COMUNICADO DERLIM DE 01.08.2024
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Canal oficial de atendimento da EFAPE-SP
Público-alvo: QM, QAE e QS
Informações:
Para garantir a organização e o correto encaminhamento das demandas à EFAPE-SP, orientamos que todo contato e solicitação de suporte sejam realizados exclusivamente por meio do canal oficial de atendimento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/
Esse é o formato institucional correto para abertura de chamados, permitindo que as demandas sejam direcionadas à área responsável com mais agilidade, rastreabilidade e controle dos temas tratados.
Pedimos que evitem o envio de e-mails diretos ou o uso de outros canais não oficiais, pois esses não garantem o devido registro e acompanhamento das solicitações.
Contamos com a colaboração de todos para mantermos um fluxo de atendimento eficiente e organizado.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientação Técnica
A Coordenadora de Unidade Regional de Ensino convoca Diretores de Escola e convida os Gerentes de Organização Escolar para participarem de Orientação Técnica – Formação Curricular e Confirmação de dados na SED, conforme segue:
Dia: 05/08/2025 (terça-feira)
Horário:
• Turma 1: das 08h00 às 12h00 – Escolas de Rio Claro, Ipeúna, Santa Gertrudes, Cordeirópolis e Cosmópolis
• Turma 2: das 13h30 às 17h30 – Escolas de Limeira, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho
Local: Salão da Unidade Regional de Ensino
O café será comunitário. Solicitamos a costumeira colaboração de todos.
2. Assunto: Devolutiva da Avaliação de Desempenho Diagnóstica – 2025
Prezados(as) Diretores(as),
Informamos que, conforme disposto na Portaria Conjunta CGRH-COPED nº 16, de 18 de junho de 2025, os Painéis de Resultados para Devolutivas da Avaliação de Desempenho Diagnóstica dos profissionais do Quadro do Magistério encontram-se disponíveis na plataforma SED a partir de 30/06/2025.
Destacamos a importância de que Diretores realizem, com celeridade, a inserção dos feedbacks nos painéis dos profissionais avaliados disponíveis até o dia 07/08/2025. Essa etapa é fundamental para o aprimoramento das práticas pedagógicas, o fortalecimento da cultura de avaliação formativa e a valorização dos educadores da rede estadual, além de viabilizar a disponibilização oportuna desses retornos aos avaliados.
Contamos com o compromisso de todos(as) na condução atenta e responsável desta etapa fundamental do processo avaliativo, que se encontra em andamento.
3. Assunto: Conselho de Escola – Documentação e Reunião
Prezado Diretor/Vice-Diretor:
A equipe de Supervisoras Articuladoras do Conselho de Escola da Diretoria de Ensino de Limeira solicita as inserções dos cadastros dos documentos das escolas na SED, conforme lista abaixo:
PRAZO: 15/08/2025
– Ata de Reuniões do 1º semestre, conforme Calendário Escolar (mínimo de 2 Reuniões Ordinárias);
– Estatuto do Conselho de Escola – 2025;
– Constar nas atas do Conselho todas as ações que a escola realiza em relação às questões étnicas, sociais e raciais, dando transparência a toda comunidade Escolar, conforme orientação do dia 29/07.
Todos os atos do Conselho de Escola deverão estar registrados também no livro físico.
Plano de Ação do Conselho de Escola – (Anexo I)
O plano deve ser elaborado em reunião (ordinária ou extraordinária) do Conselho de Escola, considerando a realidade da unidade escolar, com foco nos Desafios de Comunicação nas Relações do Cotidiano no Ambiente Escolar, em consonância com a legislação vigente, buscando:
- – Diminuição das situações de violência na escola;
- – Aumento da interação qualificada das famílias e da comunidade nas ações da escola;
- – Construção de um espaço acolhedor, onde todos sintam vontade de estar;
– Validação de relações socioemocionais mais saudáveis.
IMPORTANTE:
Para escolas participantes do PROEC (Programa de Incentivo à Participação da Família e da Comunidade nas Escolas):
Essas escolas devem atualizar e inserir no SGCE/SED o Plano de Ação do Conselho de Escola, anexando o plano original e o atualizado em um único arquivo, antes do envio à plataforma SED.
Inserção obrigatória no Plano: Incentivo à participação da família e da comunidade na escola.
Deve ser avaliado de forma contínua pelos representantes do Conselho de Escola e Equipe Gestora, ajustado quando necessário para atender novos desafios e necessidades.
Reunião Ordinárias e/ou Extraordinárias
Assunto importante para as Reuniões:
Segurança Escolar e Enfrentamento à Violência:
Discussão sobre as estratégias adotadas pela escola para garantir um ambiente seguro, acolhedor e livre de violência. Serão abordadas as ações preventivas em curso, os protocolos estabelecidos e a importância da parceria com a comunidade escolar para fortalecer e tornar mais eficaz esse trabalho.
As reuniões do Conselho de Escola devem seguir o disposto no Artigo 21 da Resolução SEDUC nº 19/2022, conforme segue:
Art. 21 – As reuniões do Conselho serão instaladas com a maioria absoluta dos integrantes, e suas deliberações deverão ser tomadas por maioria simples dos presentes, sendo todas devidamente registradas em Ata própria.
Parágrafos complementares:
- §1º – Maioria absoluta: 50% + 1 dos membros por segmento que compõem o Conselho, respeitando a paridade prevista no Art. 14 da mesma resolução.
- §2º – Maioria simples: 50% + 1 dos presentes na reunião.
- §3º – Com a presença da maioria absoluta, as decisões podem ser aprovadas por maioria simples.
- §4º – Se não houver quórum (maioria absoluta), a reunião deve ser adiada, a ocorrência registrada em Ata assinada pelos presentes, e uma nova reunião deve ser convocada.
- §5º – É vedado o acúmulo de votos e o voto por procuração.
- §6º – É permitida a participação de outros integrantes da comunidade escolar nas reuniões, com direito a voz, mas sem direito a voto.
AS EVIDÊNCIAS (FOTOS) DAS REUNIÕES DO CONSELHO DE ESCOLA E DOS MOMENTOS DE COMPARTILHAMENTO COM A COMUNIDADE REFERENTE AS QUESTÕES ÉTNICOS-RACIAIS E SOCIAIS E COMBATE A VIOLÊNCIA, DEVERÃO SEREM INSERIDAS NO PADLET DO CONSELHO DE ESCOLA DA DIRETORIA DE ENSINO DE LIMEIRA.
Clique no símbolo “+” localizado no canto inferior direito da página para publicar suas evidências.
Articuladoras do Conselho de Escola
4. Assunto: Edital Credenciamento Emergencial PEI – 2º semestre 2025
A Diretoria de Ensino – Região Limeira torna pública a abertura de inscrições e a realização do Processo de Credenciamento Emergencial para Língua Portuguesa / Língua Inglesa e Matemática para atuação em Regime de Dedicação Exclusiva – RDE, nas escolas estaduais do Programa Ensino Integral, conforme previstos no Decreto nº 66.799, de 31-05-2022, Resolução SEDUC nº 77, de 24-10-2024 e a Resolução SEDUC 93, de 07-11-2024, cujo objetivo é credenciar docentes para concorrer ao preenchimento de vagas existentes para o 2º semestre do ano letivo de 2025, conforme Edital anexo II.
5. Assunto: Calendário do Aluno Monitor – 2º Semestre
O calendário de Aluno Monitor do 2º semestre foi divulgado oficialmente para os Supervisores das Unidades Regionais de Ensino -URE, no dia 23 de julho, Coordenadores no dia 29 de julho e Alunos Monitores no dia 30 de julho.
O calendário contempla:
● OT com Supervisores ponto focais, mensais
● Lives formativas com Coordenadores, mensais
● Lives de Engajamento com Alunos Monitores, mensais
● Lives de Conteúdo (LP e MT), com Alunos Monitores, mensais
● Data limite, por mês, para aprovação dos relatórios e data de recebimento das bolsas, de 1ª e 2ª chamada
Lembrando! Relatórios não poderão ser enviados pelos monitores após a data de 2ª chamada, implicando no não pagamento da bolsa.
Importante! O cronograma, assim como outras informações, pode ser acessado na pasta de Planejamento, subpasta de Aluno Monitor. https://bit.ly/planejamento-escolar-2025-sp
Recomenda-se que assistam a Live para Coordenadores das escolas com Alunos Monitores, realizada no dia 29 de julho. https://www.youtube.com/live/kGsK00_N490
6. Assunto: Orientações sobre ações de escuta e acolhimento nas unidades escolares
Considerando o compromisso da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a proteção integral das infâncias e adolescências e o cumprimento das normativas legais que garantem a segurança e o bem-estar dos estudantes nas unidades escolares, viemos por meio deste reforçar diretrizes essenciais quanto à condução de atividades de escuta, acolhimento e atendimento emocional no ambiente escolar.
As escolas que mantêm parcerias com instituições, entidades, empresas ou qualquer outro órgão externo não devem permitir que essas organizações realizem ações de escuta, acolhimento individual com estudantes, ainda que com boa intenção ou com proposta de apoio emocional. Tais atividades são de competência exclusiva de profissionais qualificados e vinculados às diretrizes da rede estadual.
A escuta qualificada é uma prática sensível que exige preparo técnico, ético e psicológico, e a ausência desses elementos pode expor o estudante a riscos emocionais, legais e de segurança. Situações em que um adulto de órgãos externos e não capacitados fique sozinho com um estudante ou mais, sob o pretexto de “desabafar”, “ouvir segredos” ou realizar conversas informais de cunho emocional, não são permitidas no ambiente escolar. Exemplo disso são práticas como a “dinâmica do cantinho do desabafo” ou similares, que podem colocar em risco a integridade e a proteção dos estudantes. A escuta deve ser sempre pautada pela ética, responsabilidade técnica e com supervisão institucional.
Dessa forma, solicitamos a todas as equipes gestoras das escolas não permitam práticas de escuta ou acolhimento conduzidas por pessoas não habilitadas e de órgãos externos, zelando sempre pela proteção integral dos(as) estudantes. Contamos com o apoio e compromisso de todos(as) na observância e cumprimento dessas diretrizes.
SUBSECRETARIA/CONVIVA
7. Assunto: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025
Conforme estabelecido pela Portaria nº 435, de 3 de julho de 2025 (SEI nº 1731136), publicada no Diário Oficial da União (DOU) nº 125 em 7 de julho de 2025, a aplicação dos testes do Saeb 2025 será realizada de 20 de outubro a 31 de outubro, em todas as unidades da Federação. A Fundação Cesgranrio, instituição aplicadora contratada pelo Inep, entrará em contato com as escolas para alinhar a metodologia de aplicação no momento do seu agendamento.
A aplicação dos testes do Saeb 2025 contará com novidades a partir deste ano explicitadas na referida Portaria. Entre essas novidades da edição, uma das mais impactantes no processo de coleta de informações, refere-se ao novo modelo de aplicação dos questionários eletrônicos, que passarão a ser preenchidos pelos professores e diretores diretamente no Sistema Saeb (http://saeb.inep.gov.br/saeb/). Para tanto, se fará necessário um cadastro prévio no Sistema Saeb. Em breve disponibilizaremos um manual de orientação do referido cadastro no Sistema Saeb por intermédio dos canais oficiais do Inep.
Outro ponto de atenção refere-se à aplicação dos testes em atendimento especializado. A partir dessa edição, somente será disponibilizado tal atendimento para estudantes que a escola tenha informado corretamente a sua condição especial no Censo da Educação Básica deste ano. Nesse sentido, destacamos a necessidade de as escolas informarem ao Censo a condição especial do estudante com a maior precisão possível, nos campos disponíveis para tanto.
Além disso, estamos planejando outras ações de disseminação da Portaria Inep nº 435/2025, com vistas a detalhar para as redes de ensino todas as informações de relevo.
8. Assunto: Novas inscrições do Edital Aluno Monitor do BEEM
Informamos que o Edital do Aluno Monitor do BEEM, de 10 de fevereiro de 2025, foi retificado, abrindo a possibilidade para novas inscrições para o projeto.
As inscrições deverão ser feitas pelos estudantes da 3ª série do EM entre os dias 04 de agosto e 11 de agosto, 23:59h.
● O Edital, regras e processo se mantém os mesmos, altera–se apenas as datas de inscrições e aprovações de estudantes
● Inscrições já realizadas não serão afetadas, assim como os estudantes que já atuam como monitores (eles não terão seus status alterados)
● O número de vagas por escola não sofrerá alteração
● A reabertura das inscrições impacta, principalmente, escolas com vagas ociosas
Importante! O Edital, processo de inscrição, processo de aprovação e outras informações estão disponíveis nesta pasta. https://drive.google.com/drive/folders/16F7bC04buJivMfcDQgA85S5EbJ5LVthx?usp=drive_link
Recomenda-se que assistam à Live para Coordenadores das escolas com Alunos Monitores, realizada no dia 29 de julho. https://www.youtube.com/live/kGsK00_N490
9. Assunto: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 – cronograma
Considerando informação acima, sobre aplicação do SAEB 2025, destacamos que as atividades do cronograma com prazos que já se iniciam na próxima segunda-feira, 04/08/2025:
· Cadastro e atualização cadastral dos Diretores e dos Professores no Sistema Saeb – prazo: 4/8/2025 a 20/10/2025 (em breve serão disponibilizados manuais para realização do referido cadastro);
· Indicação feita pelas Secretarias Estaduais e os órgãos dirigentes municipais de educação ao Inep, por meio do Sistema Saeb, sobre as escolas indígenas que não participarão do Saeb devido às particularidades de seus projetos político-pedagógicos – prazo: 4/8/2025 a 8/8/2025.
Segue o cronograma completo abaixo:
10. Assunto: Escola de Gestão – Cronograma para início de agosto – Encontro Síncrono e Atividade Avaliativa
Público-alvo: Cursistas – Escola de Gestão
Informações: Chamada para os Cursistas da Escola de Gestão – Observação do cronograma de agosto, conforme segue:
Cursistas com aulas na 5ª feira, terão 2º encontro síncrono no dia 07/08
Cursistas com aula na 6ª feira, terão 2º encontro Síncrono no dia 08/08
Turmas de 2ª, 3ª e 4ª feira realizam Atividade Avaliativa do Vídeo do Colega, conforme cronograma:
● Turmas de segunda-feira – de 08/08 a 12/08
● Turmas de terça-feira – de 09/08 a 13/08
● Turmas de quarta-feira – 10/08 a 13/08
11. Assunto: Professor Ingressante – Participação obrigatória no Programa Multiplica SP #Professores
Público-alvo: Professores de Ensino Fundamental e Médio em estágio probatório, desde que estejam em exercício na sala de aula. Assim, os professores ingressantes que estiverem ocupando outros cargos ou exercendo outras funções na SEDUC-SP não necessitam participar do referido Programa.
Datas: A contar do início do exercício do ingressante no cargo e durante todo o período de estágio probatório.
Informações:
Amparo legal:
● Resolução SEDUC nº 115, de 11 de dezembro de 2024, https://deguaratingueta.educacao.sp.gov.br/resolucao-seduc-no-115-de-11-de-dezembro-de-2024-dispoe-sobre-o-estagio-probatorio-dos-integrantes-do-quadro-do-magisterio-da-secretaria-da-educacao-regidos-pela-lei-complementar-no-1-374-de-30-de/ que dispõe sobre o Estágio Probatório dos integrantes do Quadro do Magistério, a saber: Artigo 11: “ No decorrer do período de estágio probatório, o Professor de Ensino Fundamental e Médio que estiver na trilha de regência deverá participar obrigatoriamente do Programa Multiplica SP #Professores e contará com o Apoio Presencial a ser realizado pela Equipe Gestora de sua unidade escolar” [grifo nosso].
● Portaria do Coordenador EFAPE nº01, de 23 de junho de 2025, https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/portaria-do-coordenador-efape-n-01-de-23-06-2025-professores.pdf que estabelece as diretrizes e regras do Programa Multiplica SP #Professores, a saber: Parágrafo único do artigo 1º: “Os professores ingressantes que atuam em sala de aula devem obrigatoriamente participar do Programa Multiplica SP #Professores, conforme Resolução SEDUC 115, de 11 de dezembro de 2024.” [grifo nosso].
Recomendamos que acompanhe os documentos disponíveis no site oficial do Programa Multiplica SP https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professores-documentos/
12. Assunto: Certificação disponível para participantes do Multiplica SP 2024
Público-alvo: servidores do QM participantes do Programa Multiplica SP – edições: 1ª edição e 2ª edição de 2024
Informações: Temos uma boa notícia para os servidores que participaram do Programa Multiplica SP! Os certificados estão disponíveis no sistema da Escola de Formação. Basta acessar o link abaixo, fazer login com seu usuário e senha, e baixar o documento diretamente do seu histórico de participações: www.escoladeformacao.sp.gov.br/HistoricoParticipacao
Agradecemos pelo compromisso e pela dedicação de cada participante. O sucesso do Multiplica SP é reflexo direto do envolvimento de servidores de todo o Estado na construção de uma rede de aprendizagem sólida e colaborativa
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Festival Afrominuto FlinkSampa 2025 – Atualização no regulamento
Datas: Até 05/09 – Período para produção e seleção dos vídeos nas escolas.
Informações: Atualização no regulamento do Concurso Festival Afrominuto Flinksampa 10ª edição, Item XI- Premiação. O prêmio para o 1º lugar de cada categoria passa a ser um aparelho celular. Sendo assim, os vídeos vencedores em cada uma das categorias do concurso – Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – receberão da Faculdade Zumbi dos Palmares:
Acesse o regulamento completo do Concurso, https://drive.google.com/drive/u/1/folders/11I9GJg-nu1uRdvvaYsbNeb2ichER68Mt caso de dúvidas escreva para: premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br
Qualquer dúvida, entrar em contato com a PEC Ariane Guimarães 19 994616147.
2. Assunto: Mobilização de chamamento público para ampliação de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
O Departamento de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEDUC/SP, ampliando as ações de chamamento público iniciado por meio da adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA (Pacto Nacional EJA), apresenta a proposta de mobilização de campanha de apresentação, incentivo e motivação às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir a Educação Básica matricularem-se na EJA.
Esta campanha conta com a participação de todos os gestores e professores para levar ao conhecimento dos cidadãos que estes podem fazer valer seu direito de concluir a educação básica matriculando-se nos cursos de Educação de Jovens e Adultos.
Nesse sentido, essa iniciativa sugere que cada professor regente de sala, no momento da reunião de pais e mestres do 2º bimestre de 2025, transmita uma mensagem aos pais, incentivando aqueles que não têm a educação básica completa a se matricularem em uma escola que oferta a Educação de Jovens e Adultos. Além disso, o mesmo professor deve fixar, em local de fácil visualização, a lista de escolas que ofertam EJA naquela região ou, caso seja adequado, naquela Unidade Regional de Ensino, para que os pais sejam motivados a procurar a escola. Se possível, a própria escola onde a reunião está sendo realizada poderá fazer a inscrição do interessado.
Como forma de sensibilizar, incentivar e mobilizar os pais e responsáveis, o professor regente poderá, se desejar, realizar a leitura de uma “carta aos pais”, disponível no link indicado como “sugestão” https://drive.google.com/drive/folders/1L_OtR4fsdpspz0nFLpkHyCwaxBY4Zj6z?usp=drive_link Além disso, caso haja disponibilidade, poderá exibir um vídeo, utilizando-se das sugestões apresentadas a seguir.
3. Assunto: Avaliação Diagnóstica – Projeto Professor Tutor Anos Finais
Informamos que a Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática do Projeto Professor Tutor – Anos Finais será aplicada no período de 04 a 08 de agosto de 2025, via Sala do Futuro.
Devem realizar a avaliação:
● Os estudantes indicados como elegíveis para participar do projeto das escolas que ingressaram no projeto no segundo semestre
● Os estudantes indicados como elegíveis para participar do projeto das escolas que ficaram com turmas remanescentes do primeiro semestre
Essa avaliação marca o início do novo ciclo do projeto neste 2º semestre e tem como principal objetivo apoiar a enturmação dos estudantes elegíveis, assegurando que cada aluno seja alocado de acordo com seu nível de proficiência. Ao final do ano, teremos a aplicação de uma avaliação de saída, com vistas a acompanhar a evolução dos estudantes após a participação no projeto.
– Estudantes que já frequentam as aulas do projeto Professor Tutor Anos Finais desde o 1º semestre não devem refazer a avaliação.
4. Assunto: Erratas do material
Informamos errata do material Horizonte, que será utilizado no Projeto Professor Tutor – Anos Finais, neste semestre, conforme segue:
• errata material Horizonte de Língua Portuguesa – aquisição: https://drive.google.com/file/d/1ZSOFZgBz5r7UFiXbqriWuckTC1PChFme/view?usp=drive_link
• errata material Horizonte Matemática – aquisição: https://drive.google.com/file/d/1x4tYowJWWWpyh0PPcoMlANpk2HhJ6EZP/view?usp=drive_link
5. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: OMASP: Aplicação da 3ª Fase da Olimpíada
No dia 07 de agosto, impreterivelmente às 9:00 da manhã, acontecerá a Fase 3 da OMASP – Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo. Todos (as) os (as) medalhistas de ouro da Fase 2 poderão realizar a Fase 3. Nesta, encontraremos os (as) campões (ãs) estaduais da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo. Incentive os seus estudantes a participarem e ajude na organização da aplicação da prova. É importante lembrar que a prova estará disponível apenas neste horário, na Sala do Futuro, para todos os estudantes, independentemente do turno. Assim, conforme informado pelo regulamento, estudantes dos turnos da manhã, da tarde e da noite realizarão a prova SEMPRE às 9h da manhã, presencialmente, nas unidades escolares de origem ou em polos específicos definidos pela Unidade Regional de Ensino.
As equipes das Unidades Regionais de Ensino (URE) serão responsáveis pela mobilização e pelo acompanhamento dos estudantes para a aplicação da prova, sendo aconselhável a fiscalização por dois ou mais membros do quadro escolar para garantir a segurança da prova. As orientações completas podem ser conferidas neste link:
• Clique nestes links para acessar as instruções oficiais de aplicação de prova:
Essa é a chance da sua escola ser representada por um (a) campeão (ã) estadual da matemática. Os (as) medalhistas de ouro da Fase 3 (75 estudantes de cada Nível) receberão convite para realizar a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e para participar de imersão relacionada à matemática na cidade de São Paulo, onde também receberão suas medalhas. Consulte o regulamento para mais detalhes: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/omasp-regulamento/.
Aos aplicadores de prova, enfatizamos as seguintes orientações:
• Fiscais de prova são as pessoas responsáveis por acompanhar, supervisionar e garantir o bom andamento da aplicação da OMASP.
• Aconselhamos que essas pessoas sejam membros do corpo docente, do trio gestor ou do núcleo pedagógico da DE (caso a aplicação seja feita por polo).
Principais funções dos fiscais de prova:
• Na sala de aplicação, deverá haver, em todo o tempo, pelo menos e obrigatoriamente dois fiscais de aplicação.
• Orientar os candidatos: informar sobre regras, horários, materiais permitidos (folha de rascunho e lápis), e procedimentos da prova.
• Pedir que os dispositivos eletrônicos (principalmente celulares) sejam desligados e guardados dentro da mochila durante toda a aplicação. Recomendamos que sejam, inclusive, recolhidos durante a aplicação. O estudante que desrespeitar a regra acima deverá ser alertado e, em última instância, deverá ser convidado a se retirar da sala de aplicação e não finalizar a prova.
• Manter a ordem e o silêncio: garantir um ambiente adequado, sem interferências ou colas.
• Registrar ocorrências: anotar qualquer irregularidade, como tentativas de fraude, atrasos, problemas com candidatos ou com os materiais e reportar para os pontos focais da Unidade Regional de Ensino. Além disso, o estudante deverá ser desclassificado por meio do Diário de Classe (apontar ausência).
• Controlar o tempo da prova: avisar os candidatos sobre o tempo restante, conforme instruções do exame.
• Posicionar-se no fundo da sala observando os estudantes.
• Organizar a sala de forma que seja possível ter visão dos monitores dos estudantes.
• Aumentar o tempo de prova caso haja qualquer imprevisto durante a aplicação da avaliação, (queda de energia ou de internet, por exemplo).
• Permitir que os estudantes eleitos à educação especial sejam assistidos de acordo com suas necessidades e que tenham, se for o caso, tempo estendido.
• Permitir que os estudantes utilizem folha de rascunho, fornecida pela própria escola ou folha do próprio estudante, desde que nela não haja nada escrito.
• Orientar os estudantes a “Salvar Rascunho” durante a realização da prova para evitar perda de dados.
• Orientar e verificar se cada estudante apertou o botão “finalizar prova”.
• Circular de forma recorrente entre os alunos.
• Conferir se os estudantes estão apenas com a aba de aplicação de prova aberta no navegador.
Reforçamos a importância de acessar as instruções para aplicação: https://linktr.ee/OMASP.
6. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: Divulgação de Olimpíadas Externas
A Assessoria de Olimpíadas Educacionais da SEDUC, com o compromisso de estimular a cultura olímpica na rede pública estadual de ensino, divulga e incentiva a inscrição dos estudantes para as seguintes competições:
1. CUCO – inscrições até dia 15 de agosto
• A CUCO (Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades) é uma iniciativa da USP, Fuvest e Secretaria da Educação de SP, voltada a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas (incluindo ETEC e IF). A prova é on-line, com 18 questões específicas por série. O objetivo é incentivar o ingresso no ensino superior e aproximar escola e universidade. Inscrições até 15 de agosto pelo site: https://vemsaber.ifsc.usp.br/homepage-cuco/.
2. ONC – Inscrições abertas até dia 12 de agosto
• Estão abertas as inscrições para a ONC – Olimpíada Nacional de Ciências, destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio. A prova aborda temas de Química, Física, Biologia, Astronomia e História da Ciência. A participação é gratuita e garante certificado, medalhas e destaque no currículo. As inscrições são feitas pela escola. Não deixe essa oportunidade passar! Mais informações em: https://onciencias.org.
Saudações Olímpicas!
7. Assunto:Aulas de Projeto de Vida – 3ª Série do Ensino Médio
Disponibilizamos o tutorial completo de exploração da Ferramenta de Orientação Profissional, que será utilizada nas aulas de Projeto de Vida da 3ª série do Ensino Médio ao longo do 3º bimestre. No ano passado, utilizamos esta ferramenta nas aulas, e sua aplicação se mostrou um recurso interessante para apoiar os(as) estudantes em suas reflexões sobre o futuro e para ampliar o diálogo sobre o processo, desafios e expectativas sobre os caminhos acadêmicos e profissionais.
O material digital contempla os percursos completos das aulas, com orientações detalhadas sobre as atividades da aula, além dos códigos de acesso necessários para sua utilização. Reforçamos a importância da utilização dos códigos de acesso, pois, por meio deles, será possível acompanhar posteriormente dados relevantes sobre as preferências dos estudantes e suas projeções de futuro, relacionadas às áreas acadêmicas e profissionais.
Como novidade para o ano de 2025, a ferramenta conta com uma área exclusiva para professores, possibilitando o acompanhamento da turma e o acesso a recursos pedagógicos voltados à orientação profissional.
Ressaltamos que a exploração da ferramenta deve ocorrer conforme as indicações do material digital, sendo utilizada em momentos específicos das aulas, de forma a complementar e aprofundar as reflexões sobre o tema. Lembramos também que a ferramenta é uma das diversas possibilidades que podem auxiliar os estudantes durante esse processo tão importante de tomada de decisão sobre o futuro.
Códigos de Acesso:
– Professores (as): PPF109
– Estudantes: SSP109
8. Assunto: Mulheres Negras que Fazem História – educação antirracista e valorização de saberes no cotidiano escolar
Considerando a urgência na efetiva implementação das Leis nº 10.639/03 (que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 para tornar obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados) e nº 14.986/24 (que inclui a obrigatoriedade de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio, além de instituir a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História nas escolas de educação básica do País), a Coordenadoria de Escolas Inclusivas compartilha este informativo como parte das ações formativas que visam fortalecer práticas pedagógicas comprometidas com a equidade, a diversidade e a justiça social.
O material disponível no seguinte LINK https://www.canva.com/design/DAGtKUDYuLY/2A1T7sWCKIKXxMsd4t_YTQ/view?utm_content=DAGtKUDYuLY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=uniquelinks&utlId=h6b92429930
foi elaborado para subsidiar o planejamento de ações organizadas pelas Diretorias de Ensino, as ATPC, bem como o planejamento das aulas nas unidades escolares.
Recomendamos a leitura atenta e a ampla divulgação deste informativo entre os profissionais da rede e nas comunidades escolares, como forma de fortalecer práticas pedagógicas comprometidas com a equidade, a diversidade e os direitos humanos.
9. Assunto: Atualização Escopo e Sequência Empreendedorismo 3ª série EM
Informamos que o Escopo e Sequência de Empreendedorismo 3ª série EM, disponível no repositório CMSP, foi atualizado. Agora ele conta com uma nova coluna, que sinaliza em quais aulas a Plataforma de Empreendedorismo deve ser utilizada. Essa nova coluna visa otimizar o processo de planejamento da aula e o fluxo de disponibilização de equipamentos para as turmas.
10. Assunto: Inscrições abertas – Clube de Leitura Gato Preto – Aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector
Público-alvo: todos os profissionais da SEDUC-SP.
Datas: Inscrições abertas até 15/08. Econtro remoto: 20/08. Live 27/08/2025 (quarta-feira).
Informações: inscreva-se em https://forms.gle/V2MVZR7ZbEMtYAby5
11. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores e #Coordenadores 2ª Edição/2025: Inscrições para Cursistas
Público-alvo: Professores da Rede Estadual de São Paulo com aulas atribuídas e professores em exercício nas redes municipais de ensino que atuam diretamente com turmas em processo de alfabetização e Coordenadores de gestão pedagógica e Coordenadores de gestão pedagógica geral da Rede Estadual.
Datas: 30 de julho até 08 de agosto
Informações: As inscrições para a próxima edição do Programa Multiplica #Professores e #Coordenadores podem ser feitas via Secretaria Escolar Digital (SED). Não perca essa chance!
Todos os normativos e novidades da próxima edição estão disponibilizados no site. https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professores-documentos/
12. Assunto: Planejamento de Aula: Novidades 2° Semestre 2025
Público-alvo: Professores, Coordenadores de Gestão Pedagógica, Diretores Escolares, Diretorias de Ensino
Data: a partir de 28/07/2025
Informações:
O Planejamento de Aula foi retomado nesta semana, 28/07, e para reforçar as novidades apresentadas neste bimestre, confira abaixo as principais informações organizadas por tema:
Cronograma do 2º Semestre de 2025
O Planejamento de Aula será ofertado semanalmente, com início em 28/07/2025. Veja o cronograma completo das semanas no AVA-EFAPE:
1. Ampliação dos Temas no Planejamento de Aula Com o objetivo de atender à diversidade de contextos da rede, além dos temas já ofertados, o Planejamento de Aula passa a incluir novas temáticas a partir de 28/07/2025:
● Educação Especial: Colaborativo e Interlocutor: semanalmente
● Classes Multisseriadas (incluindo os contextos Prisional e de Atendimento Socioeducativo), à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e à Expansão do Ensino Médio Noturno: quinzenalmente
2. Novidades para Coordenadores de Gestão Pedagógica
A partir do mesmo período, o Planejamento de Aula incluirá um foco especial na Coordenação Pedagógica. Essa oferta será voltada a PEC, CEC, CGP, CGPG e CGPAC, com pautas toda semana durante o período de 28/07 e 04/08, passando a ocorrer quinzenalmente a partir de então. Ressalta-se que esta pauta não será contabilizada no BI Painel Escola Total.
3. Orientação de Estudos e Tutor Anos Finais
Com o objetivo de apoiar a preparação dos alunos para o SAEB 2025, a EFAPE contará com: Para Orientação de Estudos, a EFAPE ofertará:
● Oferta quinzenal de Planejamento de Aula, com foco no Plano de Aprendizagem SAEB 2025.
● Disponibilização de missões e materiais ofertados no 1º semestre como percurso formativo no AVA EFAPE, facilitando o acesso e a construção dos planos de aprendizagem individuais. Para Tutor Anos Finais, a EFAPE ofertará:
● No Planejamento de Aula, alternância semanal entre os componentes de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando os Materiais Coruja e Horizonte.
● Disponibilização dos Planejamentos anteriores como percurso formativo no AVA EFAPE, para consulta contínua.
● Importante: Os conteúdos disponíveis nos percursos Trilha Orientação de Estudos e Trilha Tutor Anos Finais são de caráter consultivo e não contabilizam presença no BI Painel Escola Total, apenas a oferta do Planejamento de Aula.
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Vida Escolar – NVE
Fone: 3404-2991 (Andréia) – delimnve@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Atenção para o prazo de Digitação do rendimento 1° semestre de 2025 !!!
Prezados Gestores
Informamos que o período para digitação do rendimento escolar das turmas semestrais referentes ao 1º semestre de 2025 (EJA, CEL, Educação Profissional e demais turmas com vigência semestral) será de 07/07/2025 a 06/08/2025
para turmas da rede Estadual – SE
Solicitamos que as unidades escolares realizem o lançamento do rendimento escolar dos alunos dentro do prazo estabelecido. Destacamos que, para as turmas de etapa final da Rede Estadual – SE, essa digitação é essencial para garantir a migração do aluno para o fluxo de concluintes.
Ressaltamos, ainda, que os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia recebem auxílio condicionado ao indicador de rendimento escolar. Portanto, para evitar eventuais prejuízos aos alunos, é indispensável que todas as informações sejam registradas corretamente no sistema.
Para realizar o acesso ao lançamento do Rendimento Final, basta seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Acessar a plataforma SED por meio do link: https://sed.educacao.sp.gov.br/Inicio com login e senha.
Passo 2 – Clicar no menu Gestão Escolar > Cadastro de Alunos > Rendimento Escolar > Rendimento.
Reforçamos, que seja efetuado acompanhamento sistemático e constante pela equipe escolar e supervisão de ensino visando o cumprimento dos prazos estabelecidos e a garantia da qualidade e correta informação prestada.
Em caso de dúvidas entrar em contato.
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Exclusão de Inscrição de Intenção de Transferência
Prezados Senhores,
Informamos que, a partir de 01/08/2025, toda solicitação de exclusão de inscrição de intenção de transferência deverá ser feita via e-mail, acompanhada de justificativa para que possa ser efetivada.
- Nos casos em que a exclusão se der por erro no momento da inscrição, a unidade escolar deverá apresentar uma justificativa formal, assinada por um responsável da instituição.
- Quando a solicitação for feita pelos responsáveis legais do aluno, será necessário apresentar uma declaração manuscrita, assinada pelo responsável, informando o motivo da exclusão.
2. Assunto: Atualização Ficha aluno – SARESP/Provão Paulista
Prezados Senhores,
Reforçando os comunicados Derlim encaminhados nos dias 18/07/2025, 21/07/2025 e 28/07/2025, acerca da importância da atualização dos dados dos alunos na SED, por meio do Cadastro de Alunos – Ficha do Aluno, informamos que:
O prazo para a atualização dos dados se encerra em 13/08/2025, sem possibilidade de prorrogação. A confecção das provas será realizada com base nas informações registradas no sistema até essa data.
Para auxiliar nesta demanda, segue abaixo um print de tela indicando o local correto para registrar a necessidade do uso dos materiais de apoio, para os alunos elegíveis para educação especial, na realização das provas do SAEB:
3. Assunto: Atualização do Comprovante de Trabalho – SED
Prezados Senhores,
Reiteramos a importância da atualização do Comprovante de Trabalho na SED para os alunos matriculados no período noturno.
Conforme o Artigo 16, §2º, da Resolução nº 55/2024, a comprovação das atividades ou condições que justificam a matrícula no período noturno deve ser atualizada semestralmente, a fim de garantir a manutenção da vaga, conforme os critérios estabelecidos.
Informamos que o estudante que não apresentar o atestado de trabalho atualizado referente ao 2º semestre até o dia 07/08/2025 deverá ser remanejado para o período da manhã.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Etapa de “Conferência de Dados” Docente/Atribuição 2026
Encaminhamos, para conhecimento e providências, o Comunicado referente à Portaria CGRH nº 145 de 31 de julho de 2025, que dispõe sobre a etapa de “Conferência de Dados” dos docentes, anexo III.
Solicitamos especial atenção ao conteúdo e ampla divulgação deste processo junto às unidades escolares, servidores e demais públicos envolvidos, a fim de garantir o cumprimento dos prazos e das orientações estabelecidas.
Contamos com o apoio e colaboração de todos(as) para o bom andamento das ações previstas.
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Carga Horária Readaptado
Prezados,
Foi publicada no DOE de 01.08.2025 a RESOLUÇÃO SEDUC Nº 112, DE 31 DE JULHO 2025, a qual Altera a Resolução SEDUC nº 105, de 29 de novembro de 2024, sobre a jornada de trabalho ou carga horária dos docentes da rede estadual de ensino e dá providências correlatas.
Em relação aos Readaptados houve as seguintes alterações:
Artigo 1º
– Os §§ 1º e 2º do artigo 2º da Resolução SEDUC nº 105, de 29 de novembro de 2024, passam a vigorar com a seguinte redação:
“§ 1º – Entende-se por Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – ATPC aquela destinada a reuniões semanais de caráter coletivo, para a realização de atividades pedagógicas, preferencialmente voltadas à formação continuada, ao planejamento, à análise dos resultados de avaliações internas e externas, e a demais estudos que visem à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como ao atendimento a pais ou responsáveis dos estudantes, observando-se que:
2 – O docente readaptado poderá participar da ATPC juntamente com seus pares, com vistas à atualização da prática profissional, das metodologias de ensino e ao alinhamento pedagógico.
Artigo 2º – Ficam acrescidos os §§ 5º e 6º ao artigo 2º da Resolução SEDUC nº 105, de 29 de novembro de 2024, na seguinte conformidade:
“§ 5º – O docente readaptado, com sede de exercício estabelecida em unidade escolar ou na Diretoria de Ensino, deverá cumprir a carga horária fixada em sua Apostila de Readaptação, em horas de 50(cinquenta) minutos cada, observada a composição das cargas horárias constantes do Anexo I desta Resolução, excluídas as Aulas de Trabalho Pedagógico em Local de Livre Escolha – ATPL ou Atividades Pedagógicas Diversificadas – APD, em conformidade com seus pares docentes.
Solicito que as unidades escolares revisem os horários que estão sendo cumpridos pelos readaptados que trabalham no noturno, para que atendam à nova Resolução, que determina o cumprimento de 50 minutos por esses docentes em qualquer período.
Segue em Anexo IV o passo-a-passo para a conversão de hora aula para hora relógio.
Caso o docente acumule cargo, será necessária uma nova análise e publicação do Ato Decisório.
Em casos de dúvidas, entrar em contato com Ana Cláudia, através do e-mail delimnap@educacao.sp.gov.br.
2. Assunto: Designação – PEI
Encaminhamos no anexo V a ata de atribuição de escolha PEI ocorrida em 01/08/2025.
Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação dos servidores.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Cronograma Pagamento – Agosto/2025
Encaminhamos (Anexo VI) o Cronograma para Digitação de Pagamento – AGOSTO/2025
Esse mês de Agosto só haverá um processamento de CADASTRAMENTO e CARGA HORÁRIA.
BFE:
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares. Havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução, através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>. Orientamos não deixar para o último dia do cronograma.
Os casos em que os servidores indevidamente constam na tela de BFE da Unidade Escolar, em duplicidade ou demais situações, encaminhar através do delimnfp@educacao.sp.gov.br os dados do servidor (Nome, RG, Código da UA, situação / frequência) e print da tela do BFE.
Lembrando que a ausência da digitação da frequência e a digitação em PV divergente, ocasiona o bloqueio de pagamento. Importante atentar-se ao PV que está ativo no BFE / PAPC / SED > FUNCIONAL > CONV FAZENDA. Atentar-se à digitação da frequência, respeitando a data limite.
ATENÇÃO: a digitação da frequência é referente ao mês de JULHO de 2025.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA – FREQUÊNCIA
Lembramos que, em casos de ocorrência de ausência, licença, auxílios ou qualquer outro tipo de situação ou afastamento envolvendo um servidor com exercício em mais de uma unidade escolar, as informações devem ser imediatamente notificadas a unidade escolar sede de classificação ou as demais unidades escolares em que o servidor ministra aulas para que não ocorra descumprimento de suas obrigações legais em relação a frequência e ocorrências a qual faz jus, conforme legislação, e para que sejam adotados os tramites de atualização do sistema ou demais regularizações necessárias a cada situação, como abertura de processos ou regularização de frequência dos servidores.
O Boletim de Ocorrência deve ser encaminhado pela Unidade Escolar sede de exercício até o terceiro dia útil do mês seguinte a frequência e ocorrência, para que todos os prazos e inclusões sejam devidamente realizados pela Unidade Escolar sede de classificação. Dessa forma, referente as aulas eventuais ministradas e ocorrências do mês de Julho, encaminhar o B.O. até 05/08/2025 para a Unidade Escolar sede de classificação.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino