COMUNICADO DERLIM DE 09.05.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Tarefa SP
2. Assunto: Encontro Estágio Supervisionado
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores dos municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis para o encontro formativo sobre o Estágio Supervisionado, conforme segue:
Dia 16/05/2025 (sexta-feira)
Horário: Das 09h00 às 11h00
Local: Anfiteatro da Biblioteca, Instituto de Biociências, Unesp, Rio Claro. Avenida 24A, número: 1515.
3. Assunto: Aluno Monitor do BEEM 2025: Abertura de contas e recebimento das bolsas
Informamos que o pagamento da bolsa dos Alunos Monitores está condicionado a dois fatores essenciais:
– Aprovação mensal do relatório pela Unidade Escolar na SED;
– Abertura automática de conta pelo Banco do Brasil.
Todas as contas bancárias serão abertas automaticamente pelo Banco do Brasil, considerando o CPF do estudante cadastrado na SED. Por isso, é essencial que esse número esteja correto.
Para garantirmos que todos os Alunos Monitores receberão a bolsa, é imprescindível que as escolas verifiquem com os estudantes se o CPF registrado na SED está correto e corresponde, de fato, ao monitor que atua no projeto. Pedimos que os supervisores pontos focais do Aluno Monitor garantam essa checagem e, em caso de identificação de qualquer inconsistência, comuniquem imediatamente via e-mail, até o dia 12 de maio, a equipe responsável pelo projeto e solicitem para a escola a correção do CPF na Ficha do Estudante, na SED (SED > Gestão Escolar > Cadastro de Alunos > Informações dos Alunos > Ficha do Aluno).
Conta no Banco do Brasil
Após o período de aprovação do relatório, o Banco do Brasil abrirá automaticamente uma Conta Poupança Social Digital em nome do estudante, utilizando o CPF cadastrado na SED. O estudante não deve abrir a conta por si mesmo.
Na primeira vez em que utilizar a conta, o estudante deverá comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil, levando um documento com foto. Estudantes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
IMPORTANTE: O estudante deverá ir ao banco somente após receber a orientação oficial da SEDUC. Antes disso, não há nenhuma ação a ser realizada no Banco do Brasil.
A SEDUC enviará, por e-mail, aos supervisores ponto focal, a confirmação de abertura de conta e a listagem de agências e contas.
Próximos Passos:
Envio dos relatórios de março e abril em segunda chamada (apenas para estudantes que perderam o prazo do envio): até sexta-feira, 09 de maio.
Aguardar listagem das contas e orientação da SEDUC para ida ao banco.
Em caso de problemas bancários, o estudante deve procurar diretamente a agência ou o SAC do Banco do Brasil.
Dúvidas sobre o pagamento ou sobre o projeto devem ser registradas no Portal de Atendimento da SEDUC.
Contamos com a colaboração de todos para garantir o bom andamento do processo.
4. Assunto: Orientação Técnica sobre o Processo de Expansão da Educação Profissional Paulista – 2026
Estamos vivendo um momento estratégico e promissor para a expansão da Educação Profissional no Estado de São Paulo.
O fortalecimento do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) nas escolas da rede pública estadual tem sido prioridade da Secretaria da Educação, alinhando-se aos compromissos estabelecidos no Plano Nacional de Educação e às necessidades concretas do mundo do trabalho.
OBJETIVOS DESTA ORIENTAÇÃO TÉCNICA:
Esta orientação técnica tem como objetivo assegurar a continuidade do processo de implantação e consolidação dos cursos técnicos no âmbito do Programa de Educação Profissional Paulista, ampliando o acesso de jovens ao Ensino Médio articulado à formação técnica.
A expansão da Educação Profissional configura-se como um projeto estratégico do Estado de São Paulo, que busca:
• Ampliar a oferta de cursos técnicos, considerando a vocação dos territórios e a demanda do setor produtivo;
• Fortalecer o Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) como eixo estruturante do Novo Ensino Médio na rede estadual;
• Promover a escuta qualificada dos estudantes, valorizando sua participação ativa na definição dos percursos formativos;
• Organizar de forma eficiente o processo de matrícula e atribuição, garantindo a implementação qualificada dos cursos.
ETAPAS DO PROCESSO DE EXPANSÃO:
1. Planejamento da Rede:
Análise do Painel Econômico (desenvolvido pela CEPRO) e dados da CITEM para identificar oportunidades e necessidades locais.
2. Manifestação de Interesse das Diretorias de Ensino:
Levantamento das demandas e possibilidades de oferta com base na infraestrutura e vocações regionais e preenchimento do formulário de interesse.
3. Manifestação de Interesse dos Estudantes:
Consulta direta com os estudantes da primeira série para compreender suas preferências quanto aos cursos técnicos – essa etapa será conduzida por meio da Sala do Futuro.
4. Processo de Matrícula e Atribuição:
Organização das turmas com base na demanda estudantil, manifestação das Diretorias de Ensino e estrutura física disponível. Acesse abaixo:
CRONOGRAMA_COLETA_ATRIBUIÇÃO_29_04 https://seesp-my.sharepoint.com/:x:/g/personal/silvana_deoliveira_educacao_sp_gov_br/EZmlMIIPFghCvlLH77Vm7agBfU0M2CpqV_EERru0ae2AwA?e=p4raDa
CARDS INTERATIVOS COM A APRESENTAÇÃO DOS CURSOS E ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES. https://seesp-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/silvana_deoliveira_educacao_sp_gov_br/EoIJnH161DZBjbVPxSmVSUUBVFtC2Tg8GCSt_t3SOrC7IQ?e=zSYZFk
Destaque importante:
A manifestação de interesse dos estudantes será registrada por meio da Sala do Futuro, garantindo escuta ativa e protagonismo juvenil na construção dos novos percursos formativos.
Contamos com o engajamento de todos os profissionais envolvidos para que esse processo ocorra com excelência, garantindo a qualidade da oferta e ampliando as oportunidades formativas em todos os territórios.
Seguimos juntas(os) por uma Educação Profissional transformadora e de qualidade!
5. Assunto: Programa Prontos pro Mundo – Embaixada Prontos pro Mundo
A equipe do Programa Prontos pro Mundo solicita aos pontos focais das diretorias e das unidades escolares ampla divulgação das vagas da Embaixada Prontos pro Mundo, iniciativa destinada aos estudantes intercambistas. O objetivo é assegurar que o maior número possível de alunos tenha acesso às informações e possa realizar sua inscrição dentro do prazo estabelecido.
A seguir, encaminhamos a mensagem a ser compartilhada com os (as) estudantes, contendo todas as orientações necessárias para participação no processo.
Embaixada Prontos pro Mundo
A Embaixada Prontos pro Mundo tem como objetivo manter vivo o legado do intercâmbio entre os estudantes da rede estadual de São Paulo. Os(as) embaixadores(as) atuam como multiplicadores da experiência internacional, incentivando outros jovens.
O processo seletivo se encerra dia 16 de maio de 2025. Candidate-se à vaga que mais se assemelha ao seu perfil. Importante: você pode se candidatar a mais de uma vaga.
Os resultados serão amplamente divulgados nas Diretorias de Ensino. Cada país (Austrália, Canadá, Reino Unido da Grã-Bretanha e Nova Zelândia) possuirá um time com a seguinte estrutura:
• 1 Embaixador(a) Geral Nacional;
• 1 Vice-Embaixador(a) Geral Nacional;
• 1 Embaixador(a) Regional;
• 1 Vice-Embaixador(a) Regional;
• 1 Embaixador(a) de Comunicação;
• 1 Embaixador(a) de Eventos.
Função de cada Embaixador(a):
Embaixador(a) Geral Nacional:
Coordena todos os Núcleos Regionais do país de destino; Representa os estudantes em reuniões com a equipe do programa; Consolida ações, relatos e iniciativas dos(as) Embaixadores(as) regionais; Apoia a realização de eventos intermunicipais e estaduais; Fortalece a identidade da Embaixada Nacional e promove o engajamento contínuo.
Vice- Embaixador(a) Geral Nacional:
Apoia o(a) Embaixador(a) Geral e assume suas funções quando necessário; Colabora na organização de atividades e ações do núcleo.
Embaixador(a) Regional:
Responde diretamente para o(a) Embaixador(a) Geral; Lidera o núcleo regional e mobiliza os(as) embaixadores(as) locais; Organiza reuniões, atividades e relatórios simples; Representa seu grupo perante o(a) Embaixador(a) Geral Nacional.
Vice- Embaixador(a) Regional:
Apoia o(a) Embaixador(a) Regional e assume suas funções quando necessário; Colabora na organização de atividades e ações do núcleo.
Embaixador(a) Regional de Comunicação:
Organiza os canais de contato do grupo; Compartilha informações com o grupo e produz conteúdos de divulgação; Apoia a articulação com outras escolas e núcleos.
Embaixador(a) Regional de Eventos:
Planeja e executa ações culturais e educativas na região; Organiza palestras, rodas de conversa e atividades nas escolas.
Embaixadores(as) Regional nas Escolas:
Representam o programa em suas unidades escolares; Promovem rodas de conversa, compartilham sua experiência e inspiram novos estudantes; Ajudam na preparação dos futuros intercambistas.
Formulário de Candidatura para Embaixadores (as)
Acesse o link abaixo para fazer a inscrição de sua candidatura.
Período de inscrição: de 09 a 16 de maio de 2025.
6. Assunto: Documento orientador para as escolas de tempo integral – Programa Jornada PEI – Juntos rumo à excelência!
Estamos iniciando a um conjunto de ações que visam ampliar e fortalecer o PEI e suas escolas, promovendo uma educação integral de excelência para nossos estudantes.
Este programa tem por objetivo construir um caminho de melhoria contínua para o PEI, que sustente uma evolução significativa de nossos resultados ao longo dos próximos três anos, na direção da “Escola dos nossos Sonhos”.
Trata-se de uma versão inicial de um plano que poderá ser revisado a qualquer momento, a partir dos aprendizados e oportunidade de melhoria que surgirem ao longo da jornada.
Como parte do programa, estamos disponibilizando a primeira versão do Painel de Boas Práticas PEI, baseado na pesquisa realizada com mais de 250 mil estudantes ao final de 2024, cujo objetivo é identificar as escolas que estão se destacando nas práticas específicas do PEI para que possam servir de inspiração, apoio e referência para as demais.
No link abaixo, vocês encontrarão (1) Documento Orientador com o detalhamento do programa (2) Apresentação do Programa (3) Painel de Boas Práticas PEI v2024.1 https://seesp.sharepoint.com/:f:/s/EquipePEISEDUC/Elg6KFPmpXlKldrbt0rsniEBoBG9APPci_NvschGVoRT9Q?e=cMCi3C
Para acessar clique em: Programa Jornada PEI – Juntos rumo à excelência!
Contamos com o apoio de todos para o sucesso do Programa Ensino Integral.
7. Assunto: Encontro Online – Ensino Médio – Educação Profissional
A Comissão responsável encaminha, anexo I, o material utilizado no “Encontro Online – Ensino Médio – Educação Profissional”, realizado no dia 09.05.2025, contendo o LINK para a manifestação de interesse das unidades escolares (responder até 14.05.2025, às 13h).
Link cards interativos dos cursos: https://seesp-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/silvana_deoliveira_educacao_sp_gov_br/EoIJnH161DZBjbVPxSmVSUUBVFtC2Tg8GCSt_t3SOrC7IQ?e=zSYZFk
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Material – Encontro Online – Plataforma Khan Academy – Matemática – Ensino Médio.
Encaminhamos através de link abaixo o material utilizado no Encontro Online, realizado no dia 08/05/2025, com o CGP, CGPG ou CGPAC da área de Matemática e professores de Matemática disponíveis no momento do Encontro.
2. Assunto: Alteração no escopo-sequência de Robótica 4° bimestre
Visando a adequação das propostas ao tempo de aula, foram implementadas as seguintes alterações no escopo de Robótica:
6º e 7º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais:
• Os objetivos e conteúdos das aulas 5 a 10 do 3º bimestre e das aulas 7 e 8 do 4º bimestre foram reorganizados, tornando as etapas do desenvolvimento dos projetos mais direcionadoras.
Ensino Médio:
• A proposta da semana 4 do 4º bimestre foi alterada. A alteração objetiva o desenvolvimento do projeto de IoT (Internet das Coisas) e a consolidação dos conteúdos relacionados à programação e ao uso de Rádio Frequência e Bluetooth com a placa micro:bit
• Para viabilizar a alteração da semana 4, as aulas subsequentes foram realocadas, sendo deslocadas uma semana para frente.
As atualizações já foram implementadas no arquivo de escopo disponível no Repositório CMSP.
3. Assunto: Dia Nacional da Matemática – 06 de maio
Instituído pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada profa. Raquel Teixeira, o Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, em homenagem ao nascimento de Júlio César de Melo e Souza, que usou o heteronômico: Malba Tahan, e tem como intenção:
✓ divulgar a Matemática como área de conhecimento;
✓ sua história;
✓ suas aplicações no mundo;
✓ sua ligação com outras áreas de conhecimento; e
✓ derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.
Sugerimos que, havendo a possibilidade, o professor(a) promova a leitura de alguns dos casos relatados na obra “O Homem que Calculava”, escolhendo uma data entre os dias 12 e 16 de maio, e elaborando estratégias para o entendimento do texto atrelado ao conhecimento matemático referente ao caso.
Como de suporte, apresentamos um modelo de proposta de aula que pode ser desenvolvido com os estudantes. “O problema dos três marinheiros” apresentado pelo Professor Doutor Pedro Vaccaro, disponível no link:
Lembramos que o desenvolvimento de atividades, relacionadas ao proposto para este dia, poderá aprimorar o desenvolvimento das seguintes habilidades:
– Ler, Registrar e Interpretar informações e/ou dados em: textos, imagens, tabelas, gráficos, quadros etc.
– Realizar Procedimentos, Estabelecer Relações, Tomar Decisões.
– Analisar fatos, argumentar, estabelecer estratégias, aplicar relações já conhecidas em situações novas para Resolver Problemas.
“A Matemática pura é, a sua maneira, a poesia das ideias lógicas.” (Albert Einstein)
4. Assunto: 4ª Olimpíada Mirim – OBMEP
Informamos que o período de inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim – OBMEP será de 30 de abril a 10 de junho. A Olimpíada Mirim – OBMEP é uma iniciativa do IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.
Dirigida aos estudantes regularmente matriculados no 2º, 3º, 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas municipais, estaduais e federais e em escolas privadas localizadas no território brasileiro. Estudantes matriculados em outras modalidades, como EJA, estão aptos a participar desde que sua série escolar corresponda ao 2º, 3º, 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental.
A inscrição na 4ª Olimpíada Mirim – OBMEP deverá ser realizada, exclusivamente no site da 4ª Olimpíada Mirim – OBMEP, https://olimpiadamirim.obmep.org.br/ obrigatoriamente, dentro do período de inscrições conforme estipulado no Calendário Oficial.
No regulamento, os representantes das escolas irão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na OBMEP. https://olimpiadamirim.obmep.org.br/regulamento
A Olimpíada Mirim – OBMEP é composta de 2 (duas) Fases. Todos os estudantes inscritos pela escola farão a prova da 1ª Fase e apenas os classificados realizarão a prova da 2ª Fase.
A prova da 1ª Fase é composta de 15 (quinze) questões objetivas (múltipla escolha), valendo 1 (um) ponto cada, totalizando 15 (quinze) pontos, sendo certo que cada questão dispõe de 5 (cinco) opções de resposta (A, B, C, D e E), dentre as quais apenas uma delas é a correta. A prova da 2ª Fase é composta de 15 (quinze) questões objetivas (múltipla escolha) que totalizam 15 (quinze) pontos, sendo atribuído um ponto para cada questão, sendo que cada questão dispõe de 5 (cinco) opções de resposta (A, B, C, D e E), dentre as quais apenas uma delas é a correta.
A prova da 1ª fase da OBMEP Mirim será realizada em 26 de agosto de 2025 e os classificados para a prova da 2ª fase realizarão a prova em 11 de novembro de 2025.
Solicitamos ampla divulgação.
5. Assunto: Apontamento de frequência do Diário de Classe da OMASP – FASE 2
Nesta semana, realizamos em todas as escolas da rede a FASE 2 da OMASP! Nos próximos dias, serão divulgados os medalhistas municipais. Para isso, uma importante etapa precisa ser realizada – lançamento das presenças no Diário de Classe das Olimpíadas. Trios gestores, professores e PECs podem realizar esse lançamento. O Diário de Classe é mais um mecanismo para garantir a segurança da avaliação, isso porque a Olimpíada estava prevista para ser realizada exclusivamente no ambiente escolar, sob fiscalização de algum colaborador da escola.
A seguir, temos o passo a passo de como acessar o Diário de Classe das Olimpíadas:
• Diário de classe;
• Olimpíadas;
• Enturmação e frequência;
• Seleção dos filtros nesta tela – ano letivo: 2025; rede de ensino: Estadual SE;
• Demais filtros devem ser preenchidos com as informações pertinentes a cada Diretoria de Ensino.
A frequência é ponto essencial para classificação/desclassificação do estudante, pois aquele estudante que tiver sua ausência apontada no Diário será desclassificado da Olimpíada, uma vez que a prova só pode ser realizada na escola e sob supervisão do aplicador da avaliação. Portanto, é fundamental lançar a frequência, em até dois dias úteis, no sistema.
Prazo para lançamento no diário: 12/05, segunda-feira, até às 12h, impreterivelmente. Contamos com a colaboração de todos!
Em breve, teremos os nossos medalhistas divulgados.
Saudações Olímpicas!
6. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025 – 12ª Edição-Programa Solve for Tomorrow Brasil
A Equipe de Olimpíadas Científicas – SEDUC, com o objetivo de fortificar a cultura olímpica nas escolas estaduais de São Paulo, divulga a 12ª Edição-Programa Solve for Tomorrow Brasil.
O Solve for Tomorrow é uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung, que acontece em mais de 60 países. Realizado no Brasil desde 2014, com coordenação geral do Cenpec, conta com a parceria da UNESCO, Todos pela Educação, OEI e Consed.
O programa, de abrangência nacional, busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelos Professores na condição de orientadores do(s) Projeto(s) e representantes de sua(s) Equipes(s), das 10h00 do dia 22/04/2025 até às 23h59 do dia 30/06/2025, por meio do site, conforme segue:
• Regulamento: https://solvefortomorrowbrasil.com.br/arquivo/46035/regulamento-aprovado-sft-25-12-edicao20251359261.pdf
Pedimos a todos que divulguem essa iniciativa na escola e incentive professores e estudantes a participarem dessa competição.
Saudações Olímpicas!
7. Assunto: Educação Financeira – Semana Nacional de Educação Financeira
O Decreto nº 10.393 de 9 de junho de 2020 instituiu a Nova Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).
Entre os dias 12 e 15 de maio, a FBEF promoverá a Semana Nacional de Educação Financeira, tendo como público-alvo instituições públicas, privadas e até pessoas físicas, com o objetivo de promover ações e iniciativas relacionadas a Educação Financeira.
Convidamos as escolas a participar da Semana Nacional da Educação Financeira, desenvolvendo alguma atividade voltada a esta temática.
Como material de suporte, podem ser utilizadas as propostas de atividades, discussões e produções das aulas do Material Digital do componente de Educação Financeira ou um dos 68 projetos de aulas prontas disponíveis no Programa Aprender Valor https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor
Se desejar, a escola poderá fazer a adesão ao programa, cadastrando a iniciativa desenvolvida e participando de premiações até o final do ano. O professor que tiver interesse também poderá realizar a adesão. Não é necessário a aplicação dos projetos em todas as turmas da escola!
Para mais informações sobre a Semana Nacional de Educação Financeira, acesse o site https://www.gov.br/semanaenef/pt-br.
8. Assunto: Errata – Currículo em Ação Anos Iniciais
Informamos a seguinte errata para o material do Currículo em Ação – Livro do Estudante – Volume 2 – Anos Iniciais:
3º ano
Matemática – Aula 12 – Atividade 2 – página 44
9. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto – Incidente em Antares: Inscrições Abertas!
Público-alvo: Todos os servidores da SEDUC-SP Datas: Inscrições abertas até 19/05.
Encontro remoto: 21/05. Live: 28/05
Informações: Inscreva-se no link https://forms.gle/CjXYa7tont4Ss4P8A
10. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ªEdição 2025: Orientação e entrega de Socialização atualizada
Público-alvo: Todos os professores multiplicadores e cursistas que atuam no Programa Multiplica SP #Professores 2025
Datas: Professor Multiplicador: 02/06 a 08/06 e Professor Cursista: 09/06 a 15/06
Informações: Ao longo do Programa Multiplica, haverá apenas uma entrega de socialização, essencial para a certificação dos cursos. Os participantes deverão elaborar um plano de aula (ou um plano de ação, no caso de Ensino Fundamental – Anos Iniciais), aplicando conceitos e metodologias abordados na formação. Para obter informações sobre a estrutura desses documentos, consulte o Guia de Bolso do Professor Multiplicador ou o Guia do Professor Cursista. Lá você encontrará orientações detalhadas.
11. Assunto: Concurso de Redação China e Brasil: uma amizade que atravessa as montanhas e mares
Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares, Grêmios Estudantis
Datas: Período para produção e seleção das redações nas escolas até 06/06/2025
Informações: Podem participar do Concurso de Redação todos os estudantes matriculados nas escolas da rede pública estadual, jurisdicionadas as 91 Diretorias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo, divididos em duas categorias:
● Categoria I – Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos);
● Categoria II – Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries). Serão premiadas 33 (trinta e três) redações de cada categoria, conforme descrito abaixo:
O regulamento e anexos do concurso estão disponíveis no link https://drive.google.com/drive/folders/1o8yxIkA4RvPodHXpu_R2gasNSsTNLsRZ e na página da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/concurso-de-redacao-china-e-brasil-uma-amizade-que-atravessa-as-montanhas-e-mares/. Em caso de dúvidas, envie seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br
12. Assunto: Planejamento de Aula – Frequência no Painel Escola Total (BI)
Público-alvo: Diretorias de Ensino e docentes da rede
Informações: Os conteúdos do Planejamento de Aula são publicados semanalmente no AVA EFAPE, e os acessos dos docentes são acompanhados pelo BI do Painel Escola Total. Excepcionalmente, entre os dias 31 de março e 11 de abril, não foram disponibilizados novos conteúdos.
Sobre a Frequência no Painel Escola Total: Nos períodos em que não houver publicação de novos conteúdos, os acessos não serão contabilizados para fins de frequência. Isso garante que não haja qualquer impacto nos dados do Super BI. Dessa forma, os docentes não serão prejudicados, seja em relação à frequência registrada, seja em questões financeiras, já que não há nenhum desconto no pagamento.
Assim, confira a seguir o cronograma com os períodos nos quais houveram publicações, bem como as semanas que não houveram publicações no AVA-EFAPE:
Considerações finais
1. Entre os dias 31/03 e 11/04, período em que não houve a publicação de novos materiais, os professores puderam acessar normalmente os conteúdos das semanas anteriores. A disponibilização de novos conteúdos foi retomada no dia 14/04, com o início do 2º bimestre. É importante reforçar que esse intervalo — em que não houve novos conteúdos — não impacta negativamente os docentes.
2. O BI é atualizado semanalmente, sempre com base nos Planejamentos de Aula realizados na semana anterior.
3. A seguir, deixamos um link com um Guia de Bolso do Planejamento de Aula que deve ser compartilhado com a rede, visando a informar e gerar melhorias na realização dessa importante ação formativa.
13. Assunto: XIII Concurso de Redação do Hospital de Amor – últimos dias para produzir as redações
Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares, Grêmios Estudantis
Datas: Período para produção das redações até 16/05/2025
Informações: O Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC-SP, tem o prazer de informar que estamos prestes a finalizar a primeira etapa do XIII Concurso de Redação 2025.
Gostaríamos de reforçar a importância da participação de todas as escolas! A fase de produção das redações em andamento termina em 16 de maio de 2025.
Aproveitem essa oportunidade de contribuir para a educação e a conscientização sobre o câncer. Desejamos a todos os participantes, boa sorte e que suas redações sejam verdadeiramente inspiradoras!
Solicitamos a gentileza de compartilhar essa informação com suas escolas e incentivar os estudantes a participarem desse significativo concurso. Para mais informações acesse: https://iep.hospitaldeamor.com.br/projetos/concurso-de-redacao/, ou envie seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Utilização de Smartphones Multilaser
Comunicado CITEM/DETEC/CIEQ– n° 08, de 06 de maio de 2025.
O CIEQ (Centro de Instalações e Equipamentos) vem, por meio deste, reforçar, sobre utilização pedagógica dos smartphones institucionais multilaser G2/G3 disponibilizados às Unidades Escolares.
Esses dispositivos foram entregues em 2023 com o propósito de apoiar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem, assim como os tablets, em conformidade com as políticas públicas que visam à inclusão digital e ao uso consciente das tecnologias na educação, e conforme comunicado 28/2023 https://drive.google.com/file/d/1Fn3sUfm8QUVSsVTnR7LZ05fvmDF4sjGO/view?usp=sharing devem ser utilizados para fins pedagógicos dentro da escola, por professores e alunos.
Verificamos que muitos desses equipamentos, ainda encontram-se no sistema Pulsus, informamos que o gerenciador Pulsus não está mais em uso. Por isso, solicitamos que os equipamentos que ainda estiverem vinculados a esse gerenciador sejam restaurados ao padrão de fábrica, para facilitar, encaminhamos em anexo um manual com as instruções https://drive.google.com/file/d/1Tef8LsmptloC7OxI6ndZVrXyxpCNtDxw/view?usp=sharing para verificar se o equipamento ainda está vinculado ao Pulsus e, se necessário, como realizar o procedimento de atualização e inclusão no outro gerenciador, o DataMob, neste sistema de gerenciamento, o equipamento entrará em uma política semelhante aos tablets, onde somente é possível a utilização e instalação de aplicativos disponibilizados pela SEDUC.
Reforçamos a necessidade de uso responsável e intencional desses dispositivos, sempre com foco na melhoria da aprendizagem e no engajamento dos(as) estudantes.
Contamos com a colaboração de toda a equipe escolar para assegurar a aplicação efetiva dessa iniciativa.
Agradecemos a colaboração e comprometimento de todos.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Nova Rede de Suprimentos / Insumos / PDDE / Correios
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CISE/COFI – 2025 – Nº 006
A Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE), vem por meio deste, informar sobre o as entregas dos insumos pela nova Rede de Suprimentos.
O antigo modelo da Rede de suprimentos da FDE foi descontinuado. A nova Rede de Suprimentos funcionará da seguinte forma: Serão enviados Kits padronizados, sempre com os mesmos itens, estes kits foram estruturados de acordo com a quantidade de alunos de cada escola. Também há, dependendo do tamanho da escola, uma periodicidade específica de entregas.
A logística e entregas será feita pelos Correios.
Tabela Código kits x Quantidade de Alunos x Periodicidade
o O que fazer se a quantidade for insuficiente?
Abrir chamado pelo Portal de Atendimento solicitando readequação da quantidade dos itens considerados insuficientes. A Equipe do CEQUI fará uma avaliação global de todos os chamados para verificar se realmente há a necessidade de alteração, ou readequação dos Kits.
Em caso de extrema urgência, ou total desabastecimento, solicitar entrega emergencial pelo Portal de Atendimento. A entrega será realizada em 72h do momento em que foi identificado o chamado.
2) ATUAÇÃO DOS CORREIOS:
✓ Devem entregar os Kits nas escolas, em local adequado para conferência das quantidades entregues;
✓ O ajudante/carteiro deve ajudar no descarregamento das caixas
✓ A confirmação de entrega será realizada via assinatura digital em tablet, que será disponibilizada posteriormente, para a CISE.
o Portanto, pedimos para:
✓ Não receber o kit fora do endereço da escola;
✓ Não retirar em uma agência dos Correios;
✓ Comunicar a SEDUC via Portal de Atendimento, qualquer divergência, ou inconformidade de atendimento dos Correios;
o O que fazer no caso de divergência de quantidade recebida e quantidade informada no documento de entrega?
Receber o que está sendo entregue.
Assinalar o que não foi recebido.
Realize a captura de uma fotografia do comprovante, a fim de assegurar a veracidade da conferência e anexá-la ao Portal de Atendimento.
Comunicar a Equipe do CEQUI via Portal de Atendimento.
3) PDDE – O que pode comprar?
Os insumos necessários para o bom funcionamento da Unidade Escolar, desde que não estejam incluídos na lista de itens fornecidos pela Rede de Suprimentos ao mês de maio. Produtos de papelaria que não constam na lista também podem ser adquiridos utilizando o PDDE.
o Como saber se posso adquirir um item que não está na lista da Rede de Suprimentos?
Acione a equipe do CEQUI, realizando uma solicitação formal pelo CRM – Portal de atendimento.
4) CRM (PORTAL DE ATENDIMENTO)
o Para que serve?
Para tirar dúvidas, reportar problemas e intercorrências, reclamações, sugestões, informar a necessidade.
O CEQUI irá verificar a possibilidade de correção na quantidade de produtos dos kits. o Como acessar?
Link: Entrar · Portal de Atendimento – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo https://atendimento.educacao.sp.gov.br/SignIn?ReturnUrl=%2Fsupport%2F
Anexo passo a passo de como utilizar o Portal de Atendimento.
Link: Manual de Abertura – Rede de Suprimentos https://seesp-my.sharepoint.com/:p:/g/personal/melquiwender_brayner_educacao_sp_gov_br/EQ2xETTwP51DsRe6w-OyhZcBHzIbHLtLMuXyrslW8qruZg?e=nvJRKR&nav=eyJzSWQiOjI1NywiY0lkIjozNTQxMjc4NzQyfQ
o Para Acessar seu Kit, clique no link:
SED-08139 · Portal de Atendimento – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo https://atendimento.educacao.sp.gov.br/knowledgebase/article/SED-08139/pt-br
Núcleo de Finanças – NFI
Fone: 3404-2949 / 2980 (Kaio) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Repasse PDDE– Educação Profissional- Aquisição de itens específicos, de papelaria, de informática e reposição de insumos e EPI, manutenção de equipamentos nos laboratórios, dentre outros
A Coordenadoria Pedagógica (COPED), em conjunto com Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COFI), comunica aos gestores escolares sobre o repasse de Recursos Financeiros do PDDE Paulista – Custeio e Capital.
Considerando a necessidade de viabilizar a implantação do Itinerário de Formação Técnica Profissional, por meio do Programa de Educação Profissional Paulista, e de garantir condições adequadas para a realização das atividades pedagógicas e administrativas dos cursos técnicos, será realizado o repasse de recursos via PDDE – Consumo. Esse repasse tem como objetivo a aquisição de materiais específicos de papelaria, informática, reposição de insumos e EPI, além da manutenção de equipamentos nos laboratórios, entre outros itens, conforme o curso ofertado e o número de alunos matriculados em cada turma.
Valores por curso:
• Técnico em Farmácia, Técnico em Enfermagem e Técnico em Hospedagem: R$ 225,00 por aluno matriculado.
• Técnico em Administração, Técnico em Agronegócio, Técnico em Logística, Técnico em Vendas, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Ciência de Dados: R$ 125,00 por aluno matriculado.
O repasse será realizado em 02 de maio de 2025 e em agosto/2025.
Com o intuito de orientar as Associações de Pais e Mestres (APMs) quanto à utilização dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista (PDDE Paulista), repassados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo às escolas que oferecem o Itinerário de Formação Técnica Profissional, foram elaboradas as seguintes diretrizes:
1. Aplicação dos Recursos
Os recursos do PDDE Educação Profissional destinam-se ao custeio de despesas, com foco em pequenos investimentos que assegurem o funcionamento e o aprimoramento da infraestrutura física e pedagógica dos cursos técnicos. As aplicações permitidas incluem:
1.1 Manutenção
Destinada ao conserto, manutenção e recuperação de equipamentos pertencentes ao patrimônio escolar (registrados no sistema GEMAT – Gerência de Bens Materiais), incluindo:
• Equipamentos de informática;
• Equipamentos dos cursos técnicos em Enfermagem e Farmácia;
• Infraestrutura lógica e elétrica;
• Pequenos reparos em laboratórios específicos.
1.2 Aquisição de Materiais Visa garantir os insumos e materiais necessários ao funcionamento pedagógico e administrativo dos cursos técnicos. É recomendado priorizar os itens listados no ANEXO I. https://seesp-my.sharepoint.com/:x:/g/personal/ana_silva246_educacao_sp_gov_br/EeVWU9CYoHlAjwqZlKCefiAB_WTWnW_3-arhZF1-2Cojcg?e=czdJjw
As escolas devem verificar previamente os materiais que já foram ou serão entregues pelo órgão central, evitando compras desnecessárias. A aquisição direta deve ocorrer apenas em situações emergenciais ou para reposição.
1.3 Serviços de Apoio a Ações Pedagógicas
Os recursos também podem ser utilizados na contratação de serviços que contribuam para a qualidade do ensino e segurança durante as atividades, tais como:
• Serviços gráficos para produção de materiais educacionais, projetos ou avaliações;
• Gestão e coleta de resíduos dos laboratórios dos cursos de Enfermagem e Farmácia;
• Lavanderia para itens de rouparia e aventais utilizados por estudantes e professores;
• Transporte para visitas técnicas de todos os cursos e aulas práticas do curso de Hospedagem (nos casos em que não seja possível utilizar a ata de transporte da Diretoria de Ensino), conforme orientações do Boletim nº 13, de 5 de abril de 2024.
2. APM Inaptas
As APMs aptas a receber os recursos são aquelas que atendem às normas fiscais e estão regulares com as respectivas prestações de contas.
De acordo com os parágrafos 3° e 4° do Artigo 3° da Resolução SEDUC nº 73, de 20 de agosto de 2021, informamos que o repasse não será realizado para as APMs que se encontram inaptas ao recebimento de recursos financeiros, conforme segue:
“Artigo 3º – O PDDE Paulista será organizado em subprogramas, com critérios de repasses e regras próprias de aplicação. §3º – Os repasses do PDDE Paulista, independentemente do subprograma, serão efetuados apenas para as unidades executoras que tenham encaminhado ao CAF – Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura as prestações de contas do exercício imediatamente anterior, conforme prazo definido em Resolução específica sobre prestação de contas. § 4º – As unidades executoras cujas prestações de contas forem consideradas reprovadas terão os repasses suspensos até a regularização das contas.”
3. Prazo para utilização do recurso
Cumpre ressaltar que o repasse previsto para o mês de junho estará condicionado ao percentual de execução dos recursos previamente transferidos, conforme disposto no artigo 4° da Resolução SEDUC nº 04, de 10 de janeiro de 2025:
“Artigo 4° – Os recursos de cada repasse deverão ser utilizados em sua integralidade, sendo que, caso não haja aplicação total dos recursos pela unidade executora no período estabelecido, o repasse subsequente será deduzido do saldo em conta na data anterior ao repasse”.
4. Fonte de recursos
1. A fonte de recurso utilizada neste repasse é o TESOURO (Tesouro geral do Estado). Dessa forma, é imprescindível que todos os critérios e orientações para a aplicação dos recursos atendam os preceitos do art.70 e 71 da Lei de LEI Nº 9.394/96.
5. Informações Complementares
Os recursos do PDDE Educação Profissional devem ser utilizados em conformidade com as orientações vigentes e os documentos normativos do programa. Em caso de dúvidas específicas (técnicas), recomenda-se entrar em contato com o Consultor de Articulação Escolar responsável pelo curso técnico da unidade.
2. Assunto: PDDE Grêmio – Repasse de Recursos Financeiros do PDDE Paulista – Custeio e Capital às APMs, destinado aos Grêmios Estudantis da Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino
A Coordenadoria Pedagógica (COPED) em conjunto a Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COFI) e o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (CONVIVA SP), comunica aos gestores escolares sobre o repasse de Recursos Financeiros do PDDE Paulista – Grêmio Estudantil, destinado a financiar projetos e atividades voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes.
1) Disponibilidade dos recursos
Os valores estarão disponíveis no dia 09 de maio de 2025 nas contas bancárias das Associações de Pais e Mestres (APMs) que alcançaram o status Ouro ou Diamante e que se encontravam aptas ao recebimento dos recursos pelo programa, até o dia 06 de maio de 2025.
A liberação está em conformidade com o disposto no art. 6º da Resolução SEDUC nº 65, de 17 de setembro de 2024, que regulamenta a Prova Ouro e o Provão Paulista no âmbito do Sistema de Avaliação de Resultados – SARESP.
2) Critérios para recebimento
As APMs aptas a receber os recursos são aquelas que atendem às normas fiscais e estão regulares com as respectivas prestações de contas.
Nos termos dos §§ 3º e 4º do artigo 3º da Resolução SEDUC nº 73, de 20 de agosto de 2021, o repasse não será efetuado às APMs que se encontrem inaptas ao recebimento de recursos financeiros, conforme transcrito abaixo:
“Artigo 3º – O PDDE Paulista será organizado em subprogramas, com critérios de repasses e regras próprias de aplicação. §3º – Os repasses do PDDE Paulista, independentemente do subprograma, serão efetuados apenas para as unidades executoras que tenham encaminhado ao CAF – Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura as prestações de contas do exercício imediatamente anterior, conforme prazo definido em Resolução específica sobre prestação de contas. § 4º – As unidades executoras cujas prestações de contas forem consideradas reprovadas terão os repasses suspensos até a regularização das contas.”
3) Uso dos recursos
Os recursos financeiros destinados ao Grêmio Estudantil devem ser utilizados prioritariamente conforme as necessidades apontadas pelos próprios estudantes. Para isso, é fundamental que a escolha dos itens seja feita com base na Lista de Itens do PDDE Grêmio, disponível no seguinte link: Lista com itens – PDDE Grêmio . https://docs.google.com/spreadsheets/d/1eblfYK-ysbPeUdgXJzJ7zWgRKhN78xJbhaIRQKtGlEc/edit?usp=sharing
Após a definição dos itens, o Grêmio Estudantil deverá preencher o Plano de Ação, seguindo o modelo disponibilizado no Hub de Inteligência e Gestão: Acesso ao HUB. https://hubinteligenciaegestao.educacao.sp.gov.br/ No mesmo ambiente virtual, os estudantes poderão consultar os valores repassados à escola pelo PDDE Grêmio, já descrito como custeio e capital, o que facilitará o preenchimento adequado do Plano de Ação, respeitando os limites orçamentários.
Para acessar o HUB, os estudantes Coordenadores do Grêmio devem utilizar o mesmo login e senha da SED (Secretaria Escolar Digital).
Com o Plano de Ação devidamente preenchido, o Coordenador Geral do Grêmio Estudantil deve enviá-lo em formato PDF para a direção da escola por e-mail, com cópia para o ponto focal do Grêmio (PEC ou Supervisor de Ensino) da respectiva Diretoria de Ensino, que deve ter o email disponibilizado pela gestão da unidade escolar ou pela diretoria de ensino, aos coordenadores gerais.
Por fim, a realização das três cotações e a compra dos itens selecionados podem ser conduzidas diretamente pela APM (Associação de Pais e Mestres), gestão escolar ou contar com o apoio dos estudantes.
Para melhor visualização do passo a passo, não deixe de assistir a Live com o Secretário: Live PDDE Grêmio. https://www.youtube.com/live/NZOCB9bUCxw
4) Fonte de recursos
A fonte de recurso utilizada neste repasse é o QESE (Quota Parte Estadual do Salário Educação). Dessa forma, é imprescindível que todos os critérios e orientações para a aplicação dos recursos sejam rigorosamente observados, em conformidade com as normas vigentes, especialmente os incisos II e III do artigo 70 da Lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional:
“Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:
II – aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino; III – uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;
Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:
V – obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar.”
Adicionalmente, cumpre ressaltar que os recursos do QESE não podem ser utilizados para a aquisição de gêneros alimentícios, devendo sua aplicação restringir-se às finalidades educacionais previstas na legislação.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Folha Suplementar – Pagamento de aulas eventuais
Em complementação ao COMUNICADO DERLIM DE 30.04.2025 (Assunto: Aulas Eventuais – Pagamento Abril 2025), retransmitimos as orientações do CEPAG em relação a “Folha Suplementar – Pagamento de aulas eventual” e “Folha Suplementar – Pagamento de aulas eventuais”:
Informamos que, devido a uma inconsistência no processamento do arquivo de pagamento referente ao mês corrente, os valores devidos aos docentes que ministram aulas eventual não foram incluídos na folha de pagamento regular. O pagamento será efetuado por meio de folha suplementar, com crédito previsto para o dia 20/05/2025.
Informamos que o prazo da folha suplementar foi antecipado para o pagamento das aulas eventuais. O processamento da folha já está em andamento para que o crédito seja efetuado até segunda-feira, dia 12/05/2025. Solicitamos, que esta informação seja comunicada as unidades escolares, a fim de que todos os envolvidos estejam cientes da atualização.
2. Assunto: Reposição de Aulas – Procedimentos
Em complementação ao COMUNICADO DERLIM DE 07.05.2025 (Assunto: Reposição de Aulas – Procedimentos), encaminhamos a complementação de informações do CEPAG referentes a “Reposição de Aulas – Procedimentos”:
Conforme o comunicado CEPAG de 30/04/25, retificamos a informação referente a data da ocorrência e incluímos o item 6.
Os procedimentos a serem adotados em relação aos docentes que participaram da paralisação organizada pelo sindicato APEOESP nos dias 21 de março e 25 de abril de 2025:
3 – O modelo do plano de reposição será definido pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, que deverá orientar as unidades escolares quanto à sua elaboração e aplicação;
6 – As faltas lançadas nos dias de paralisação, após a reposição serão alteradas para frequente nos registros funcionais.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Bruna Rafaela Medeiros Oliveira, Núcleo de Administração de Pessoal/CRH – 10/05 (sábado)
– Daiane Davoli, Centro de Recursos Humanos/CRH – 11/05 (domingo)
– Rodrigo Diniz de Souza, Supervisor de Ensino – 12/05 (segunda-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino