COMUNICADO DERLIM DE 14.06.2024

COMUNICADO DERLIM DE 14.06.2024
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital CGP – EE. Prof. Odilon Corrêa
A EE. PROF. ODILON CORRÊA nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29- 06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
2. Assunto: Edital Vice-Diretor – EE. Prof. Odilon Corrêa
A EE. PROF. ODILON CORRÊA, nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada de Vice-Diretor. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo II.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Edital de Abertura de Inscrições para o ano letivo de 2025 – Processo Seletivo Simplificado
Sr. Diretor,
Comunicamos a publicação em DOE de 05-06-2024 do Edital de Abertura de Inscrições para o ano letivo de 2025 – Processo Seletivo Simplificado, para contratação temporária de docentes para atuação nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede estadual de ensino, por meio de prova objetiva, prática e avaliação de títulos, a ser realizado em nível regional e Credenciamento para o Programa Ensino Integral – PEI.
As divulgações referentes ao presente Processo Seletivo Simplificado, serão publicadas oficialmente no Diário Oficial do Estado de São Paulo – DOE (www.doe.sp.gov.br) e disponibilizadas, como subsídio, no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), conforme o caso, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
Alertamos para que todos os interessados realizem a leitura, na íntegra, do referido Edital (clique aqui) e salientamos aqui alguns pontos relevantes, conforme segue:
  • A inscrição deverá ser efetuada das 10h de 14.06.2024 às 23h59min de 12.07.2024, exclusivamente pela internet no site (www.vunesp.com.br)  e não será permitida inscrição em desacordo com o estabelecido neste edital – autodeclaratória e numa única Diretoria de Ensino;
  • O candidato que não atender aos procedimentos estabelecidos neste Edital ou que prestar declaração falsa, inexata ou, ainda, que não satisfaça a todas as condições e requisitos estabelecidos neste Edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado e que o fato seja constatado posteriormente, sem prejuízo das ações criminais cabíveis;
  • Ao efetivar a sua inscrição o candidato concorda com os termos que constam neste Edital;
  • Público-alvo: poderão se inscrever no presente Processo Seletivo Simplificado os candidatos que queiram celebrar contrato com a rede estadual de educação, desde que cumpridas as exigências contratuais constantes deste edital e nas demais normas pertinentes ao assunto;
  • Capítulo 2: referentes aos requisitos para habilitação dos anos iniciais do ensino fundamental, habilitação / qualificação para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação especial;
  • Taxa de Inscrição de 35,00 – ver critério para isenção e redução da taxa;
  • DA CONDIÇÃO ESPECIAL: O candidato que necessitar de condição especial para a realização da prova, deverá verificar as orientações contidas no Capítulo 3, 3.34;
  • Capítulo 4 – Da candidata Lactante;
  • Capítulo 5 – Da pessoa com deficiência;
  • Capítulo 6 – Da inclusão e do nome social;
  • Capítulo 7 – Do sistema de pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas – Do procedimento de heteroidentificação;
  • Capítulo 8 – Da participação de estrangeiros;
  • Capítulo 9 – Das Provas:
9.1. Este Processo Seletivo Simplificado constará das seguintes provas:
Professor de Educação Básica I e Professor de Ensino Fundamental e Médio
Prova Objetiva:
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Específicos
Prova Prática – Videoaula
Prova de Títulos
  • Capítulo 10 – Da prestação das provas;
  • Dos Recursos;
  • Também é de responsabilidade do candidato, a veracidade das informações e a exatidão das declarações e regularidade de documentos;
  • Para fins deste Processo Seletivo Simplificado, o candidato deverá manter atualizado seus dados pessoais (nome, documento, e-mail e/ou endereço), desde a inscrição até a publicação da classificação definitiva, na Fundação VUNESP e, após esse período, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
  • O candidato deverá manter ativo o e-mail cadastrado no ato da inscrição, durante toda a vigência deste Processo Seletivo Simplificado;
  • O prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado para docentes é de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação da classificação final;
  • Veja a lista dos municípios de aplicação de prova no anexo II do Edital e demais requerimentos em seguida;
  • Verificar em Anexo V: tema, habilidade obrigatória e público-alvo para a preparação da prova prática – candidato concorrente à vaga de componente curricular;
  • Bibliografia
Solicitamos, ainda, a ampla divulgação deste Comunicado para os docentes de sua unidade escolar, que deverão tomar ciência desse Comunicado.
Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM
 
 
2. Assunto:  Atribuição de Aulas
Sr. Diretor,
Tendo em vista o saldo de aulas sem atribuição aos docentes habilitados / qualificados constantes na SED e completando as ações de Monitoramento das Atribuições de Classes e Aulas contidas no Documento Orientador de Atribuição de Classes e Aulas Durante o Ano de 2024, p. 32 do Manual de Atribuição, essa Comissão reitera aos senhores diretores e gerentes de organização escolar os seguintes procedimentos para a próxima semana:
  1. Após realizada a Associação das aulas atribuídas até 17-06-2024 e caso ainda tenham saldo remanescente, lembramos:
  2. Atribuição presencial na DERLIM, às 09h do dia 19-06-2024, do saldo remanescente na SED para, novamente, aos docentes classificados no processo de atribuição 2024 que desejarem completar sua carga horária e obrigatoriamente, aos docentes contratados em interrupção de exercício e docentes com menos de 20 aulas atribuídas (processos seletivos vigentes) – VUNESP/FGV/BT. Após esgotados os docentes com vínculo ativo, será realizada atribuição aos candidatos sem inscrição no Processo de Atribuição de Classes e Aulas 2024, com verificação de documentação no momento da atribuição e registro de cadastro emergencial. Para tanto, será necessário que o diretor / GOE realizem os seguintes procedimentos:
  1. Retirar o saldo de aula da SED às 13h do dia 17-06-2024;
  2. Encaminhar o saldo de aula em modelo próprio (em anexo III) para o email saldo.aula@gmail.com  até às 13h30 do dia 17-06-2024;
  3. Convocar os docentes contratados com menos de 20 aulas e em interrupção de exercício para participarem da atribuição do dia 19-06-2024;
  4. Associar as aulas atribuídas até 20-06-2024, assim que receberem a ata da atribuição ocorrida pela Comissão;
  1. A Comissão divulgará no site da DERLIM, os saldos de aulas enviados pelas escolas, até às 17h do dia 17-06-2024, com orientações aos interessados em participar das atribuição presencial do dia 19-06-2024;
  2. Abertura de Cadastro Emergencial no mês de julho de 2024 para disciplinas com maior número de saldo de aulas remanescentes e após esgotadas todas as possibilidades contidas no Monitoramento do Processo de Atribuição e considerando as diretrizes da SEDUC para o segundo semestre de 2024.
Solicitamos aos senhores que divulguem essas informações aos interessados e agendem suas ações descritas acima, garantindo assim a lisura, transparência e eficácia em todo esse Processo.
Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM
 
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Sínteses parciais da Prova Paulista no Diário de Classe
Para subsidiar os docentes na elaboração das sínteses parciais bimestrais, os resultados da Prova Paulista serão disponibilizados, a partir do 2° bimestre, na funcionalidade diário de classe na Secretaria Escolar Digital(SED).
2. Assunto: Inscrições para participação das escolas no Zayed Sustainability Prize
A SEDUC informa que estão abertas as inscrições para participação das escolas no Zayed Sustainability Prize, prêmio Zayed de sustentabilidade até dia 23/06/2024.
Categoria para inscrição: Escolas Secundárias Globais
Projetos de interesse: projetos de sustentabilidade inovadores, impactantes e inspirados nas áreas de saúde, alimentação energia/ou água.
Inscrições: devem ser feitas no site https://zayedsustainabilityprize.com/
Documentos orientadores em português podem ser encontrados em: https://zayedsustainabilityprize.com/en/new-mediacenter na seção biblioteca. Recomendamos a leitura de Brochura Corporativa e Folheto Global.
Premiação: Verba para a implementação do projeto para seis escolas em diversas regiões do mundo.
3. Assunto: Prontos pro Mundo
Informamos o cronograma das próximas ações do curso on-line de língua inglesa – Plataforma da Wizard by Pearson.
Semana de 17 a 21 de junho
Início das novas turmas, para estudantes que:
• Ainda não haviam feito o teste de nivelamento, nem sido enturmados.
• NÃO FREQUENTARAM AS AULAS e tiveram que ser REENTURMADOS, ou seja, que terão uma nova oportunidade de fazer o curso de inglês.
Consultem as novas turmas desses estudantes no anexo IV.
Obs. Esta será a última chamada para os estudantes nesta edição de 2024. Portanto, solicitamos ampla divulgação aos interessados.
Para acessar as Orientações e Procedimentos para os Estudantes CLIQUE AQUI https://seesp-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/jorge_conceicao_educacao_sp_gov_br/EnjPjjac46BAuEhjh6u8DxgBQKoGm6WUu9ux_pvmjdwldg?e=xnrEf8, ou escaneie o QR code abaixo:
AÇÃO: A PEARSON está entrando em contato direto com os diretores de escola, como ação de fomento à BUSCA ATIVA dos estudantes contemplados. Por isso, pedimos o apoio de todos os diretores de escola para atender o contato telefônico do representante.
Pesquisa de equipamentos para a prova de inglês on-line: Em agosto acontecerá o processo seletivo para o programa de intercâmbio e a avaliação será aplicada em todas as escolas que possuem estudantes cursando a formação Wizard by Pearson. Lembramos que as unidades escolares precisam preencher a pesquisa sobre os equipamentos de informática neste link: https://researchpearson.typeform.com/to/CrFhpCIm até 15/06/2024.
Em tempo, reiteramos que a lista dos estudantes desistentes informados pelas escolas foi remetida à equipe do programa na Seduc e aguarda tratativa após as ações de enturmação e reenturmação citadas acima.
4. Assunto: Live sobre teste de nivelamento e ativação de alunos na plataforma Education First
Para apoiar na ativação dos estudantes e teste de nivelamento da Plataforma EF, o Grupo de Trabalho de Língua Inglesa do time de Plataformas Educacionais da Coordenadoria Pedagógica (COPED) fará uma live no dia 19 de junho, às 10h, no Canal Gestão do CMSP.
A participação dos professores de Língua Inglesa do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio é importante para sanar dúvidas e iniciar o trabalho dos estudantes nesta plataforma.
Também disponibilizamos um material com tutorial para os estudantes que pode ser compartilhado com todos utilizando o link: https://bit.ly/tutorialefseduc ou https://docs.google.com/presentation/d/12HpaCL5z73ICQMMDHiKGPobs7Squ7EmdwmJwMQbcyyI/edit?usp=sharing
5. Assunto: Nova plataforma Aprender
Em agosto de 2024, o Aprender Valor passará a funcionar em uma nova plataforma, atendendo a pedidos dos participantes por um sistema mais simples, mais ágil e mais flexível.
Para entrar, basta ter conta gov.br, nível prata ou ouro. Seus dados profissionais foram migrados da plataforma anterior para a nova. Aproveite o primeiro acesso para atualizar informações e completar campos em branco. Finalizou o cadastro? Pronto! Todos os ambientes da nova casa estarão abertos para você.
O que encontro na nova plataforma?
Todos os 68 projetos escolares do Aprender Valor, para os nove anos do Ensino Fundamental. Cada projeto apresenta uma sequência de 5 a 10 aulas, integrando o tema da educação financeira aos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia ou História. Tem também três projetos específicos para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tudo prontinho para você levar para a sala de aula. É só escolher, clicar e baixar!
Além de links para formações do Aprender Valor, que agora vão ser hospedadas no site da Escola Virtual de Governo (EV.G) e certificadas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP):
• Formação de gestores escolares – 40h;
• Formação de professores – com carga horária reduzida para 40h;
• Educação Financeira Pessoal – 40h;
• Elaboração de projetos escolares com educação financeira – 30h (disponível a partir de agosto).
Sobre as avaliações de aprendizagem em letramento financeiro, que são testes para medir o desempenho dos estudantes do 3º, do 5º, do 7º e do 9º ano:
• Se quer aplicá-las no segundo semestre, para medir a evolução dos estudantes ao longo do ano, aguarde! Vamos disponibilizar os testes de saída em agosto já na nova plataforma. Pedimos ampla divulgação.
6. Assunto: Errata no Documento Orientador de Eletivas
Foi identificado um erro no cronograma na página 6 do Documento Orientador de Eletivas. A versão corrigida está na mesma pasta enviada anteriormente:
7. Assunto: Nova Funcionalidade – CMSP
Informamos que estará disponível uma nova funcionalidade de tempo mínimo na tela de publicação e de agendamento.
Essa funcionalidade de tempo mínimo, no momento, só poderá ser realizada pela equipe central e será disponibilizada para a Prova Paulista.
Dessa forma, estamos divulgando como será a visão do professor e a visão do aluno.
Visão do professor: vai aparecer na tela de publicação: “tempo mínimo”, nesse caso, o professor não precisa preencher nesse momento.
Visão do aluno: permitirá que o aluno só consiga enviar a atividade após o tempo mínimo indicado pelo publicador.
Inicialmente, será utilizada apenas nos logins da Prova Paulista.
 
 
8. Assunto: Período de Recuperação e Aprofundamento das Aprendizagens
Ao final do primeiro semestre e no início do segundo semestre as escolas realizarão atividades voltadas ao Aprofundamento e Recuperação das Aprendizagens essenciais para a continuidade do percurso educacional dos alunos. Posteriormente, no final do segundo semestre está previsto um novo período de Recuperação e Aprofundamento.
A fim de auxiliar as escolas na organização para o período de Recuperação e Aprofundamento das Aprendizagens, a Coordenadoria Pedagógica (COPED), elaborou um documento orientador que pode ser encontrado aqui https://drive.google.com/drive/folders/1nV7zV3ngjGetCJ5x2pAOrwWp_vWaLtKR?usp=sharing
 
9. Assunto: Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2 – 1ª Edição/2024
● Ação: As atividades deverão ser realizadas até 31/07/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
● Data:
 
10. Assunto: Curso Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2024
● Ação: Oferta do Curso Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento. (início em 03/06/2024)
● Público-alvo: ○ SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE); ○ Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, exceto o secretário de escola.
● Data:
 
● Mais informações: Os cursistas aprovados em edições anteriores do curso Da Educação Integral ao Ensino Integral, poderão se inscrever e participar desta nova edição, visto que o curso passou por adequações em seu conteúdo.
11. Assunto: Curso Storytelling e o Percurso do Herói em Aulas e Cursos -1ª Edição/2024
● Ação: Inscrições de 04/04 a 01/07/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM) e Servidores da EFAPE.
● Data:
 
12. Assunto: Atendimento aos pesquisador externo
● Ação: URGENTE! Solicitação para que as escolas de Pindamonhangaba respondam ao questionário da pesquisa “A evasão escolar na educação básica no município de Pindamonhangaba-SP”, pela UNIFUNVIC, por meio do link https://forms.gle/8w3b9ydEmr3agTRXA
● Formato: Digital
● Status: em andamento
● Público-alvo: gestores de escolas estaduais de Ensino Médio de Pindamonhangaba.
● Data: disponível até 15/07/2024
● Mais informações: Solicitamos especial atenção para divulgar o formulário dessa pesquisa, pois a EFAPE apoia alunos de pós-graduação, universidades, grupos de pesquisas e instituições interessadas em realizar pesquisas junto à rede estadual de ensino, com garantias de socialização dos resultados obtidos, com vistas a estimular reflexões e indicar possibilidades de melhoria na qualidade da formação de estudantes e educadores.
13. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024 – Classificação Preliminar para professor Multiplicador
● Ação: Divulgação do período para publicação da classificação preliminar dos candidatos a Professor Multiplicador na 2ª Edição/2024.
● Formato: remoto, via SED (Secretaria Digital Escolar)
● Status: em andamento
● Público-alvo: todos os professores inscritos para atuar como Professor Multiplicador na 2ºEdição/2024
● Datas: 13 a 17 de junho de 2024
● Mais informações: o período para solicitação de recursos será de 18/06 até 19/06 via SED (Secretaria Digital Escolar) Para leitura de documentos relacionados ao Programa Multiplica, acesse https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/
14. Assunto: Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental – Mudanças Climáticas: Adaptação às mudanças climáticas e medidas de mitigação
● Ação: Live sobre Adaptação às mudanças climáticas e medidas de mitigação do Programa Alfabetização Ambiental.
● Formato: On-line (via CMSP no canal de Desenvolvimento Profissional 1).
● Status: Previsto.
● Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral, Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento, Diretores Escolares/Diretor de Escola e Vice-Diretor Escolar.
● Data: 18 de junho de 2024 (Terça-feira), das 14h às 15h30.
● Mais informações: O programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas BOLETIM SEMANAL SUBSECRETARIA 14.06.2024 40 3.08.2022.07 protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.
15. Assunto: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – A REDE NA EFAPE
● Ação: Novidade nas ATPC 2024! A partir deste ano, estamos oportunizando aos professores da Rede Estadual o compartilhamento de suas experiências, com base no material digital utilizado em sala de aula. Participe conosco!
● Formato: Remoto, via Plataforma ZOOM ou por meio de envio de vídeo;
● Status: Em andamento;
● Público-alvo: Todos os professores em exercício em sala de aula (SEDUC-SP);
● Mais informações: Para participar e contribuir com sua prática pedagógica enriquecendo o repertório de outros professores da rede ampliando as concepções metodológicas, estratégias e técnicas didático – pedagógica, bem como utilizar o material digital, acesse o formulário: https://bit.ly/Participacao_ATPC_EFAPE_2024
Caso prefira, acesse o formulário pelo QR CODE abaixo:
16. Assunto: Acompanhamento a EFAPE nas redes sociais!
● Ação: Fique de olho nas redes sociais da EFAPE para não perder nenhuma novidade! Para isso, acesse o QR CODE abaixo:
● Formato: Remoto
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Todos os profissionais da SEDUC-SP.
17. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores, #Diretores e #Coordenadores – CADIN Estadual
● Ação: Informar sobre a necessidade de estar regular no Cadin Estadual para participar como Multiplicador do Programa Multiplica SP.
● Formato: Remoto
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Professores, Diretores e Coordenadores inscritos como Multiplicadores.
● Informações: Você sabia que para participar como Multiplicador do Programa Multiplica SP é necessário constar regularidade no Cadin Estadual?
O Cadin é o Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. A inclusão do seu nome no Cadin impede a celebração de contrato com os órgãos e entidades da Administração Estadual e a realização de pagamentos por serviços prestados (Lei nº. 12.799 de 11 de janeiro de 2008). Assim, quem estiver inscrito no Cadin não poderá participar do Programa.
Para verificar se o seu nome está inscrito no Cadin Estadual, é só acessar o site do Cadin, no Menu de “Opções”, clique em “Consulta Inscritos CADIN” > insira seu CPF e pesquise.