COMUNICADO DERLIM DE 06.04.2023 

COMUNICADO DERLIM DE 06.04.2023 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Ocorrências Graves nas Escolas 

     Solicitamos que, por favor, todas as ocorrências graves, principalmente aquelas que sejam objeto de Boletim de Ocorrência, sejam informados imediatamente ao supervisor de ensino e ao gabinete/Dirigente, através de relatório circunstanciado, com a informação da ocorrência e os procedimentos adotados; pois, por vezes, temos notícia de fatos através de outros órgãos ou da mídia em geral, antes da Diretoria de Ensino.  

2. Assunto: Férias da Dirigente

     Informamos que, durante as férias da Dirigente, Magda de Moraes (10/04/2023 a 24/04/2023), responderá por esta Diretoria de Ensino o supervisor de ensino Gabriel Prochnou Vieira.

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE  

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br   

 

1. Assunto: Processo Seletivo Simplificado de Agente de Organização Escolar – 2023 (Previsão de Horário de Trabalho) 

    A Comissão Especial de Contratação por Tempo Determinado – CE-CTD da Diretoria de Ensino – Região Limeira, solicita o preenchimento da tabela por meio do link abaixo, com a indicação da previsão do horário de trabalho para os contratados a partir do Processo Seletivo Simplificado de Agente de Organização Escolar – 2023, de acordo com o número de vagas disponíveis para cada Unidade Escolar, até às 17h00, do dia 06/04/2023, impreterivelmente. 

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1iIqY9fZwsvARVVXg3HuHZnpQHeg-fyyxrjqGnJVlxMU/edit?usp=sharing 

2. Assunto: Edital de Alocação de Vagas para Função Gestora – Programa Ensino Integral 

A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino de Limeira, COMUNICA, nos termos da Lei Complementar nº 1.374, de 30 de março de 2022, do Decreto Nº 66.799, DE 31 DE MAIO DE 2022, Resolução SEDUC 41, de 1-6-2022, Resolução SEDUC 87, de 11-11-2022, que receberá manifestação de interesse para a atuação na função de DIRETOR DE ESCOLA/DIRETOR ESCOLAR para a E.E. DOM IDÍLIO JOSÉ SOARES, em Limeira.   

1.Será observada a seguinte ordem de prioridade para designação:   

I – titular de cargo de Diretor de Escola ou Diretor Escolar classificado na própria Diretoria de Ensino, de acordo com a classificação do credenciamento;   

II – titular de cargo de Diretor de Escola ou Diretor Escolar classificado em outra Diretoria de Ensino, de acordo com a classificação do credenciamento;   

III – titular de cargo docente classificado na própria Diretoria de Ensino;   

IV – titular de cargo docente classificado em outra Diretoria de Ensino;   

V – docente ocupante de função-atividade classificado na própria Diretoria de Ensino;   

VI – docente ocupante de função-atividade classificado em outra Diretoria de Ensino. Dos requisitos:   

2. Para atuação como Diretor de Escola ou Diretor Escolar, o titular de cargo docente deve ser portador de, pelo menos, um dos títulos abaixo relacionados:   

a) Diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia;   

b) Diploma de Curso de Pós-graduação, nível Mestrado ou Doutorado, na área de Educação;  

c) Certificado de Curso de Pós-graduação, em nível de especialização, na área de Educação, com carga horária equivalente a exigida no Estado de São Paulo, de 1.000 horas, em escolas particulares ou não, nos termos do artigo 64 da Lei de Diretrizes e Bases, aprovados pelo Conselho Estadual de Educação, conforme a Deliberação CEE nº 53/2005, desde que reconhecido pelo MEC;   

d) Certificado de Curso de Pós-graduação, em nível de especialização, na área de Educação, realizado anteriormente à Deliberação CEE 53/2005, com as cargas horárias definidas de acordo com as legislações vigentes no Estado de São Paulo, na ocasião da realização do curso;   

e) 8 (oito) anos de experiência no magistério;   

f) Expressar adesão voluntária ao Regime de Dedicação Exclusiva- RDE   

3. Os integrantes do Quadro do Magistério, em exercício nas escolas estaduais do Programa Ensino Integral – PEI, ficam submetidos ao Regime de Dedicação Exclusiva – RDE a que se refere o artigo 47 da Lei Complementar nº 1.374, de 30 de março de 2022. 

4. Exigência da prestação de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho divididas em 8h de trabalho diárias, compreendendo a realização de atividades pedagógicas e de gestão escolar previstas em normas da Secretaria da Educação, em especial a elaboração e acompanhamento do documento de gestão escolar, de elaboração coletiva, contendo diagnóstico, definição de indicadores e metas a serem alcançadas, estratégias a serem empregadas e avaliação dos resultados.   

5. A manifestação de interesse e breve relato para atuação na Unidade Escolar pleiteada pelo candidato deverá ser enviada através do e-mail delim@educacao.sp.gov.br até a data de 07/04/2023, após será agendada entrevista com a Dirigente Regional. 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE  

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: ERRATA 

Informamos a seguinte errata para o material de apoio ao curso de Língua Inglesa do Centro de Estudos de Línguas – CEL, All the stars of the CEL.  

Acesse o link com as orientações: ERRATA – All the stars of the CEL https://drive.google.com/file/d/150TUZCUHT0t4rLhKy6Dwn-JWj3SpKiYa/view?usp=share_link 

COPED/DECEGEP/CEFAF 

2. Assunto: Centros de Estudo de Línguas – CEL (Material de Apoio “All the stars of the CEL”)  

Com o intuito de apoiar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dentro do contexto dos cursos de Língua Inglesa, oferecidos pelos Centros de Estudo de Línguas – CEL, estão disponíveis na Biblioteca da COPED, na Intranet, os áudios indicados no material de apoio, All the stars of the CEL.  

Acesse aqui https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/COPED/Material%20de%20Apoio%20%20CURRCULO%20PAULISTA%202023/Forms/AllItems.aspx?id=%2Fsites%2Fintranet%2Fcoordenadorias%2FCOPED%2FMaterial%20de%20Apoio%20%20CURRCULO%20PAULISTA%202023%2FCEL%2FAll%20the%20stars%20of%20the%20CEL%20%2D%20Volume%201%20%2D%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20para%20o%20professor&viewid=d4b2901d%2D9f80%2D4bc3%2Daaf6%2Dba611ded7f20 os materiais. 

3. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto – O sol é para todos, de Harper Lee  

• Ação: divulgação da leitura de abril do Clube de Leitura Gato Preto – O sol é para todos, de Harper Lee.  

• Formato: remoto via CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).  

• Público-alvo: todos os profissionais da SEDUC-SP.  

• Data: 26/04/2023 (quarta-feira).  

• Horário: das 15h às 16h30 – NOVO HORÁRIO!  

• Mais informações:  

• Para participar ao vivo (em estúdio ou remotamente), inscreva-se pelo formulário: https://forms.gle/8d7mQZNrNBnE8iqAA.  

• A participação pelo bate-papo (chat) do CMSP é livre para todos os que estiverem assistindo. Participem!  

• Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para o e-mail: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br. 

4. Assunto: Memória Oral – Clipes da entrevista com a antropóloga Irene Maria Ferreira Barbosa  

• Ação: divulgação dos Clipes da entrevista com a antropóloga Irene Maria Ferreira Barbosa..  

• Formato: remoto via site do CREMC (acesse em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9362)  

• Público-alvo: todos os profissionais da SEDUC-SP.  

• Mais informações:  

• O Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH) tem como objetivo estimular as Escolas Públicas Estaduais na preservação, divulgação e trabalhos pedagógicos com indicadores da memória escolar. Neste contexto, uma de suas ações é o Projeto Memória Oral, na linha da História Oral.  

• Para o Projeto Memória Oral a antropóloga Irene Maria Ferreira Barbosa concedeu uma entrevista em que compartilha suas memórias como estudante do Externato Padre Capra, da Escola Normal de Campinas “Carlos Gomes”, do Curso de Admissão (de sua Tia Irahy), do Colégio Culto à Ciência, da PUCCAMP e da USP, além de vivências profissionais.  

• A Caetanista e Professora Ilka Brunhilde Laurito foi fundamental na construção da identidade de Irene que, estimulada por suas memórias sobre a Ilka, deu início a uma pesquisa no NUMAH (responsável pela preservação do Acervo Histórico da antiga Escola Normal de São Paulo “Caetano de Campos”).  

• Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para: nucleodememoriacre@educacao.sp.gov.br. 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF  

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br  

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946/4948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Alimentação Escolar Exclusiva para Alunos 

     Reforçamos a informação enviada anteriormente sobre a exclusividade da alimentação escolar para alunos, conforme comunicados CISE/SEDUC – Coordenadoria de Serviços Escolares e Informe PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, anexo I e II.

 

Núcleo de Obras e Manutenção Escolar – NOM  

Fone 3404.2947 (Reinaldo) – delimnom@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Nova Orientação Concertina – Escolas Estaduais 

      Retransmitimos comunicado da CISE>  

Prezados(as) Diretores(as), encaminho nova orientação quanto a instalação do artefato concertina em nossos prédios escolares e administrativos, a saber: 

“Em alcance a nossas tratativas, quanto ao entendimento desta Fundação no que diz respeito a instalação de concertina nas Escolas Estaduais, Diretorias de Ensino e demais unidades administrativas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, informamos que: 

  1. Não há qualquer vedação por parte da FDE quanto a instalação de concertinas;
  2. Recomendamos que a instalação somente seja feita somente em muros com altura mínima de 2,10m pare evitar acidentes;
  3. Recomendamos que a autoridade responsável pela unidade administrativa se certifique de que a instalação da concertina não oferecerá risco aos alunos ou usuários;
  4. Recomendamos a utilização de placas com alertas;
  5. Recomendamos a orientação ao publico que utiliza o espaço para evitar acidentes;”  

Observo que a instalação pode ser realizada com recursos do PDDE Paulista.  

Reforço que atualmente os casos de suplementação são restritos a situações emergenciais, incidindo diretamente nas atividades escolares presenciais.  

      

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à: 

– Angelita Berto de Macena, PEC de Biologia – 07/04 (sexta-feira) 

– Irani Gomes Amurim de Araújo, PEC CONVIVA – 10/04 (segunda-feira) 

TODOS OS ANEXOS AQUI

 

Atenciosamente, 

Magda de Moraes 

Dirigente Regional de Ensino