COMUNICADO DERLIM DE 14.02.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Distribuição e organização das aulas nos cursos técnicos
Com o objetivo de esclarecer a relação entre a distribuição das aulas na Árvore de Materiais, no Escopo e Sequência e na Matriz Curricular em Continuidade prevista pela Resolução SE 82/2024, informamos que há uma diferença no número de aulas semanais apresentadas nesses documentos. A matriz curricular prevê quatro aulas semanais, e na Árvore de Materiais e no Escopo e Sequência1 constam três aulas semanais, dos seguintes componentes:
Diante desta discrepância, a aula excedente poderá ser utilizada de forma estratégica para favorecer a aprendizagem dos estudantes, conforme as diretrizes a seguir:
1. Utilização da Aula Excedente A aula adicional poderá ser direcionada para duas finalidades principais:
a) Recomposição da Aprendizagem:
· Identificação e reforço de conteúdos que apresentam maior dificuldade de assimilação pelos estudantes.
· Aplicação de estratégias diferenciadas, como metodologias ativas, estudos dirigidos, uso de recursos tecnológicos e atividades práticas.
· Atendimento às necessidades individuais e coletivas da turma, visando a equidade no aprendizado.
b) Retomada de Conteúdos para Desenvolvimento de Habilidades e Competências:
· Ampliação do tempo para atividades que exigem maior aprofundamento.
· Realização de projetos interdisciplinares e atividades complementares.
· Aprofundamento e prática de conteúdos essenciais para a formação técnica do estudante.
2. Planejamento e Registro Pedagógico Para garantir a efetividade do uso da aula excedente, é fundamental que os professores:
· Planejem previamente a utilização desse tempo, considerando as necessidades da turma.
· Façam o registro das atividades desenvolvidas na Plataforma Secretaria Escolar Digital (SED), garantindo transparência e alinhamento pedagógico.
· Articulem com a equipe gestora para monitorar o impacto dessas ações na aprendizagem dos estudantes.
3. Alinhamento com a Equipe Escolar
A aplicação da aula excedente deve estar em consonância com o Projeto Político-Pedagógico da escola e ser discutida com a coordenação pedagógica para que haja coerência no processo de ensino-aprendizagem.
4. O PAEET tem um papel fundamental no apoio à execução dessas estratégias pedagógicas.
· Auxiliar no planejamento da recomposição da aprendizagem, oferecendo suporte pedagógico aos professores.
· Validar o planejamento e desenvolvimento de atividades complementares para reforço e aprofundamento dos conteúdos.
· Participar do acompanhamento e avaliação dos estudantes, identificando dificuldades e propondo soluções personalizadas.
· Apoiar os docentes no uso de metodologias inovadoras e na implementação de práticas interdisciplinares.
· Colaborar na organização de projetos e atividades práticas que favoreçam a contextualização dos conteúdos técnicos.
4. Orientações Finais Reforçamos que essa adequação não altera a carga horária total do curso, mas permite um melhor aproveitamento do tempo pedagógico, garantindo uma formação técnica mais sólida e alinhada às necessidades dos estudantes
2. Assunto: Edital – Aluno Monitor do BEEM 2025
Comunicamos que o Edital n° 03/2025 – Inscrições para o Projeto Aluno Monitor do BEEM, vinculado ao Programa Estágio SP – BEEM da Rede Estadual de São Paulo, foi publicado na edição de 10 de fevereiro de 2025 do Diário Oficial, e uma retificação do Anexo 3 foi publicada na edição de 13 de fevereiro de 2025 do Diário Oficial.
Pontos importantes:
• O processo seletivo ocorrerá entre os dias 10/02 e 25/02/2025.
• Todo o processo de inscrição e aprovação dos monitores, para estudantes e escolas, acontece via SED.
• A unidade escolar deve acompanhar as inscrições de sua escola e realizar as entrevistas com os candidatos pré-aprovados.
• Após as entrevistas, a escola deve aprovar seus monitores e atribuir seus monitorados.
