COMUNICADO DERLIM DE 18.08.2023 

COMUNICADO DERLIM DE 18.08.2023 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Comunicado CITEM/CEAT– n° 111, de 16 de agosto de 2023 – Nova Portal de Atendimento  

Prezados(as),  

Gostaríamos de anunciar que o Portal de Atendimento da SEDUC passou por uma transformação completa e agora está de cara nova!  

Com o objetivo de proporcionar uma experiência mais prática e eficiente para todos os nossos usuários, realizamos uma reformulação no visual e nas funcionalidades da plataforma.  

As mudanças incluem:  

· Visual Aprimorado: O novo design do Portal de Atendimento foi cuidadosamente elaborado para facilitar a navegação e tornar a sua experiência mais agradável e intuitiva.  

· Funcionalidades Mais Práticas: Adicionamos novas funcionalidades que irão agilizar o seu atendimento e facilitar a resolução de questões.  

· Melhoria na Usabilidade: Pensando na sua comodidade, realizamos ajustes para tornar o uso do Portal ainda mais intuitivo, garantindo que você encontre o que procura com facilidade.  

Estamos muito animados e confiantes de que essas mudanças irão melhorar consideravelmente a sua interação com o nosso atendimento.  

Caso você tenha alguma dúvida ou precise de ajuda para se familiarizar com as novas funcionalidades, a equipe da central de atendimento estará à disposição para auxiliá-lo por meio dos nossos canais.  

CITEM/CEAT 0800-770-0012 – atendimento humano de segunda a sexta das 07h às 19h http://atendimento.educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE  

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Edital – 11ª Alocação de Vagas para Atuação em Escolas Participantes do Programa Ensino Integral 2023   

A Dirigente Regional de Ensino de Limeira, nos termos da Lei Complementar Nº 1374, de 30-03-2022, Decreto nº 66.799, de 31-05-2022, Resolução SEDUC 37, de 1-06-2022 e Resolução SEDUC 41, de 1-06-2022, Resolução SEDUC 87, de 11/11/2022 e Portaria CGRH nº1, de 13-01-2023, Portaria CGRH nº 2, de 17-01-2023, CONVOCA os candidatos classificados no processo de Credenciamento Inicial, Processo Seletivo Simplificado (Banco de Talentos) e Credenciamento Emergencial, conforme Listas de Classificação PEI para a sessão de alocação de vagas  Professores EF Anos Finais e/ou EM/ e Sala de Leitura   para adesão ao Regime de Dedicação Exclusiva – RDE, que acontecerá, PRESENCIALMENTE, no dia 23/08/2023 (quarta-feira), a partir das 9h, na sede da Diretoria Regional de Ensino de Limeira.

Critérios de Alocação: As vagas serão alocadas seguindo a ordem de classificação nas respectivas faixas e categorias conforme publicação da classificação final do Processo de Credenciamento Inicial Atuação 2023, Processo Seletivo Simplificado (Banco de Talentos) 2023 e Credenciamento Emergencial PEI 2023. 

As informações, na íntegra, estão contidas no Edital anexo I.

Solicitamos ampla divulgação aos interessados.

 Comissão de Credenciamento PEI

2. Assunto: Educação Profissional 2024 

I-  Escolas Estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Limeira Prezados Diretores: Informamos a todos que está aberto o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. O Link de acesso ao Edital completo e retificado é: https://drive.google.com/file/d/1SJrqRMO8G9-8GCkQPteshUgxwdE_8APH/view?usp=drive_link Abaixo, segue CRONOGRAMA PREVISTO no Edital (sujeito à alteração): 

ETAPAS 

DATAS 

Período de inscrições 

14/08 a 03/09/2023 

Vencimento do boleto bancário 

04/09/2023 

Prazo para solicitar isenção ou redução da taxa de inscrição 

14/08 a 16/08/2023 

Período para envio da documentação, por meio digital, referente à isenção ou redução da taxa de inscrição 

14/08 a 16/08/2023 

Período para envio da documentação, por meio digital, referente à prova de títulos 

14/08 a 03/09/2023 

Divulgação do resultado da solicitação de isenção e de redução da taxa de inscrição 

24/08/2023 

Período de interposição de recurso contra o resultado da solicitação de isenção e de redução da taxa de inscrição 

25 e 26/08/2023 

Divulgação do resultado da análise dos recursos contra o resultado da solicitação de isenção e de redução da taxa de inscrição 

03/09/2023 

Prazo para o(a) candidato(a) se inscrever e enviar documentação referente a: candidato(a) deficiente, condições especiais para a realização da prova, condição de jurado(a), inclusão e uso do nome social, participação no Sistema de Pontuação Diferenciada para Pretos(as), Pardos(as) 

Indígenas 

 

 

14/08 a 03/09/2023 

Divulgação do resultado referente a: candidato(a) deficiente, condições especiais para a realização da prova, condição de jurado(a), inclusão e uso do nome social, cadastro no CadÚnico, participação no Sistema de Pontuação Diferenciada para Pretos(as), Pardos(as) e Indígenas 

 

18/09/2023 

Período de recursos referente a: candidato(a) deficiente, condições especiais para a realização da prova, condição de jurado(a), inclusão e uso do nome social, cadastro no CadÚnico, participação no Sistema de Pontuação Diferenciada para Pretos(as), Pardos(as) e Indígenas 

 

19 e 20/09/2023 

Divulgação da análise de recurso contra o resultado: candidato(a) deficiente, condições especiais para a realização da prova, condição de jurado(a), inclusão e uso do nome social, cadastro no CadÚnico, participação no Sistema de Pontuação Diferenciada para Pretos(as),Pardos(as) e Indígenas 

 

02/10/2023 

Aplicação da prova objetiva e discursiva 

15/10/2023 

Divulgação do gabarito da prova objetiva 

17/10/2023 

Período de interposição de recurso contra o gabarito 

18 e 19/10/2023 

As próximas etapas serão divulgadas oficialmente na Imprensa Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br), e disponibilizadas, como subsídio, no Portal de Concursos Públicos do Estado (www.concursopublico.sp.gov.br) e nos sites da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e da FGV (https://conhecimento.fgv.br/concursos/seducsp23), na página deste Processo Seletivo, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. 

Solicitamos o apoio de todos na divulgação do Edital junto às comunidades escolares, e sugerimos o empreendimento das ações abaixo elencadas: 

  1. Estímulo aos candidatos interessados em atuar no ensino técnico em 2024 a se inscreverem no processo seletivo em andamento, esclarecendo que Professores das categorias “A” e “F” poderão ter aulas atribuídas dos itinerários de formações técnicas profissionais sem a necessidade de realização deste processo seletivo, desde que possuam a formação requerida. Professores da categoria “O” poderão realizar o processo de forma opcional, caso desejem atualizar seu vínculo com a SEDUC; 
  2. Divulgação do processo seletivo junto às redes sociais da Escola, através dos vídeos contidos no link abaixo: https://drive.google.com/drive/folders/1LVonX-ODdOo5jro3hY8wv38SDCfhNjY4?usp=sharing 
  3. Impressão e fixação nos locais de grande circulação da Escola do cartaz disponível no link abaixo: 

    https://drive.google.com/file/d/1IhMaQgNi_gyjNxBaWX-7DfrJrvbB8g9Q/view?usp=sharing LIVE sobre o Processo seletivo para contratação de docentes para a Educação Profissional 

II-   Escolas Estaduais com classes do Ensino Médio        Prezados Diretores: Informamos que se encontra ativo o site https://ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br/ , onde encontra-se muitas informações importantes sobre os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, bem como as alterações curriculares previstas e as novas ofertas de Itinerários Técnicos nas Escolas Estaduais a partir de 2024. Além das informações pertinentes, o site aloja um atalho para a definição dos Itinerários dos alunos de 1ª e 2ª séries que deverá ser realizado na SED.  Assim, indicamos que as Escolas explorem o site junto com seus alunos de Ensino Médio, especialmente durante as aulas de Projeto de Vida, e oportunizem a todos, o apoio necessário para as escolhas conscientes que os estudantes deverão fazer, previamente ao ato da rematrícula, prevista para o período de 16/08/2023 a 15/09/2023. Recomendamos fortemente que seja impresso o cartaz contido no link abaixo e fixado nos locais de acesso dos alunos na Escola. https://drive.google.com/file/d/1geo0ZpkB2Fwve3z6grLCt0PN1267290O/view?usp=sharing Agradecemos o empenho e colaboração de todos. 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE  Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: I Concurso Literário – Escolas de Rio Claro 

Com intuito de mobilizar a comunidade estudantil do Ensino Fundamental I e II da cidade de Rio Claro e em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, que em 2023 vem com o tema: “NO TRÂNSITO, GENTILEZA E SEGURANÇA ANDAM JUNTAS”, encaminhamos, anexo II, o regulamento do I Concurso Literário da Secretaria de Mobilidade Urbana de Rio Claro.  

Solicitamos ampla divulgação, de preferência por escrito, entre os Professores das Unidades Escolares.

2. Assunto: Pesquisa Ensino Estadual 

A Coordenadoria Pedagógica, por meio deste comunicado, vem oficializar um processo de pesquisa com a rede sobre temas relevantes na rede estadual. Ao longo dos próximos dias estará disponível um questionário na Secretaria Escolar Digital – SED.  

Contamos com as respostas de dirigentes, docentes, COE, diretores das escolas estaduais para que todas as partes interessadas possam colocar sua perspectiva sobre o tema. O questionário ficará disponível na SED até às 13 horas da terça-feira, 22 de agosto de 2023. 

3. Assunto: PNLD 2024 – Anos Finais 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, levando em conta o diálogo com a sociedade e se mantendo fiel e atenta ao seu compromisso de escuta e gestão democrática, resolveu, após conversa com o Ministério da Educação, retomar sua adesão ao PNLD anos finais 2024.  

Ao fazer isso, o Estado não abre mão de seu projeto de coerência pedagógica entre currículo, materiais produzidos pela rede, avaliações e formação próprias.  

Para o ano de 2024, a SEDUC-SP, seguindo seu compromisso de qualidade da educação do Estado, oferecerá – como já fazia desde a implementação do Currículo Paulista – o Currículo em Ação aprimorado com Livro de Estudos do estudante, integrado ao Material digital de aula.  

Assim sendo, cabe aos professores dos Anos Finais se apropriarem das obras antes de realizarem a escolha das obras e é de responsabilidade das escolas e dasredes de ensino garantir que o corpo docente da escola participe do processo. A decisão sobre a indicação das coleções deve ser documentada por meio da Ata de Escolha.  

A escolha deve ser registrada no sistema PNLD Digital no endereço eletrônico https://pnlddigital.fnde.gov.br/login e esse registro somente poderá ser efetuado mediante CPF e senha do(a) diretor(a) da escola.  

O prazo final para o registro das escolhas é dia 23 de agosto de 2023, quarta-feira. A SEDUC segue em diálogo com o MEC para potencial extensão desse prazo.  

4. Assunto: Correção de Arquivo – Relatório de observação de sala de aula 

Conforme Artigo 3º da Portaria da Coordenadoria Pedagógica, publicada em 28/07/2023, no Diário Oficial, a observação de sala de aula deve gerar um relatório de acordo com modelo a ser disponibilizado na Secretaria Escolar Digital – SED (menu: gestão escolar, com link intitulado “instrumento de apoio”).  

Após apontamentos da rede, identificou-se correções necessárias no arquivo, o qual foi corrigido e substituído na SED desde terça-feira, 15 de agosto de 2023.  

Comunicamos, portanto, que para aqueles que haviam realizado o download do modelo, em data anterior, será necessário baixar novamente. 

5. Assunto: Isenção da taxa de inscrição para alunos de baixa renda – vestibular UNESP 2024 

Informamos que o prazo para os pedidos de isenção da taxa na inscrição do vestibular UNESP 2024 será de 28 de agosto a 3 de setembro.  

O documento com os critérios e procedimentos para solicitação de isenção será publicado no site da Vunesp (www.vunesp.com.br) antes do dia 28 de agosto.  

O benefício é concedido a candidatos de baixa renda. A comprovação será feita de duas formas:  

1) Caso o candidato seja cadastrado no CadÚNICO (Programa gerido pelo Governo Federal), deverá informar no requerimento de isenção o seu Número de Identificação Social (NIS);  

2) Caso o candidato faça o requerimento de isenção para análise por meio documental, deverá enviar por upload os seguintes documentos:  

– cópia do contracheque (recibo, holerite etc.) dos membros que compõem a renda familiar bruta ou, na impossibilidade, declaração de próprio punho de quem se encontra desempregado ou atua como autônomo ou no comércio informal;  

– cópia de comprovante de residência (conta de água, luz etc.) ou declaração de instituição de ensino sediada no Estado de São Paulo que comprove o vínculo estudantil.  

Em caso de dúvidas, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: https://www.vunesp.com.br/FaleConosco 

Solicitamos ampla divulgação do período para a isenção na taxa da inscrição do Vestibular UNESP 2024 junto aos alunos. 

6. Assunto: Multiplica SP #Professores – Próximas Formações em Agosto  

• Ação: divulgação das formações a serem realizadas em agosto no âmbito do Multiplica SP #Professores.  

• Formato: remoto e presencial na EFAPE (Rua João Ramalho, 1.546. Perdizes. São Paulo/SP).  

• Status: em andamento.  

• Público-alvo: Formador DE e Professor Multiplicador.  

• Data (cronograma): 

 

• Mais informações: pedimos aos professores que aguardem publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE) para mais informações sobre a formação presencial. 

7. Assunto: Festival AfroMinuto FlinkSampa/2023 – 8ª Edição, “Glória Maria”  

• Ação: início, a partir de 16/08/2023da Fase Escola da 8ª Edição do Festival AfroMinuto FlinkSampa/2023 – produção e seleção dos vídeos das Unidades Escolares.  

• Formato: concurso de vídeo destinado aos estudantes da rede pública estadual de ensino. A escola deverá selecionar, dentre os vídeos produzidos pelos estudantes, 01 (um) vídeo de cada categoria – que a representará nas fases subsequentes do Concurso. As informações sobre os vídeos selecionados e dados dos estudantes deverão ser encaminhadas para sua respectiva Diretoria de Ensino até o dia 22/09/2023, conforme regulamento.  

• Status: em andamento.  

• Público-Alvo: Diretorias de Ensino e Unidades Escolares.  

• Data: Fase Escola está sendo realizada entre 16/08 e 22/09/2023.  

• Mais informações:  

• A Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), por intermédio do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC) da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), em articulação com o Centro de Inclusão Educacional (CINC) da Coordenadoria Pedagógica (COPED), promovem o Festival AfroMinuto FlinkSampa/2023 – 8ª edição, em homenagem a vida e carreira de “Glória Maria”.  

• A iniciativa busca destacar a contribuição dos afrodescendentes em todas as áreas de atuação na sociedade brasileira, e aprofundar o debate sobre a questão do protagonismo do negro. Para a edição de 2023, a vida e carreira de Glória Maria, jornalista referência em sua trajetória de inovação e protagonismo, serão homenageadas.  

• Informações e regulamento estão disponíveis no site: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9371 e através do e-mail premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE  

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br  

 

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404. 5816/2953 (Tiago) – delimnrm@educacao.sp.gov.br   

 

1. Assunto: Comunicado CITEM/DETEC/CIEQ/CIEQ– n° 116, de 16 de agosto – Uso dos smartphones  

Considerando o envio – em 2023 – de aproximadamente 16 mil smartphones Android, assim como as recentes doações de 4 mil unidades, totalizando 20 mil aparelhos entregues à toda rede estadual até o momento.  

A Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula (CITEM), vem, por meio deste, esclarecer acerca das possibilidades de uso dos smartphones recebidos nas escolas estaduais.  

Salientamos que o uso do smartphone deverá seguir o mesmo fluxo de qualquer outro patrimônio/equipamento pedagógico já recebido até hoje, como:  

• Uso de cunho pedagógico;  

• Uso impessoal, ou seja, sem vinculação a um profissional ou aluno específico;  

• Uso em ambiente escolar.  

Todavia, é importante frisar que:  

• Caso o smartphone seja retirado da respectiva unidade escolar (UE) ou Diretoria de Ensino (DE) sem a expressa autorização de seu gestor, caracteriza-se furto, o qual deve ser devidamente registrado por meio de Boletim de Ocorrência (B.O.);  

• O smartphone não está habilitado/autorizado a realizar chamadas, tampouco o download de aplicativos não autorizados (comunicado XX/23 trata dos aplicativos autorizados);  

• O gerenciamento de fábrica é realizado através do aplicativo ‘Pulsus’, cujo administrador é a SEDUC-SP, por meio de seu Departamento de Tecnologia e Sistemas (DETEC). Logo, a pasta detém a prerrogativa de rastreamento dos smartphones em tempo real, assim como de configuração remota desses. O rastreamento e configuração remota do aparelho pressupõe que o equipamento esteja ligado e conectado à rede de internet. Do contrário, o sistema apenas informará a última localização do aparelho, não permitindo a execução de configuração remota; 

 • Os chips distribuídos pela SEDUC-SP, em 2021 e 2022, poderão ser utilizados nos smartphones, mediante cadastro no sistema de vinculação, que ainda está em desenvolvimento para possibilitar o cadastro dos smartphones;  

• Fica autorizado o remanejamento de smartphones que encontram-se em reserva técnica nas DEs às UEs que não possuem rede wifi centralizada, portanto, necessitam dos smartphones e chips de internet para realização de provas e demais atividades pedagógico-curriculares.  

Especificamente em relação aos dispositivos doados recém recebidos pelas D.E.s, e enviado às U.E.s, deverá ser utilizada a conta Google @prof das unidades, tanto do NIT quanto da U.E (eCIEa@prof), já que essas contas terão perfil de gerenciamento avançado para controlar os dispositivos, como é feito por exemplo pelo “Pulsus”, mas mediante contratação. Essa funcionalidade ainda está em teste, e será informada mais a fundo no futuro próximo.  

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF  

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br  

 

Núcleo de Finanças – NFI  

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Errata ao “COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/COFI – 2023 – Nº 180 – ANEXO 09 – Uso dos recursos PDDE Dignidade Íntima” 

A Coordenadoria de Orçamento e Finanças vêm por meio deste informar que no “COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/COFI – 2023 – Nº 180”, onde lê-se: “Lembramos que é responsabilidade da APM aprovar em ata as necessidades da sua unidade escolar, dentro dos critérios estabelecidos no ANEXO 09 – Uso dos recursos PDDE Dignidade Íntima.”, leia-se: “Lembramos que é responsabilidade da APM aprovar em ata as necessidades da sua unidade escolar, dentro dos critérios estabelecidos no ANEXO 9 – Uso dos recursos PDDE Dignidade Íntima, encontrado no Mural de Avisos da Secretaria Escolar Digital (SED)”. 

TODOS OS ANEXOS AQUI

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à: 

– Ligia Maria Muller Cesar, Supervisora de Ensino – 19/08 (sábado) 

Atenciosamente, 

Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira 

Dirigente Regional de Ensino