COMUNICADO DERLIM DE 09.09.2019
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESEFone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: MMR – Ações Corretivas
Prezados diretores de escola
Conforme orientado anteriormente, as ações corretivas (elaboradas após a análise dos Sinalizadores) devem ser inseridas na Secretaria Escolar Digital.
O processo de homologação segue fluxo idêntico ao das ações planejadas e complementares.
Solicitamos aos Diretores, que ainda não iniciaram o referido fluxo, que o façam com urgência, para que os Supervisores de Ensino possam ratificar estas ações e a Dirigente de Ensino proceder à homologação.
Este processo deve se encerrar (com a homologação realizada) no dia 12.
Agradecemos novamente o empenho de todos.
Comitê Regional MMR
NÚCLEO DE APOIO – NA
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2985 (Graco) – delimat@educacao.sp.gov.br
2. Assunto: Agenda de Videoconferência
Data | Horário | Curso/Tema | Público Alvo | Localidade |
10/09/2019
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Das 09h00 às 11h00 |
Prêmio Global Teacher Prize | Professores | Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br
Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br
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NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Vestibular UNESP – Desconto na Taxa de Inscrição
Com o objetivo de incentivar a participação dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da escola pública no Vestibular da UNESP, informamos que todos os alunos da rede pública estadual que concluirão o Ensino Médio em 2019, inclusive da EJA/CEEJA, poderão se candidatar ao Vestibular UNESP 2020 com desconto de 75% na taxa de inscrição.
Ao ingressar na UNESP, os alunos de camadas socioeconômicas menos favorecidas também podem contar com vários programas de apoio de permanência na universidade, tais como: auxílio-alimentação, moradia estudantil, bolsa-manutenção etc.
Acessando o site da VUNESP, os alunos terão acesso à ficha de inscrição e ao boleto bancário com desconto.
Segue abaixo o cronograma:
• Período de inscrição: de 09/09 a 07/10
• Período de impressão do boleto bancário: de 09/09 a 07/10 (até 23h59).
• Data limite para o pagamento do boleto bancário com taxa reduzida (R$ 42,50): 08/10
As Unidades Escolares devem retirar o envelope, com urgência, a partir de 10/09/2019 no Núcleo Pedagógico.
OBS: As Unidades Escolares deverão devolvê-los devidamente preenchidos, impreterivelmente, até 21/10/2019.
2. Assunto: 2a OBMEP Nivel A – Abertura de Inscrições
Prezados (as),
Estamos estendendo pelo segundo ano a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) aos 4o e 5o anos do ensino fundamental.
Trata-se de uma oportunidade única para estes alunos de conhecerem uma matemática divertida, instigante e diferente da ensinada em sala de aula.
O Regulamento da OBMEP Nível A 2019, o calendário e todos os detalhes sobre a prova podem ser encontrados em www.obmep.org.br/informacoesNivelA.do
As Secretarias Municipais, Estaduais devem inscrever as escolas através do link abaixo a partir de 09 de setembro até o dia 10 de outubro.
No caso das escolas federais, seus gestores devem realizar as inscrições diretamente.
www.obmep.org.br/registroEscolaNivelA.do
3. Assunto: Avaliação Diagnóstica Complementar – ADC – 2º Semestre – Outubro de 2019
A Coordenadoria Pedagógica – COPED, em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula – CITEM, considerando a importância de:
– apoiar as ações de desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades escolares;
– diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata antes do término de cada etapa da escolarização;
– oportunizar aos alunos a possibilidade de vivenciar experiências diversificadas em avaliação, e,
– fornecer diagnóstico complementar que permita subsidiar as ações de intervenção pedagógica e os processos de recuperação da aprendizagem.
Comunicam que:
1 – A Avaliação Diagnóstica Complementar – ADC, representa apoio importante no acompanhamento da aprendizagem dos alunos, fornecendo indicadores significativos para as escolas e docentes, tendo como referência as habilidades previstas para o final das diferentes fases da escolarização, quais sejam os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
2 – A ADC será aplicada aos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, do ensino regular da rede estadual.
3 – A edição ADC será constituída por provas de Língua Portuguesa e Matemática, em caderno único para as duas disciplinas, conforme abaixo:
3.1 – 5º ano do Ensino Fundamental – Caderno de prova único com 44 itens, igualmente distribuídos entre as duas disciplinas; com 4 alternativas por item;
3.2 – 9º ano do Ensino Fundamental – Caderno de prova único com 52 itens, igualmente distribuídos entre as duas disciplinas; com 4 alternativas por item; e,
3.3 – 3ª série do Ensino Médio – Caderno de prova único com 52 itens, igualmente distribuídos entre as duas disciplinas; com 5 alternativas por item.
4 – O material de aplicação da ADC, será entregue impresso para as Diretorias de Ensino, embalado e devidamente identificado com o nome da escola, disciplina e ano/série, até 27 de setembro de 2019 conforme agendamento com as DEs.
5 – As provas foram impressas a partir de quantitativo que teve como referência a data base de 23 de julho de 2019, cuja quantidade foi ajustada a pacotes múltiplos de 25 ou 50, de forma a garantir o atendimento das respectivas demandas.
6 – A aplicação deve ser programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 30/09 e 04/10 de 2019.
6.1 – A unidade escolar organizará a aplicação das provas, num único dia por turma.
6.2 – Os resultados da ADC deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital (SED), que estará aberto para esta finalidade no período de 30 de setembro a 11 de outubro de 2019.
6.3 – Para otimizar a inserção dos resultados, todas as provas dos alunos apresentam na capa a folha de respostas sobre a qual poderá ser utilizado o aplicativo Leitor Resposta.
7 – Os materiais da ADC 2º semestre, serão publicados na intranet – Espaço do Servidor, na biblioteca da COPED, a partir de 04 de outubro de 2019.
8- As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
4. Assunto: Curso online gratuito sobre “Prevenção do Suicídio” destinado às 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo – 2019
A Coordenadoria Pedagógica – COPED, por intermédio de seu Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão Pedagógica – DECEGEP e Centro de Projetos e Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos – CEART, por meio do Programa Escola da Família – PEF, convida a todos a participarem do Curso online gratuito sobre “Prevenção do suicídio”, com 4 módulos de videoaulas, documentos etc, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/SEDIS/LAIS/SESA/ESPP-CFRH/MS.
O curso procura estudar o conceito de comportamento suicida, além dos fatores de risco e proteção relacionados, contemplando a prevenção do suicídio de acordo com diferentes níveis de risco e aplicada em diferentes contextos, tais como educação, assistência social, atenção primária, atenção secundária, urgência e emergência e população indígena.
Inscrições disponível no link https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=277
Não deixem de aproveitar!
Para maiores informações, entrar em contato com o Centro de Projetos e Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos – CEART pelo e-mail: ceart@educacao.sp.gov.br
5. Assunto: Concurso de Desenho “Lei Maria da Penha: como podemos construir um futuro sem violência contra as mulheres?”
Retransmitindo o Comunicado do dia 16/08/2019.
A Secretaria da Educação, em articulação com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, considerando a necessidade de construção de políticas públicas de forma participativa para divulgação da legislação que busca prevenir e coibir a violência em relação à mulher, promove o Concurso de Desenho “Lei Maria da Penha: como podemos construir um futuro sem violência contra as mulheres?”, e convida os estudantes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo a participarem no processo de ilustração da cartilha do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres sobre a lei Maria da Penha.
- Público-Alvo:
Estudantes da rede estadual de ensino, matriculados no Ensino Médio Regular e Integral, Educação de Jovens e Adultos – EJA e CEEJA, classes prisionais e Fundação Casa;
- Os desenhos vencedores e seus professores orientadores receberão certificados e:
– 1º colocado, o desenho ilustrará a capa da Cartilha Maria da Penha;
– 2º colocado, o desenho ilustrará pagina interna da Cartilha Maria da Penha;
- Link para orientação dos docentes:
– CONCURSO DE DESENHO “LEI MARIA DA PENHA”
http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8945
- Data limite para envio dos 02 desenhos por Unidade Escolar – Até 30/09/2019, acompanhados dos documentos citados no regulamento anexo I. Para o acesso ao Regulamento do concurso, Material de Apoio e Inscrição, acessem o site: www.escoladeformacao.sp.gov.br/cre. Mais informações, entrar em contato com a PCNP Camila Montoya, no telefone 3404 – 2957.
6. Assunto: Concurso de Música – Vozes Pela Igualdade de Gênero – 4ªedição – 2019: “A cor da minha pele dá poder à minha voz!”
O Ministério Público do Estado de São Paulo, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, que tem a incumbência de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, instituição responsável pelo atendimento de jovens e crianças em idade escolar na rede pública estadual de ensino, com foco no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral do aluno, institui o CONCURSO DE MÚSICA Vozes Pela Igualdade de Gênero – 4ªedição – 2019: “A cor da minha pele dá poder à minha voz!”
Critérios de participação:
· Poderão participar alunos/as regularmente matriculados e frequentes no Ensino Médio do curso regular ou da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, mediante adesão da escola;
· A inscrição poderá ser individual ou em grupo, caso em que será formado por até 5 (cinco) alunos/as;
· Haverá 1 (um) professor/a orientador/a indicado/a pelos alunos que se responsabilizará pela autenticidade da obra;
· Em caso de participação em grupo, é obrigatória a participação de uma integrante do gênero feminino e 1 (um ou uma) participante autodeclarado/a preto/a ou pardo/a ou quilombola.
Fases do concurso:
1 – Fase Escola: até 11/10/2019
2- A Escola será responsável por encaminhar a música mais votada e os documentos relacionados à Diretoria de Ensino até 11/10/2019:
3 – Fase Estadual SEDUC e Votação online: de 21/10 a 15/11/2019.
4- Votação popular online: de 11/11/2019 a 15/11/2019
- Link para orientação dos docentes:
http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/175/Regulamento%20Vozes%20pela%20Igualdade.pdf
Para o acesso ao Regulamento do concurso, Material de Apoio e Inscrição, acessem o site: www.escoladeformacao.sp.gov.br/cre.
Mais informações, entrar em contato com a PCNP Camila Montoya, no telefone 3404–2957.
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Sistema Cadastro de Alunos – Relatório Interesse de Rematrícula
Informamos que se encontra disponível na plataforma SED o Relatório Interesse de Rematrícula para gestão e controle da escola, através da funcionalidade GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > RELATÓRIOS GERENCIAIS > RELATÓRIO – INTERESSE REMATRÍCULA.
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.
Atenciosamente,
Luísa Valentim
Dirigente Regional de Ensino