COMUNICADO DERLIM DE 17.05.2024

COMUNICADO DERLIM DE 17.05.2024
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Maio Amarelo – Paz no Trânsito Começa por Você
Segue link do vídeo sobre a paz no trânsito. (01:30min)
 
“NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A PAZ,
A PAZ É O CAMINHO.”
(Mahatma Gandhi)
 
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Escola das Adolescências
Estamos na reta final da escuta dos adolescentes!
O prazo para mobilização e resposta aos questionários pelos estudantes é até 27/05.
Encaminhem suas fotos e vídeos, destes momentos, por meio do nosso Google Forms. https://forms.gle/3J5kkD3TMoprL7Rj7
Caso a unidade escolar ou Diretoria de Ensino queira postar fotos ou vídeos nas redes sociais, sugerimos a inclusão da hashtag #EscutadasAdolescências e que marquem o MEC em @mineducação.
Lembramos que todo o material para organizar a escuta, inclusive os questionários a serem respondidos pelos estudantes, poderão ser encontrados em:
Caso a escola seja nova e não tenha participado do Censo Escolar 2023, há a possibilidade de o estudante incluir a escola. Neste caso, o estudante pode começar a digitar o nome da escola e aparecerá uma opção “clique aqui para adicionar sua escola. Ao clicar, ele poderá escrever o nome da escola diretamente e continuar o questionário. Atenção: o nome da unidade escolar deverá ser preenchido corretamente.
 
 
2. Assunto: Plataforma de Apoio Presencial
1. Plataforma de Apoio
Informamos que foram realizados os seguintes ajustes na plataforma de Apoio Presencial:
● Erro ao acessar com dois perfis de usuário:
Situação: O acesso não era permitido para usuários que possuíam dois perfis, como por exemplo, Professor e Coordenador de Gestão Pedagógica. O sistema não permitia o acesso utilizando o perfil de Professor. Agora: O acesso deve funcionar corretamente para esses usuários em ambos os perfis.
● Ciclo de Apoio de professores com atribuição de aula em mais de uma unidade escolar:
Situação: Quando a escola ‘A’ iniciava um ciclo de apoio, a escola ‘B’ ficava impedida de realizar o ciclo de apoio para o mesmo docente em sua própria escola. Além disso, os gestores de uma escola conseguiam visualizar o ciclo realizado pela outra escola a este docente.
Agora: Caso o professor tenha atribuição de aula em mais de uma escola, o ciclo de apoio de uma escola não deve interferir no ciclo de apoio da outra escola.
● Página de professores com atribuição de aula em mais de uma escola.
Agora é possível selecionar a escola desejada para visualizar os ciclos de apoio em aberto e o histórico dos ciclos recebidos. Conforme imagem:
 
Lembrete: Se o professor tiver um ciclo para concluir, lembre-se sempre de garantir que está acessando a escola correta.
● Professores afastados pelo artigo 22:
Situação 1: Os professores que estavam afastados pelo Artigo 22, continuavam a constar na lista da escola sede.
Situação 2: Os professores que estavam afastados pelo Artigo 22, tinham sumido da lista da escola onde estavam com aulas atribuídas.
 Agora: Os professores afastados pelo artigo 22 já devem constar corretamente na lista da escola onde possui atribuição de aula.
● Professores com mais de um DI:
Situação: Em alguns casos, não estavam aparecendo todas as turmas vinculadas ao docente. Agora: Deve aparecer todas as turmas vinculadas ao DI.
2. Materiais de apoio:
● Documento Orientador de Apoio Presencial: Atualização do FAQ de Apoio Presencial e informações sobre o BI de Apoio Presencial:
Qualquer dúvida pode ser enviada pelo canal de Suporte Técnico da Central de Atendimento da SEDUC, por meio do telefone 0800-770-0012 ou pelo link: https://atendimento.educacao.sp.gov.br (de segunda à sexta, das 07h às 19h).
 
 
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Documento Orientador -Plataformas Digitais
Segue, anexo I, o Documento Orientador para auxiliar os professores a atuarem com os estudantes elegíveis da Educação Especial no uso das Plataformas educacionais disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
2. Assunto: Documentos Orientadores – Plataformas Educacionais
Compartilhamos os seguintes Documentos Orientadores: Plataformas Educacionais –
Esse documento apresenta as plataformas educacionais que estão disponíveis para a rede estadual de ensino.
3. Assunto: Novo Instagram e Facebook da EFAPE Profissional da Educação do Estado de São Paulo, você já segue o novo perfil da EFAPE nas redes sociais?
 Através desse canal você encontra informações sobre o Programa Multiplica SP, ATPC, e todas as ações e programas criados para sua formação.
Então siga agora os perfis oficiais e ative o sininho
 
4. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores anuncia nova edição
Profissionais da rede da educação do Estado de São Paulo têm a chance de participar dessa iniciativa focada na formação entre pares
O dia a dia dos profissionais da educação em sala de aula requer ações específicas pautadas em tomadas de decisões constantes sobre metodologias, procedimentos, técnicas, estratégias, conteúdos, habilidades e competências.
Em busca de apoiar os professores da educação do Estado de São Paulo, baseado na formação entre pares, a EFAPE lança sua terceira edição do Programa Multiplica SP #Professores, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à prática docente. Essa abordagem única permite que os educadores compartilhem experiências, troquem conhecimentos e aprendam uns com os outros, promovendo um ambiente de colaboração e crescimento mútuo.
BENEFÍCIOS
Além do compartilhamento de experiências, os servidores da educação do Estado de São Paulo, que atuarem como Professores Multiplicadores dessa edição do Programa, garantem certificação para evolução funcional e pontuação na atribuição de 2025.
INSCRIÇÕES
Para se inscrever, os candidatos devem atender às exigências detalhadas na resolução e no edital, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Programa.
As inscrições estarão abertas a todos os educadores da rede de ensino paulista no dia 15 de maio, por meio da Secretaria Escolar Digital – SED.
Não perca a chance de impulsionar uma comunidade de líderes apaixonados pela excelência educacional!
5. Assunto: Normativos do Programa Multiplica SP #Professores, #Diretores e #Coordenadores
As resoluções e editais dos Programas Multiplica SP #Professores, #Diretores e #Coordenadores já estão disponíveis no site do Programa Multiplica SP e também no Diário Oficial* do Estado de São Paulo, de 15/05/2024.
*Apenas as resoluções foram publicadas em DOE
6. Assunto: Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2 – 1ª Edição/2024
• Ação: As atividades deverão ser realizadas até 31/07/2024.
• Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
• Status: Em andamento.
• Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
• Data:
7. Assunto: Curso da Educação Integral ao Ensino Integral – 2ª Edição/2023
● Ação: Informar a prorrogação do curso.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo:
SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE); Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, exceto o secretário de escola.
● Data:
8. Assunto: Curso Storytelling e o Percurso do Herói em Aulas e Cursos – 1ª Edição/2024
• Ação: Divulgar o curso.
• Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
• Status: Em andamento.
• Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM) e Servidores da EFAPE.
• Data:
9. Assunto: Atendimento ao pesquisador externo – USP Lorena
• Ação: Divulgação do formulário para coleta de dados da Pesquisa: “Programa Jovem Aprendiz e o Projeto de Vida: Programa de Ensino Integral para uma educação libertadora”.
• Formato: Formulário on-line.
• Status: Em andamento.
•Público-alvo: Professores e estudantes do Ensino Médio do componente Projeto de Vida das escolas PEI de Pindamonhangaba.
• Período de Realização:
• Mais informações: A EFAPE apoia alunos de pós-graduação, universidades, grupos de pesquisas e instituições interessadas em realizar pesquisas junto à rede estadual de ensino, com garantias de socialização dos resultados obtidos, com vistas a estimular reflexões e indicar possibilidades de melhoria na qualidade da formação de estudantes e educadores. Nesse sentido, solicita às Diretorias de Ensino e escolas que encaminhem os links da presente pesquisa ao público-alvo indicado.
Link Formulário para Professores: https://pt.surveymonkey.com/r/RGFZW7S
Link Formulário para estudantes: https://pt.surveymonkey.com/r/N5DJFDB
10. Assunto: Concurso de desenho Toyama 2024 – Fique atento aos prazos!
• Ação: Divulgação do Concurso de desenho Toyama 2024, com o tema “Lendas da cultura japonesa”.
• Status: Em andamento.
• Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares e professores da rede.
• Data: As escolas devem selecionar os desenhos e encaminhar para a Diretoria de Ensino até o dia 31/05/2024.
• Mais informações: O Concurso de desenho Toyama 2024 é direcionado para estudantes da rede pública estadual de ensino, com até 15 anos de idade (conforme especificado no regulamento do concurso). A escola deverá formar uma comissão composta por no mínimo três professores sendo, pelo menos um de Arte, para realizar a seleção de, no máximo 06 (seis) desenhos, sendo:
❖ 02 (dois) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
❖ 02 (dois) dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
❖ 02 (dois) do Centro de línguas (CEL) – Japonês (quando houver).
O regulamento e anexos estão disponíveis no site do CRE Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9379. Em caso de dúvidas, envie o seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
11. Assunto: XII Concurso de redação do Hospital de Amor – “Infecção e câncer: cuide, previna e combata”
• Ação: Divulgação do XII Concurso de redação promovido pelo NEC – Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor e SEDUC-SP.
• Status: Em andamento.
• Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares e professores da rede.
• Data: Até o dia 07/06/2024, os(as) estudantes deverão produzir a redação nas escolas e entregar para o(a) seu(sua) professor(a) orientador(a).
• Mais informações: O regulamento do Concurso de redação do Hospital de Amor, com o cronograma completo, critérios de participação e demais informações sobre o concurso está disponível na página do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC): http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9380. Em caso de dúvidas envie o seu email para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
12. Assunto: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – A REDE NA EFAPE
● Ação: Novidade nas ATPC 2024! A partir deste ano, vamos oportunizar aos professores da Rede Estadual o compartilhamento de suas experiências, com base no material digital utilizado em sala de aula. Participe conosco!
● Formato: Remoto, via Plataforma ZOOM ou por meio de envio de vídeo.
● Status: em andamento.
● Público-alvo: Todos os professores em exercício em sala de aula (SEDUC-SP).
● Mais informações: Para participar e contribuir com sua prática pedagógica enriquecendo o repertório de outros professores da rede ampliando as concepções metodológicas, estratégias e técnicas didático – pedagógica, bem como utilizar o material digital, acesse o formulário a seguir: https://bit.ly/Participacao_ATPC_EFAPE_2024
13. Assunto: Diálogos do Programa Alfabetização Ambiental – Preservação da qualidade das águas- Manguezais e o encontro das águas
• Ação: Live sobre Preservação da qualidade das águas do Programa Alfabetização Ambiental.
• Formato: On-line (via CMSP no canal de Desenvolvimento Profissional 1).
• Status: Previsto.
• Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral, Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento, Diretores Escolares/Diretor de Escola e Vice-Diretor Escolar.
• Data: 21 de maio de 2024 (Terça-feira), das 14h às 15h30.
• Mais informações: O programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.
14. Assunto: Componente de Tecnologia e Inovação – Programação e Robótica – ATPC ofertadas no 1° Bimestre
• Ação: Atualização da oferta das ATPC no AVA EFAPE – 1º Bimestre.
• Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
• Status: Finalizado.
• Público-alvo: Professores do Componente de Tecnologia e Inovação Programação e Robótica.
• Data: 13/05/2024
• Mais informações: Segue abaixo uma lista de todas as ATPC do componente ofertados por semana no 1° Bimestre:
Caso tenha perdido alguma formação do componente de Tecnologia e Inovação – Programação e Robótica, ou queira rever acesse: https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/login/index.php com seu login e senha e conferir.
 
15. Assunto: ATPC Por dentro do Currículo de Língua Portuguesa e Matemática – Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
• Ação: Divulgar a oferta no AVA EFAPE da ATPC Por dentro do Currículo de Língua Portuguesa e Matemática – Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
• Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
• Status: Em andamento
• Público-alvo: Todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática – Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em exercício em sala de aula (SEDUC-SP);
 • Data: a partir de 13/05/2024
• Mais Informações: As ATPC do Por dentro do Currículo serão ofertadas no âmbito do Programa Por Dentro do Currículo que tem como objetivo promover ações para a recomposição e o aprofundamento da aprendizagem dos estudantes nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Cada semana será abordado um segmento, iniciamos com Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio. Para saber mais acesse: https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/login/index.php
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
 
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone: 3404-2945 / 2948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Visita dos Técnicos da Construtora EDENGE/FDE – Programa de Climatização
Prezados Diretores
Comunicamos que será iniciada no dia 20/05/2024 (segunda-feira) a visita dos técnicos da Construtora EDENGE/FDE, para vistoria referente aos serviços de Infraestrutura Elétrica para atendimento ao PROGRAMA DE CLIMATIZAÇÃO nas Unidades Escolares abaixo relacionadas:
  • EE. Prof. Nelson Stroli,
  • EE. Délcio Báccaro
  • EE. Roberto Garcia Losz
  • EE. Oscália Góes Ferreira
  • EE. Barão de Piracicaba
  • EE. José Fernandes,
  • EE. Marciano de Toledo Piza
  • EE. Odilon Corrêa
  • EE. Carolina Agusta Seraphim
  • EE. Heloísa Lemenhe Marasca
  • EE. Oscar de Almeida
  • EE. João Baptista Negrão
  • EE. Silvia Ap. Ortolan
  • EE. Marcelo de Mesquita
  • EE. Ary Leite Pereira
  • EE. Ataliba Pires do Amaral
  • EE. Dorivaldo Damm
  • EE. José Ferraz Sampaio
  • EE. José Marciliano da Costa Jr.
  • EE. Leovegildo da Chagas Santos
  • EE. Octávio Pimenta Reis
  • EE. Paulo Chaves
  • EE. Ruth Ramos Cappi
  • EE. Maria Ap. Soares de Lucca
  • EE. Maria Gertrudes Cardoso
  • EE. Cônego Manuel Alves
  • EE. Margarida Parolli Soares
  • EE. Maria Carmem Codo Jacomini
  • EE. Joaquina de Castro Azevedo
 
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Alfredo Paulino de Souza Neto, Diretor do EE. Prof. Paulo Chaves – 20/05 (segunda-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcante de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino