
Contamos com a colaboração de todos para a correta aplicação dos procedimentos.
Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Software URÂNIA+
Comunicado CITEM/DETEC/CIEQ– n° 07, de 19 de março de 2025 –
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / CITEM – 2025 – Nº 70
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informa que adquiriu o software URÂNIA+, que é uma solução inovadora, desenvolvida pela empresa Geha Sistemas Especialistas, com a finalidade de facilitar a criação de horários escolares de forma inteligente, rápida e precisa.
O software será distribuído gratuitamente para todas as escolas regulares e ativas da rede estadual. Desta forma, as escolas que adquiriram anteriormente o URÂNIA ou qualquer outro software para este fim utilizando recursos próprios não precisam mais renovar os seus contratos, economizando custos. O software URÂNIA será disponibilizado em sua versão web, que dispensa qualquer tipo de instalação local, e oferece diversos benefícios para a gestão escolar, incluindo:
• Otimização do processo: reduz significativamente o tempo necessário para a geração do horário escolar e confere maior precisão aos resultados, evitando erros e conflitos nas alocações de aulas.
• Organização eficiente: Permite a elaboração de horários que respeitam a disponibilidade dos professores e a carga horária das disciplinas, reduzindo o número de janelas na grade e facilitando a realização de atividades extracurriculares e projetos especiais.
• Facilidade de uso: Simplifica a rotina escolar ao gerar horários de forma rápida, respeitando as preferências de cada professor e eventuais restrições, priorizando o melhor rendimento das atividades escolares.
Visando à preparação dos usuários, serão disponibilizados treinamentos em forma de videoaulas na plataforma Youtube, que poderão ser acessados a qualquer momento pelas escolas. Além disso, serão realizadas rodadas de encontros online com a empresa fornecedora, para que as escolas possam esclarecer suas dúvidas e se aprofundar no uso da ferramenta. A seguir, fornecemos instruções e orientações básicas para que as escolas possam assistir aos treinamentos e acessar a plataforma.
Estamos confiantes de que a implementação do URÂNIA contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade do ensino e da gestão escolar em nossa rede. Contamos com a colaboração de todos para a adoção e utilização eficaz deste novo recurso.
ORIENTAÇÕES PARA ACESSO AOS TREINAMENTOS ONLINE DO URÂNIA
A GEHA disponibiliza em seu Canal do Youtube https://www.youtube.com/playlist?list=PLdSexxL5d9RlqdJjVVFDT6xe_Z5V0so_c vídeos tutoriais com orientações de uso do URÂNIA+. Ao todo, são 5 vídeos que ensinam desde como iniciar o cadastramento dos dados básicos até como fazer a otimização da grade utilizando recursos avançados do sistema.
O Canal do URÂNIA e seus vídeos podem ser acessados pela central de ajuda, que fica dentro do sistema ou diretamente pelo link disponível aqui. https://www.youtube.com/playlist?list=PLdSexxL5d9RlqdJjVVFDT6xe_Z5V0so_c
ORIENTAÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO À PLATAFORMA URÂNIA
O URÂNIA+ é uma plataforma web e seu acesso se dará via login e senha no site urania.com.br.
As instituições de ensino receberão, no e-mail administrativo, o login e a senha temporária para realização do primeiro acesso ao URÂNIA+.
Após realizado o login, o sistema solicitará automaticamente o cadastro da senha permanente, que deverá ser usada nos próximos acessos.
Atenção: Caso sua instituição não receba o e-mail com os dados, basta acessar a página urania.com.br, clicar na opção “Esqueci minha senha” e inserir o e-mail institucional da unidade. Caso o e-mail esteja cadastrado no banco de dados do URÂNIA, em poucos minutos uma mensagem com as orientações de acesso serão enviadas para o endereço eletrônico informado.
INTEGRAÇÃO ENTRE SED E URÂNIA
Foi criado um processo automatizado para que você possa importar os dados de Turmas, Disciplinas e Professores da SED para o Urânia. As orientações para isso estão neste link: Tutorial Para Importação De Informações Da Sed Para O Urânia https://docs.google.com/presentation/d/1_33heF9ywuDYgcqfScaScIdAcNn4qIvo/edit?usp=drive_link&ouid=113051544597960238301&rtpof=true&sd=true
Além disso, a lista de escolas que receberão as licenças, bem como outros documentos e orientações relevantes, pode ser consultada no link abaixo. Esse material será atualizado conforme necessário.
Link para o Drive: Materiais compartilhados com as escolas https://drive.google.com/drive/folders/1qKic0OQsLwItpNtuLdx0IPWDPhFw54ry?usp=sharing
Agradecemos a colaboração e comprometimento de todos
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração – NAD
Fone: 3404-2942 (Tatiana) – delimnad@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Remanejamento
A EE Irmã Maria Gertrudes C. Rebello possui 69 conjuntos de alunos do modelo antigo para remanejar. Os interessados podem entrar em contato com a Érika pelo e-mail da escola ou nos telefones 3451-0789/3451-6755.
A EE Jamil Abrahão Saad necessita de duas lousas brancas. Quem puder remanejar, favor entrar em contato com a Claire no e-mail da escola ou pelos telefones 19-3546-2633 – 3546-2854. Não esqueçam de enviar a guia de remanejamento assinada.
 
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Extinção Contratual – Docente  
Retransmitimos as orientações do Centro de Ingresso e Movimentação – CEMOV, encaminhadas através do COMUNICADO CEMOV DE 20/03/2025:
Prezada Diretoria de Ensino,
Visando esclarecer as informações e procedimentos em relação à extinção contratual dos docentes contratados por tempo determinado, conforme a Lei Complementar nº 1093/09, a Coordenadoria de Gestão e Recursos Humanos – CGRH, por meio do Centro de Ingresso e Movimentação – CEMOV, orienta e esclarece que:
1 – Docentes com contrato ativo e/ou interrompido que não estejam classificados nos Processos Seletivos Simplificados vigentes ou não sejam remanescentes do concurso de Professor de Ensino Fundamental e Médio/2023, devem ter o contrato que se encontra ativo e/ou interrompido, extinto pela Unidade Escolar e, consequentemente, deferido pela Diretoria de Ensino.
2 – Conforme o disposto no artigo 3º e parágrafos 2º, 3º e 4º da Resolução SEDUC nº 64, de 12 de setembro de 2024, consideram-se remanescentes do concurso:
I – Os candidatos aprovados no concurso público vigente que, por conta da sua classificação, não foram convocados à sessão de escolha para o provimento ou preenchimento de vagas;
II – Os candidatos que tenham sido convocados, compareceram à sessão de escolha, entretanto, na sua vez de escolher, todas as vagas de sua(s) jornada(s) de opção foram esgotadas;
III – Ao candidato que escolheu a vaga e não ingressou no cargo ou deixou de comparecer à sessão de escolha na data, horário e local estabelecidos na convocação, por quaisquer motivos ou ainda que tenha desistido da escolha, não se aplica os dispostos acima descritos, sendo considerado desclassificado do certame vigente.
3 – Docentes ingressantes do concurso de Professor de Ensino Fundamental e Médio/2023, em nenhuma hipótese, são considerados remanescentes do concurso.
4 – Orientamos que os professores, na situação descrita no item 1 deste comunicado, não podem ministrar aulas em caráter eventual.
Mediante o comunicado CEMOV acima, orientamos que verifiquem a situação dos servidores vinculados a sua unidade escolar e, observando que o servidor se enquadre nos casos descritos, procedam com a abertura de processo de extinção contratual junto ao supervisor da unidade escolar, seguindo as orientações passadas pela Comissão de Atribuição de Aulas através do COMUNICADO DERLIM e disponibilizada através do COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 07.03.2025 (Assunto: Manual de Orientações e Procedimentos de Atribuição de Classes e Aulas Durante o Ano de 2025), item Gestão de Contratos: Resolução SEDUC 2-2024 e orientações da Comissão de Atribuição.
2. Assunto: Erro Carga Horária maior que 220 horas
Encaminhamos as informações do DEAPE referentes ao Erro Carga Horária maior que 220 horas:
Segue anexo II planilha contendo registros de servidores que, no exercício de 2024, contabilizou, indevidamente, mais de 220 horas mensal de carga horária.
Solicitamos que cada Unidade Escolar filtre, na referida planilha, os servidores de sua jurisdição e analise minuciosamente a situação de cada um deles, corrigindo onde couber com urgência.
O prazo para conferência e correção será apenas até as 17:00 horas (dezessete horas) do dia 31/03/2025, pois os dados serão congelados para fins de cálculo da Bonificação por Resultados de 2024.
No anexo III, encaminhamos material orientador disponibilizado pela Seduc para auxílio na conferência das incorreções.

TODOS OS ANEXOS AQUI

CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Gisele Davoli Rodrigues, Diretora da EE. Pedro Raphael da Rocha – 22/03 (sábado)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino