COMUNICADO DERLIM DE 06.07.2020

COMUNICADO DERLIM DE 06.07.2020

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Concurso de Redação do Hospital do Amor de Barretos 2020

Informamos que está reaberto o período de produção das redações do VIII Concurso de Redação, promovido pelo Hospital do Amor de Barretos, por meio do Núcleo de Educação em Câncer (NEC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC).

Podem participar todos os estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, de todas as escolas públicas estaduais.

O tema proposto para este ano foi alterado em razão da pandemia do Novo Coronavírus: “QUALIDADE DE VIDA E PANDEMIA: COMO CUIDAR DE SI E DOS OUTROS EM TEMPOS DE INCERTEZAS?”. O objetivo é fazer com que os estudantes reflitam sobre os cuidados consigo e com os outros neste momento de isolamento social, uma vez que a pandemia impacta não apenas na saúde física, mas também na saúde mental/emocional, bem como nas relações sociais.

Solicitamos que as escolas divulguem e incentivem a participação dos alunos e acompanhem todas as fases do concurso, conforme o item 2.1 do regulamento:

2.1. O VIII Concurso de Redação acontece em 5 (cinco) fases, sendo:

Fase I – Período de produção das Redações nas escolas de 01/07 até 14/08 de 2020;

Fase II – Banca de Avaliação nas escolas de 17/08 até 31/08 de 2020 e envio das Redações para as Diretorias Regionais de Ensino até 31/08 de 2020;

Fase III – Banca de Avaliação nas Diretorias Regionais de 01/09 até 14/09 de 2020 e envio das Redações para o NEC até 14/09 de 2020;

Fase IV – Banca de Avaliação no Hospital de Amor de 15/09 até 05/10 de 2020;

Fase V – Cerimônia de Premiação e Estágio no Hospital de Amor será definida a partir do mês de outubro.

O regulamento completo do concurso, bem como os subsídios para os professores estão disponíveis no link: https://hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacao-nec/2303-concurso-de-redacao-2020

Os materiais de divulgação e apoio estão acessíveis no link: https://drive.google.com/drive/folders/1WXsNudD32ClMk0rBefGFToSIaaH9kofI?usp=sharing

É importante que as Diretorias de Ensino orientem as Unidades Escolares para a importância da presença pedagógica dos professores, mesmo que remotamente, no sentido de auxiliarem os estudantes nas produções textuais, seja ampliando o repertório com indicações de leitura ou de objetos de aprendizagem multimídia ou discutindo o tema fazendo o uso das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação).

Sugerimos o uso de aplicativos de mensagens ou de outras ferramentas disponíveis na internet para a criação de agrupamentos de estudantes e professores que desejarem participar do concurso. A troca pedagógica mediada por tecnologia tem se mostrado uma excelente alternativa de aprendizado neste momento de tantas transformações e desafios enfrentados pela educação pública, por isto a interação professor/aluno continua sendo imprescindível para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

 

 

2. Assunto: Atualização do cronograma da FeCEESP

A Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo – FeCEESP é uma ação voltada para a formação, a divulgação e a promoção da cultura científica. Este ano, a FeCEESP está em sua 7ª edição e tem suas diretrizes estabelecidas no regulamento divulgado anteriormente no Boletim COPED nº 06 de 02 a 06 de março de 2020. Em virtude das alterações no calendário escolar 2020, promovemos algumas atualizações no cronograma de ações desta edição da FeCEESP, conforme segue:

O Regulamento segue no anexo I. Atenção: no Regulamento o Cronograma não foi alterado. Considerar este que segue abaixo.

CRONOGRAMA DA FECEESP

Fases

Data

Ação

Fase I

18 de fevereiro

Lançamento da 7ª FeCEESP.

19 de fevereiro a 25 de agosto

Período para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e banneres nas UE e inscrição nas respectivas DE. Caberá a cada DE estabelecer as orientações quanto ao procedimento das inscrições da Fase I.

26 a 31 de agosto

Período de preenchimento, pelas DE, do formulário eletrônico “Levantamento de inscritos na DE na Fase I: Seletiva Regional”.

Fase II

01 a 03 de setembro

Período de inscrições na SEDUC dos projetos classificados nas DE e de acordo com o número de vagas previamente estabelecidas neste regulamento.

08 a 11 de setembro

Período de inscrições de projetos em vagas remanescentes (se houver).

18 de setembro

Divulgação da lista dos projetos inscritos e classificados na Fase II – Seletiva Estadual.

08 de setembro a 08 de outubro

Período destinado à análise, pela equipe gestora da FeCEESP, de todos os projetos classificados na Fase II e seleção dos finalistas.

Fase III

09 de outubro

Divulgação dos projetos Finalistas.

22 e 23 de outubro

Movimento Inova II

22 e 23 de outubro

Avaliação dos Projetos Finalistas da 7ª Edição da FeCEEP durante o Movimento Inova II.

22 e 23 de outubro

Cerimônia de Premiação da 7ª Edição da FeCEESP – Mov. Inova II.

 

 

3. Assunto: Entrega AAP 2º Bimestre

Conforme comunicado SAGESP/SAINTER/COPED  No 132/2020  e considerando as providências, a partir do disposto no Decreto 64.862 de 13/03/2020, quanto à suspensão temporária das aulas nas unidades escolares da nossa rede e também a necessidade de  andamento às ações pedagógicas para apoio aos estudantes que se encontram realizando atividades e estudos remotos, informamos os procedimentos de entrega e recepção do material da AAP, conforme abaixo, lembrando que os protocolos de segurança COVID-19 devem ser sempre seguidos.

1 – A partir do próximo dia 09 de julho, 5ª feira, está prevista a programação do início do processo de entrega e distribuição nas Diretorias de Ensino, dos cadernos do aluno de Língua Portuguesa e Matemática, referentes à AAP do 2º bimestre, para todos os anos/séries dos ensinos fundamental e médio, incluindo os cadernos com caracteres ampliados.

2 – O início das entregas se dará na região da capital, em fase mais adiantada do Plano São Paulo (retomada de atividades na quarentena) e prosseguirá nas demais regiões com finalização prevista para o fim de julho/início de agosto, dependendo da evolução de fases no Plano São Paulo das distintas regiões.

3 – Recebido o material pelas Diretorias, sua distribuição deverá ser feita às unidades escolares. Todavia, antes da entrega aos alunos, solicitamos aguardarem orientações a serem dadas oportunamente.

4. Assunto: Física de Fronteira para a Sala de Aula

Encaminhamos, anexo II, convite do organizada pelo ICTP-SAIFR, centro de pesquisa em Física Teórica vinculado ao IFT-UNESP.

 

 

 

5. Assunto: Projeto Educação com Energia – Escolas de Limeira e Rio Claro

Levando-se em consideração período de distanciamento social,  aulas à distância e a pedido de muitos Coordenadores, informamos que o prazo para a conclusão do curso de Eficiência Energética foi prorrogado até 14/08.

Aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de acessar o curso não deixe para a última hora!

Link: http://cursos.educacaocomenergia.com.br/

 

 

6. Assunto: Culminância – 1º Semestre – 2020

Prezados(as) Diretores(as) de Escolas, seguem orientações a respeito da Culminância das Eletivas:

Ao final do semestre, entre 13 a 24/7 os estudantes deverão apresentar a toda comunidade escolar o produto do processo de aprendizagem vivenciado na Eletiva e expressar a síntese do trabalho realizado. Os estudantes terão a oportunidade de mostrar o que aprenderam, que saberes construíram e que valores agregaram às suas vidas. Os estudantes poderão expor o que produziram ao longo do processo para aqueles que assistirem à culminância.

Devido ao momento que estamos vivendo, para a apresentação da Culminância das Eletivas orientamos que cada escola elabore um único vídeo envolvendo todas as Eletivas desenvolvidas no semestre. É importante observar que o destaque dessa apresentação deve estar no processo dessas Eletivas e em todos os saberes que foram agregados pelos alunos. O vídeo deverá ser postado entre 13 a 24/7 no Facebook ou Blog da escola para compartilhamento com toda a comunidade. O link da postagem deverá ser encaminhado ao Matheus no e-mail: culminancia.limeira@gmail.com

 

 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Interesse de Rematrícula – Educação de Jovens e Adultos

Informamos que se encontra disponível na plataforma SED, para a unidade escolar, o INTERESSE DE REMATRÍCULA para os alunos da Educação de Jovens e Adultos – 1º Semestre 2020.

Solicitamos que a escola entre contato com os alunos da EJA-1º semestre, verificando o interesse na rematrícula para o 2º semestre e, após, efetue o registro na Plataforma SED, através da funcionalidade GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > INFORMAÇÕES DOS ALUNOS/CLASSES > FICHA DO ALUNO.

A unidade escolar pode verificar os alunos que já realizaram o Interesse de Rematrícula através do APP Minha Escola SP, através do Relatório Interesse de Rematrícula, funcionalidade GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > RELATÓRIOS GERENCIAIS > RELATÓRIO INTERESSE DE REMATRÍCULA (1º semestre).

O prazo para o registro do Interesse de Rematrícula para os alunos da EJA é ​até 15/07/2020.

​Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula através do e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br.

 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Evolução Funcional Via Não Acadêmica e Acúmulo de Cargo

Informamos que os expedientes de Evolução Funcional pela via não Acadêmica e Acúmulo de Cargo poderão ser entregues na quarta-feira, dia 08/07/2020, das 10h00 às 10h30, mediante agendamento prévio, através do e-mail: daniele.santiago@educacao.sp.gov.br

 

 

2. Assunto: Desincompatibilização

Tendo em vista a  alteração das datas das eleições municipais do ano de 2020, pelo Governo Federal, conforme previsto na Emenda à Constituição nº 107, de  2 de julho de 2020,  e considerando o Comunicado expedido pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 03-07-2020, expede novo Comunicado, adequando as datas referentes aos procedimentos a serem adotados no período eleitoral, e, sendo assim, comunica o que segue:

I – Para efeito de desincompatibilização, no período de 15/08/2020 a 15/11/2020, os servidores titulares de cargo e os ocupantes de função atividade, exceto o ocupante exclusivamente de cargo em comissão, em exercício no âmbito da Secretaria da Educação, deve observar o disposto no COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 01.07.2020.

II – Entregar ao Recursos Humanos da Diretoria de Ensino o requerimento de afastamento, acompanhado de certidão atualizada de filiação partidária, com ciência do superior até 14/08/2020.

III – Observado todos os dispostos no COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 01.07.2020, fica o servidor autorizado a afastar-se do exercício do cargo ou função, pelo período de 15/08/2020 a 15/11/2020, de acordo com as previsões contidas nas normas eleitorais vigentes.

IV – Para fins de manutenção do afastamento para concorrer às eleições, no primeiro dia útil subsequente a realização da Convenção Partidária, até 17/09/2020 o servidor deverá apresentar ao Centro de Recursos Humanos da Diretoria de Ensino Ata de convenção do Partido com lista de candidaturas aprovadas, que inclua o seu nome como candidato, e o consequente registro de candidatura fornecido pelo TRE.

V – A regularidade do afastamento fica condicionada à comprovação e à manutenção da candidatura, devendo o servidor, para tanto, proceder à juntada, em seu prontuário funcional, até o dia 15 de novembro de 2020, de certidão expedida pela Justiça Eleitoral que ateste a homologação do registro da candidatura.

Ressaltamos que outras dúvidas sobre desincompatibilização, especialmente quanto aos prazos, podem ser obtidas diretamente nos seguintes sites:

http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/arquivos/comunicado-da-presidencia-do-tse/rybena_pdf?file=http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/arquivos/comunicado-da-presidencia-do-tse/at_download/file

http://www.tse.jus.br/eleicoes/desincompatibilizacao/desincompatibilizacao

 

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Mauricéia Correia Leitão, Supervisora de Ensino – 07/07 (teça-feira)

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino