COMUNICADO DERLIM DE 09.08.2024 

COMUNICADO DERLIM DE 09.08.2024
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Programa Multiplica SP 2024 #Coordenadorees (1ª Edição) e #Diretorees (2ª Edição)
● Ação: Programa Multiplica SP 2024 #Coordenadores (1ª edição) e #Diretores (2ª edição)
● Formato: Plataforma Microsoft Teams
● Status: Início dos Encontros Formativos semanais
● Data: A partir de 06/08/2024. Cada turma de cursistas iniciará na data e horário escolhidos
● Público-alvo: Diretores Multiplicadores, Diretores e Vice-Diretores Cursistas, Coordenadores Multiplicadores, Coordenadores Cursistas, Supervisores Embaixadores
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Início Programa Multiplica#Professor:
O Programa Multiplica SP #Professores ,fundamentado na colaboração entre pares com formadores que são professores dos mesmos componentes curriculares e das mesmas etapas de ensino dos participantes de cada formaçãoiniciará em 12/08/2024, tanto para formações entre PEC Multiplica-SP e Professor Multiplicador, como para Professor Multiplicador e Professor Cursista,  através da Plataforma Microsoft Teams, direcionada ao Programa Multiplica-SP, sendo acessado através do e-mail institucional @professor.educacao.sp.gov.br.  É salientado a importância de o acesso ser realizado pelo e-mail institucional citado para cômputo de frequência, tanto do Professor Multiplicador, como Professor Cursista. As salas de acesso ao Programa estarão disponíveis na área de trabalho da Plataforma Microsoft Teams, para tanto, segue o link com orientações e instruções de uso da plataforma através do navegador Chrome e Edge: https://guide.trivium.com.br/showcase/clz32epep009n12piuwhsd8vc
É acrescentado que a Plataforma Microsoft Teams está sendo parametrizada para aqueles que estão associados ao Programa Multiplica-SP. Assim, é compreendido que as salas estarão disponíveis a todos os inscritos a partir da data de 12/08.
2. Assunto: PNLD Saldo Reserva Técnica
O FNDE informou que está aberto no Sistema PDDE Interativo/SIMEC (link abaixo)  de 5 de agosto até dia 13, a possibilidade de solicitar o saldo de reserva técnica disponível.
Antes, porém, aconselhamos que as escolas verifiquem os livros que ainda irão receber, antes de realizar seus pedidos. Todos os livros destinados a cada escola constam no Sistema de Distribuição de Livros no link:
Ao acessar o sistema, informar: Ano (2024), Programa (PNLD), Esfera, UF, Município e indicar, no campo “Código”, o número INEP da escola. Ao clicar em “Confirmar”, será apresentada uma linha com os dados da escola. Basta clicar no ícone com a lupa em “Visualizar” apresentado na última coluna. Selecionar a aba “Encomenda”, na qual consta a relação dos materiais distribuídos. Lembramos que compete ao órgão central analisar todos os pedidos e validá-los. Somente os pedidos validados serão atendidos.
Estão disponíveis no saldo da reserva técnica os livros do:
PNLD 2021 Ensino Médio – Objeto 2 (obras didáticas)
PNLD 2022 Educação Infantil – Objetos 1 e 3 (obras didáticas e pedagógicas)
PNLD 2023 Anos Iniciais – Objeto 1 (obras didáticas)
PNLD 2023 Anos Iniciais – Objeto 2 (Obras didáticas de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem)
PNLD 2024 Anos Finais – Objeto 1 (obras didáticas).
Segue anexo I manual.
3. Assunto: Convocação para Alinhamento para aplicação REDASP
A Dirigente Regional de Ensino de Limeira convoca os CGP/CGPGs das Unidades Escolares para a reunião de orientações sobre a REDASP. Na impossibilidade de participação, solicitar que outro membro da equipe gestora participe.
Data: 13/08/2024 (terça-feira)
Local: Plataforma Teams
Horário: das 14h00 às 15h00
Link para reunião:
4. Assunto: Convite para o Encontro Aceleração para o Vestibular – Me Salva
A Dirigente Regional de Ensino convida os Professores do Componente de Aceleração para o Vestibular para a formação da Plataforma Me Salva.
Dia: 14/08/2024
Horário: Das 13h30 às 15h30 
Local: Plataforma – TEAMS
5. Assunto: Orientações para a aplicação da prova da Olimpíada de Redação São Paulo – REDASP/2024
Com o objetivo de padronizar a aplicação da REDASP – Olimpíada de Redação São Paulo, preparamos um documento norteador com orientações para os dias de prova.
A REDASP terá Fase Única, que acontecerá entre os dias 19 e 27 de agosto, por meio da escrita de texto, online, na plataforma de Redação Paulista, ferramenta já usada no ambiente virtual escolar.
Os estudantes deverão escrever, na plataforma, texto sobre tema específico elaborado para a Olimpíada de Redação. Lembramos aqui também que os estudantes do 6º ao 8º ano terão como gênero de escrita a carta do leitor e os estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, artigo de opinião.
Todas as turmas de estudantes que realizam a Prova Paulista também estão convidadas a participar da Olimpíada de Redação, inclusive os alunos do técnico, com matrículas ativas nos cursos regulares da rede. A escrita da redação para a Olimpíada deverá acontecer obrigatoriamente na escola do estudante.
Serão avaliados, por Banca Avaliadora específica composta por professores da rede, 10% do total de estudantes participantes por escola, por ano/série, com os melhores textos. No final do processo de avaliação, cerca de 125.000 estudantes serão classificados, de acordo com a região e com o ano/série, com medalhas de ouro, prata e bronze. Assim como a Olimpíada de Matemática, haverá premiações e cerimônias de condecoração para estudantes, professores, escolas e Diretorias de Ensino.
Solicitamos a todos que compartilhem essa iniciativa – que já estará no calendário pedagógico da rede no segundo semestre – e que motivem a participação dos estudantes. Para conferir mais detalhes, acesse o regulamento no site oficial.
Orientações para a aplicação da prova:
Site:
6. Assunto: 19ª Olimpíada Brasileira de matemática da Escolas Públicas e Privadas – OBMES -segunda fase e cadastro de indicações necessárias
Informamos que desde o dia 02 de agosto, está disponível, no site da OBMEP http://www.obmep.org.br/index.htm, a relação dos estudantes classificados para a 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), que será aplicada no dia 19 de outubro às 14h30 (horário de Brasíliaem locais a definir.
Lembramos que o prazo para as escolas indicarem, no site da OBMEP http://www.obmep.org.br/index.htm, os estudantes classificados para a 2ª fase que necessitam de atendimento especializado, específico e/ou de horário especial (sabatistas), bem como correção de nomes, termina no dia 26 de agosto.
Solicitamos ampla divulgação das informações para as escolas.
7. Assunto: Divulgação da live dos itinerários Formativos – Mudança de data
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), por meio da Coordenadoria Pedagógica, informa a alteração da data da live direcionada aos estudantes do Ensino Médio sobre os itinerários formativos, que foi divulgada no item 7 – do boletim semanal Nº 30 – 02 de agosto de 2024.
O evento acontecerá no dia 19 de agosto de 2024, transmitido pelo Centro de Mídias São Paulo (CMSP).
Solicitamos o apoio de todos para o engajamento dos alunos, incentivando-os a assistir à live.
Tema: Apresentação dos Itinerários Formativos
Live para o período da manhã: das 9h35 às 10h35
Live para o período da tarde: das 14h40 às 15h45
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio, Estudantes da Coordenação Gremistas e Professores
Onde assistir: Aplicativo CMSP e YouTube no canal “Gestão CMSP” https://youtube.com/channel/UC51nhcS_Tzt4qoWRVkVeO8Q?feature=shared
Canais do CMSP: Gestão, Grêmio Estudantil, 1ª Série do EM, 2ª Série do EM e Trio Gestor
Em breve serão disponibilizados os cards de divulgação neste link. https://drive.google.com/drive/folders/1RZtA63GMG_S52tk8iXY4aVz2AuGManrx?usp=sharing
Contamos com a divulgação, participação e colaboração de todos para o sucesso deste evento.
8. Assunto: Produção textual pra o 2º semestre – Redação Paulista
Neste segundo semestre, manteremos o objetivo de 0,25 redações/semana, o que significa a entrega de 1 redação a cada 4 semanas.
Considerando que teremos até o final do 2º semestre de 2024 um total de 20 semanas letivas, deveremos entregar ao todo 5 redações ao longo do semestre.
Para tanto, espera-se que os estudantes realizem as 4 redações já previstas no planejamento e sequenciamento didático, mais 1 redação referente a Olimpíada, ou mais 1 redação autoral a ser definida e elaborada pelo professor para suas próprias turmas.
Vale ressaltar que a gestão do engajamento e entrega das redações através do painel BI deve ser realizada utilizando-se da visão mensal, que sempre oferece a visão acumulada das últimas 4 semanas.
9. Assunto: Concurso Chamex de Redação Interessado: Dirigentes Regionais de Ensino, CEC, e Equipes escolares
Informamos que estão abertas, até 18/10/2024, as inscrições para o Concurso Chamex de Redação com a temática: “Os desafios diante das mudanças climáticas: a relação entre migração forçada e as violações de direitos humanos”
O concurso destina-se aos estudantes matriculados em todas as séries do Ensino Médio.
Além da elaboração da redação para participar do concurso, os estudantes poderão acessar a plataforma do Redação Online, que oferece aulas de redação e língua portuguesa com o professor Noslen, grande YouTuber no assunto.
Para maiores informações, consultar o site: https://concursochamex.redacaonline.com.br
 
10. Assunto: ERRATA – Caderno do estudante – Currículo e Ação 4ºano do Ensino Fundamental – EMAI Volume 2
Informamos a seguinte errata para o material do Currículo em Ação – EMAI 4º ano – Volume 2. Estudante: Atividade 21.3, página 124
11. Assunto: Curso da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2024
● Ação: Curso Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2024
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE
● Status: Em andamento
● Público-alvo:
○ SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE);
○ Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, exceto o secretário de escola.
● Datas:
● Mais informações: Os cursistas aprovados em edições anteriores do curso Da Educação Integral ao Ensino Integral, poderão se inscrever e participar desta nova edição, visto que o curso passou por adequações em seu conteúdo. https://efape.educacao.sp.gov.br/acaoformacao/da-educacao-integral-ao-ensino-integral-2-1a-edicao-2024/
12. Assunto: Curso Storytelling e o Percurso do Herói em Aulas e Cursos – 1ª Edição/2024
● Ação: Curso Storytelling e o Percurso do Herói em Aulas e Cursos – 1ª Edição/2024
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM) e Servidores da EFAPE.
● Datas:
13. Assunto: 5º Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental- Resíduos Sólidos e Cultura Oceânica
● Ação: Divulgação da Live sobre Resíduos Sólidos e Cultura Oceânica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PJUsYwOLT4U
● Formato: on-line
● Status: realizado
● Data: 30 de julho de 2024
● Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral, Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento, Diretores Escolares/Diretor de Escola e Vice-Diretor Escolar.
14. Assunto: ATPC 2024 – Professor Tutor pra anos Iniciais
● Ação: Disponibilização de ATPC direcionados a ação – Professor Tutor para Anos Iniciais
● Formato: Online, via AVA EFAPE
● Status: Em andamento
● Público-Alvo: Professores do 1º ao 3º ano que atuarão diretamente na ação – Professor Tutor dos Anos Iniciais segundo a Resolução SEDUC 42/2024
● Data: 05/08/2024 até 09/08/2024
● Mais informações: As ATPC serão disponibilizadas semanalmente de forma alternada Língua Portuguesa / Matemática em uma aba específica para a formação e visa subsidiar os professores no processo de recuperação dos estudantes, disponibilizando recursos didáticos e estratégias pedagógicas eficazes que procuram promover a superação das dificuldades de aprendizagem e garantir que todos os alunos alcancem o pleno desenvolvimento de suas competências e habilidades acadêmicas
15. Assunto: Educação Antirracista e a Exposição “Caetanistas negros: Outros que honram a galeria dos pretos do Brasil”
● Ação: Estimulando a Educação Antirracista e a preservação de indicadores da memória escolar, o Núcleo de Memória e Acervo Histórico – NUMAH, do Centro de Referência Mario Covas – CREMC, apresenta a exposição “Caetanistas negros: outros que honram a galeria dos pretos do Brasil”. A exposição foi desenvolvida através de pesquisas feitas no Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos – AHECC, que o NUMAH possui a custódia, bem como em teses e livros, com o objetivo de preservar e difundir a memória da educação paulista. Está no ar a nova versão da publicação sobre a exposição (http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9384)
● Formato: Presencial e Virtual. Agendamento para visitas mediadas pelo e-mail: nucleodememoriacre@educacao.sp.gov.br
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP e público geral
● Data: De segunda a sexta, exceto feriados, das 09h às 16h
● Mais informações: Local da exposição: Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo – EFAPE, Rua João Ramalho, 1546, Perdizes, São Paulo – SP. Para acessar o material sobre a exposição acesse o PDF “Exposição Caetanistas negros: outros que honram a galeria dos pretos do Brasil”:
16. Assunto: Concurso de Vídeo “Faça (a sua) Parte “ – 2024
● Ação: Divulgação do Concurso de Vídeo! Faça (a sua) Parte 2024. Serão premiados os Estudantes e Professores(as) Orientadores(as): Categoria I – Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Categoria II – Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), na seguinte conformidade:
○ 1º lugar: 1 notebook + certificado de participação
○ 2º lugar: 1 tablet + certificado de participação
 ○ 3º lugar: 1 leitor de e-book + certificado de participação
○ Todos os vencedores: Participação da Cerimônia de Premiação e visita ao TCESP (com transporte, alimentação e hospedagem, se necessário)
● Status: em andamento
● Data: FASE ESCOLA até 16/08/2024
● Público-alvo: estudantes e professores das unidades escolares
● Mais informações: Disponíveis na página do Centro de Referência em Educação Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9381.
 
17. Assunto: Concurso Festival Afrominuto – Flinksampa 2024 – 9ª Edição “Zumbi Dos Palmares”
● Ação: Divulgação do Concurso de Vídeo Afrominuto. Os vencedores receberão da Faculdade Zumbi dos Palmares: ○ Estudantes / 1º colocados em cada uma das categorias: Um leitor digital Kindle; – Certificado de participação; – Livros de literatura afro-brasileira da Editora Unipalmares e/ou de Editoras parceiras da Faculdade Zumbi dos Palmares. ○ Estudantes; Professores(as) Orientadores(as) e Escolas / 2º e 3º colocados em cada uma das categorias: Certificado de participação; – Livros de literatura afro-brasileira da Editora Unipalmares e/ou de Editoras parceiras da Faculdade Zumbi dos Palmares.
● Status: em andamento
● Data: FASE ESCOLA até 30/09/2024
● Público-alvo: estudantes e professores das unidades escolares
● Mais informações: Disponíveis na página do Centro de Referência em Educação Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9382
 
18. Assunto: Concurso de Redação ADAPTA Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações da Comunidades Escolares do Estado de São Paulo
● Ação: Divulgação do Concurso de redação ADAPTA Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo. O referido Concurso é realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL).
Serão premiadas as 03 (três) melhores redações de cada categoria, totalizando 09 (nove) vencedores que receberão os seguintes prêmios da SEMIL.
 
● Status: em andamento
● Data: FASE ESCOLA: 05/08/2024 a 04/10/2024
● Público-alvo: estudantes e professores das unidades escolares
● Mais informações: Disponíveis na página do Centro de Referência em Educação Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9390
 
19. Assunto: Concurso de Redação/2024: China e Brasil “50 anos de amizade para além das fronteiras”
● Ação: Lançamento do Concurso de Redação/2024: China e Brasil “50 anos de amizade para além das fronteiras”. O referido Concurso é realizado em parceria com o Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo. As redações vencedoras das categorias: Categoria I – Anos Finais do Ensino Fundamental (8º ano e 9 º ano); Categoria II – Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série) classificadas em 1º, 2º e 3º lugares receberão do Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo os seguintes prêmios:
○ 1º colocado (01 redação vencedora de cada categoria): um smartphone para cada estudante vencedor (Total = 02) + Certificado de participação;
○ 2º colocado (02 redações vencedoras de cada categoria): um tablet para cada estudante vencedor (Total = 04) + Certificado de participação;
○ 3º colocado (05 redações vencedoras de cada categoria): um relógio inteligente para cada estudante vencedor (Total = 10) + Certificado de participação.
● Status: a ser lançado em breve
● Data: FASE ESCOLA: 15/08/2024 a 20/09/2024
● Público-alvo: estudantes e professores das unidades escolares
● Mais informações: Disponíveis na página do Centro de Referência em Educação Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9391.
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Resolução Chamada Pública de Matrícula
Prezados Senhores,
Reiterando o comunicado do dia 08/08/2024, estamos reenviando em anexo II a Resolução SEDUC 55/2024 que estabelece procedimentos e cronogramas a serem adotados e cumpridos. Salientando que o cronograma sofreu algumas alterações nas datas repassadas em Orientação Técnica Presencial nos dias 16 e 17 de julho/2024.
Qualquer dúvida me encontro à disposição.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Exame Periódico
Se atentar ao resultado do exame periódico se está APTO.
Caso detectem algum INAPTO, favor reportar imediatamente ao delimcrh@educacao.sp.gov.br, juntamente com a cópia do exame.
Lembrando que o servidor deverá entregar via ou cópia à unidade escolar para verificação do resultado e posterior arquivo em prontuário, se APTO.
 
2. Assunto: Demissional
Lembrando que é vedada nova contratação nos termos da LC 1093/2009, sem apresentação do exame demissional.
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Evolução Funcional e ATS 
Solicitamos às Unidades Escolares que verifiquem a vida funcional dos docentes que participaram da sessão de escolha e serão nomeados.
Caso possuam requisitos para a concessão da Evolução Funcional pela via não Acadêmica e Evolução Funcional pela via Acadêmica, o expediente deve ser encaminhado conforme COMUNICADO DERLIM de 07/06/2024, o mais breve possível, informando que o servidor será nomeado.
Atentar-se também para os professores que possuem Adicional por Tempo de Serviço – ATS (quinquênios) e Sexta-Parte a serem concedidos. Neste caso, encaminhar fichas 100 dos anos de 2023 e 2024, além da Declaração de Desprezo do Tempo, antes da nomeação.
Informamos que a partir do momento que o professor ingressar em seu cargo efetivo não fará mais jus à concessão de Evolução Funcional e ATS, em virtude da LC 1374/2022.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Eli Edna da Silva, Diretora do Centro de Administração de Finanças e Infraestrutura/CAF – 12/08 (segunda-feira)
– Emilio Carlos Asbahr, Diretor da EE. Luigino Burigotto – 12/08 (segunda-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcante de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino