COMUNICADO DERLIM DE 13.05.2020

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Resultado Preliminar SAEB 2019

Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto SAGESP/SAINTER/COPED N 86/2020.

Prezados (as) Diretores (as),

A pedido da COPED, segue:

O INEP irá divulgar os resultados preliminares do SAEB 2019.

Para acesso ao sistema os gestores devem estar cadastrados. Com esse objetivo o INEP irá liberar o acesso aos gestores , a partir do dia 12 de maio.

Em anexo I, para apoio aos gestores, segue o Guia de Acesso ao Sistema SAEB, com orientações e procedimentos quanto ao acesso para o cadastro exigido.

Após a realização do cadastro pelos diretores das unidades escolares, estes terão acesso aos resultados preliminares do Saeb 2019,  disponibilizados no dia 31 de maio.

A divulgação dos resultados do Saeb é dividida em três etapas: divulgação preliminar, interposição de recursos e divulgação dos resultados finais. Sendo:

• Divulgação preliminar: O resultado preliminar é uma etapa restrita aos representantes legais das unidades escolares por meio de sistema eletrônico do Inep. Este resultado preliminar será disponibilizado no dia 31 de maio de 2020.
  • Interposição de recursos:  Após a data de 31 de maio, os representantes legais terão o prazo de 15 dias corridos para interpor recurso aos resultados preliminares apresentados a partir de 31 de maio, ou seja, até 15 de junho de 2020.
  • Divulgação dos resultados finais: Após a análise dos recursos, o resultado final será divulgado ao público até 31 de agosto de 2020.

Dada a relevância desta avaliação para o país e para o nosso estado, pedimos que alertem os diretores das unidades de sua circunscrição para a realização em tempo hábil das atividades aqui elencadas, quais sejam, o cadastro, o acesso aos resultados preliminares e o processo de interposição de recurso, quando necessário.

Contando com sua habitual colaboração e ficamos à disposição para o que couber, por intermédio do e-mail avaliacoes.externas@educacao.sp.gov.br, da COPED/DAVED.

Atenciosamente.

SAGESP/SAINTER/COPED

2. Assunto: CONVIVA – Plano De Melhoria da Convivência Digital e Combate ao Cyberbullying

Por conta da atual conjuntura e da nossa nova realidade de estudos remotos, é urgente e de extrema necessidade que as escolas adotem ações para a melhoria da convivência digital e medidas preventivas de combate ao cyberbullying. Assim, cada escola precisa construir um plano emergencial acerca deste tema.

Estamos encaminhando anexo II:

1. Tutorial – Análise dos resultados do questionário do clima escolar relacional;

2. Modelo – Plano de Melhoria da Convivência;

3. Modelo – Plano de Melhoria da Convivência Digital e Combate ao Cyberbullying.

Para o bom andamento dessas ações, é imprescindível que o(s) gestor (es) tenha(m) conhecimento dos seguintes pontos:

– Bases do Programa CONVIVA SP;

– Pesquisa do clima escolar relacional;

– PLACON – Plataforma CONVIVA SP (Sistema Integrado de Registros Escolares);

Em suma, cada unidade escolar construirá um plano de melhoria da convivência digital e combate ao cyberbullying de acordo com suas realidades e necessidades. O plano deverá ter a seguinte vigência: 15/maio/2020 até a normalização das atividades presenciais e precisa ser entregue à diretoria de ensino, para acompanhamento do supervisor de ensino.

É importante também que os gestores tenham assistido à Videoconferência apresentada em 15/01/20 (também disponível na página do CONVIVA SP) https://efape.educacao.sp.gov.br/convivasp/videos/

Disponibilizamos também site do safernet para pesquisa

Dúvidas entrar em contato com  PCNP Cardoso – 19 99220-7171

Atenciosamente,