COMUNICADO DERLIM DE 09.04.2025

COMUNICADO DERLIM DE 09.04.2025
 
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Conselho de Classe/Série/Ano
O Conselho de Classe/Série/Ano DEVERÁ ocorrer no dia 17/04/2025, tendo em vista o feriado a partir de sexta-feira, o que poderia comprometer a frequência do aluno.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Resultado Credenciamento Emergencial 2025 – PEI
 
Encaminhamos anexo I, lista de Resultado Credenciamento Emergencial 2025 – PEI.
2. Assunto: Convocação – Alocação PEI
Senhores Diretores,
A Dirigente Regional de Ensino de Limeira, nos termos do Decreto nº 66.799, de 31-05-2022, Resolução SEDUC nº 77, de 24-10-2024, Resolução SEDUC nº 93, de 07-11-2024, CONVOCA docentes e Diretores de Escola/Diretor Escolar para as etapas de alocação de vagas – atuação em escolas participantes do Programa Ensino Integral 2025, conforme Edital anexo II.
3. Assunto: Professores associados em turmas encerradas. 
 
Solicitamos às unidades escolares, constantes na planilha abaixo, que verifiquem a associação do professor na classe (SED) e procedam ao encerramento de vigência de associação, de acordo com a data fim da classe, tendo em vista existirem professores associados em turmas já finalizadas.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Processo de Consulta sobre modelo de escolha do PNLD EJA – 2026/2029
Prezados (as),
Está previsto o processo de escolha do PNLD EJA 2026/2029 para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos.
De acordo com o artigo 13 da Resolução 12/2020 anexa, a decisão sobre o modelo de escolha compete às redes de ensino em conjunto com os gestores escolares e professores e deve ser registrada em ata. Por esse motivo, estamos realizando uma consulta a todas as nossas escolas que oferecem Anos Iniciais e Anos Finais de EJA para que, após discussão nos espaços de trabalho pedagógico coletivo, decidam por uma das três possibilidades de modelos de escolha do PNLD.
  1. 1. Material único para cada escola: cada escola irá realizar sua própria escolha individualmente e receberá o material escolhido pelo seu corpo docente;
  2. 2. Material único para cada grupo de escolas: a rede de ensino irá definir um grupo específico de escolas que fará uma escolha única e utilizará o mesmo material didático. O material a ser adotado será o mais escolhido dentre as escolas pertencentes ao grupo de escolas definido pela rede de ensino;
  3. 3. Material único para toda a rede: a escolha da rede de ensino será unificada e TODAS as escolas da rede utilizarão o mesmo material. O material a ser adotado será o mais escolhido dentre as escolas pertencentes à rede de ensino.
 Frisamos que independente do modelo de escolha adotado pela rede de ensino, cada escola registrará, em momento oportuno, os títulos de sua preferência individualmente no sistema de acordo com a decisão do corpo docente.
No caso de unificação regional ou estadual os livros a serem entregues serão os mais escolhidos dentre os registrados pelas escolas pertencentes à nossa rede. Por ocasião da escolha, a escola registrará suas opções de títulos. Finalizado o prazo para registro das obras, o sistema identificará e contabilizará o título mais indicado dentre as escolas para que seja distribuído para todas as unidades (da regional ou estadual) o mesmo título.
É essencial destacar que o modelo de escolha adotado pela maioria das escolas irá refletir na condução do ensino e da aprendizagem em toda a rede. Essa decisão deve considerar tanto a dinâmica interna de cada escola, com suas necessidades e especificidades, quanto a organização geral do sistema de ensino, garantindo um equilíbrio entre autonomia e alinhamento pedagógico.
Dessa forma, entende-se que optar por um modelo que privilegie a autonomia das escolas permite maior flexibilidade para atender às demandas pedagógicas locais, enquanto a escolha por um material unificado poderá favorecer a continuidade do aprendizado para alunos transferidos, fortalece a implementação de um “currículo em ação” integrado e aprimora a comunicação e as diretrizes pedagógicas em toda a rede.
Como roteiro de discussão e registro do processo, orientamos:
a) reunir os professores para debater as três alternativas.
b) designar uma pessoa para anotar os argumentos expostos na discussão.
c) que a escola indique apenas uma das três opções.
d) registrar em ata, em livro próprio, a opção da escola com a exposição de motivos pelo qual os professores escolheram uma das três opções.
f) que o gestor da escola acesse o link abaixo e responda ao formulário Google.
O prazo final para o encerramento da consulta via formulário Google será dia 11 de abril de 2025.
 
2. Assunto: Encontro Grêmio Abril 2025
 
A Dirigente Regional de Ensino de Limeira convoca os Vice-Diretores articuladores do Grêmio Estudantil e os Professores Orientadores de Convivência (POC) das Unidades Escolares jurisdicionadas para o “Encontro Grêmio Abril 2025”, conforme segue:
Data: 11.04.2025
Horário: das 08h30 às 09h30
3. Assunto: Sugestões de Atividades para Professores da Sala de Leitura
Encaminhamos (anexo III) o Caderno de Sugestões de Atividades para Professores da Sala de Leitura para os meses de Abril e Maio. As propostas apresentadas visam a orientar o trabalho do Professor Articulador do Programa Sala de Leitura no desenvolvimento das práticas pedagógicas e podem ser adaptadas de acordo com a realidade de suas unidades escolares.
4. Assunto: Script na Plataforma Speak
Temos recebido vários relatos de lições, unidades e níveis concluídos pelos estudantes na Plataforma Speak em um curto período. Nesse sentido, orientamos os docentes e equipes gestoras para identificar se foi utilizado um script, espécie de programa utilizado para automatizar a realização das lições.
Como identificar o uso de um script?
Na conta do estudante da Plataforma Speak, acesse a opção “Progresso e Metas” > Autoestudo > Inglês Geral e clique na seta para abrir a data de conclusão das unidades:
Verifique a data de conclusão das unidades:
Se as datas de conclusão de várias unidades forem iguais, muito provavelmente podem ter utilizado o script, pois uma unidade leva em média 1h30 a 2 horas para ser finalizada.
Confirmando-se a utilização do script, devem ser tomadas medidas disciplinares:
  1. 1. O estudante deve refazer o teste de nivelamento com o acompanhamento do professor e, a partir do resultado, deverá refazer as lições adequadamente.
  2. 2. A equipe escolar deve avaliar a necessidade de chamar os pais ou responsáveis para informar sobre a prática do estudante, a fim de adotarem outras medidas para sua conscientização.
5. Assunto: Plataforma Educacional Leia (Árvore)
Compartilhamos com as Unidades Escolares um documento esclarecedor, anexo VI, sobre a plataforma educacional Leia, que inclui informações importantes para o bom desempenho das escolas em relação ao seu uso e monitoramento. Recomendamos a leitura atenta, especialmente no que diz respeito às alterações nas metas do Farol BI.
Contamos com a colaboração de todos para garantir a melhor utilização da plataforma e a implementação das novas diretrizes.
 
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Processo de Promoção QAE – 2019 e 2021, publicado no DOE de 23/12/2024
A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, informa que foi publicado no DOE de 23/12/2024 o Edital de Abertura de Promoção do Quadro de Apoio Escolar– QAE, nº 2/2024, anos de 2019 e 2021 de que trata o artigo 25 da LC 1.144/2011, que instituiu o processo de promoção QAE, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012 e a Resolução SEDUC nº 43/2024, incluindo a referência do conteúdo bibliográfico e suas retificações.
1. As inscrições do processo de promoção QAE, devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico http://portalnet.educacao.sp.gov.br, nos períodos a seguir:
· Processo de Promoção 2019 – das 8h00 do dia 04/04/2025 às 23h45 de 10/04/2025 (horário de Brasília);
· Processo de Promoção 2021 – das 8h00 do dia 06/05/2025 às 23h45 de 12/05/2025 (horário de Brasília).
2. As inscrições deverão ser feitas individualmente para cada processo e são de total responsabilidade do requerente.
3. As provas serão realizadas de acordo com cronograma abaixo, sendo que as datas, locais e horários serão confirmados em Edital de Convocação e site da Vunesp – Área do Candidato, a ser publicado oportunamente.
ATENÇÃO:
Processo 2019 vigência de 01/01/2020
Processo 2021 vigência de 01/01/2022
Para os Agentes de Organização Escolar que foram reenquadrados pela LC 1.361/2021, no ano de 2022, não haverá impedimento da participação no processo de Promoção QAE 2019/2021, desde que preenchidos os requisitos necessários.
Se houver diferença a receber, farão jus no período da vigência da promoção até o dia anterior à vigência do reenquadramento.
Cronograma das Provas:
· Promoção 2019 – 20/07/2025 – Período da Tarde: Agente de Organização Escolar; Agente de Serviços Escolares – em extinção; Secretário de Escola – em extinção;
· Promoção 2021 – 24/08/2025 – Período da Tarde: Agente de Organização Escolar; Agente de Serviços Escolares – em extinção; Secretário de Escola – em extinção.
CEVIF/DEAPE/CGRH
Atenciosamente,
Profa. Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino