COMUNICADO DERLIM DE 16.02.2024

COMUNICADO DERLIM DE 16.02.2024

 

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Documento Orientador do CONVIVA para 2024

O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP, atento às necessidades da rede estadual de educação, divulga, anexo I, as atividades em andamento que devem ser divulgadas para todas as Unidades Escolares.

2. Assunto: Processo de Atribuição de Classes e Aulas Regulares

Sr. Diretor,

Informamos a publicação da Portaria CGRH 13, DE 15-02-2024 que acrescenta dispositivos na Portaria CGRH – 03, DE 18-01- 2024, conforme segue:

 

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH, considerando a necessidade de atualizar as datas e procedimentos aos candidatos à contratação e aos docentes contratados nos termos da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, expede a presente Portaria:

Artigo 1º – Ficam acrescidos os itens 4, 5 e 6 no §1º do artigo 3º da Portaria CGRH – 03, DE 18-01-2024:

§1º – O Processo de Atribuição Inicial de Classes atenderá ao seguinte cronograma:

4 – 16/02/2024 – das 7h às 13h – Conferência e ajustes no saldo de aulas disponível na Secretaria Escolar Digital:

5 – Das 13h30 às 23h59 do dia 16/02/2024 – Manifestação de interesse dos candidatos à contratação e docentes contratados – Habilitados e Qualificados, em nível de Diretoria de Ensino;

6 – Das 7h às 18h do dia 19/02/2024 – Atribuição de Aulas aos candidatos à contratação e docentes contratados – Habilitados e Qualificados – nesta ordem, em nível de Diretoria de Ensino.

Artigo 2º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.        (GN)

 

Dar ampla divulgação aos docentes de sua unidade escolar em especial ao item 5 da Portaria acima.

Resumindo:

 

CATEGORIA DIA HORÁRIO PROCESSO REALIZAÇÃO
 

Candidatos e Contratados (VUNESP)

15/02/2024 A partir das 18h Conferência de saldo Unidade Escolar/Diretoria
16/02/2024 Até as 13h
16/02/2024 das 13h30 às 23h59 Manifestação de Interesse Docente/Candidato
19/02/2024 das 7h às 18h Atribuição Diretoria de Ensino

 

Ressaltamos aos senhores que, haverá necessidade de acompanhamento dos docentes contratados de sua unidade escolar com atribuição inferior a 20 aulas semanais, ou em interrupção de exercício, para que esses manifestem interesse na SED no período de 1 (um) mês. Caso contrário, poderão ter a extinção contratual, conforme a legislação pertinente. Assim, o docente contratado ou candidato à contratação deverá declarar, por escrito, o compromisso de manifestar interesse nas atribuições de aulas disponíveis até atingir a quantidade mínima prevista na Resolução SEDUC – 2, de 18/01/2024. Os docentes contratados e os candidatos à contratação devem manifestar interesse nos saldos de aulas disponíveis na plataforma da Secretaria Escolar Digital – SED, de acordo com a formação curricular cadastrada no sistema.

O CEMOV / CGRH informa que todos os candidatos inscritos na SED oriundos do processo seletivo Vunesp foram notificados sobre o período de manifestação de interesse através de e-mail (e-mail cadastrado no portal da Vunesp).

Quanto às inscrições REPROVADAS por falta de comprovação das informações autodeclaradas durante o processo de inscrição (seja na Vunesp ou no Banco de Talentos), esse candidato será reclassificado no final da lista de classificação. Isso não o impedirá de participar do processo de atribuição de classes e aulas subsequente.

Mais orientações serão enviadas posteriormente.

Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP

Informamos que está aberta a inscrição para a 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A inscrição é realizada pelas escolas por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível exclusivamente no site www.obmep.org.br e o prazo vai até 15 de março.

As escolas que participaram de edições anteriores também necessitam realizar

Solicitamos ampla divulgação.

 

 

2. Assunto: Programa Jovem Senador 2024

O Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal, permite que estudantes com até 19 anos, matriculados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal possam conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Para participar, as unidades escolares (UE) estão convidadas a promover internamente a produção de redações com o tema: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

Para maiores informações sobre o programa, acesse o site: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador

 

 

3. Assunto: Curso a Educação Integral ao Ensino Integral – 2ª Edição/2023

● Ação: Curso prorrogado até 28/03/2024.

● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.

● Status: Em andamento.

● Público-alvo:

○ SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE);

○ Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, exceto o secretário de escola.

● Data: Término até 28/03/2024.

● Mais informações: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/da-educacao-integral-ao-ensino-integral-2a-edicao2023/

 

 

4. Assunto: Atendimento a pesquisador externo

● Ação: Informar os gestores das escolas sorteadas para atender aos pesquisadores que levantarão dados para elaboração do relatório TIC Educação 2023.

● Formato: Contato telefônico

● Público-Alvo: Gestores das escolas selecionadas

● Data: Início em 15/02/2024 e término em 30/04/2024

● Mais informações: O Ipec Inteligência em Pesquisa e Consultoria ligará para as escolas discriminadas para entrevistar os gestores, a fim de coletar dados para elaboração do relatório TIC Educação 2023, instrumento que mapeará o uso das tecnologias em escolas públicas e particulares do país em relação à presença de conectividade nas escolas e o uso das tecnologias em atividades de gestão escolar. Solicitamos que as Diretorias de Ensino socializem essa informação entre as escolas listadas que estejam sob sua jurisdição.

 

 

5. Assunto: Exposição Mulheres Extraordinárias – CREMC/EFAPE

● Ação: Venha conhecer a vida e a luta de mulheres que influenciaram nossa cultura por meio de livros que contam suas extraordinárias trajetórias. Selecionamos uma pequena amostra do pensamento de mulheres que influenciam nossa cultura, ontem e hoje, cada uma à sua maneira. Com garra e dignidade, elas fizeram a diferença na educação, nas artes, na política, nas ciências, na filosofia, na sociedade e… em nossos corações! Todos os títulos expostos pertencem ao acervo da Biblioteca do CREMC/EFAPE e estão disponíveis para consulta e empréstimo.

● Formato: Presencial, na EFAPE – na Biblioteca e no primeiro andar

● Público-Alvo: Servidores da SEDUC-SP

● Data: De fevereiro a março de 2024

● Mais informações: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br

 

 

6. Assunto: Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2 – 1ª Edição/2024

● Ação: As atividades deverão ser realizadas até 31/07/2024.

● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.

● Status: Em andamento, com inscrições abertas.

● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).

● Data: Até 31/07/2024.

● Mais informações: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/programa-de-desenvolvimento-de-lideranca-pdl-curso-2-1aedicao-2024/

 

 

7. Assunto: Programa Multiplica SP #Diretores

● Ação: Diretores e Vice-Diretores, fiquem atentos ao prazo de inscrição para participar, como cursista, do Multiplica #Diretores. Não perca essa oportunidade!

● Formato: EaD, inscrição via SED – Secretaria Escolar Digital.

● Status: Em andamento.

● Público-alvo: Diretores/ Vice-Diretor Escolar.

● Data: Previsão de 22/02 a 04/03/2024.

● Mais informações: Para saber mais acesse o site: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/diretores/

 

 

8. Assunto: Divulgação da edição 2024 do curso de extensão de formação de professores “Ciência cidadã nas escolas”

● Ação: Dirigentes Regionais: divulgar entre professores o curso referido.

● Formato: Curso de extensão de 11 h de carga horária em formato híbrido (86h online e 24h presenciais em uma área natural no grande ABC).

● Período do curso: 01/03/2024 a 07/06/2024

● Público-alvo: professores da educação básica, principalmente do município de São Paulo ou do Grande ABC. 60 vagas.

● Prazo final para inscrição: prazo prorrogado para até 28 de fevereiro de 2024, pelo link: https://forms.gle/vrCjsNunNQjjLMjq9

● Mais informações:

Este é o texto de divulgação que recebemos da professora Natália Ghilardi-Lopes (coordenadora do curso), vinculada à UFABC, uma das pesquisadoras apoiadas pelo Edital 2022 do Proeduca https://fapesp.br/16035/resultado-do-primeiro-edital-do-programa-de-pesquisa-em-educacao-basica-proeduca: “Quer saber mais sobre ciência cidadã e as possibilidades de desenvolver propostas com esta abordagem nas escolas? Então, inscrevase na edição 2024 do curso de extensão de formação de professores “Ciência cidadã nas escolas”. A declaração de interesse pode ser realizada até dia 28/02 neste link: https://forms.gle/vrCjsNunNQjjLMjq9. As vagas são limitadas! Atenciosamente, Natália Ghilardi-Lopes (coordenadora do curso)”

 

 

9. Assunto: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – EFAPE 2024

● Ação: divulgar a organização de ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) pela EFAPE em 2024

● Formato: remoto, via AVA/EFAPE

● Status: finalizado

● Público-alvo: todos os professores em exercício na sala de aula (SEDUC-SP)

● Mais informações: Para saber mais sobre essa organização, acesse: https://drive.google.com/file/d/1IiWxo1qlQ3iwmXnLancWkuXpqQ_vw2sk/view

 

 

10. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024 – Edital de Convocação para Professor Multiplicador

● Ação: divulgação do Edital de convocação para Professor Multiplicador.

● Formato: remoto, via site do Programa Multiplica.

● Status: finalizado.

● Público-alvo: todos os professores inscritos para Professor Multiplicador no Programa Multiplica SP#Professores 2024.

● Mais informações: O edital de convocação dos Professores Multiplicadores inscritos no Programa Multiplica SP #Professores 2024, está disponível em: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professor-multiplicador/#informacoesimportantes-multi

 

 

11. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024 – Tutorial para alocação de turmas

● Ação: divulgar o tutorial para a realização do procedimento de alocação de turmas

● Formato: remoto, via SED (Secretaria Escolar Digital)

● Status: em andamento

● Público-alvo: todos os professores inscritos para Professor Multiplicador no Programa Multiplica SP#Professores

● Data: 15 e 16 de fevereiro

● Mais informações: Para fazer o procedimento de alocação de turmas via SED pela (Secretaria Escolar Digital), os Professores Multiplicadores podem acessar o Tutorial disponível em: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professor-multiplicador/#informacoesimportantes-multi ou https://www.youtube.com/watch?v=eRhROG-GZAw&ab_channel=EFAPE

 

12. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024 – Início das Inscrições para Professor Cursista

• Ação: abertura de inscrições para Professor Cursista no Programa Multiplica SP #Professores 2024

• Formato: remoto, via SED.

• Status: previsto.

• Público-alvo: professores da Rede (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Médio).

• Datas: 28 de fevereiro até 07 de março.

• Mais informações: a partir de 28 de fevereiro de 2024, os professores da Rede Estadual poderão se inscrever como cursistas para o Programa Multiplica SP #Professores 2024. As inscrições se encerram no dia 07 de março de 2024. Tanto o regulamento, quanto às informações sobre o Programa estão disponibilizadas em: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/

 

 

13. Assunto: Programa de Estágio em Promoção da Convivência Multicultural em Toyama – 2024/2025

• Ação: Processo de seleção para estágio internacional (Cooperação e Intercâmbio entre Funcionários Públicos Regionais).

• Formato: inscrições remotas via formulário https://docs.google.com/forms/d/1qWwNDN_-Bcy0VtnPQKxZDqebMZKeBuFwr-MwsTMccSM/edit

• Status: em andamento.

• Público-alvo: professores efetivos da SEDUC-SP que possuem domínio da língua japonesa.

• Data: inscrições para o processo seletivo de 19/02/2024 a 08/03/2024.

• Mais informações:

O Programa Estágio em Promoção da Convivência Multicultural em Toyama – 2024/2025 irá selecionar um(a) professor(a) da rede estadual de ensino para o período de estágio, de aproximadamente um ano (previsto de julho de 2024 até junho de 2025), na província de Toyama, no Japão.

O Governo de Toyama será responsável pelo pagamento das despesas com passagem de ida e volta (BrasilJapão), despesas de transporte em território japonês necessárias ao cumprimento do programa, bolsa em dinheiro durante a estadia, seguros, entre outros. As despesas com passaporte, visto e demais taxas ficarão a cargo do candidato aprovado.

Acesse o link para maiores detalhes da ação: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/cre/. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: cremariocovas@educacao.sp.gov.br.

 

 

14. Assunto: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – A REDE NA EFAPE

● Ação: Novidade nas ATPC 2024! A partir deste ano, vamos oportunizar aos professores da Rede Estadual o compartilhamento de suas experiências, com base no material digital utilizado em sala de aula. Participe conosco!

● Formato: Remoto, via Plataforma ZOOM ou por meio de envio de vídeo

● Status: Em andamento

● Público-alvo: Todos os professores em exercício na sala de aula (SEDUC-SP)

● Mais informações:

Para participar e contribuir com sua prática pedagógica enriquecendo o repertório de outros professores da rede ampliando as concepções metodológicas, estratégias e técnicas didático – pedagógica, bem como utilizar o material digital, acesse o formulário a seguir: https://bit.ly/Participacao_ATPC_EFAPE_2024 e https://drive.google.com/file/d/15_a1gjcLrp6lPtTj1MNjCCzlYsrT7Te/view

https://drive.google.com/file/d/1kgcpH9mOL3czFJ_FN7rU7dcB1In8pOCr/view?usp=sharing

Caso prefira, você pode acessar o formulário pelo QR CODE abaixo:

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

 

 

Atenciosamente,

Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira

Dirigente Regional de Ensino