COMUNICADO DERLIM DE 19.05.2017
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: OT “Formação para Diretor e Vice-Diretor” – Programa de Ensino Integral
Prezados Diretores (as) das escolas do Programa de Ensino Integral.
O grupo de trabalho da Diretoria de Ensino realizará a Orientação Técnica “Formação para Diretor e Vice-Diretor”, como segue abaixo:
Dias: 23/05/2017 (terça feira) e 24/05/2017 (quarta feira).
Horário: das 8h30 às 17h30.
Local: Diretoria de Ensino de Limeira.
Público alvo: Diretores e Vice-Diretores das Escolas do PEI.
Local: Diretoria de Ensino de Limeira – R. Prof. Octaviano José Rodrigues, 1225 – Jd. São Manoel, Limeira – SP, CEP – 13.480-490.
Material que deverá ser trazido para a formação (textos em Anexo I):
1- Gestão Democrática e participativa – Heloísa Lück. (Solicitamos que a leitura deste texto seja realizada previamente)
2- Autoridade autoritária – Telma Pileggi Vinha.
O café será uma ação coletiva, portanto solicitamos a costumeira organização e colaboração de todos.
Grupo de Trabalho do PEI.
NÚCLEO DE APOIO – NA
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Processos Eleitorais das Categorias Funcionais da Rede
Retransmitimos Comunicado EXTERNO SAREG nº 038/2017.
As entidades representativas das categorias funcionais da rede pública estadual de ensino promovem, regularmente, processos eleitorais.
Em vista disso, e com base no pressuposto da gestão democrática da Educação, a orientação da pasta é de que a realização das atividades, referentes a esses processos sejam autorizadas, ficando as direções das escolas responsáveis por orientar os participantes a terem bom senso e respeitarem a ordem e, principalmente, o resguardo dos interesses dos estudantes, destinatários das políticas públicas educacionais.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Projeto Gestão Democrática
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ENCONTRO LOCAL
1 – RESULTADOS ESPERADOS DO ENCONTRO LOCAL
O Encontro Local é a atividade de culminância da Etapa Local. Cada escola deve organizar um Encontro Local logo após a realização dos Encontros Preparatórios, com o propósito de alcançar os seguintes resultados:
1.1 – Produtos
- Conjunto de propostas práticas para o aprimoramento de atitudes, procedimentos e regulamentos relacionados à gestão democrática no nível das escolas e da rede;
- Conjunto de propostas práticas para aprimoramento dos espaços de participação: Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres;
- Conjunto de ações concretas a serem realizadas pela própria escola para melhoria da gestão democrática no seu cotidiano.
1.2 – Mudanças Esperadas
- Gestores mais abertos e comunidades escolares mais engajadas em discussões e ações relacionadas à gestão democrática;
- Comunidades escolares sensibilizadas para incorporar atitudes mais empáticas, generosas, inclusivas, respeitosas e participativas no seu cotidiano;
- Escolas mais abertas e instrumentalizadas para incorporar práticas de gestão democrática;
- Estudantes mais conscientes e preparados para participar de processos democráticos dentro e fora da escola;
- Servidores da Secretaria Estadual de Educação mais atentos e instrumentalizados para incorporar atitudes e procedimentos mais democráticos na sua relação com a rede.
2 – ESTRUTURA DO ENCONTRO LOCAL
Período: Após a realização dos Encontros Preparatórios, as escolas terão até a última semana do mês de maio para realizar o Encontro Local, sendo que na nossa Diretoria estamos flexibilizando para até o dia 10/06.
Duração: 3 horas e 30 minutos.
Local: Espaço amplo em que caibam todos os participantes para as sessões em plenária e salas anexas para realização dos trabalhos em grupo. (Caso não haja salas disponíveis, os trabalhos de grupo podem ser realizados no mesmo espaço das plenárias.)
Organização: O Encontro Local deve ser conduzido pelos integrantes da Comissão Organizadora.
Participantes do Encontro Local:
- Recomendados: Supervisor de Ensino ou PCNP, Equipe Gestora, GOE ou AOE, Representante dos Professores, Representantes de Classe, Integrantes do Grêmio Estudantil, do Conselho de Escola e da APM.
- Representantes Indicados por Segmento: A cada Encontro Preparatório, os participantes devem eleger um ou dois representantes para participar do Encontro Local. Assim sendo, também deverão participar da atividade professores, servidores, pais/responsáveis e parceiros da comunidade. Os representantes devem ser escolhidos com base nos seguintes critérios:
- Envolvimento com a elaboração das propostas durante os Encontros Preparatórios;
- Facilidade de dialogar com seus pares e com representantes de outros segmentos da escola;
- Interesse pelo tema da gestão democrática;
- Disponibilidade de tempo.
Sugere-se que o total de participantes do Encontro Local varie entre 50 e 60 pessoas, de acordo com o porte da escola. Recomenda-se a busca de equilíbrio na representação dos diversos segmentos da comunidade escolar, bem como na quantidade de adultos e de estudantes.
Vale lembrar que esse encontro tem a função de integrar e aprofundar propostas elaboradas com a participação de toda a comunidade escolar durante os Encontros Preparatórios. Portanto, para que seja produtivo, é melhor que não envolva um grupo muito extenso de pessoas.
Assim que todos os participantes forem definidos, recomenda-se a elaboração de uma lista de presença com o nome de todos, a ser assinada à entrada do Encontro Local. Anexo II.
3 – PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO LOCAL
Atividades |
Encontro Local |
Tempo |
Atividade 1 |
Boas-Vindas |
15 minutos |
Atividade 2 |
Reflexão sobre o Diagnóstico |
45 minutos |
Atividade 3 |
Elaboração de Propostas |
60 minutos |
Atividade 4 |
Partilha de Propostas |
60 minutos |
Atividade 5 |
Próximos Passos |
30 minutos |
4 – ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
- A Comissão Organizadora é quem media as atividades do Encontro Local;
- Para uma melhor compreensão sobre como organizar o Encontro, é imprescindível a leitura do “Material de Apoio 2 – Encontro Local”. Anexo III.
- A Comissão Organizadora deve preparar previamente os instrumentos que serão utilizados no Encontro Local, na ordem e quantidade certa, para que não haja imprevistos. Recomenda-se que a Lista de Presença (instrumento 1) seja preparada com a inclusão dos nomes dos participantes que foram indicados por ocasião dos Encontros Preparatórios.
- Na Atividade 1, de boas-vindas, a Comissão Organizadora retoma com os participantes:
- os objetivos e as etapas do Projeto Gestão Democrática;
- os objetivos e as etapas do Encontro Local;
- a agenda da atividade do dia e
- esclarecimento das dúvidas que houver.
- Uma sugestão: exibir o vídeo 3, sobre o Projeto Gestão Democrática, que trata especificamente do Encontro Local. Disponível no link:
https://drive.google.com/open?id=0B1QkW0WmNRipLVY1dkxSa3NmTGM
- Na Atividade 2, a Comissão Organizadora deve proporcionar aos participantes uma análise aprofundada dos resultados dos questionários preenchidos pela Escola, Além de apresentar uma lista preliminar dos desafios que foram elencados nos Encontros Preparatórios.
- (Atividade 3): após discussão sobre o diagnóstico e os desafios, os participantes devem, em plenária, priorizar 10 desafios que precisam ser solucionados nas atitudes, processos e regulamentos da Escola e até mesmo na Rede Estadual de Educação. (Neste momento, utilizar as fichas de propostas que foram preenchidas nos Encontros Preparatórios). Recomenda-se que priorizem os desafios que tenham mais impacto no cotidiano da Comunidade Escolar, especialmente no engajamento e na aprendizagem dos estudantes.
- Após a priorização dos 10 desafios (lista-los no instrumento 3), os participantes se organizarão em grupos de + 5 membros, misturando representantes de todos os segmentos. Cada grupo irá trabalhar com um dos 10 desafios elencados e, com o auxílio das fichas correlatas preenchidas nos Encontros Preparatórios, irá preencher a Ficha de Propostas da Escola (instrumento 4). Havendo possibilidade, recomenda-se que os grupos se reúnam em locais diferentes, para facilitar a concentração.
- (Atividade 4): todos os grupos devem, ao final, apresentar as propostas em plenária, para que sejam ratificadas.
- (Atividade 5): para finalizar, os participantes, um a um, devem avaliar o Encontro e definir os próximos passos, respondendo:
- Uma palavra para expressar o que foi bom;
- Uma palavra para expressar o que poderia ser melhor;
- Uma frase para expressar o que podemos fazer já.
- A Comissão preenche a Ficha de Avaliação (instrumento 5) e a Ficha de Próximos Passos (instrumento 6).
5 – APÓS O ENCONTRO LOCAL:
- A Comissão Organizadora deverá se reunir, mais uma vez, para incorporar as sugestões que fizerem sentido, elaborando a versão final das propostas, que devem ser penduradas no mural da escola, para que todos os interessados possam conhecer o produto final dos seus esforços. Sugere-se ainda que as propostas finais sejam apresentadas em reuniões de ATPC, Conselho de Escola, APM, Grêmio, entre outras.
Entregar na Diretoria de Ensino de Limeira, impreterivelmente, os seguintes documentos até o dia 14/06/2017:
- Versão final do Encontro Local, contendo em anexo:
- Lista De Presença, assinada por todos os participantes (instrumento 1);
- Lista dos desafios prioritários (instrumento 3);
- Fichas de propostas – Todas as que foram produzidas no Encontro Local (Instrumento 4);
- Ficha de avaliação do Encontro (instrumento 5) e
- Ficha dos próximos passos (instrumento 6).
2. Assunto: Divulgação do V Concurso de Redação do Hospital de Câncer de Barretos
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulga o V Concurso de Redação do Hospital do Câncer de Barretos com o tema “Tabagismo: Qual a verdade sobre o câncer por trás da fumaça”. Criado pelo NEC – Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Câncer de Barretos, que através do Programa de Educação em Saúde oferece, especificamente, às escolas, vários projetos de prevenção e de implantação da cultura do autocuidado, dentre eles está o Concurso de Redação que busca estimular alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais da Rede de Ensino do Estado de São Paulo.
No site https://www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacao-nec, estão disponíveis o regulamento do Concurso de Redação, materiais didáticos (artigos e vídeos produzidos pelo Hospital de Câncer de Barretos), além de vários outros instrumentos em que o participante terá acesso para elaborar a redação.
As escolas enviarão as redações selecionadas (segundo os critérios estabelecidos no Regulamento do Concurso) às suas respectivas Diretorias Regionais de Ensino.
A seleção final ocorrerá no Hospital de Câncer de Barretos e será realizada por uma comissão composta de pesquisadores do hospital e de educadores da Diretoria Regional de Ensino de Barretos, além de possíveis convidados.
O primeiro finalista, bem como o seu professor orientador, receberá um notebook. Os demais finalistas receberão um tablet. As redações serão publicadas no site do Hospital de Câncer de Barretos https://www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacao-nec
Para conhecer o concurso e acessar as orientações assistam as videoaulas através dos links abaixo:
Bloco 1
http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CONCURSO_REDACAO_24_04_2017_BL_01.wmv
Bloco 2
http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CONCURSO_REDACAO_24_04_2017_BL_02.wmv
Bloco 3
http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CONCURSO_REDACAO_24_04_2017_BL_03.wmv
Para acessar é necessário copiar o link e colar no navegador “Internet Explorer”. Outras informações estão disponíveis no site https://www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacaonec, ou ainda, pelo e-mail: concursoderedacaohcb@gmail.com e telefone (17) 3321-6600 Ramal 6801 – Núcleo de Educação em Câncer (NEC) – Hospital de Câncer de Barretos:
3. Assunto: Comunicado de Agendamento – Lembrete
Encaminhamos comunicado da Imprensa Oficial.
Prezado (a) Sr.(a),
Comunicamos que, no período de 22/05/2017 a 02/06/2017, a empresa Laser Brasil e/ou Tzar Logística, responsáveis pela logística de distribuição dos materiais didáticos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo entrará em contato com sua unidade escolar, através de e-mail e/ou telefone, para agendar a data/período de entrega.
É imprescindível que seja feita a conferência do material recebido, observando quantitativos, disciplinas e respectivas séries escolares, conforme especificado no folder “Facilite”.
Destacamos que o sucesso deste Projeto somente será possível com o recebimento dos livros por sua unidade escolar.
Todas as vias das guias de remessas das entregas deverão ser carimbadas e assinadas de forma legível pelo responsável no ato do recebimento.
Colocamo-nos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Contamos com a sua colaboração!
Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC
0800-0123401
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração – NAD
Fone 3404.2947/2948 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Geladeira para Remanejamento
A EE Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, município de Limeira, precisa com urgência de 01 geladeira para acondicionar os produtos perecíveis da merenda escolar, a escola que tiver para remanejar, entrar em contato com a Direção da Unidade Escolar através dos telefones (19) 3444-4474/ 3444-4470, lembrando que o frete fica por conta da Unidade Escolar interessada.
2. Assunto: MACA para Remanejamento
A Unidade Escolar que tiver uma MACA sem utilização e que possa remanejar, entrar em contato com o Núcleo Administrativo (NAD) da Diretoria de Ensino através do telefone (19) 3404-2948 – Carolina.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Recadastramento
Informamos que, até a data de hoje (19/05/2017), ainda não se recadastraram 146 servidores conforme Anexo IV.
Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/05/2017, impreterivelmente.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:
– Patricia Magri Granuzzio, Supervisora de Ensino – 20/05 (sábado)
– Jonatas Lima da Costa, Núcleo de Tecnologia – 20/05 (sábado)
– Ana Carolina Carvalho Felizi, Núcleo de Administração/CAF – 21/05 (domingo)