• Junto ao monitor, a escola deve organizar os momentos de atuação do Aluno Monitor.
Todos os detalhes encontram-se no Documento Orientador e no Edital.
Fique atento às vagas de sua escola (Anexo 3 retificado do edital) e não deixe de divulgá-las para seus estudantes.
3. Assunto: Live de Lançamento – Programa BEEM
Olá, pessoal!
Contamos com o apoio de vocês para divulgação da live de lançamento do Programa BEEM, com foco nos estágio supervisionados para estudantes Educação Profissional! Será um momento importante para apresentar os detalhes do programa para nossos estudantes e educadores.
Data: 17/02
Horário: 17h00
Transmissão pelos canais: Diretoria de Ensino, Dirigentes, Gestão, Grêmio Estudantil e Trio Gestor
Público-alvo:
– Estudantes da 2ª ou 3ª série do Ensino Médio Técnico
– Professores do PAEET
– Grêmio Estudantil
– Trio Gestor
– Dirigentes
– Pontos Focais (Supervisores)
– PEC
Lembrando que a live ficará gravada, então, quem não puder assistir ao vivo, terá a oportunidade de acompanhar depois o canal do YouTube.
Agradecemos desde já pelo apoio na divulgação!
4. Assunto: Saldo de aulas para retirada em ordem inversa
Prezada Direção,
A Comissão de atribuição de Aulas da Diretoria de Ensino da Região de Limeira solicita às Unidade Escolares localizadas no município de RIO CLARO, o preenchimento, ATÉ AS 12H00 DO DIA 17/02/2025, da planilha online conforme link:https://docs.google.com/spreadsheets/d/107CksVeL_CWbar4MVxE5SkWb5PkHu6A31GR4hMQzyKc/edit?usp=sharing
Na planilha deve constar:
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- Todas as aulas livres da disciplina sem professor atribuído, se houver;
- Todos os professores da categoria e “O”, que ministram aulas livres da disciplina de ARTE E SUAS CORRELACIONADAS na Unidade Escolar, com seus dados e horários, para atendimento de CARGA HORÁRIA de professores CATEGORIA “F”;
- Entende-se como correlacionadas todos aqueles componentes curriculares que podem ser atribuídos como habilitação/qualificação prioritária ou alternativa à disciplina em questão.
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- Informamos que a planilha foi REORGANIZADA, buscando garantir maior agilidade e praticidade no processo de retirada de aulas em ordem inversa e solicitamos a atenção de todos no que se refere a:
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- Editar apenas a página referente à Escola que pertence;
- Preencher todos os dados requeridos na planilha;
- Registrar PREJUDICADO no campo NOME DO PROFESSOR, se a Escola não contar com nenhuma aula atribuída nas condições explicitadas neste comunicado.
- Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, entrar em contato com Supervisor Rodrigo através do WhatsApp (Plantão da atribuição).
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Se o diretor de escola não preencher o documento online solicitado até o prazo estabelecido, ficará entendido que a escola não possui professores na condição citada acima.
Agradecemos a colaboração de todos.
Comissão de Atribuição de Aulas
5. Assunto: Lives realizadas sobre a plataforma Tarefa SP
Em 2025, a plataforma Tarefa SP passará por mudanças e incorporará novas ferramentas para aprimorar a experiência de aprendizagem dos estudantes e professores, incluindo recursos de gamificação, novos modelos de tarefas e novo relatório para o professor.
Para apresentar as novidades, foram realizadas duas lives cujas gravações estão disponíveis no Repositório, na seção “Vídeos” > Classificação “Lives”:
Tarefa SP – Piloto: realizada em 04/02
Live sobre as tarefas por Grupo de Aulas (piloto para 9° ano e 2a série EM). Novidades Tarefa SP: realizada em 06/02
Live sobre os novos recursos que serão implementados em 2025.
Também no Repositório, na seção “Acervo Digital”, está disponível o documento orientador com detalhes sobre as novidades. Para acessá-lo, basta realizar os filtros indicados a seguir: Classificação “Tutoriais” > Categoria “Plataformas” > Subcategoria “TarefaSP”.
Para saber mais dessas e outras novidades na plataforma Tarefa SP, orienta-se a leitura do documento orientador.
6. Assunto: Webinários – CIC – Programa Escola das Adolescências
Conforme cronograma apresentado no Boletim Subsecretaria de 31/01, foram apresentados os Cadernos de Inovação Curricular – CIC do Programa Escola das Adolescências destinados aos estudantes do 7º, 8º e 9º ano.
A seguir, encaminhamos o material veiculado e o link para os webinários para aqueles que não puderam assistir no dia e horário previstos para sua apresentação:
2º Webinário: Caderno de Inovação Curricular – Letramento Científico: #MECAoVivo | Lançamento do Caderno de Inovação Curricular (CIC): Clube de Letramento Científico
3º Webinário: Caderno de Inovação Curricular – Letramento Literário e de Corporeidade: Lançamento Caderno de Inovação Curricular ( CIC) : Clube de letramento Literário e de Corporeidade
4º Webinário: Caderno de Inovação Curricular – Letramento Humanidades e Cidadania: Lançamento Caderno de Inovação Curricular (CIC) : Clube de letramento de Humanidades e Cidadania
Importante lembrar que no Boletim nº 02/2025, de 17/01/2025, foram encaminhamos os Cadernos de Inovação Curricular – CIC, ainda que em versão preliminar.
Escolas que aderiram ao Programa:
ANTONIO ALVES CAVALHEIRO
NELSON STROILI PROFESSOR
7. Assunto: Programa Escola das Adolescências – Eixo: Desenvolvimento Profissional
Equipes Escolares das UE https://docs.google.com/spreadsheets/d/18lJ7elHWOwmWWW8MR2g3H-r_KFMQ9hgO/edit?usp=sharing&ouid=102821045204563699221&rtpof=true&sd=true que aderiram ao Programa
Informamos que foram prorrogadas, até terça-feira 18/02/2025, as inscrições para o curso de Especialização Latu Sensu, com 360h de duração, no âmbito do Programa Escola das Adolescências.
Os cursos são a distância, com aula síncrona a cada 15 dias. Os cursos são destinados aos Professores Especialistas em Currículo – PEC das 91 Diretorias de Ensino, com licenciatura em um dos componentes do Ensino Fundamental anos finais e aos professores das unidades escolares que aderiram ao Programa, desde que tenham o perfil de formador. Poderão se inscrever também os professores afastados junto à Coordenadoria Pedagógica – COPED e à Escola de Formação de Profissionais da Educação – EFAPE. As inscrições deverão ser feitas por meio de formulário.
Será necessário anexar currículo resumido no momento da inscrição.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Documento Orientador – Plataformas Educacionais
Disponibilizamos os seguintes Documentos Orientadores:
1. Plataformas Educacionais – Educação Especial. Este documento é um orientador para auxiliar os professores a atuarem com os estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial no uso das plataformas educacionais disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Link: Documento Orientador_Acessibilidade Plataformas_30_04_2024 https://docs.google.com/document/d/1dZ27UHNHwbaePhA_XAgve-TodKQtMwvX/edit?usp=sharing&ouid=108381038969152298683&rtpof=true&sd=true
2. Plataformas Educacionais Esse documento apresenta as plataformas educacionais disponibilizadas para a rede estadual de ensino.
Link: Documento Orientador_Plataformas Educacionais_Atualizado_Jan_2025 https://docs.google.com/document/d/178Q81QNzDE-MFHz_whRiu6JDZL95x7UK/edit?usp=sharing&ouid=108381038969152298683&rtpof=true&sd=true
Agradecemos a colaboração de todas na divulgação deste material.
2. Assunto: Aulas Olímpicas 2025 – inscrição de alunos e seleção de professores
Lembramos que está acontecendo o processo de inscrição dos estudantes nas Escolas Olímpicas. As Aulas Olímpicas terão foco em matemática e suas tecnologias, começam em março e os estudantes podem se inscrever, por meio da Secretaria Escolar Digital – SED – até o dia 24/02. As vagas são limitadas e o tutorial para auxiliar na inscrição pode ser conferido por meio da página oficial do Projeto de Olimpíadas Científicas: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/aulas-olimpicas/.
Uma importante etapa da inscrição é a autorização dos responsáveis para os estudantes menores de idade. Essa autorização também é feita pela SED, por meio do perfil de responsáveis, a partir dos menus – Gestão Escolar – Sistema de Olimpíadas – Aulas Olímpicas.
Inscrições abertas de 10/02 a 24/02.
De forma concomitante, acontece, até o dia 28/02, a seleção de Professor Olímpico, processo realizado pela Diretoria de Ensino. Edital norteador já publicado para as Diretorias de Ensino selecionarem, de forma regional, os seus professores olímpicos: https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-da-educacao/edital-n02-fevereiro-2025-2025020413216862548.
Contamos com a divulgação destas informações nas unidades escolares das Diretorias de Ensino.
3. Assunto: Informações Aulas de Redação e Leitura
1. Live Redação e Leitura No dia 17/01, às 9h30, ocorrerá a live “Redação e Leitura: propostas de produção textual e critérios de avaliação”, destinada a professores de Redação e Leitura, coordenadores pedagógicos e PECs de Língua Portuguesa. Nesta live, a equipe COPED abordará a estrutura das propostas de redação de 2025 e as mudanças nos critérios de correção. Caso o professor não consiga participar de forma síncrona, a live ficará disponível em repositório.
2. Critérios de avaliação das propostas de produção textual nº1 de 2025 (Redação e Leitura)
Os planos de aula de Redação e Leitura foram atualizados no repositório CMSP, agora os planos possuem também os critérios de avaliação das propostas de produção textual nº 1 (aulas 03 e 04).
O material, contém, ainda, informações sobre quantidades mínimas de caracteres (e média de palavras) por redação. Recomendamos que os professores acessem a nova versão dos planos disponíveis a partir da próxima segunda-feira.
4. Assunto: Tutorial de uso plataforma de Projeto de Empreendedorismo
Em 2025, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Itinerário de Matemática e Ciências da Natureza utilizarão a plataforma Projeto de Empreendedorismo, integrada às atividades do material digital.
Recomendamos que todos os professores do componente de Empreendedorismo acessem o tutorial de uso disponível no link abaixo: https://drive.google.com/drive/folders/1Vn_nRFlUxYao8BFRKYznU1QJxmQENG79?usp=sharing
5. Assunto: Educação Financeira – Aprender Valor 2025
O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (BCB) que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira em estudantes de escolas de ensino fundamental. A SEDUC/SP desenvolve este programa na rede junto ao BCB desde 2020. Em 2024, foram 1077 escolas estaduais que aderiram ao programa, de acordo com informações do site.
O programa apresenta 68 projetos de aulas prontas para o professor do ensino fundamental aplicar na sua aula de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia ou História com habilidades alinhas à BNCC. Existem ainda testes prontos que podem ser aplicados para verificar o nível de aprendizagem dos estudantes em relação aos temas propostos. Teremos novidades no programa que serão compartilhadas no decorrer do ano
O programa também oferece à equipe gestora, professores, demais profissionais da educação ou a qualquer pessoa, acesso aos conteúdos específicos de formação sobre educação financeira. Para isso, basta acessar a plataforma usando uma conta gov.br, nível prata ou ouro.
Para gestores e professores, que pela primeira vez realizarem a inscrição, terem acesso às formações e projetos, basta digitar no Google “Aprender Valor”, acessar a primeira página que aparecerá na pesquisa, clicar em “Acessar a Plataforma” e após realizar o login, seguir as orientações do site, ou realizar o acesso por meio do link: https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor.
Os diretores de escolas que realizam a adesão formal ao Aprender Valor podem concorrer a premiações e participar de concursos. Além das premiações, as unidades escolares integram a lista de escolas participantes do programa, divulgada no site no Banco Central. A adesão deve ser feita pelo(a) diretor(a) da escola.
Saiba como realizar a adesão pelo link: https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor/NoticiaAprenderValor/104/noticia
6. Assunto: Inscrições – 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP
Informamos que estão abertas as inscrições para a 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo é até 17 de março.
A 20ª OBMEP 2025 deverá ser realizada pelas escolas, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível exclusivamente no site www.obmep.org.br. Quem já participou de edições anteriores também necessita realizar a inscrição.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional, dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
A Rede Estadual participa desde a sua criação, em 2005, com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. No quadro a seguir temos os resultados dos estudantes da Rede Estadual a Nível Nacional (sem considerar as premiações por regional).
Lembrando que a OBMEP tem como objetivos principais:
✓ Estimular e promover o estudo da Matemática;
✓ Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
✓ Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
✓ Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
✓ Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
✓ Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Ensino Médio. No quadro a seguir, temos os resultados dos estudantes em 2024 a nível Nacional e Estadual (por regionais).
Além das menções e medalhas, os estudantes podem concorrer a bolsas de iniciação científica de R$ 300,00, e Programas de Iniciação Científica e Mestrado (o valor das bolsas de acordo com o site está em R$ 700,00)
A lista de premiados em 2024 já encontra-se disponível no site da OBMEP.
7. Assunto: Processo seletivo – equipe técnica de avaliações educacionais (DAVED)
A Coordenadoria Pedagógica da SEDUC está selecionando servidor do Quadro do Magistério, para (após devido afastamento) trabalhar no Departamento de Avaliações Educacionais – DAVED, da Coordenadoria Pedagógica – COPED. Dos requisitos da vaga: – Efetivo (categoria A); – Licenciatura plena em Geografia; – Experiência em sala de aula no componente Geografia (Ensino Fundamental e Médio); – Anuência do superior imediato e Dirigente; – Disponibilidade para trabalhar presencialmente, por 40h semanais, na SEDUC (Praça da República).
* O salário compreende o valor de 40h semanais, conforme a faixa-nível a que pertence, e uma gratificação de R$1.800,00. O horário de trabalho pode ser das 8h às 17h ou das 9h às 18h. Da vaga:
● Atuar na Equipe Técnica de Avaliações na elaboração de provas, testes e avaliaçõesinstitucionais e demais atividades do Departamento de Avaliações no âmbito da SEDUC. Das entregas principais:
● Elaboração de itens e provas do componente curricular Geografia que compõem as Provas Paulista;
● Mobilização dos componentes da área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para composição das Provas Paulista dos Itinerários Formativos;
● Orientação para o uso dos dados das avaliações com foco na melhoria de resultados e aprendizagem;
● Atuação como apoio às aplicações das avaliações de larga escala do Órgão Central. Das competências:
● Conhecimento da rotina escolar e princípios pedagógicos (currículo, avaliação, metodologias);
● Autonomia e proatividade na gestão de projetos e sucesso da solução, baseada em indicadores;
● Capacidade de gerir tempo e alocar recursos atendendo objetivos e prioridades definidas – elevado senso de prioridade e urgência;
● Capacidade de formação, facilitação e mobilização de grandes grupos, por meio de comunicação simples e eficiente;
● Autonomia e equilíbrio emocional para lidar com situações críticas e tensões no relacionamento com múltiplos atores;
● Capacidade de preparar formações e orientações técnicas visando às práticas pedagógicas
● Habilidades para as práticas de pedagogia de projeto. Dos diferenciais:
● Experiência com autoria de itens e avaliações;
● Domínio de ferramentas digitais. O profissional interessado deve preencher o formulário presente no https://forms.gle/JDBhqi371zMRchXT9.
Serão aceitas inscrições no período de 14/2 a 28/2/2025.
Para eventuais dúvidas, entre em contato pelo e-mail: coped.daved@educacao.sp.gov.br
8. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores e #Coordenadores 1 ª Edição/2025 – Início das Inscrição para Cursistas
Público-alvo: professores da Rede (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Médio), professores da Rede Municipal para o curso de Alfabetização e professores da Rede que atuam como coordenador de gestão pedagógica e coordenador de gestão pedagógica geral.
Datas: 12 de fevereiro até 18 de fevereiro
Informações: a partir de 12 de fevereiro de 2025, estarão abertas as inscrições para Professores e Coordenadores Cursistas do Programa Multiplica SP.
Atenção: professores da rede municipal podem se inscrever, mas exclusivamente para o curso de Alfabetização.
As inscrições se encerram no dia 18 de fevereiro de 2025.
As informações sobre o Programa estão disponibilizadas em: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/
9. Assunto: Programa de Estágio em Toyama para Professores – Inscrições abertas
Público-alvo: Professores efetivos da rede com domínio de língua japonesa;
Datas: Inscrições até 21 de fevereiro de 2025;
Informações: As inscrições para o Programa Estágio em Promoção da Convivência Multicultural em Toyama – 2025 devem ser realizadas via formulário on-line.
Mais informações disponíveis em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9035
10. Assunto: Pós-Graduação gratuita para professores e coordenadores Pedagógicos da rede pública estadual
Público-alvo: professores e gestores da rede;
Datas: inscrições até 18/02;
Informações:
As especializações disponíveis são:
– Educação Contemporânea com Ênfase em Educação Financeira
– Competências Socioemocionais
– Coordenação Pedagógica
São formações gratuitas e à distância, com aulas síncronas semanais. Vale para a evolução funcional.
As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até o dia 18 de fevereiro de 2025.
Início das aulas em 10 de março de 2025 e término previsto para 5 de dezembro de 2025.
Dúvidas ou problemas no acesso ao formulário, favor entrar em contato com os canais de atendimento do Instituto Ânima:
WhatsApp: +55 11 98467-4500
Para mais informações e para se inscrever, acesse o link: https://www.institutoanimaeducacao.org.br/cursos-para-professores/.
11. Assunto: Medidas de Segurança e Bem-Estar nas Escolas em Tempos de Altas Temperaturas
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA – 2025 – Nº 042 – Medidas de Segurança e Bem-Estar nas Escolas em Tempos de Altas Temperaturas.
Senhores Diretores e Professores de Educação Física,
Diante do cenário de altas temperaturas e sensação térmica previsto a partir desta segunda-feira (17), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC recomenda que as escolas sejam orientadas a adotarem medidas que garantam a segurança e o conforto de todos.
As aulas do componente curricular Educação Física, assim como as aulas de ACDA – Atividades Curriculares Desportivas e Artísticas, requerem ainda mais cuidados para garantir o bem-estar dos estudantes e dos professores.
Recomenda-se que:
● A hidratação seja mantida de forma contínua, com ingestão de água frequente, mesmo sem sentir sede;
● Evite-se a exposição prolongada ao sol e, sempre que possível, utilize protetor solar;
● Prefira o uso de roupas leves e tecidos claros;
● As práticas esportivas durante o período devem ser limitadas a atividades de intensidade leve a moderada.
Além disso, nos horários mais quentes, o professor de Educação Física pode optar por aulas teóricas com o apoio do material digital ou por jogos de tabuleiro.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Kit volta as aulas / Entregas correios / PDDE / CRM
A Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE), comunica sobre o as entregas dos insumos pela nova Rede de Suprimentos.
1) O primeiro kit volta às aulas terá os seguintes insumos:
• Papel Higiênico
• Copo
• Desinfetante
• Água sanitária
• Detergente Líquido
• Sabonete Líquido
• Papel Sulfite
• Pasta Portifólio
• Chá
• Papel toalha
2) CORREIOS
É dever dos Correios:
• Entregar os Kits nas portas das escolas
• Enviar papel de entrega constando os itens que estão sendo entregues
Portanto…
• Não receber fora do endereço da escola
• Não retirar em uma agência dos Correios
• O que fazer no caso do documento de entrega SEDUC-SP conter itens a mais do que está sendo entregue?
Receber o que está sendo entregue
Assinalar o que não foi recebido
EXEMPLO:
3) PDDE – O que pode comprar?
Todo insumo necessário para o bom andamento da Unidade Escolar, desde que não conste na lista de itens entregues.
4) CRM (PORTAL DE ATENDIMENTO)
• Para que serve? Para tirar dúvidas, reportar problemas e intercorrências, reclamações e sugestões
• Como acessar?
Link: SED-08139 · Portal de Atendimento – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo https://drive.google.com/file/d/1E0xsW4cjlfrIp4C-9LzGTYTC1X13uLf4/view?usp=drive_link
Núcleo de Finanças – NFI
Fone: 3404-2949 / 2980 (Kaio) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Prorrogação do Prazo de Utilização dos Recursos Financeiros do PDDE Paulista – Custeio às APMs para Pintura das Unidades Escolares e Aquisição de Insumos
COMUNICADO CONJUNTO SUBSECRETARIA/COFI – 2025 – Nº 043 – Prorrogação do Prazo de Utilização dos Recursos Financeiros do PDDE Paulista.
Prezados(as) Dirigentes, Diretores do CAF/NFI e Diretores(as) de Escola,
A Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE), em conjunto com a Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COFI), comunica aos gestores escolares sobre a prorrogação do prazo de utilização dos recursos financeiros do PDDE Paulista – Custeio, destinados à pintura das instalações das unidades escolares e à aquisição de insumos, visando garantir o adequado funcionamento das escolas para o início do ano letivo.
1) Prorrogação do Prazo
Informamos que o prazo para a utilização dos recursos financeiros foi prorrogado até o dia 15 de março de 2025, objetivando proporcionar mais tempo para que as Associações de Pais e Mestres (APMs) concluam as atividades de pintura e aquisição de insumos de forma adequada e organizada.
2) Uso dos Recursos
A orientações para utilização dos recursos estão previstos nos comunicados:
– COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CISE/COFI – 2025 – Nº 003 – Repasse de Recursos Financeiros do PDDE Paulista – Custeio às APMs para aquisição de insumos às Unidades Escolares para o Início do Ano Letivo.
– COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CISE/COFI – 2025 – Nº 008 – Repasse de Recursos Financeiros do PDDE Paulista – Custeio às APMs para Pintura e Preparação das Unidades Escolares para o Início do Ano Letivo; e
3) Orientações Finais
Reforçamos a importância de observar rigorosamente todos os critérios e orientações para a aplicação dos recursos, em conformidade com as normas vigentes.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Acúmulo de Cargos
Prezados,
Com a publicação da Resolução SEDUC Nº 105/2024, ao analisarem os requisitos para acumulação de cargos, se atentarem ao que preconiza o § 1°, do Art. 4º da referida Resolução:
Artigo 4º
– Cabe ao Diretor de Escola/Diretor Escolar, após consulta dos interesses e opções de horários dos docentes, organizar os horários de aulas de sua unidade escolar de formaa fazer cumprir o disposto nesta Resolução.
§1º – No momento de organização do horário de cada professor, o Diretor da unidade escolar deverá observar o limite de horas diárias de trabalho:
1 – 9 (nove) aulas diárias, quando o servidor tiver a carga horária atribuída de até 36 (trinta e seis) aulas semanais em um único vínculo;
2 – 12 (doze) aulas diárias, quando o servidor estiver em regime de acumulação, observando-se o previsto nos §§ 3º e 5º deste artigo.
3 – 16 (dezesseis) aulas diárias, quando o servidor estiver em regime de acumulação, observando-se o previsto nos §§ 4º e 5º deste artigo.
2. Assunto: 4ª Alocação de Vagas para Atuação em Escolas Participantes do Programa Ensino Integral 2025
Encaminhamos no anexo I a ata de atribuição de escolha PEI ocorrida em 14/02/2025.
Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação conforme Comunicado DERLIM 09/12/2024.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Paula Carolina Piran, Professora Especialista em Currículo/NPE – 15/02 (sábado)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino