COMUNICADO DERLIM DE 08.10.2019

COMUNICADO DERLIM DE 08.10.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Agenda de Videoconferência

 

Data Horário Curso/Tema Público Alvo Localidade
 

  11/10/2019

 

 

 

Das 09h00 às 12h30

 

A interface entre a língua inglesa e outras áreas do conhecimento

 

professor coordenador e professor de Inglês com aulas atribuídas nos Anos Finais e Ensino Médio das escolas estaduais

 

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

 

 

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Videoconferência “A interface entre a língua inglesa e outras áreas do conhecimento”

    A partir do 4º bimestre de 2019, os professores de língua inglesa da rede estadual de São Paulo vão contar com uma nova perspectiva em suas aulas, já articulada à Base Nacional Comum Curricular e ao Currículo Paulista.

    A proposta é potencializar o Currículo de Língua Inglesa por meio de projetos temáticos, com foco nos diferentes níveis de proficiência e na construção de metodologias para a resolução de problemas, criação de roteiros de experimentação, produção textual e comunicação de ideias, visando em especial ao empoderamento do jovem cientista.

    Assim, convidamos os professores de Inglês com aulas atribuídas nos Anos Finais e Ensino Médio para assistir na próxima sexta-feira, dia 11/10/2019, das 9h00 às 12h30, na sala da Rede do Saber da Diretoria de Ensino, a videoconferência “A interface entre a língua inglesa e outras áreas do conhecimento”.
    A videoconferência será transmitida também por streaming, através do link: www.rededosaber.sp.gov.br, momento em que a equipe de LEM da SEDUC contextualizará essa nova proposta e discutirá com a rede a aprendizagem de idiomas segundo a metodologia Content Based Intruction (CBI) e Content Language Integrated Learning (CLIL) e os Domínios Cognitivos da Taxonomia de Bloom.

    Esperamos contar com sua participação!

2. Assunto “Pegada Doméstica”

    Senhores Diretores, favor dar ciência aos professores de Biologia, Ciências e Geografia sobre o game “Pegada Doméstica” conforme Carta de apresentação (anexo I).

    A “Pegada Doméstica” é um ambiente virtual de aprendizagem que foi desenvolvido por docentes e discentes ligados ao Programa de Licenciatura da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo para promover conhecimentos e ações para o uso racional da água.

Para facilitar o uso do game “Pegada Doméstica” há três materiais de apoio ao professor:

1.        Passo a Passo que traz um roteiro básico para acesso e cadastro no sistema (anexo II).

2.        Ficha de aplicação que contém um resumo dos principais conteúdos trabalhados nos módulos e sequências didáticas (anexo III).

3.        Manual do professor com dicas de aplicação, atividades pedagógicas complementares e gabaritos dos exercícios (anexo IV).

      Esperamos que os professores utilizem esse game de acordo com as possibilidades da escola e envie um pequeno relato de sua experiência no e-mail cntdelim@gmail.com até 30 de novembro de 2019.

 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT

Fone 3404.2953 (Gustavo) – delimnit@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Aumento de Velocidade de Internet

    Prezados Diretores,

    Seguindo solicitação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, através do comunicado DETEC/CITEM, repassamos a lista das Unidades Escolares (PRIMEIRO LOTE) que terão visita técnica da VIVO para o aumento da velocidade de internet.

     SALIENTAMOS QUE TODAS AS ESCOLAS SERÃO CONTEMPLADAS PORÉM, NESTE MOMENTO, SERÃO ATENDIDAS AS ESCOLAS DO PRIMEIRO LOTE.

Vide comunicado enviado por e-mail.

Atenciosamente,
Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino