COMUNICADO DERLIM DE 17.01.2025

COMUNICADO DERLIM DE 17.01.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Campanha – Janeiro Branco
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil
Sr. diretor,
Comunicamos que, já está divulgado no site da DERLIM, o Edital do Processo de Seleção – Professor do Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil para o preenchimento das vagas existentes em conformidade com as normas e requisitos estabelecidos na Resolução SEDUC N° 07, DE 14 DE JANEIRO DE 2025.
Solicitamos que tomem ciência das fases e procedimentos do Edital que segue abaixo:
EDITAL 
Processo de Seleção – Professor do Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil
A Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, torna público o Edital de Processo de Seleção – Professor do Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil. O preenchimento das vagas existentes ocorrerá em conformidade com as normas e requisitos estabelecidos na Resolução SEDUC N° 07, DE 14 DE JANEIRO DE 2025.
  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
 As Unidades Escolares do Programa Ensino Integral com carga horária de 9 (nove) horas diárias e, ao menos, 4 (quatro) turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio ao todo, contarão com 1 (um) Professor com carga horária de 10 (dez) horas semanais dedicado ao desenvolvimento do protagonismo estudantil.
  1. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE APOIO AO PROTAGONISMO JUVENIL
2.1. Acompanhar os Clubes Juvenis em seu pleno desenvolvimento:
 a) Auxiliando o Diretor e com apoio do Vice-diretor desde a organização inicial;
b) Apoiando e validando os Planos de Ação e as propostas dos Clubes Juvenis;
c) Reunindo presidentes e vice-presidentes de Clubes Juvenis;
d) Acompanhando os Clubes Juvenis durante horário previsto na agenda da unidade escolar, de maneira que o Diretor da Unidade Escolar possa participar do ATPCG que ocorre no mesmo horário;
2.2. Formar e acompanhar lideranças estudantis na construção de sua autonomia:
a) Apoiando o Diretor em todo o processo preparatório das eleições de líderes de turmas;
b) Reunindo e acompanhando líderes e vice-líderes com o Diretor;
2.3. Apoiar a Equipe Gestora na condução de projetos de protagonismo;
2.4. Alinhar ações pedagógicas com a Equipe Escolar no que se refere ao protagonismo dos estudantes
III) DOS REQUISITOS PARA ATUAÇÃO NO PROJETO
3.1. ser portador de diploma de licenciatura plena;
3.2. ser docente titular de cargo que se encontre na condição de adido ou ocupante de função- atividade que se encontre em horas de permanência.
3.3. No caso de docente readaptado, a atribuição somente poderá ocorrer desde que as atribuições do projeto sejam compatíveis com o Rol de atividades da Súmula de Readaptação.
3.4 Na inexistência de docentes efetivos e não efetivos, conforme previsto no inciso II deste artigo, o docente contratado nos termos da Lei Complementar no 1.093, de 16-07-2009 que atua na Sala de Leitura poderá assumir o projeto e, neste caso, considera-se como parte de sua carga horária de 10 (dez) aulas semanais conforme descrito na Resolução SEDUC-93/2024.
 3.5. Na impossibilidade prevista em legislação, o projeto poderá ser atribuído para:
a) carga suplementar de titular de cargo;
b) completar a carga horária de docente ocupante de função-atividade;
c) completar a carga horária de docente contratado nos termos da Lei Complementar nº 1.093, de 16-07-2009.
  1. DAS ETAPAS DO PROCESSO
4.1. Entrega de proposta escrita de atuação na função com desenvolvimento de Clubes Juvenis conforme diretrizes do Protagonismo dentro do Programa Ensino Integra, diretamente nas unidades escolares do Programa de Ensino Integral de 9 horas;
4.2.  Seleção por perfil realizada pelo Diretor Escolar ou Diretor de Escola, com apoio da Equipe Gestora, em conjunto com os representantes da Diretoria de Ensino;
4.3. Divulgação dos selecionados pela Diretoria de Ensino;
  1. DA ORDEM DE PRIORIDADE NA SELEÇÃO
5.1 Na seleção de docentes para o exercício das atribuições relativas ao Projeto, observar-se-á a seguinte ordem de prioridade:
a) Titular de cargo, na condição de adido;
b) Docente ocupante de função-atividade em horas de permanência;
d)Titular de cargo e não efetivos, para carga suplementar;
e) Docente ocupante de função-atividade, para completar a carga horária de trabalho;
f) Docente contratado, nos termos da Lei Complementar nº 1.093, de 16-07- 2009.
  1. DA CARGA HORÁRIA ATRIBUÍDA 
6.1. A carga horária a ser cumprida pelo Professor no Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil será de 10 (dez) horas semanais, na seguinte conformidade:
a) 2 (duas) aulas, de 50 (cinquenta) minutos cada, para acompanhamento de Clubes Juvenis;
b) 2 (duas) aulas, de 50 (cinquenta) minutos cada, do componente curricular eletivas;
c) 4 (quatro) aulas, de 50 (cinquenta) minutos cada, de atendimento individualizado ou coletivo de estudantes na atuação de liderança;
d) 2 (duas) aulas, de 50 (cinquenta) minutos cada, de alinhamento com um dos integrantes da equipe gestora (ATPC);
 e) 2 (duas) aulas, de 50 (cinquenta) minutos cada, a serem realizadas na Unidade Escolar, destinadas para estudos, planejamento e demais atribuições inerentes à função a qual foi designado (APD);
f) O docente que tiver as aulas atribuídas deverá exercer as atribuições específicas do projeto presencialmente na unidade escolar;
g) O Professor em atuação no Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil deverá usufruir férias na conformidade do estabelecido no calendário escolar;
  1. DO CRONOGRAMA 
7.1. Entrega de Projeto nas unidades escolares: 16 a 22 de janeiro de 2025;
7.2. Seleção: 23 a 30 de janeiro de 2025;
7.3. Publicação do resultado pela Diretoria de Ensino: 31 de janeiro de 2025.
  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 
8.1. O Professor do projeto não atuará em Regime de Dedicação Exclusiva (RDE), não fazendo jus ao recebimento da Gratificação de Dedicação Exclusiva – GDE, de que trata a Lei Complementar 1.164 de 04-01-2012, alterada pela Lei Complementar 1.191, de 28-12-2012 e, assim, não será contabilizado no módulo da Unidade Escolar conforme descrito na Resolução 93 de 2024;
8.2. As disposições deste Edital estarão sujeitas a adequações que respeitem quaisquer alterações de dispositivos legais supervenientes;
8.2.  Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Ensino Região de Limeira;
Limeira, 15 de janeiro de 2025.
Gabriel Prochnou Vieira
Dirigente Regional de Ensino
Diretoria de Ensino Região de Limeira
ANEXO – RELAÇÃO DE ESCOLAS PEI DE 9 HORAS
E.E Armando Falcone – Artur Nogueira
E.E João Baptista Gazzola – Artur Nogueira
E.E Coronel José Levy – Cordeirópolis
E.E Alberto Fierz – Cosmópolis
E.E Ivete Sala de Queiroz – Cosmópolis
E.E Paulo de Almeida Nogueira – Cosmópolis
E.E Marcelo de Mesquita – Ipeúna
E.E Silvia Aparecida Bueno Ortolan – Ipeúna
E.E Arlindo Silvestre – Limeira
E.E Ataliba Pires do Amaral – Limeira
E.E Brasil – Limeira – Limeira
E.E Castello Branco – Limeira
E.E Carolina Arruda Vasconcellos – Limeira
E.E Gabriel Pozzi – Limeira
E.E Dom Idílio José Soares – Limeira
E.E José Ferraz – Limeira
EE JOSÉ MARCILIANO DA COSTA JUNIOR – Limeira
EE LEONTINA SILVA BUSCH – Limeira
​EE IRMàMARIA GERTRUDES C. REBELLO – Limeira
​EE RUTH RAMOS CAPPI – Limeira
​EE CAROLINA AUGUSTA SERAPHIM – Rio Claro
​EE HELOISA LEMENHE MARASCA – Rio Claro
​EE JOÃO BATISTA LEME – Rio Claro
EE JOAQUIM RIBEIRO – Rio Claro
​EE JOAQUIM SALLES – Rio Claro
EE MARCIANO DE TOLEDO PIZA – Rio Claro
​EE MICHEL ANTONIO ALEM – Rio Claro
​EE NELSON STROILI – Rio Claro
EE CHANCELER RAUL FERNANDES – Rio Claro
​EE ROBERTO GARCIA LOSZ – Rio Claro
EE MARIA CARMEN CODO JACOMINI – Santa Gertrudes
2. Assunto: Mensagem à Equipe Gestora: Acolhendo e Integrando os Novos Professores
Caros integrantes da Equipe Gestora,
O ingresso de novos professores na Rede Estadual de Ensino é sempre um momento especial, que marca a chegada de profissionais dedicados e comprometidos com a transformação da educação. A acolhida desses educadores é mais do que uma tarefa administrativa; é um ato de cuidado, reconhecimento e integração que reflete os valores de nossa escola.
Cabe a vocês, como líderes e mediadores do ambiente escolar, a importante missão de recepcionar os novos docentes de forma calorosa e orientadora, promovendo o sentimento de pertencimento desde o primeiro dia. O acolhimento, anexo I, é a base para uma relação de confiança e para o desenvolvimento de um trabalho coletivo efetivo.
Além disso, o processo de integração deve ser cuidadosamente planejado e executado, com ações que apresentem a cultura organizacional da unidade, suas práticas pedagógicas, rotinas e objetivos. Esse momento é essencial para alinhar expectativas, fortalecer vínculos e preparar os professores para os desafios e as conquistas que virão.
Lembrem-se: o sucesso dessa integração depende do compromisso de cada membro da equipe em atuar como guia e suporte para os novos colegas. Sua dedicação e liderança farão toda a diferença para que eles se sintam valorizados, acolhidos e preparados para essa nova etapa.
Estamos juntos nesse desafio, certos de que o trabalho colaborativo de vocês contribuirá para uma equipe docente fortalecida e uma escola cada vez mais eficiente e acolhedora.
Contem conosco e parabéns por abraçarem essa missão com entusiasmo e responsabilidade!
COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – CGRH
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E NORMATIZAÇÃO DE RECURSOS – DEPLAN
3. Assunto: Conselho de Escola
1. Documento Orientador Conselho de Escola Interessados:
O Centro de Projetos e Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos – CEART/COPED
• De acordo com a Resolução SEDUC nº 19 de 08 de março de 2022;
• Com a proposta de melhorar a Educação Pública com Efetividade, Qualidade e Acesso Ampliados para Geração de Oportunidades e Redução das Desigualdades;
• Com o objetivo de fortalecer as relações entre a Gestão Escolar, a família e a comunidade local com as questões que envolvem ações pedagógicas e administrativas da unidade escolar;
Compartilha as Orientações Conselho de Escola 2025 https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:d898b5a2-31e4-49fa-8c0b-34a9d40bf26e que subsidiarão os trabalhos com os Pontos Focais do Conselho de Escola na Diretoria e com a Equipe Gestora Escolar em 2025.
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Reabertura do Edital – Professor Especialista em Currículo (PEC)
Informamos a reabertura do edital de 13.12.2024 Credenciamento de PEC, publicado no DOE Edição de 16 de dezembro de 2024 | Caderno Executivo | Seção Atos de Gestão e Despesas, em virtude da Resolução SEDUC 119 publicada em 26.12.24 possibilitar ao docente ingressante no Programa Ensino Integral (PEI), aprovado em processo de seleção, se afastar junto a Diretoria de Ensino. Segue edital, anexo II.
Novo período de inscrição: de 17.01.2025 a 22.01.2025
Atenção:   Os candidatos inscritos em Dezembro (de 13 a 23/12/24) continuam no processo e serão entrevistados em data a ser agendada.
2. Assunto: Revista DERLIM Dezembro/24 e Revista DERLIM Edição Especial Multiplica Dezembro/24
Enviamos, abaixo, a Revista DERLIM Edição Especial Multiplica Dezembro de 2024 e a Revista DERLIM Edição Especial Multiplica Dezembro de 2024 para ampla divulgação em toda a Comunidade Escolar.
A Revista DERLIM Edição Especial Multiplica Dezembro de 2024 também pode ser acessa pelo site https://heyzine.com/flip-book/0c395c8ac4.html
E a Revista DERLIM Dezembro de 2024 também pode ser acessa pelo site https://heyzine.com/flip-book/e93cf52572.html
A Revista DERLIM é uma publicação do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Limeira que visa divulgar as ações e boas práticas realizadas em nossa Diretoria de Ensino. Todas as unidades estão convidadas a participar, para isto basta entrar em contato com o PEC que acompanha sua U.E.
3. Assunto: Procedimento Operacional Padrão Programa Psicólogos na Escola
Com uma ação conjunta entre o Conviva Central e a equipe de líderes da MED+, desenvolvemos este Procedimento Operacional Padrão (POP) com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre a atuação dos psicólogos e orientar sobre as melhores práticas diante de diversas situações recorrentes, anexo III.
4. Assunto: Material Didático – São Paulo em Ação de Língua Portuguesa e Matemática
Informamos que, de dezembro a fevereiro de 2025, TODAS as escolas e as Diretorias de Ensino receberam ou receberão o material didático: São Paulo em Ação de Língua Portuguesa e Matemática, para os estudantes e os professores dos 9ºAnos do EF – Anos Finais e 3ª Séries do EM, conforme discriminados abaixo, a fim de subsidiar o trabalho desenvolvido nas aulas do componente curricular Orientação de Estudos.
5. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2025.1 – Início das Inscrições para Professor Cursista
● Ação: abertura de inscrições para Professor Cursista no Programa Multiplica SP #Professores 2025
● Formato: remoto, via SED.
● Status: previsto.
● Público-alvo: professores da Rede (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Médio) e professores da Rede Municipal para o curso de Alfabetização.
● Datas: 03 de fevereiro até 17 de fevereiro
● Mais informações: a partir de 03 de fevereiro de 2025, os professores da Rede Estadual poderão se inscrever como cursistas para o Programa Multiplica SP #Professores 2025. Os Professores da rede municipal podem se inscrever, mas exclusivamente para o curso de Alfabetização. As inscrições se encerram no dia 17 de fevereiro de 2025. As informações sobre o Programa estão disponibilizadas em: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professores-cronograma/
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Transporte Escolar – Passe (Escolas de Limeira)
Diretores das Unidades Escolares de Limeira.
Os alunos que precisarem de Transporte Escolar – Passe favor indicar esses alunos no Sistema e após indicação encaminhar a declaração da SOU devidamente assinada pelo Diretor para a Diretoria de Ensino para homologação.
Reforçamos que o procedimento deve ser feito a cada ano, portanto, mesmo que tenha carteirinha tem que levar a declaração na SOU para gerar a recarga 2025.
Pedimos que se atentem ao endereço da Declaração do Transporte e o endereço na Ficha do aluno na SED, deve ser o mesmo.
Qualquer dúvida, entrar em contato no CIE.
Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Migração da Comunicação para o Microsoft Teams
A comunicação é um desafio constante e, sem dúvida, é fundamental para o trabalho de toda a rede de educação. Pensando nisso, a Coordenadoria Pedagógica (COPED) orienta que todas as equipes pedagógicas (neste primeiro momento) já iniciem o ano letivo com sua comunicação totalmente via Microsoft Teams, sem grupos de trabalho noutros aplicativos de mensagens ou outros repositórios de arquivos.
Após diversos testes pudemos validar as seguintes vantagens no uso dessa ferramenta:
• Segurança e confiabilidade das informações
• Acesso facilitado via celular, notebooks e desktops
• Redução no uso de ferramentas como e-mail e WhatsApp
• Certificação da origem, fidedignidade e organização dos documentos compartilhados
• Garantia de quem está conectado à equipe e visualiza os documentos
• Controle da agenda e lista de presença de eventos online
• Redução de ruídos na comunicação e perda de informações essenciais, como ocorre em grupos de comunicação no WhatsApp e outros meios
Criação de Equipes do Microsoft Teams com o Núcleo Pedagógico das Diretorias de Ensino
Neste primeiro semestre a Coordenadoria Pedagógica criará equipes no Teams para toda a rede, começando pelas equipes do núcleo pedagógico das diretorias de ensino. Posteriormente, serão criadas equipes de comunicação direta entre a COPED e docentes para que recebam materiais de apoio para cada componente, além de novidades e orientações importantes para facilitar seu trabalho. Esse processo será gradual e os servidores designados nas funções ligadas ao Núcleo Pedagógico serão agregados automaticamente, aguardem novidades!
Criação de Equipes do Microsoft Teams nas Unidades Escolares O trio gestor das unidades escolares deve criar as equipes em cada escola com a inclusão manual dos professores com aulas atribuídas na unidade escolar, sempre utilizando os e-mails institucionais da Microsoft (@professor ou @educação) para acessar o Teams e deixar de usar outros meios e aplicativos de comunicação já no início do ano letivo.
Todos passaremos por um processo de adaptação, mas é importante enfatizar que não são recomendados outros aplicativos ou meios de comunicação para a criação de grupos de trabalho e compartilhamento de fotos, vídeos e arquivos. As Equipes no Teams possuem a possibilidade de criar pastas na aba arquivos, e as escolas poderão iniciar o ano de 2025 com os materiais já organizados para o trabalho letivo, disponibilizando as novas grades curriculares, resoluções, modelos de documentos do planejamento e informações de projetos que acontecerão.
Esta medida é importante não só para proteger os dados e interações, mas também para que a comunicação entre todos não se dê por outros meios e aplicativos que não são institucionais.
Desta maneira, organizamos e protegemos melhor nossas trocas de informações e compartilhamentos de documentos.
Para orientar nestes primeiros acessos recomendamos o seguinte guia: https://guide.trivium.com.br/showcase/cm2j5utx200hk45ee567r7l9i
A COPED compartilhará tutoriais, fará lives e orientações para qualificar o uso desta ferramenta e promover a transição de comunicação da melhor maneira possível.
Contamos com a colaboração de todos para essa importante mudança!
COPED – Centro de Inovação
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Expediente Ingressante – Professor De Ensino Fundamental E Médio
Posterior a posse do servidor ingressante, para auxílio no processo de elaboração de expediente para ingresso de Professor de Ensino Fundamental e Médio, encaminhamos, posterior ao exercício do servidor, para auxílio na elaboração do expediente e documentação do ingresso:
  • Anexo IV – Listagem de Documentos – Exercício Ingressantes
Lembretes:
  1. A unidade escolar deverá realizar o envio do expediente de nomeação referente ao exercício através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.giv.br> a Diretoria de Ensino. Após exercício do servidor, realizar o envio de documentação com o prazo de um dia após concretizado o exercício. Exemplo, se exercício em 20/01/2025, realizar o envio de expediente até 21/01/2025.
  2. Os documentos referentes ao exercício do servidor devem ser encaminhados posterior ao exercício. Dessa forma, todos os documentos que se referem a posse devem ser encaminhados imediato a posse e, posterior ao exercício, encaminhar os documentos que se referem ao exercício, como cópia do livro ponto ou termo de exercício, por exemplo.
  3. A inclusão do vínculo no sistema SED / PAEF para processamento do sistema da Seduc / Sefaz ocorrerá posterior a posse E exercício do servidor e, apenas mediante a entrega e/ou envio de expediente de nomeação completa na Diretoria de Ensino, ou seja, documentação de posse e exercício.
  4. Após receber o expediente de contratação, a Diretoria de Ensino (NFP) realizará a conferência de documentação do servidor dando continuidade a inclusão de vínculo no sistema PAEF, posterior ao exercício docente.  
  5. Após verificação de documentação e, realizada a inclusão do vínculo do servidor no sistema PAEF, a Diretoria de Ensino (NFP) encaminhará um e-mail a unidade escolar informando a inclusão de vínculo.
  6. Após inclusão de vínculo, a unidade escolar deverá acompanhar o processamento e ativação de contrato no sistema SED > Funcional e SED > Funcional > Eventos > CF – Cargo/Função.
  7. Após ativação, constando ATIVO, a unidade escolar deverá realizar a associação do professor na classe acessando a opção SED > Recursos Humanos > Associação do Professor na Classe > Atribuição de Aula.  Após associação, realizem a conferência da carga horária que será processada através do acesso ao sistema SED > Recursos Humanos > Carga Horária > Consultar Carga Horária – Prévia – ADM.
 
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Carlos Eduardo Alves Guimarães Fontana, Diretor da EE Brasil – 20/01 (segunda-feira)
Atenciosamente,
Gabriel Prochnou Vieira
Dirigente Regional de Ensino