Processo Seletivo Simplificado de Docentes para atuar na Rede Estadual em 2022


Processo Seletivo Simplificado – Banco de Talentos

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado de Docentes para atuar na Rede Estadual em 2022. Quanto a esse processo, a Comissão de Atribuição de Classes e Aulas e o CRH da DERLim informam:

Período de Inscrição: 30/09/2021 a 30/10/2021 na Plataforma Banco de Talentos;

É um processo para contratação temporária para ministrar aulas presenciais aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual de ensino.

Antes de acessar a plataforma para iniciar a inscrição, leia todas as orientações dispostas nesse comunicado.

A Inscrição não será realizada pela Diretoria de Ensino e sim pela SEDUC através de uma plataforma digital no Site:  https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br – OS CANDIDATOS NÃO DEVERÃO COMPARECER À DIRETORIA DE ENSINO.

A inscrição do candidato será realizada de forma auto declaratória, na plataforma Banco de Talentos, portanto as Informações complementares não constantes nesse comunicado ou no Edital, poderão ser solicitadas no menu inicial, acessando o Portal de Atendimento

A responsabilidade do acesso à plataforma e a inscrição são do próprio candidato; 

A constatação de falsidade, irregularidade ou inexatidão de dados ou documentos, ainda que verificadas posteriormente, acarretarão a eliminação do candidato do resultado do Processo Seletivo Simplificado e exclusão da classificação para o processo de atribuição de classes/aulas, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição. (portanto não declarar curso, formação, experiência ou outra informação que não possa posteriormente ser comprovada no momento da abertura do contrato)

 

Quem poderá se inscrever:

Candidatos à Contratação – Docentes sem nenhum vínculo ou inscrição no Estado;

Docentes do Cadastro Emergencial que não tenham contrato aberto em 2021;

Candidato à contratação com inscrição 2021 no Processo Seletivo Simplificado – Banco de Talentos, que não tiveram contrato celebrado, caso tenham interesse concorrer em 2022 e quiserem apresentar nova documentação (atualizar titulação ou tempo de experiência) ou não tenham confirmado inscrição até 08/10/2021 na SED, deverão participar do presente processo seletivo (fazer inscrição), caso não realizem a inscrição será confirmada com os dados da inscrição anterior;

Docentes que celebraram contrato em 2018 e que o mesmo estará ativo até dezembro de 2021 (caso seja prorrogada a vigência do contrato, prevalecerá a pontuação obtida na Inscrição realizada para o Processo de Atribuição de Classes e Aulas/2022, nos termos da Resolução SE 72/2020).

 

Para realização de sua inscrição siga as orientações abaixo:

Para compreensão e realização do processo de inscrição, bem para localização do endereço eletrônico a ser acessado, é necessário que o candidato leia na íntegra o Edital disponibilizado – Clique Aqui.

Acesse a Plataforma Banco de Talentos como indicado no Edital- https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br;

Separe os documentos para o preenchimento dos dados solicitados (está descrito no edital quais documentos são necessários);

Se tiver interesse em utilizar sistema de pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas, atentar para:

essa pontuação diferenciada será aferida conforme os critérios fixados no Decreto 63.979/2018;

Se for detectada falsidade da autodeclaração – clique aqui, estará sujeito (a) às penalidades legais, inclusive de eliminação deste processo seletivo, em qualquer fase, e de anulação da contratação, após procedimento administrativo regular, em que sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa;

Poderá ser convocado pela Comissão Especial de Processo Seletivo para apresentar-se pessoal ou remotamente, e/ou a apresentar documento idôneo, com foto, nos termos dos §§2º e 3º do art. 9º do Decreto 63.979/2018.

Para as dúvidas quanto aos dados solicitados no preenchimento da inscrição, poderá ser encaminhado por meio do Portal de Atendimento na própria plataforma;

Para auxiliar o candidato, encaminhamos algumas orientações, legislações e modelos de documentos:

O tempo de experiência e de serviço deve ter a data base de 30/06/2021 (até essa data, caso seja contado período posterior a essa data, inviabilizará a contratação);

O email informado deve ser válido e seguro, pois receberá confirmação por meio do mesmo (cuidado na hora da digitação);

Para títulos são considerados:

Mestrado e Doutorado – para constar na inscrição você deverá ter em mãos o Diploma desses cursos e os mesmos devem ser nas disciplinas da matriz curricular da Rede Estadual ou na área da Educação – Resolução SE nº 72/2020 – Clique Aqui;

Especialização ou Aperfeiçoamento: aperfeiçoamento (mínimo de 180 horas) e especialização (mínimo de 360 horas). Os cursos da EFAP não são considerados títulos para fins de pontuação no respectivo processo seletivo. Antes de inserir os cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, leia a legislação que define quais critérios para esses cursos – Deliberação CEE nº 108/2011 – Clique Aqui;

Na inserção de formação curricular da qualificação, seja da licenciatura, do bacharelado ou do Tecnólogo (nível Superior) que exija a contagem das 160 horas, buscar o amparo legal – Resolução SE nº 26/2016 e Indicação CEE nº 157/2016 – Clique Aqui. 

Caso ainda permaneça com dúvidas, na plataforma do processo seletivo há um Portal de Atendimento, favor consultar.

Modelo de documento para fins de comprovação tempo de experiência profissional como docente em educação básica que deverá ser apresentado na contratação – Clique Aqui.

 Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM