COMUNICADO DERLIM DE 07.03.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – Vice Diretor – EE Profa. Margarida Paroli Soares
A EE Profa. Margarida Paroli Soares nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada de Vice Diretor Escolar. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Informações do projeto “Aluno Monitor”
Queremos agradecer a mobilização das escolas. Conquistamos um grande resultado!
A próxima etapa é a aprovação dos Alunos Monitores.
O prazo para que isso aconteça é de 10 a 14 de março.
Veja como fazer isso abaixo:
1. Confira a lista de pré-aprovados na SED
- A escola deve ir na SED e clicar no botão Pedagógico
- Clicar em Aluno Monitor
- Clicar em Aprovação de Monitores
- Entrevistar candidatos com status pré-aprovado
2. Organize as entrevistas com os estudantes
- A escola deve organizar uma banca de entrevista, organizada de preferência por um Coordenador que será responsável pelo projeto na escola
- Recomenda-se que envolvam nas entrevistas os professores de MT e LP que receberão os monitores, de OE e da Formação Geral Básica (FGB)
- No Edital há uma rubrica sugerida para entrevista dos estudantes.
- Sugere-se que a escola entreviste pelo menos 2 estudantes por vaga da sua escola, por componente, caso tenham candidatos pré-aprovados suficientes
3. Faça a aprovação final dos estudantes
- A escola deve seguir o mesmo caminho para conferir a lista de pré-aprovados
- Na coluna Aprovar Monitores, basta clicar no +
- A escola vai poder aprovar até o seu limite de vagas por componente
- Caso a escola aprove um estudante errado, basta clicar no botão excluir aprovação e aprovar outro estudante
Atenção: o prazo limite para aprovar estudantes é o dia 14/mar!
Confira mais informações sobre como aprovar monitores na nossa FAQ.
- Informações sobre a Alocação do Monitor
Lembre-se: A unidade escolar não precisará registrar a alocação do estudante na SED, mas deve informar de forma nítida a jornada que o estudante precisará cumprir, garantindo que essa informação esteja registrada na própria Unidade Escolar.
Nesta parte da FAQ trazemos alguns exemplos de alocação e tem um vídeo mostrando casos de alocação. Sugiro fortemente que assistam e repassem para as escolas.
Recomendações gerais sobre alocação
- O estudante deve atuar, preferencialmente, nas aulas de Orientação de Estudos ou de Formação Geral Básica (FGB) do componente que é monitor.
- Ele deve atuar nas turmas de 3ª série no EM e 9º ano dos Anos Finais, começando pela sua própria turma.
- Ele não pode sair de aulas da FGB para atuar como monitor. Mas a Resolução permite que ele saia de aulas da parte Diversificada (OE, EMA, Projeto de Vida, Eletiva, etc).
- Ele tem um limite de atuação no mesmo turno de até 6 aulas (4 aulas no caso da Parcial).
- Haverá publicação de um documento com mais detalhes sobre como não prejudicar o monitor que sai de uma aula para monitorar. Vamos aguardar as resoluções!
2. Assunto: Programa Multiplica SP #Coordenadores 1ª Edição/2025: Início das formações para Coordenador Multiplicador e Coordenador Cursista Líder
● Público-alvo: Todos os Coordenadores Multiplicadores e Coordenadores Líderes que atuarão no Programa SP #Coordenadores 2025
● Data: A partir de 11 de março de 2025
3. Assunto: Programa Escola de Gestão – 1° Edição 2025: Acesso ao Curso
● Público-alvo: Cursistas do Programa Escola de Gestão
● Data: A partir de 07/03/2025
● Mais Informações: Acompanhe o cronograma do curso Escola de Gestão – 1ª Edição 2025. Para participar do Encontro Síncrono, é essencial concluir as atividades iniciais. Acesse o curso pelo AVA-EFAPE o quanto antes! AVA-EFAPE: https://avaefape.educacao.sp.gov.br/ CRONOGRAMAS: https://escoladegestao.educacao.sp.gov.br/⇒ Sobre o Programa clique em ⇒ Documentos ⇒ Consulte o cronograma em: Documentos para Cursistas
4. Assunto: Live sobre a gamificação da plataforma Tarefa SP
Em 2025, a plataforma Tarefa SP passará por mudanças e incorporará novas ferramentas para aprimorar a experiência de aprendizagem dos estudantes e professores, incluindo os recursos de gamificação.
Para apresentar e reforçar as novidades acerca da gamificação faremos uma live no dia 11/03/2025.
Agenda da live
Tarefa SP: Lançamento da Gamificação
Data: 11/03/2025
Onde: Canais: Gestão, Diretoria de Ensino, Trio Gestor, Professores · Horário: 13:00 às 14:00
Público-alvo: Professores do 6º ano a 3ª série do Ensino Médio, Trio Gestor, Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino, Núcleo Pedagógico
A live ficará disponível no repositório.
Também no Repositório, na seção “Acervo Digital”, está disponível o documento orientador com detalhes sobre as novidades do Tarefa SP em 2025. Para acessá-lo, basta realizar os filtros indicados a seguir: Classificação “Tutoriais” > Categoria “Plataformas” > Subcategoria “TarefaSP”.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Convocação para a OT Leia SP
A Dirigente Regional de Ensino convoca os CGP e CGPG das unidades escolares e os Professores Articuladores da Sala de Leitura que estiverem em aula no período, e convida os professores do componente de Redação e Leitura com disponibilidade no horário para a Orientação Técnica sobre a Plataforma Leia SP, a ser realizada em 14/03/2025, às 14h00, via Teams.
Pedimos que acessem o ambiente com 10 minutos de antecedência, para evitarmos possíveis atrasos.
2. Assunto: Edital – PEC Núcleo Pedagógico
Solicitamos ampla divulgação junto aos professores das unidades escolares, do Edital de credenciamento para Professor Especialista em Currículo (PEC), do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Limeira, anexo II.
3. Assunto: OBMEP
A inscrição de sua escola na 20ª OBMEP 2025 pode ser realizada até 17 de março de 2025, exclusivamente no site da OBMEP ( www.obmep.org.br ).
Acesse o site www.obmep.org.br , clique no banner “Inscrições abertas “, insira o código INEP de sua escola e preencha os 6 passos da inscrição.
Contamos novamente com vocês para incentivar os alunos a participar de mais uma edição da OBMEP (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio).
Qualquer dúvida envie o e-mail para contato@obmep.org.br ou entre em contato no telefone (21) 2529-5084.
Contamos novamente com vocês para incentivar os alunos a participar de mais uma edição da OBMEP (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio).
Qualquer dúvida envie o e-mail para contato@obmep.org.br ou entre em contato no telefone (21) 2529-5084.
4. Assunto: Grêmio Estudantil
Solicitamos que os Vice-Diretores articulares do Grêmio Estudantil respondam até dia 12/03/2025 ao formulário a seguir informando a data em que realizarão a eleição gremista em sua Unidade Escolar.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTk-p2KAw_SCYD58XPUG5o2nJPBZW9ZTXHeGtfmCKFWvOQuQ/viewform?usp=header
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTk-p2KAw_SCYD58XPUG5o2nJPBZW9ZTXHeGtfmCKFWvOQuQ/viewform?usp=header
5. Assunto: Compartilhando Boas Práticas – CONVIVA
Senhores vice-diretores, esse ano estaremos adotando uma forma diferente de compartilhamento das BOAS PRÁTICAS
Acesse o Link na planilha e utilize o modelo de PPT que está na pasta da escola para postar as imagens seguindo as orientações do folder.
Para acessar a pasta do drive você precisa estar logado com a conta @prof.educacao.sp.gov.br
O link da pasta está fixado nas descrições do grupo de WhatsApp
Desde já agradecemos a parceria
6. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025 – Aulas Olímpicas 2025 – divulgação do Concurso Canguru de Matemática
Estão abertas as inscrições para 17ª edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil. O concurso é uma ação educacional que conta com a participação de Escolas públicas e privadas de Educação Básica em território nacional e é uma realização da UpMat Educacional, em parceria com a Associação Kangourou Sans Frontières AKSF, responsável pela iniciativa Canguru de Matemática a nível mundial.
Público: estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, por meio de suas escolas, responsáveis por realizar a inscrição para o Concurso.
Inscrições: realizadas pelas escolas, até o dia 14 de março de 2025, não percam essa oportunidade!
Provas: 20 de março de 2025.
Mais detalhes sobre a competição podem ser conferidos no site: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/#desafio.
A participação das escolas da rede é mais uma iniciativa para fortalecer a cultura olímpica.
7. Assunto: Convocação Orientação Técnica – Anos Iniciais
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Coordenadores de Gestão Pedagógica dos Anos Iniciais para a Orientação Técnica: 1º Encontro Por Dentro do Currículo – Anos Iniciais, conforme segue:
Data: 12.03.2025
Horário: das 8h às 17h
Local: Diretoria de Ensino Região de Limeira
Endereço: R. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza
Limeira – SP.
8. Assunto: Redação e leitura – Critérios de avaliação das propostas de produção textual nº 2 de 2025
Informamos que os critérios de avaliação das propostas de produção textual nº 2 de 2025 estão disponíveis no repositório do CMSP. O material, que contém informações sobre quantidades mínimas de caracteres (e média de palavras) por redação, foi anexado ao plano das aulas 09 e 10, do 1º bimestre.
Título do referido plano de Redação e leitura:
Aulas 09 e 10 – Práticas de leitura e escrita do mês | Produção do projeto do texto 2
Anexo I: contém a proposta de redação.
Anexo II: contém grade com descrição completa dos critérios de avaliação e delimitação das quantidades mínimas de caracteres (e média de palavras) para a composição das redações.
9. Assunto: Retificação – Componente de Redação e Leitura na EJA
Retificação informação publicado no Boletim Semanal Subsecretaria – Ano 2025, Nº 08, de 28 de fevereiro de 2025, referente ao item 8 – Componente de Redação e Leitura na EJA, conforme segue:
Deve-se desconsiderar o parágrafo onde se lê:
“(…) enquanto o professor pode sugerir um tema já estabelecido na plataforma, sugerir uma redação autoral.” (pág. 15).
A alteração ocorre devido à adoção, neste ano, de rubricas mais específicas, que determinam um modo de correção focado exclusivamente nas propostas de redação postadas pela equipe curricular.
Permanecemos à disposição para esclarecimentos.
10. Assunto: 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP – Materiais de estudo
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovido com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
No site, professores e estudantes tem acesso a diversos materiais e vídeos que podem auxiliar nos estudos, não só preparatórios para as olimpíadas, mas no decorrer das aulas em 2025. A seguir, alguns links como sugestão:
• Provas e soluções; http://www.obmep.org.br/provas.htm
• Banco de questões; http://www.obmep.org.br/banco.htm
• Apostilas do PIC; http://www.obmep.org.br/apostilas.htm
• Simulados; http://www.obmep.org.br/simulados.htm
• Portal da Obmep. https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/index?a=1#1
Lembramos que o prazo de inscrição para as escolas participarem da 20ª edição da OBMEP é 17 de março!
Solicitamos ampla divulgação das informações.
11. Assunto: Educação Financeira – Informações e avaliações de entrada
O Aprender Valor é um programa que integra a educação financeira de forma transversal às disciplinas obrigatórias, alinhado à BNCC. Seu diferencial é abordar o tema nos componentes Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História, além de servir como suporte à disciplina de Educação Financeira (6°, 7° e 8° ano e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio), e as eletivas em escolas de período integral.
As avaliações de entrada, para escolas e professores que fizeram a adesão ao programa, já se encontra disponível com o objetivo de verificar qual o nível de conhecimento dos estudantes sobre o tema de Educação Financeira, antes da aplicação de algum projeto, e poderão ser aplicadas até junho de 2025.
Para gestores e professores, que pela primeira vez realizarem a inscrição e terem acesso às formações, projetos e avaliações, podem acessar o link a seguir: https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor.
Obs.: Diretores e professores que fizeram a adesão em 2024 a renovação é feita automaticamente. Apenas orientamos conferirem o cadastro. As novidades do programa para 2025 são:
• A plataforma do Aprender Valor foi reformulada e migrada para um novo site, permitindo o acesso também a escolas particulares via Gov.br (níveis prata ou ouro).
• Foram criados vídeos tutoriais para facilitar a navegação e o uso dos recursos disponíveis.
• O programa firmou uma parceria com a Olimpíada de Educação Financeira Tesouros do Amanhã, que premiou 23 escolas participantes com R$ 100 mil em kits educacionais.
• Revisão da matriz de competências do programa, impactando o conteúdo dos cursos e dos testes de letramento financeiro.
Saiba como realizar a adesão pelo link:
Solicitamos ampla divulgação.
12. Assunto: Documento Orientador ATPC e ATPL/APD 2025 – versão 3 (atualizado em 25/02/2025)
● Público-alvo: Gestores e professores em exercício na sala de aula.
● Mais Informações: Acesse o Documento Orientador ATPC, ATPL/APD 2025 https://drive.google.com/drive/folders/1JuSnu8mvGEWn3ff60HY7bca8JUuZhDkA
que traz as diretrizes gerais para a realização de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) e de Aula de Trabalho Pedagógico em Local de Livre Escolha (ATPL) ou Atividade Pedagógica Diversificada (APD).
13. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ª Edição/2025: Início das formações para Professor Multiplicador
● Público-alvo: Professores Multiplicadores que atuarão no Programa Multiplica SP #Professores 2025.
● Datas: a partir de 17/03/2025
● Mais Informações: Os professores multiplicadores irão receber as formações dos Professores Especialistas em Currículo. Todos os participantes irão receber um e-mail com orientações e guia de bolso de formadores Multiplica com todas as informações importantes sobre o Programa.
14. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ª Edição/2025: Início das formações para Professor Cursista
● Público-alvo: Todos os Professores Cursistas que se inscreveram no Programa SP #Professores 2025
● Data: A partir de 24/03/2025
15. Assunto: Curso Ame Sua Mente na Escola – 1° Edição/2025
● Público-alvo: Quadro de Apoio Escolar (QAE), Quadro da Secretaria da Educação (QSE) e integrantes do Quadro do Magistério (QM)
● Datas:
*A partir das 16h
● Mais Informações: O curso tem como objetivo a promoção da saúde mental, à prevenção de transtornos mentais na juventude, à redução dos estigmas relacionados aos transtornos mentais, entre outros. A inscrição e realização do curso acontece via https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/cursoame-sua-mente-na-escola-1-a-edicao-2025/.
16. Assunto: Acesso ao AVA-EFAPE
● Público-alvo: Quadro de Apoio Escolar (QAE), Quadro da Secretaria da Educação (QSE) e integrantes do Quadro do Magistério (QM)
● Mais Informações: O novo AVA EFAPE traz mais uma novidade para a rede: agora, é possível acessar a plataforma utilizando os botões de autenticação das contas Microsoft @educacao e @professores. Para isso, basta acessar https://avaefape.educacao.sp.gov.br e selecionar o botão correspondente ao @ da conta com a qual você já está logado. Esse novo recurso simplifica o acesso, especialmente em casos de esquecimento da senha. No entanto, manter seu cadastro atualizado na SED continua essencial para garantir um bom fluxo de informações na rede. Se você conseguiu acessar o AVA EFAPE pelos botões de autenticação, mas não está visualizando o Planejamento de Aula (antiga ATPC EFAPE), fique tranquilo: a base de inscritos é atualizada semanalmente. Isso não o prejudicará, pois o Planejamento de Aula será ajustado a sua jornada de trabalho em conjunto com a gestão escolar.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração – NAD
Fone: 3404-2942 (Tatiana) – delimnad@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Remanejamento – Instrumentos
A EE. Prof. José Apparecido Munhoz, município de Artur Nogueira, precisa de Instrumentos, lista abaixo, para eletiva de música, caso alguma escola tenha para remanejar entrar em contato no telefone: (19)3827-2524.
- 1 par de pratos
- 1 caixa tenor
- 1 bumbo de marcha
- 4 trompete sib
- 4 trombone sib
- 1 trompa sib
- 1 bombardino sib
- 1 tuba 3/4 sib
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Professor Presente – Eventual
Retransmitimos as informações da Equipe CEPAG, de 07/03/2025, referentes ao Professor Presente – Eventual:
A nova funcionalidade “Professor Presente”, na SED, trará mais praticidade no registro de aulas eventuais. Com essa atualização, não será mais necessário digitar manualmente no PAEC as informações dessas aulas, pois o sistema identificará automaticamente a presença do professor substituto e registrará a aula correspondente.
No anexo III encaminhamos material disponibilizado pela Seduc referente a Gestão do Pagamento dos Professores Eventuais.
2. Assunto: Rejeitados no 1° Cadastramento – Docente Cat O e A – 07/03/2025
Retransmitimos as orientações do CGRH/DEAPE/CEPAG, de 07/03/2025, referentes aos REJEITADOS NO 1° CADASTRAMENTO – DOCENTE CAT O E A – 07/03/2025:
Segue, anexo IV, arquivo contendo informação dos casos de rejeitados no cadastramento docente CATEGORIA O e Efetivo.
Orientamos a verificar os casos e prosseguir com as correções dos erros analisando, como de rotina, a descrição do erro de cada caso.
Salientamos a importância das correções serem realizadas o quanto antes. As correções surtirão efeito no 2º cadastramento do mês de Março.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Celia Maria Stipp Jorge dos Santos, Diretora da EE. Marciano de Toledo Piza – 09/03 (domingo)
– Rosemary Costa Reinhardt, Diretora da EE. Prof. José Apparecido Munhoz – 10/03 (segunda-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino