COMUNICADO DERLIM DE 18.06.2025

COMUNICADO DERLIM DE 18.06.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Licença Prêmio da Dirigente
Informamos que, durante a licença prêmio Dirigente, Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira (23/06/2025 a 07/07/2025), responderá por esta Diretoria de Ensino o Supervisor de Ensino, Gabriel Prochnou Vieira.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Alunos Monitores do BEEM 2025
Prezadas(os),
Conforme Orientação Técnica realizada em 17/06/25, seguem as principais orientações sobre a atuação dos Alunos Monitores do BEEM 2025 durante os meses de junho e julho.
Aprovação de Relatórios:
Mês de Junho
1ª chamada: até 02/julho
Previsão de pagamento: 09/julho
Mês de Julho
1ª chamada: até 30/julho
Previsão de pagamento: 08/agosto
Atuação em Julho
A Unidade Escolar deverá definir, em conjunto com os(as) monitores(as), a forma de atuação no mês de julho, considerando:
A Resolução do Aluno Monitor
O cronograma de aprovação dos relatórios
O diálogo com os(as) alunos(as) monitores(as)
Atenção: De acordo com o Artigo 24, inciso XII da Resolução SEDUC nº 22/2025, a escola deve realizar o encerramento da bolsa via SED caso o(a) monitor(a) permaneça afastado(a) por mais de três semanas, impossibilitando sua atuação.
Preenchimento do Relatório
Mesmo durante as férias, o(a) monitor(a) deve preencher o relatório normalmente. Caso não tenha atuado no mês, deve registrar:
“0 horas” no campo de tempo dedicado
“Não evoluiu” no campo de evolução do monitorado
No campo “Conteúdo que atuou”, descrever o combinado com a escola e, se for o caso, as atividades realizadas
Sugestões de Atuação Durante as Férias
A escola e o(a) monitor(a) podem combinar atividades como:
Estudo do material de Orientação de Estudos – SP em Ação (2º semestre)
Visualização das lives de formação ainda não assistidas
Revisão de conteúdos com base nas Tarefas do 2º bimestre
Planejamento para o próximo bimestre
Reflexão sobre a evolução dos monitorados
Pagamento da Bolsa
Com o relatório devidamente preenchido e aprovado pela escola, o(a) monitor(a) receberá 100% da bolsa referente ao mês.
Permanecemos à disposição para eventuais dúvidas.
 
2. Assunto: Live sobre a Sala do Futuro e engajamento dos responsáveis
Nesta terça-feira 24/06, às 10h00, realizaremos uma Live voltada aos diretores e vice-diretores de escola, com transmissão pelo aplicativo do Centro de Mídias de SP, no Canal Gestão. Acesse aqui. https://cmspweb.ip.tv/
A pauta abordará as funcionalidades da Sala do Futuro e trará orientações práticas sobre como a escola pode apoiar a divulgação da ferramenta aos pais e responsáveis.
Contamos com o engajamento das equipes gestoras para incentivar o primeiro acesso dos responsáveis à Sala do Futuro e incentivar a atualização de seus dados via link, https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/AtualizaCadastro/Responsavel/Index fortalecendo a comunicação entre escola e família.
Sua participação é essencial para o sucesso dessa mobilização em toda a rede!
 
 
3. Assunto: Clique Escola alerta sobre pendências na prestação de contas
 Nova funcionalidade do aplicativo busca alertar diretores escolares sobre pendências no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Ferramenta do MEC avisa, automaticamente, se a escola está com problemas na prestação de contas
Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou uma atualização no aplicativo Clique Escola, para ampliar o suporte à gestão escolar com uma funcionalidade inovadora: alertas automáticos sobre pendências na prestação de contas da Unidade Executora (UEx). A medida busca fortalecer a transparência e prevenir o bloqueio de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Agora, ao acessar o aplicativo, diretores escolares passam a ser notificados de forma imediata, diretamente na tela inicial, caso a escola esteja com alguma pendência registrada no sistema de prestação de contas. Isso permite a identificação precoce de irregularidades que poderiam comprometer o recebimento de novos repasses financeiros, essenciais para a manutenção da escola, a aquisição de materiais, pequenas reformas e demais ações do cotidiano escolar.
Secretária de Educação Básica do MECKátia Schweickardt, convida toda a comunidade escolar e local — professores, estudantes, pais, conselheiros e, em especial, diretores escolares — a baixar gratuitamente o aplicativo Clique Escola. Disponível para dispositivos Android e iOS, o app é uma ferramenta prática, acessível e segura para acompanhar indicadores educacionais, consultar informações financeiras e se manter atualizado sobre a realidade da escola. “Com o Clique Escola, todos podem participar ativamente da melhoria da educação, fortalecendo a gestão democrática e o compromisso com a qualidade do ensino público”, ressalta a secretária.
Já o Coordenador-Geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do MECRoberto Junior, destaca a importância dessa funcionalidade. “Com ela, o diretor tem clareza sobre a situação da escola em relação ao PDDE e pode tomar as providências necessárias para regularizar eventuais pendências. É um avanço na gestão financeira e na autonomia escolar”, afirma.
Inovação – A partir de agora, o sistema realiza uma verificação automática da situação da escola no módulo de prestação de contas da UEx sempre que o usuário acessa o Clique Escola. Caso existam pendências que possam obstruir o repasse de recursos do PDDE, o aplicativo exibe um aviso em destaque. Isso permite que a equipe escolar atue com rapidez para resolver o problema, evitando prejuízos à escola e à comunidade.
“Essa funcionalidade representa uma importante inovação na cultura de gestão preventiva, alinhada aos princípios de eficiência administrativa e responsabilidade com os recursos públicos”, observa a Diretora de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação do MECRita Esther Luna.
Clique Escola – O Clique Escola é um aplicativo gratuito desenvolvido pelo MEC em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O app já ultrapassou 430 mil downloads e atende escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Entre suas funcionalidades, destacam-se:
·        Acompanhamento de indicadores educacionais, taxas de aprovação, distorção idade-ano e abandono;
·        Consulta à infraestrutura escolar;
·        Informações sobre repasses do PDDE;
·        Compartilhamento de boas práticas e projetos pedagógicos; e
·        Canal direto de comunicação do MEC, com envio de avisos e orientações.
Além disso, o aplicativo promove a integração entre diretores escolares, professores, técnicos, conselheiros e famílias, permitindo uma gestão mais participativa, baseada em dados confiáveis e atualizados.
 Com essa nova funcionalidade de notificação de pendências da UEx, o Clique Escola reforça seu papel como ferramenta estratégica de gestão escolar, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade da educação pública brasileira.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB.
Participe!  A escola também é sua!
Baixe já o aplicativo!
 
 
4. Assunto: Oportunidade para Atualização de Pendências dos Módulos 1, 2 e 3 | Escola de Gestão
Público-alvo: Cursistas da Escola de Gestão
Informações: A Escola de Gestão abriu uma nova oportunidade para atualização de pendências nos Módulos 1, 2 e 3, antes da abertura do período oficial de refazimentos
Datas: O período de Novas Oportunidades se iniciou dia 16/06 a e seguirá por todo o módulo 05, devendo obedecer à programação deste módulo, em conformidade com o cronograma da turma de inserção do cursista.
Serão contempladas situações como:
● Não realização da prova (agora será possível realizar);
● Prova realizada, mas com média inferior a 7,0;
● Vídeo não postado (agora será possível postar);
● Vídeo postado, mas com nota abaixo de 7,0;
● Participação na avaliação por pares sem obtenção da nota mínima;
● Diretores oriundos do curso de aperfeiçoamento;
● Outras pendências avaliativas que tenham impedido a conclusão do módulo.
Em resumo: toda e qualquer pendência que tenha deixado o cursista retido nos Módulos 1, 2 ou 3 poderá ser resolvida, com apoio, orientação e acompanhamento da equipe.
5. Assunto: Encontros Síncronos – Módulo 5 | Escola de Gestão
Público-alvo: Cursistas da Escola de Gestão
Informação: O Módulo 05 da Escola de Gestão teve início em 16/06/2025. O 1º encontro síncrono ocorrerá para os cursistas conforme segue:
 
 
6. Assunto: Avaliação de desempenho – Programas e Projetos da Pasta e Educação Especial
Prezadas equipes gestoras,
O Processo de Avaliação de Desempenho Diagnóstica dos integrantes do Quadro do Magistério (QM), nesta nova fase, denominada Fase de Programas e Projetos da Pasta e da Educação Especial, será realizado por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital – SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/Inicio).
Cronograma
I – 23/06/2025 – Definição de Participantes;
II – 25/06 e 26/06/2025 – Preenchimento dos questionários sobre os professores que atuam em Programas e Projetos da Pasta, bem como na Educação Especial, realizado pelos Diretores Escolares/Diretores de Escola, em nível de comitê composto pela equipe gestora.
III – Serão avaliados os docentes em exercício na unidade escolar na data-base de 31 de março de 2025;
IV – Os questionários da Avaliação de Desempenho deverão ser respondidos por todos os profissionais do Quadro do Magistério (QM), em exercício, que atuam em Programas e Projetos da Pasta, bem como na Educação Especial, nas escolas de tempo parcial e nas escolas de ensino integral.
V – É facultada a participação, na condição de avaliadores, aos docentes que se encontrarem em licença-saúde, licença-gestante ou licença-adoção.
Em tempo, os resultados da Avaliação de Desempenho Diagnóstica, de todas as fases, serão disponibilizados por meio de um painel aos Diretores de Escola/Diretores Escolares, para análise e registro dos feedbacks de professores e equipe gestora, a partir de 30/06/2025.
Encaminhamos em anexo I a PORTARIA CONJUNTA CGRH-COPED Nº 16, DE 18 DE JUNHO DE 2025.
7. Assunto: Escola das Adolescências
Atenção
As adesões serão até 21/06, mas devido ao feriado e emenda de feriado, temos que contar com a data até amanhã, dia 18/06/2025.
Solicitamos, com urgência, que as escolas entrem na Plataforma do PDDE Interativo – abas Gestão – Programas – Programa Escola das Adolescências e cliquem em aceitar o termo. Anexos II, III e IV.
O Plano será efetivado e encaminhado em um outro momento.
 
 
8. Assunto: Cronograma e Diretrizes para Atribuição de Aulas da EJA – 2º semestre de 202
Sr. Diretor,
Comunicamos a publicação da Portaria CGRH 15-2025, republicada em 18-06-2025, que estabelece cronograma e diretrizes para o Processo de Atribuição de Aulas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, para o 2º semestre de 2025:
O processo de atribuição de aulas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA será realizado em conformidade com os artigos 8º e 43 da Resolução SEDUC nº 95-2024.
A atribuição de aulas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, ocorrerá via Plataforma da Secretaria Escolar Digital – SED, no endereço:
https://sed.educacao.sp.gov.br, no menu Atribuição EJA – 2º
Atentar para o Cronograma:
8h às 14h
Conferência de saldo
15h às 23h59
Manifestação de interesse em nível de Unidade Escolar: docentes Titulares de Cargo (categoria A) e Não Efetivos P, N, F.
8h às 18h
Atribuição de aulas em nível de Unidade Escolar: docentes Titulares de Cargo (categoria A) e Não Efetivos P, N, F.
8h às 14h
Conferência de saldo
15h às 23h59
Manifestação de interesse em nível de Diretoria de Ensino: docentes Titulares de Cargo (categoria A) e Não Efetivos P, N, F.
8h às 18h
Atribuição de aulas em nível de Diretoria de Ensino: docentes Titulares de Cargo (categoria A) e Não Efetivos P, N, F.
8h às 14h
Conferência de saldo
15h às 23h59
Manifestação de interesse em nível de Diretoria de Ensino: docentes Titulares de Cargo, Não Efetivos P, N, F, contratados e candidatos à contratação.
8h às 18h
Atribuição de aulas em nível de Diretoria de Ensino: docentes Titulares de Cargo, Não Efetivos P, N, F, contratados e candidatos à contratação.
Nas datas do cronograma, descritas acima, somente poderão manifestar interesse nas aulas da Educação de Jovens e Adultos – EJA – 2º semestre 2025, os docentes Titulares de Cargo (categoria A), os docentes Não Efetivos P, N, F e os docentes contratados (categoria O) com aulas atribuídas da Educação de Jovens e Adultos na constituição/composição, carga horária e/ou carga suplementar no 1º semestre letivo de 2025.
  A atribuição de aulas – EJA para o 2º semestre de 2025, deverá atender aos critérios dispostos abaixo, em nível de Unidade Escolar:
Para atendimento aos docentes titulares de cargo (categoria A) e Não Efetivos P, N, F, poderão ser retiradas as aulas atribuídas, em nível de Unidade Escolar, na seguinte conformidade:
atribuição de aulas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA para o 2º semestre de 2025, deverá atender aos critérios dispostos abaixo, em nível de Diretoria de Ensino:
  • para aumento de carga horária aos docentes Não Efetivos P, N, F de outra Diretoria de Ensino;
  • composição de carga horária de opção aos docentes contratados (categoria O) da Diretoria de Ensino;
  • aumento de carga horária aos docentes contratados (categoria O) da Diretoria de Ensino, bem como os que estiverem em exercício na Diretoria de Ensino, nessa ordem;
  • aumento de carga horária aos docentes contratados (categoria O) de outra Diretoria de Ensino;
  • candidatos à contratação dos processos seletivos vigentes;
  • candidatos à contratação, oriundos do cadastro emergencial.
(alterado pela Portaria CGRH 15-2025 de 18-06-2025)
Será retomado o cronograma diário de atribuição de classes e aulas, na seguinte conformidade:
13h às 15h
Conferência  do    saldo   de    classes  e                        aulas
disponíveis para atribuição
16h às 23h59
Manifestação de interesse docente (todas as categorias) e candidatos à contratação no saldo
disponível.
7h às 12h
Atribuição de classes e aulas.
Solicitamos aos senhores diretores que informem todos os docentes de sua unidade escolar, em especial aos docentes que ministram aulas na EJA, do conteúdo desse Comunicado com posterior assinatura do mesmo.
Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM
  
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Roteiro do Transporte OMASP 2025
No período de 23/06/2025 a 27/06/2025 acontecerão as cerimônias de premiação OMASP. Para isso, é importante retomarmos alguns combinados:
  • Todos os estudantes que utilizarão o transporte SEDUC, só serão autorizados a adentrar no veículo se estiverem munidos de autorização devidamente assinada pelo responsável Legal;
  • É imprescindível que todos os medalhistas estejam trajados com as camisetas olímpicas;
  • O roteiro do Transporte (anexo V) deve ser seguido rigorosamente. Qualquer anormalidade, deve ser informada imediatamente à Equipe do NPE.
  • Verifique seu roteiro, se atente ao horário de saída do(s) seu(s) ônibus. Lembre-se que foi informado um número de passageiros e não pode ser alterado ou incluído mais nenhuma pessoa.
  • Como nem todos os estudantes estarão acompanhados dos responsáveis no transporte, é imprescindível que haja um profissional da escola em cada veículo destinado à escola. Lembrando que esse responsável já foi indicado anteriormente em planilha própria.
  • Fiquem atentos às enquetes que serão inseridas antes de cada evento no grupo de whatsapp dos CGPs e procure nesse grupo as PECs Andreia, Carolina e Mônica, se houver alguma emergência.
Por fim, desejamos a todos uma ótima viagem!
2. Assunto: Inscrições para Professores Multiplicadores do Multiplica SP Edição 2025.2
Público-alvo: Professores(as) da rede
Datas: 23/06 a 29/06
Informações: Poderão se inscrever professores categorias A, F e O, através da SED, conforme edital disponível no site da EFAPE.
3. Assunto: Planejamento escolar e calendário pedagógico – Segundo semestre 2025
Com a proximidade do fim do primeiro semestre, estamos nos organizando para o planejamento da segunda metade do ano, marcado para 18, 21 e 22 de julho. Este será um momento essencial para toda a rede realizar o planejamento pedagógico à luz dos resultados do primeiro semestre e se preparar para um semestre com avaliações importantes, como SAEB e SARESP.
Para apoiar as escolas e as diretorias de ensino, a SEDUC produziu novamente uma proposta de roteiro de planejamento para apoiar os gestores escolares na definição e na condução das atividades com a equipe docente e com os funcionários.
O roteiro pode ser acessado por este link: https://bit.ly/roteiro-planejamento-2semestre-seducsp
Cada escola deve fazer uma cópia do documento e adaptá-lo, de maneira a contemplar as particularidades da unidade.
Também atualizamos o Guia de Apoio ao Planejamento Escolar, disponível neste link: https://bit.ly/guia-apoioplanejamento-escolar-2025-sp
Além disso, no dia 25 de junho (quarta-feira), às 10h30, teremos uma live para apresentar a proposta para toda a rede. A live será transmitida pelo CMSP, no canal Gestão, e é direcionada para as equipes das Diretorias de Ensino e equipes gestoras das unidades escolares.
Em resumo, a proposta do planejamento do segundo semestre é que todas as escolas reservem um momento para trabalhar quatro objetivos centrais:
● Avaliar o percurso do primeiro semestre, identificando ações exitosas e pontos que precisam ser redirecionados para o segundo semestre
● Organizar o período de recuperação e aprofundamento
● Realizar o planejamento pedagógico do terceiro bimestre, com foco na construção de aulas excelentes e alinhadas às necessidades dos estudantes
● Preparar a escola para um semestre com importantes avaliações (SAEB e SARESP), fortalecendo a recomposição das aprendizagens com base na análise dos resultados do primeiro semestre
A expectativa é que as equipes gestora e docente cheguem ao final do planejamento com o seguinte em mãos:
● Planejamento das aulas do período de recuperação e aprofundamento
● Planejamento das aulas do terceiro bimestre, considerando Escopo-Sequência, Mapa Foco e defasagens dos estudantes
● Aulas excelentes elaboradas a partir da incorporação dos principais aprendizados dos apoios presenciais e com apoio dos materiais digitais, impressos e plataformas educacionais
Acesse também o calendário pedagógico atualizado, com o detalhamento das datas do SARESP (que podem sofrer alterações) e a adição do período para recuperação e aprofundamento: https://bit.ly/calendariopedagogico-2025-seducsp
4. Assunto: Tarefas complementares de Orientação de Estudos SP em Ação (9º ano EFAF e 3ª série EM)
Informamos que estão disponíveis no CMSP tarefas complementares do componente Orientação de Estudos SP em Ação para 9º ano EFAF e 3ª série EM referentes ao segundo bimestre.
Embora não obrigatórias, essas atividades foram elaboradas como recurso de apoio ao trabalho pedagógico em sala de aula, alinhadas ao material didático do componente. Podem ser utilizadas tanto como instrumento de reforço dos conteúdos trabalhados quanto, a critério do(a) professor(a), como base para a composição da segunda nota bimestral.
Os itens estão organizados em quatro tarefas, cada uma com quatro atividades, correspondentes às Missões 5, 6, 7 e 8. Para acessá-las, utilize os respectivos ID disponíveis no sistema.
Reforçamos que, para o encerramento do bimestre, devem ser registradas duas notas para o componente:
1. A nota proveniente da Prova Paulista.
2. Uma segunda nota, de responsabilidade do(a) professor(a), que pode considerar critérios como participação, realização das tarefas complementares ou outras atividades avaliativas.
 
5. Assunto: Orientações específicas sobre Redação Paulista- Proposta 5
Informamos que a Proposta 5 de Redação, publicada em 30/05, foi temporariamente retirada do ar no dia 04/06. Esta ação foi necessária para permitir a reorganização e o aprimoramento das orientações pedagógicas para as semanas, conforme a seguir:
A Proposta 5 de Redação estará disponível novamente a partir de 20/06/2025, seguindo o cronograma, conforme calendário previamente compartilhado e disponibilizado no link https://bit.ly/3GLabXl
Para evitar interrupções no desenvolvimento da produção da redação, em razão do período de férias, recomendamos que entre os dias 23/06 e 27/06, os professores desenvolvam atividades voltadas para Leitura, conforme previsto na rotina dos Planos de Aula.
Assim, as atividades de produção da redação devem ser retomadas a partir da semana de 28/07, seguindo as orientações do Plano de Aula.
Ressalta-se que tal procedimento não acarretará impacto no registro de aula, visto que o docente poderá consignar, no campo de observações, as atividades desenvolvidas durante essa semana (S21).
Como o Plano de Aula será disponibilizado no repositório posteriormente, divulgamos a lista de sugestões dos livros indicados para cada ano/série, que podem ser trabalhados na semana indicada.
Dúvidas:
1. Se o professor já publicou a proposta 5, o que ele deve fazer?
Os alunos podem realizar a produção da redação normalmente, seguindo o fluxo e as orientações do professor. O professor pode alterar o prazo da publicação que fez anteriormente, assim os alunos que não finalizaram poderão dar prosseguimento à produção.
2. Se os alunos já enviaram a proposta 5, como proceder?
As redações já enviadas pelos alunos ficam preservadas no ID da atividade publicada, e estarão novamente visíveis a partir de 20/06.
6. Assunto: Comunicado Importante PEI: Documento Orientador – Professor do Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil 2025
O Programa Ensino Integral elaborou o “Documento Orientador – Professor do Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil 2025”. Este documento apresenta as resoluções e normas para atribuição de aula deste projeto para professores da rede, esclarecendo sobre todos os pontos relevantes do processo seletivo desta nova função, como: perfil docente; prioridade de atribuição; carga horária; local de atribuição etc.
Para acessar, clique em Documento Orientador – Professor do Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil 2025. https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/pei_educacao_sp_gov_br/Ed3lUWmuqWpIp6l9dCbZdKUB01AQgjtu-g88xNmofSAUOw?e=g6c0nf
 
7. Assunto: Errata – Currículo em Ação Anos Iniciais
Informamos as seguintes erratas para o material do Currículo em Ação – Livro do Estudante – Volume 2 – Anos Iniciais:
2º ano
Geografia – Aula 2 – página 89
4º ano
Geografia – Aula 5 – páginas 97, 98 e 99
8. Assunto: Concurso de desenhos – Fundação Japão em São Paulo
Informamos que, até 15/08/2025, estarão abertas as inscrições para o Concurso de Desenhos promovido pela Fundação Japão em São Paulo.
O “Concurso de Desenhos” que ocorre desde 1999, este ano, terá como tema: “Um mergulho nas obras literárias japonesas”
O público-alvo do concurso são os estudantes dos cursos de língua japonesa oferecidos pelos Centros de Estudo de Línguas – CEL.
Para conhecer o regulamento e outras informações, clique aqui. https://drive.google.com/drive/folders/1wFdK_0wbd7q1VLeQJifu2sZYPqTf-2y3?usp=sharing
9. Assunto: Curso gratuito para estudantes do Ensino Médio sobre tecnologias quânticas
Informamos que estão abertas, até 01/07, as inscrições para a 4ª edição do Curso de Inverno ICPT-SAIFR para Jovens Físicos.
O curso ocorrerá no período de 07 a 11 de julho no Instituto de Física Teórica (IFT), e versará sobre as tecnologias quânticas, em celebração ao Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica.
Além de oferecer uma noção introdutória sobre mecânica quântica, o Curso de Inverno tem como objetivo mostrar a importância que certas tecnologias quânticas têm na vida contemporânea. A programação é composta por minicurso, atividades práticas e computacionais, palestras e mesa-redonda.
Haverá também uma visita ao acelerador de partículas Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil, e à Ilum, uma escola de ensino superior interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. As duas instituições estão sediadas no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas, e o transporte será oferecido pela organização.
IV Curso de Inverno ICTP-SAIFR para Jovens Físicos: tecnologias quânticas
Data: 7 e 11 de julho de 2025
Local: IFT-Unesp (Rua Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II – Barra Funda – São Paulo/SP) Prazo para inscrições: 1º de julho de 2025 pelo formulário online https://outreach.ictp-saifr.org/cursodeinverno/
Valor: gratuito
Mais informações: outreach.ictp-saifr.org/cursodeinverno
10. Assunto: Divulgação da Especialização em Práticas Educacionais para o Ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – Parceria com o SESI-SP
Público-alvo: Professor habilitado/licenciado em Matemática com aulas atribuídas no componente Matemática (Categoria “A”, “F” e “O”), das diretorias de ensino de: Bauru, Jaú, Botucatu, Presidente Prudente, Santo Anastácio, Mirante, Tupã, Ribeirão Preto, Sertãozinho, São Joaquim da Barra, Franca, São José dos Campos, Jacareí, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes e Taubaté. Datas:
● Inscrição: 30/05 a 02/07
● Divulgação Convocados 1ª Chamada: 14/07
● Matrícula 1ª Chamada: 15 a 27/07
11. Assunto: Processo Seletivo EFAPE 2025 Atenção servidor(a)!
A Escola de Formação abre nova oportunidade para você que deseja participar do processo seletivo EFAPE.
As inscrições poderão ser realizadas diretamente no link https://drive.google.com/file/d/1rYJwmVOEyToFwPE7P_refdxi0HpUt0sV/view?usp=sharing
Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos obrigatórios que especificam as condições funcionais necessárias para o afastamento:
● Ser titular de cargo do Quadro do Magistério da SEDUC-SP;
● Não estar em procedimento de aposentadoria;
● Não acumular cargo;
● Obter anuência do superior hierárquico.
Informações: As oportunidades de trabalho estão localizadas no município de São Paulo, na Rua João Ramalho, nº 1.546, Perdizes. Com jornada de 40 horas semanais, a serem cumpridas das 8h às 17h ou das 9h às 18h de maneira presencial. Informações sobre as oportunidades e inscrição do processo – Acesse este link. https://drive.google.com/file/d/1rYJwmVOEyToFwPE7P_refdxi0HpUt0sV/view?usp=sharing
12. Assunto: Apoio ao pesquisador externo – Pesquisa de doutorado: Constituição da identidade profissional do professor-artista
Público-alvo: Professores(as) de Arte
Datas: 31/07/2025 – limite para participação
Informações: A EFAPE apoia estudantes de graduação e pós-graduação, universidades, grupos de pesquisa e instituições interessadas em realizar estudos junto à rede estadual de ensino, com o objetivo de estimular reflexões e indicar possibilidades de melhoria na qualidade da formação de estudantes e educadores, a partir dos achados de cada pesquisa concluída.
Nesse sentido, solicita-se às Diretorias de Ensino e às escolas que encaminhem o link da presente pesquisa ao público-alvo indicado.
Link do questionário: https://forms.gle/3yKN9LN1ApyK42Zr7
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientações Complementares sobre o Novo Regulamento de Perícias Médicas (Decreto nº 69.234/2024)
O Centro de Recursos Humanos – CRH foi convidado pela Diretoria de Perícias Médicas do Estado de São Paulo -DPME para Orientações Complementares sobre o Novo Regulamento de Perícias Médicas (Decreto nº 69.234/2024) e solicita que o convite seja estendido aos Diretores de Escola/Escolar e aos Gerentes de Organização Escolar.
A participação de todos é de suma importância!
Seguem as informações:
Reunião: 26/06/2025 
Hora: 14:00 às 15:30
Plataforma Teams:


Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Rejeitados no 2° Cadastramento – Docente Cat O e A – 09/06/2025
Retransmitimos as orientações CEPAG em relação aos “REJEITADOS NO 2° CADASTRAMENTO – DOCENTE CAT O E A – 09/06/2025”:
Segue arquivo, anexo VI, contendo informação dos casos de rejeitados no cadastramento docente CATEGORIA O e Efetivo. Orientamos a verificar os casos e prosseguir com as correções dos erros analisando, como de rotina, a descrição do erro de cada caso. Salientamos a importância de as correções serem realizadas o quanto antes. As correções surtirão efeito no 1º cadastramento do mês de Julho.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Edilaine Robiatti de Amorim, Diretora do Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima – 20/06 (sexta-feira)
– Fabiola Cristina Romão Silveira Tchakerian, Executivo Público/AT – 22/06 (domingo)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino