COMUNICADO DERLIM DE 12.06.2020
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Agenda de Videoconferência
Data | Horário | Curso/Tema | Público Alvo | Localidade |
16 e 17/06/2020
|
Das 8h30 às 12h30 |
Saúde Mental nas Escolas |
Público Convocado: Gestores Regionais Conviva SP, Vice-diretores, PMECs.
Público Convidado: Supervisores, PCNPs, Diretores, Professores Coordenadores Pedagógicos, AOEs, Professores, PCNPs Conviva aprovados no processo seletivo.
|
Por Streaming: www.escoladeformacao.sp.gov.br/aovivo3
Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br
|
2. Assunto: Da Educação Integral ao Ensino Integral – 1ª Edição/2020
Solicitamos especial atenção ao boletim nº 2. Anexo I.
3. Assunto: Perguntas e respostas sobre o curso de Introdução à Análise de Dados e Excel
Retransmitimos Comunicado do CITEM.
Preparamos algumas perguntas e respostas que vão auxilia-los(as) a entender um pouco mais a dinâmica do curso! Caso ainda tenham dúvidas que não foram abordadas, sintam-se a vontade para nos contatar por email: evidencias@educacao.sp.gov.br.
- Como serão as transmissões das aulas?
As aulas serão transmitidas durante o mês de junho e julho pelo canal Treinamento 1 do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo. Todas as terças feiras transmitiremos videoaulas sobre os conteúdos selecionados, e às quintas feiras teremos plantões de dúvidas ao vivo, sempre às 15h30. As transmissões têm duração de, em média, 40 minutos.
2. Quais os objetivos do curso?
Para além de ensinar como usar o excel para fazer tabelas, cálculos, cruzamento de dados, etc., nosso objetivo foi mostrar, principalmente no módulo 0, para que serve tudo isso. Em outras palavras, como o Excel pode ser uma ferramenta para o uso e a interpretação de dados quantitativos para ajudar diferentes áreas a gerirem sua atuação. O Excel é uma ferramenta que apoia a Gestão Baseada em Evidências. A título de exemplo, ao final do curso esperamos que o Gerente de Organização Escolar, por exemplo, saiba qual é o tipo de gráfico mais apropriado para organizar as informações anuais referentes às folhas de ponto, para mostrar para a equipe gestora da escola, que pode agir sobre diferentes tipos de problema.
3. Como está dividido o curso?
O curso foi dividido em 3 módulos, abordando desde temáticas básicas de introdução à análise de dados (como os tipos de variáveis e formas de visualização) até conteúdos avançados do Excel. Sabemos que estamos lidando com um público diverso, com diferentes níveis de conhecimento de estatística e Excel, e por isso decidimos abordar também conteúdos introdutórios, que servem como base para qualquer pessoa que queira fazer um uso adequado do Excel (caso você já os conheça, é sempre bom relembrar!).
Assim, o módulo 0 trata de conceitos básicos de estatística. Basicamente queremos abranger tudo o que você precisa saber antes de mexer no Excel para que possa utilizar a ferramenta de maneira adequada. Este será o único módulo teórico do nosso curso. Já no módulo 1, abordaremos conteúdos práticos de Excel. Nele, vocês irão entender qual é a estrutura do software, como executar comandos básicos de formatação, e as funções básicas que podemos utilizar para resolver desafios práticos do dia a dia. Por fim, o módulo 2 trata de funções intermediárias do Excel. Serão abordados assuntos relativos às funções que auxiliam no tratamento dos dados, como por exemplo a utilização de tabelas dinâmicas e produção de gráficos.
A ementa do curso, com o detalhamento dos módulos, pode ser encontrada no link: https://drive.google.com/file/d/1OyZJIqvO2RgRCLdRxEyZk6BY8f3eORKK/view .
4. Quando cada módulo será transmitido?
As transmissões serão realizadas seguindo a seguinte ordem:
Data | Dia da semana | Horário | Tipo | Módulo |
09/jun | Terça feira | 15h30 | Videoaula | Módulo 0 |
11/jun | Quinta feira | 15h30 | Plantão de dúvidas | Módulo 0 |
16/jun | Terça feira | 15h30 | Videoaula | Módulo 0 |
18/jun | Quinta feira | 15h30 | Plantão de dúvidas | Módulo 0 |
23/jun | Terça feira | 15h30 | Videoaula | Módulo 1 |
25/jun | Quinta feira | 15h30 | Plantão de dúvidas | Módulo 1 |
30/jun | Terça feira | 15h30 | Videoaula | Módulo 1 |
02/jul | Quinta feira | 15h30 | Plantão de dúvidas | Módulo 1 |
07/jul | Terça feira | 15h30 | Videoaula | Módulo 2 |
09/jul | Quinta feira | 15h30 | Plantão de dúvidas | Módulo 2 |
14/jul | Terça feira | 15h30 | Videoaula | Módulo 2 |
16/jul | Quinta feira | 15h30 | Plantão de dúvidas | Módulo 2 |
21/jul | Terça feira | 15h30 | Videoaula | Módulo 2 |
23/jul | Quinta feira | 15h30 | Plantão de dúvidas | Módulo 2 |
5. Teremos exercícios práticos?
Sim! Traremos muitos exemplos práticos utilizando o Excel nos módulos 1 e 2, fazendo uso dos dados concretos da realidade educacional e da nossa rede.
6. Posso acessar o material do curso?
Ao final de cada transmissão, subiremos os materiais utilizados nesta pasta, link: https://drive.google.com/drive/folders/1MdpxdXCtsps9JxFEMgkNymwXLPSmWo3n?usp=sharing. Os materiais do dia 09.06 já estão disponíveis!
7. Há certificação?
Não. Estamos explorando a possibilidade de produzir um curso com certificação mas, no momento, não fornecemos certificado. Isto se deve ao caráter inovador da plataforma usada, que ainda não permite as atividades avaliativas costumeiramente presentes nos cursos para que seja possível a certificação baseada em desempenho do(a) cursista.
8. Haverá reprise?
Sim. Divulgaremos futuramente a agenda de reprises. Por ora, caso tenha perdido alguma das aulas, disponibilizaremos os vídeos neste canal do Youtube, link: https://www.youtube.com/channel/UChMwet6RzL2Tsm1On_oRkeA?view_as=subscriber
após as transmissões, e recomendamos que assistam quantas vezes for necessário para absorver todo o conteúdo passado, uma vez que as aulas sequenciais (ou seja, o bom aproveitamento de uma aula depende da compreensão da aula anterior).
9. Como eu posso avaliar o curso?
Queremos ouvir de vocês como podemos melhorar! Ao final de cada transmissão, divulgaremos um formulário de avaliação para recebermos as devolutivas de vocês.
10. Como faço para mandar uma dúvida para ser abordada no plantão de dúvidas?
Ao final de cada transmissão, disponibilizamos um formulário de avaliação da aula, contendo um espaço para que coloquem as dúvidas para serem levadas ao plantão. Se você já preencheu o formulário e esqueceu de colocar a pergunta, não preencha duas vezes! Pode encaminhar por este formulário, link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfgj6uzCJEU8WsDuNAhfvuTJX_ms1-4y_zznK9rKksc6SrHw/viewform a sua dúvida, que iremos considerá-la de qualquer forma para o plantão.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
2. Assunto: Monitoramento Programas MEC – 1º Semestre de 2020
Relembramos assunto publicado no Comunicado DERLIM de 01.06.2020.
Com intuito de darmos continuidade às atividades de Monitoramento dos Programas MEC, elaboramos os primeiros questionários dos Programas Mais Educação, Novo Mais Educação, Ensino Médio Inovador (PROEMI), Mais Alfabetização, Acessível e Conectada.
Apenas as escolas com saldo deverão responder os questionários até a data de 19 de junho de 2020, impreterivelmente.
As escolas que possuem saldos acima de R$ 1.000,00 (MIL REAIS) nos programas PME/PNME, PROEMI e PMALFA, deverão também encaminhar as atas para os e-mails mencionados explicando como serão gastos os recursos.
Os links disponibilizados abaixo, deverão ser copiados e colados no GOOGLE CHROME.
• PME/PNME:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9UM1RXMVQ5STA5SzZRSFVaNFUxQ0lNTDZKOS4u
• PROEMI:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9UNktCU0VHRkROSk9OMDJKUzRPS1NEVUkzQS4u
• PMALFA:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9UNk5MMVgwRVA0VjJYSjlIWENSRjJJWVFHVC4u
• ESCOLA ACESSÍVEL:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9URU9HQ01GNE9FVEZCQ05ONUlSTE01V044RS4u
• EDUCACAO CONECTADA:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9UMzUxSUJGQkxYR1gxQTUyMDRNWEtKNlY1TC4u
OBS.: Apenas as escolas com saldo, ou reprogramada deverão responder os questionários
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M.
Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE, cujo acesso se dará às 8h00 pelos seguintes links:
16/06
8h00 às 9h30- ATPC – Leitura e interpretação de habilidades: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
9h40 – ATPC Tecnologia: Ferramenta ClassRoom
17/06
8h00 às 9h30- ATPC – Leitura e interpretação de habilidades: Linguagens
9h40 – ATPC Tecnologia: Ferramenta ClassRoom
18/06
8h00 às 9h30- ATPC – Ciências da Natureza e Matemática
9h40 – ATPC Tecnologia: Ferramenta ClassRoom
Solicitamos que compartilhem os links com seus professores atentando-se aos dias de exibição.
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Novo campo de informação Merenda em Casa
Retransmitimos Comunicado 34/2020 da CITEM.
Prezados(as)
Informamos que foi incluído no relatório diário de beneficiários que receberam o valor do Programa Merenda em Casa o campo “Desistência do Benefício”.
Destacamos a importância da regional orientar as unidades escolares a utilizarem todas as formas de contato com os responsáveis, que a opção deve ser utilizada apenas após esgotadas as tratativas e a manifestação claramente expressa das famílias em que o programa não impacta no recebimento de qualquer outro tipo de auxílio.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Retorno de Realização de Perícias Médicas pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado – DPME
Retransmitimos Comunicado Conjunto CGRH e Subsecretária.
A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH e a Subsecretaria considerando a necessidade de orientar as unidades escolares e as Diretorias de Ensino, e, tendo em vista a publicação em Diário Oficial do Estado na data de 09/06/2020, do Departamento de Perícias Médicas do Estado – DPME, informa que as perícias que estavam suspensas devido a situação de pandemia serão realizadas a partir de amanhã (10/06/2020), com data, local e horário determinado na referida publicação, às páginas 13 a 38.
Solicitamos especial atenção quanto à convocação para que os servidores não faltem a perícia agendada, a fim de evitar prejuízos a sua vida funcional e ao pagamento do salário.
Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino