COMUNICADO DERLIM DE 31.05.2017

COMUNICADO DERLIM DE 31.05.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Edital Tornado Sem Efeito – Atribuição Vaga de Diretor

     Prezados,

     Informamos que o Edital 07/2017 foi tornado sem efeito, conforme publicação no DOE de 31/05/2017.

     Portanto, não será realizada atribuição de 01 cargo vago de Diretor de Escola no dia 01/06/2017.

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Curso de Ingressantes – Etapa I

     Caro (a) Diretor (a),

     A Diretoria de Ensino – Região de Limeira irá oferecer o Encontro Presencial do Curso de Formação de Ingressantes – Etapa I – 5ª edição para PEB II em duas turmas, dia 07 de junho (quarta-feira) a partir das 19h00 ou dia 10 de junho (sábado) a partir das 8h30.

     Solicitamos que o Diretor indique para o professor cursista o link https://docs.google.com/forms/d/19Y0lY7gLMipz9etCr21HiJgjpTYU0d5l0DRexgbce8c/viewform?edit_requested=true para que possa optar por uma das turmas do encontro presencial. Caso o professor não faça opção, será enquadrado compulsoriamente na turma com menor número de cursistas.

     Prazo para fazer a opção: de 30 de maio até 1º de junho de 2017.

     Dar ciência ao professor por escrito da realização do Encontro Presencial, orientando que se trata de etapa obrigatória no processo de efetivação em cargo público.

 

2. Assunto: Boletim 170 – Curso Específico de Formação aos Ingressantes – PEB II: Professores com atividades pendentes ou insatisfatórias nos Módulos 1, 2 e 3 da Etapa 1 – Fundamentos Básicos – 5ª Edição! DE Limeira

     Senhores Diretores de Escola

     Senhores Gerentes de Organização Escolar e

     Membros da Comissão U.E. de Estágio Probatório

     Prezados (as):

     Solicitamos que atentem ao contido no boletim EFAP que segue em anexo I e de acordo com este, orientem seus professores sobre a importância do curso para professores ingressantes e necessidade de aprovação com sucesso no mesmo, pois tal curso é parte integrante do Estágio Probatório e condição para efetivação com estabilidade no serviço público.

    Orientamos que imprimam o boletim, colham a assinatura/ciência do professor e arquivem em seu prontuário.

    A equipe de Formação de Ingressantes.

 

3. Assunto: Sistema de Monitoramento do Programa Novo Mais Educação

     O Sistema de Acompanhamento e Monitoramento do Programa Novo Mais Educação (PNME) foi disponibilizado às escolas no dia 28/3/2017. Solicitamos que as escolas contempladas com os recursos do Programa realizem os devidos cadastros neste sistema até o dia 30/6/2017.

     Após essa data, o sistema permanecerá aberto para os registros necessários, tendo em vista o monitoramento do PNME. Os cadastros realizados neste sistema, até o dia 30/6/2017, possibilitarão ao Ministério da Educação ‐ MEC conhecer a real situação quantitativa de escolas, turmas e alunos atendidos pelo Programa.

     Registramos que o não preenchimento dos dados no Sistema, até o prazo de 30 de junho pela escola participante do Programa Novo Mais Educação, resultará no não recebimento da 2ª parcela do recurso do Programa.

     Tutorial para acesso ao sistema CAED:

     Lembramos que o acesso ao Sistema deve ser feito por meio do PDDE Interativo. Na aba NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o usuário deve clicar em “PRINCIPAL” para visualizar o Sistema de Monitoramento do PNME. Clicando no Sistema de Monitoramento, será redirecionado para o portal criado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAED, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Se não ocorrer o redirecionamento, é preciso desbloquear os pop‐ups na barra de endereços (canto superior direito do site).

     Dúvidas relativas ao preenchimento das abas do sistema podem ser sanadas pelo telefone 0800 7273142 ou pelo e‐mail suportenovomaiseducacao@caed.ufjf.br, ambos do CAED‐Digital.

 

 

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Inscrições Prêmio Mario Covas 12ª Edição

     Contamos, com a preciosa colaboração de todos, no sentido de estimular e fomentar a participação de nossos profissionais na apresentação de suas boas iniciativas e práticas, no Prêmio Mario Covas- 12ª Edição.

      O Prêmio Mario Covas reconhece, anualmente, as melhores práticas de gestão pública no âmbito estadual e municipal. Seu objetivo é destacar ações inovadoras que introduzam ou aprimorem uma prática de modo a gerar melhorias nos processos organizacionais ou na prestação de serviços públicos, motivando os servidores e valorizando os trabalhos por eles desenvolvidos, bem como divulgar esses trabalhos e possibilitar a troca de experiências. O Prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pela Unidade de Desenvolvimento e Melhoria das Organizações – UDEMO, da Secretaria de Planejamento e Gestão – SPG.

     As inscrições já estão em vias de fechamento, temos até o dia 15 de junho de 2017 para realizá-las, no www.premiomariocovas.sp.gov.br . Não há cobrança de taxa de inscrição, o que queremos mesmo é dar visibilidade ao trabalho de excelência dos nossos profissionais da Rede.

       Leiam atentamente o regulamento, é simples e esclarecedor.

       Reiteramos, de acordo com o regulamento vigente, que as iniciativas vencedoras receberão:

      I – um Troféu Mario Covas;

      II – certificados individuais de premiação;

      III – um prêmio a ser definido pelo Comitê Gestor e informado oportunamente;

·         Os Vencedores serão conhecidos por meio de:

I – divulgação do Projeto Vencedor no site do Prêmio Mario Covas da Secretaria do Planejamento e Gestão e da Fundação Mario Covas; e

II – divulgação do Projeto Vencedor no canal da Escola de Governo e Administração Pública – EGAP da Secretaria de Planejamento e Gestão – SPG.

·         Todos os concorrentes receberão:

I – certificados de participação;

II – relatório de avaliação.

 

     Certa de que despontaremos como excelência no referido Prêmio.

     Agradecemos imensamente o empenho.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Avaliação Multiprofissional

     Segue em anexo II material utilizado na OT Educação Especial à luz das Diretrizes Nacionais e Deliberações Estaduais.

2. Assunto: Divulgação de Curso on-line e Gratuito sobre Astronomia

    Estão abertas as inscrições para o curso O Sistema Solar, ofertado na modalidade de Educação a Distância pelo Observatório Nacional. Trata-se de uma proposta gratuita que tem como objetivo difundir, atualizar e socializar conhecimentos científicos. A carga horária será de 120 horas, tendo início em 03 de julho de 2017 e encerramento em 13 de novembro de 2017. Não há pré-requisitos, nem limite de vagas.

    Para realizar sua inscrição, acesse o link: https://daed.on.br/moodle/ead-2017/index.php?page=cadastro.

    Para mais informações sobre os cursos, acesse o link: https://daed.on.br/moodle/ead-2017/index.php?page=informacoes ou entre em contato com a Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional (DIAED/ON) pelo e-mail daed@on.br.

    Em caso de dúvidas sobre o comunicado, entre em contato com Renata C. de Andrade Oliveira (Equipe de Física) por e-mail renata.andrade@educacao.sp.gov.br ou por telefone (11) 3351-0126.    Notificamos que a participação é por adesão e que o curso não é homologado pela EFAP/SEESP, portanto não é válido para evolução funcional.

3.  Assunto: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP-2017 – Provas da 1ª Fase

      A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e conta com o apoio da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

     Em 2017, as Provas da 1ª Fase serão aplicadas no dia 06 de junho, terça-feira, em todas as escolas inscritas.

     Apresentamos a seguir, informações importantes do projeto e convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a OBMEP.

     Segue Link do Vídeo: “Informações sobre a 1ª fase OBMEP 2017” (copiar o link abaixo e colar no Internet Explorer que o vídeo abrirá automaticamente) http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/R47708_24_05_2017_OBMEP_AULA_01.wmv

4. Assunto: 15ª Edição da Avaliação da Aprendizagem em Processo 

   A   Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP é um instrumento que apoia as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas do currículo nas unidades escolares, além de diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata. Ela é referenciada pelos conteúdos e habilidades constantes na Matriz de Avaliação Processual – MAP, para todos os anos e séries.

   Para tanto, nesta 15ª edição da AAP, cuja aplicação acontecerá no período de 05 a 09 de junho de 2017, foram realizadas atualizações no texto dos descritores de algumas habilidades de Língua 
Portuguesa, buscando facilitar a prática pedagógica em sala de aula e, também, para atender às observações pertinentes solicitadas pelos profissionais da rede estadual. 
Essas atualizações estão detalhadas no documento Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo – Língua Portuguesa, anexo III, disponível também na Plataforma Foco Aprendizagem junto com a MAP.  Segue também no anexo IV Recomendações de Língua Portuguesa – Caderno do Professor também disponível na Intranet – Biblioteca CIMA.

5. Assunto:  ALICC – Campanha Escolar 2017 “ Seja uma gota de esperança”

    Atenção Escolas de Limeira!

    Conforme instrução da ALICC a devolução do material pelas Escolas Estaduais ocorria na Diretoria de Ensino sob a responsabilidade da servidora Catarina Deperon Garro. Informamos que a partir deste ano deverá ser encaminhado na sede da ALICC sob a responsabilidade do administrador Sr. José Breno Guimarães ou Kelly Oliveira, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

    Sugerimos que antes de dirigir-se a entidade a unidade escolar entre em contato com os profissionais, agendando horário para os acertos e respeitando rigorosamente ao prazo estipulado para a realização da campanha.

6. Assunto: 5ª Edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP)

    Estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP). Nesta edição podem participar professores e estudantes matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. Os projetos devem ser inscritos nas Diretorias de Ensino na fase de seletiva regional. Com o intuito de ampliar o número de participações, solicitamos que divulguem para todas as Unidades Escolares o Cartaz Digital disponível no link: https://drive.google.com/open?id=0B3IIBO58VuuFMXBkUUJLYUFHbG8.

     Para consultar as informações detalhadas e o cronograma, acesse o Regulamento disponível no link: https://drive.google.com/open?id=0B3IIBO58VuuFN0tpNUg1ZVpsbjA.

     Aproveite também para conhecer a homepage da FeCEESP: http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias.