COMUNICADO DERLIM DE 10.03.2023 

COMUNICADO DERLIM DE 10.03.2023 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE  

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Cadastro membros – Conselho de Escola na SED. 

Informamos que o Sistema Gestão Conselho de Escola já encontra-se disponível para cadastro dos membros do Conselho de Escola, referente a eleição de 2023, assim como, para a inserção da ata de eleição e posse dos membros do referido colegiado. Para tanto, as unidades escolares deverão: 

° Acessar a SED – menu Gestão Escolar – Conselho de Escola – Cadastrar Conselho de Escola l; 

° Acessar a SED – menu Gestão Escolar – Conselho de Escola – Ata de assembleia de composição. 

Salientamos que o cadastro dos membros deve ser iniciado pelo Diretor de Escola (presidente nato). 

Prazo para conclusão dos cadastros: 31/03/2023

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE  

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Material Orientação Técnica: “Sondagem Língua Portuguesa Anos Finais – 6º ano”

     Seguem em anexo I os materiais utilizados na Orientação Técnica Descentralizada: Sondagem Língua Portuguesa Anos Finais. Solicitamos que sejam encaminhados aos professores de Língua Portuguesa do 6º ano para replicabilidade.

2. Assunto: “Programa Inglês pra Todos” – 6ª Fase – Inscrições para Vagas Remanescentes 

• Ação: Inscrições para vagas remanescentes para os cursos do “Programa Inglês pra Todos”. 

• Formato: remoto – inscrições online via site da EFAPE (https://efape.educacao.sp.gov.br/) 

• Público-Alvo: Professores de Educação Básica I e II, Professor de Ensino Fundamental e Médio com aulas atribuídas. 

• Data: terá início a 6ª fase prevista para o período de inscrições, conforme cronograma a seguir. 

 

    • Mais informações:

• Solicitamos o apoio de todos no compartilhamento das inscrições das vagas remanescentes para o “Programa Inglês pra Todos” com o objetivo de garantir ampla divulgação.  

• O “Programa Inglês pra Todos” é uma iniciativa da SEDUC-SP cujo objetivo é contribuir com o pilar de formação de professores com foco no aprimoramento da Língua Inglesa e na metodologia de ensino.  

• Será oferecido na modalidade a distância e formato autoinstrucional (sem tutoria, interação ou mediação), conforme segue: Curso de Proficiência em Língua Inglesa e Curso de Metodologias de Ensino. Ambos deverão ser realizados de forma simultânea.  

• O professor deverá inscrever-se apenas se tiver interesse e disponibilidade. Para mais informações conferir a mais recente PORTARIA DO COORDENADOR DE 28.02.2023 publicada em 01.03.2023 e o site da EFAPE.  

• Em caso de dúvidas referentes a inscrição, favor entrar em contato pela Central de Atendimento da Secretaria da Educação pelo site atendimento.educacao.sp.gov.br ou telefone 0800 77 000 12.  

• Importante: Os professores que já se inscreveram no Programa e que ainda não realizaram o teste de entrada devem acompanhar o e-mail institucional para obtenção do link e informações para a realização do teste, o novo cronograma abaixo com as datas e o site da EFAPE com todas as atualizações. 

3. Assunto: Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa Fullbright  

• Ação: divulgação do Programa de Aperfeiçoamento Fullbright 

• Formato: remoto – inscrições pelo link https://forms.gle/aYnLy14resfVGU6CA.  

• Público-Alvo: Professores de Língua Inglesa com aulas atribuídas no Ensino Médio 

• Data: inscrições de 07 a 22 de março de 2023 

•Mais informações:  

• O Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) é uma oportunidade para que professores efetivos de Língua Inglesa do Ensino Médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal realizem um curso de aperfeiçoamento de até 5 (cinco) meses nos Estados Unidos.  

• O programa possui duração de um semestre acadêmico em universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação.  

• As atividades nos Estados Unidos acontecerão entre agosto e dezembro de 2024 e incluirão também estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.  

• O professor interessado encontrará maiores informações no formulário de inscrição. Atenção: o formulário deverá ser acessado por meio do e-mail institucional do Google uma vez a foto e o nome associados a sua conta Google serão registrados ao enviar o formulário. 

4. Assunto: Cursos de Extensão – FFLHC USP  

• Ação: divulgação dos cursos de extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLHC) da Universidade de São Paulo (USP).  

• Formato: presencial e remoto conforme cada proposta de curso 

• Público-alvo: professores e profissionais das áreas de Letras e Ciências Humanas 

• Data: 1º Semestre Letivo de 2023 

• Mais informações: a Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas oferece diversos cursos gratuitos de extensão para professores e demais profissionais das áreas de Letras e Ciências Humanas. Os cursos podem ser consultados no site da faculdade: https://sce.fflch.usp.br/. 

5. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto – Leitura de Março  

• Ação: divulgação da leitura de março do Clube de Leitura Gato Preto – Fahrenheit 451 de Ray Bradburry.  

• Formato: remoto via CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).  

• Público-alvo: todos os profissionais da SEDUC-SP 

• Data: 29/03/2023 (quarta-feira) 

• Horário: das 15h às 16h30 – NOVO HORÁRIO!  

• Mais informações:  

• O Clube de Leitura Gato Preto está de volta em 2023 com a discussão do livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. A participação pelo bate-papo (chat) do CMSP é livre para todos os que estiverem assistindo. Participem! 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF  

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br  

 

Núcleo de Finanças – NFI  

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: PDDE FEDERAL 2022 

Senhores Diretores das Unidades Escolares relacionadas abaixo, finalizar as prestações de contas FEDERAIS 2022 e entregar no Núcleo de Finanças, até 15/03/2023

EDUCAÇÃO BÁSICA:

EE Dorivaldo Dam; EE Arlindo Silvestre, EE Délcio Báccaro; EE Odilon Correa; EE Pedro Rafael; EE Gabriel Pozzi; EE Lazaro Duarte; EE Ivete Sala; 

PDDE ESTRUTURA:

EE Jose Fernandes; EE Maria Carmem; 

PDDE QUALIDADE:

EE Dorivaldo Damm; EE Jose Ap Munhoz; EE Odilon Correa; EE Ruth Ramos; EE José Marciliano; EE Antonio Perches; EE Jose Fernandes; EE Cônego Manoel Alves; EE Ivete Sala; EE Arlindo Silvestre; EE Pedro Rafael. 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Comunicado de Acidente do Trabalho – CAT RGPS/INSS   

     Retransmitimos COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CGRH – 2023 – Nº 39 – São Paulo, 03 de março de 2023: 

 

A Subsecretaria e a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH, considerando:   

· a necessidade de atender à Lei nº 8.213/91 que determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pelo órgão contratante ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão;   

· a necessidade de orientar sobre a necessidade de abertura de Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, dos servidores contratados na forma da Lei 1.093/2007 e regidos pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS (docentes categoria O, AOE e comissionados)   

Comunicam:   

Os responsáveis na unidade escolar, na diretoria de ensino, bem como nos órgãos centrais deverão abrir a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, quando caracterizado acidente de trabalho ou doença profissional, acessando a página do INSS por meio do link https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-comunicacao-de-acidente-de-trabalho-cat  

 Os Órgãos da Secretaria da Educação deverão comunicar o acidente de trabalho, ocorrido com os servidores regidos pelo RGPS, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.   

Em caso de morte, de imediato à autoridade competente também deve informar o ocorrido ao RGPS, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o teto máximo do salário-de-contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada na forma do artigo 109 do Decreto nº 2.173/97.   

Assim também, os casos com diagnóstico confirmado de doença profissional ou do trabalho devem ser objeto de emissão de CAT pelo órgão, acompanhada de relatório médico preenchido pelo médico do trabalho do órgão.  

Na falta de comunicação por parte do órgão, podem formalizá-la o próprio acidentado ou seus dependentes.   

             Demais informações consultar diretamente pelos canais disponíveis do Instituto Nacional de Serviço Social – INSS.   

Atenciosamente,   

CEQV/DEPLAN/CGRH 

  

CONFIRA O LINK AQUI

 

 

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à: 

– Wanderley José da Silva, Diretor da EE. Prof. Odécio Lucke – 12/03 (sexta-feira) 

Atenciosamente, 

Magda de Moraes 

Dirigente Regional de Ensino