COMUNICADO DERLIM DE 31.08.2017

COMUNICADO DERLIM DE 31.08.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Programa Aprendizagem em Rede

     Solicitamos especial atenção ao boletim nº1. Anexo I

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Concurso Desafios Sustentáveis

    A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o apoio do Programa Nascentes, da Secretaria do Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, promove o Concurso de Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, que integra o Projeto Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo. Considerando a necessidade de construção de políticas públicas de forma participativa, o concurso tem o intuito de convidar alunos (as), professores (as), gestores (as) e demais profissionais envolvidos na Educação Básica e comunidade escolar a participar da iniciativa que visa contribuir com a conservação e preservação dos biomas do Estado de São Paulo.

    A proposta do concurso de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, que integra o Projeto Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo consiste em um processo de sensibilização e mobilização dos (as) alunos (as), professores (as), gestores (as) e comunidade escolar acerca da realidade socioambiental. A partir dos temas geradores: biodiversidade, água, energia, consumo e resíduos, as equipes de alunos (as) e os respectivos professores (as) orientadores (as) são convidados a elaborarem aplicativos que dialoguem com o tema proposto, e que tenham relevância em suas comunidades escolares. Espera-se com essa iniciativa que os participantes se envolvam com os conteúdos abordados no currículo escolar, de forma interativa, dinâmica, atrativa e lúdica.

      Para mais informações acesse: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=0103.

2. Assunto: A escolha dos Livros Didáticos do PNLD 2018 já Começou!

    Já começou o período de escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018 para atendimento a alunos e professores do Ensino Médio!

    De 28 de agosto a 04 de setembro de 2017 os diretores das escolas participantes poderão registrar as coleções escolhidas pelos professores, para serem utilizadas nos anos de 2018, 2019 e 2020.

     A orientação técnica realizada no dia 18/agosto, por Streaming, pela equipe dos Programas de Livros – CEFAF/CGEB, está disponível em www.rededosaber.sp.gov.br.

     O processo de escolha abrange as seguintes etapas:

     – Análise do Guia de Livros Didáticos PNLD 2018, disponível no portal do FNDE, em reunião com a equipe pedagógica e os professores;

     – Escolha das melhores opções para a escola;

     – Registro das decisões da reunião na Ata da Escolha;

     – Registro das coleções no sistema PDDE Interativo, em pddeinterativo.mec.gov.br;

     – Impressão do comprovante da escolha e sua disponibilização aos envolvidos.

     Para maiores informações, acesse o site www.fnde.gov.br >> Programas >> PNLD – Livro Didático >> Escolha PNLD 2018 ou o portal da SEE, em www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2018.

 

3. Assunto: Pesquisa para Subsidiar as Propostas de Formação para Professores de Inglês

    Com o objetivo de subsidiar as propostas de formação para professores de inglês da rede, disponibilizamos formulário online, inicialmente, para as escolas de anos finais e ensino médio, para ser respondido pelos professores de Língua Inglesa de cada unidade escolar.

    O formulário tem a finalidade de coletar informações com o intuito de desenvolver vídeos para a formação continuada do docente de língua inglesa. A elaboração de vídeos por parte da equipe do Currículo de LEM tem por objetivo colaborar com o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa na rede pública estadual. Os vídeos serão produzidos por especialistas no ensino de inglês e contarão com a experiência dos profissionais da nossa rede de ensino.

     Assim, segue abaixo o link para ser acessado, preenchido e enviado pelos professores de língua inglesa das escolas até 11/09/2017.

    https://goo.gl/forms/s3CzzRcHFzv6hqCZ2

4. Assunto: Inscrições no Concurso de Redação da Defensoria Pública da União “Mais Direitos, Menos Grades! ”

    O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), do Centro de Atendimento Especializado (CAESP), da CGEB, da Secretaria de Educação do Estado, informa a todas Unidades Escolares que as inscrições do 3º Concurso de Redação “Mais Direitos, Menos Grades! ”, promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), voltado a todos os alunos e escolas das redes públicas de ensino, foram prorrogadas até o dia 29/09/2017.

  1. A inscrição deve ser realizada pela unidade escolar no site: http://www.dpu.def.br/concursoderedacao

    As orientações gerais sobre o concurso já foram transmitidas em Informação no Comunicado DERLIM de 26.07.2017, bem como as orientações específicas para inscrição, pela escola vinculadora, das redações dos alunos matriculados em classes de EJA, no sistema prisional e em classes de Ensino Fundamental e Médio na Fundação CASA.

     Pedimos que realizem ampla divulgação desta informação e fomentem a participação dos alunos

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Evolução Funcional

   Prezados (as) Senhores (as) Diretores de Escola e Gerentes de Organização Escolar,

   Favor se atentar ao Comunicado enviado em 29/08/2017, no qual está especificado que o Mandado de Segurança nº 0030038-21.2009.8.26.0053 garante o direito a Evolução Funcional, nos termos do artigo 15 da LC 888/2000, aos servidores admitidos para o Quadro de Apoio Escolar – QAE com base na Lei nº 500/74 (CAT F – ATIVOS), pois a referida LC contemplava apenas os servidores QAE Efetivos (Concursados).

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino