COMUNICADO DERLIM DE 19.05.2017

COMUNICADO DERLIM DE 19.05.2017

 

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: OT “Formação para Diretor e Vice-Diretor” – Programa de Ensino Integral

     Prezados Diretores (as) das escolas do Programa de Ensino Integral.

     O grupo de trabalho da Diretoria de Ensino realizará a Orientação Técnica “Formação para Diretor e Vice-Diretor”, como segue abaixo:

     Dias: 23/05/2017 (terça feira) e 24/05/2017 (quarta feira).

     Horário: das 8h30 às 17h30.

     Local: Diretoria de Ensino de Limeira.

     Público alvo: Diretores e Vice-Diretores das Escolas do PEI.

     Local: Diretoria de Ensino de Limeira –  R. Prof. Octaviano José Rodrigues, 1225 – Jd. São Manoel, Limeira – SP, CEP – 13.480-490.

     Material que deverá ser trazido para a formação (textos em Anexo I):

     1- Gestão Democrática e participativa – Heloísa Lück. (Solicitamos que a leitura deste texto seja realizada previamente)

     2- Autoridade autoritária – Telma Pileggi Vinha.

     O café será uma ação coletiva, portanto solicitamos a costumeira organização e colaboração de todos.

     Grupo de Trabalho do PEI.

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Processos Eleitorais das Categorias Funcionais da Rede

     Retransmitimos Comunicado EXTERNO SAREG nº 038/2017.

     As entidades representativas das categorias funcionais da rede pública estadual de ensino promovem, regularmente, processos eleitorais.

     Em vista disso, e com base no pressuposto da gestão democrática da Educação, a orientação da pasta é de que a realização das atividades, referentes a esses processos sejam autorizadas, ficando as direções das escolas responsáveis por orientar os participantes a terem bom senso e respeitarem a ordem e, principalmente, o resguardo dos interesses dos estudantes, destinatários das políticas públicas educacionais.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Projeto Gestão Democrática

    ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ENCONTRO LOCAL

    1 – RESULTADOS ESPERADOS DO ENCONTRO LOCAL

    O Encontro Local é a atividade de culminância da Etapa Local. Cada escola deve organizar um Encontro Local logo após a realização dos Encontros Preparatórios, com o propósito de alcançar os seguintes resultados:

     1.1 – Produtos

  • Conjunto de propostas práticas para o aprimoramento de atitudes, procedimentos e regulamentos relacionados à gestão democrática no nível das escolas e da rede;
  • Conjunto de propostas práticas para aprimoramento dos espaços de participação: Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres;
  • Conjunto de ações concretas a serem realizadas pela própria escola para melhoria da gestão democrática no seu cotidiano.

      1.2 – Mudanças Esperadas

  • Gestores mais abertos e comunidades escolares mais engajadas em discussões e ações relacionadas à gestão democrática;
  • Comunidades escolares sensibilizadas para incorporar atitudes mais empáticas, generosas, inclusivas, respeitosas e participativas no seu cotidiano;
  • Escolas mais abertas e instrumentalizadas para incorporar práticas de gestão democrática;
  • Estudantes mais conscientes e preparados para participar de processos democráticos dentro e fora da escola;
  • Servidores da Secretaria Estadual de Educação mais atentos e instrumentalizados para incorporar atitudes e procedimentos mais democráticos na sua relação com a rede.

2 – ESTRUTURA DO ENCONTRO LOCAL

      Período: Após a realização dos Encontros Preparatórios, as escolas terão até a última semana do mês de maio para realizar o Encontro Local, sendo que na nossa Diretoria estamos flexibilizando para até o dia 10/06.

     Duração: 3 horas e 30 minutos.

     Local: Espaço amplo em que caibam todos os participantes para as sessões em plenária e salas anexas para realização dos trabalhos em grupo. (Caso não haja salas disponíveis, os trabalhos de grupo podem ser realizados no mesmo espaço das plenárias.)

     Organização: O Encontro Local deve ser conduzido pelos integrantes da Comissão Organizadora.

     Participantes do Encontro Local:

  • Recomendados: Supervisor de Ensino ou PCNP, Equipe Gestora, GOE ou AOE, Representante dos Professores, Representantes de Classe, Integrantes do Grêmio Estudantil, do Conselho de Escola e da APM.
  • Representantes Indicados por Segmento: A cada Encontro Preparatório, os participantes devem eleger um ou dois representantes para participar do Encontro Local. Assim sendo, também deverão participar da atividade professores, servidores, pais/responsáveis e parceiros da comunidade. Os representantes devem ser escolhidos com base nos seguintes critérios:
  • Envolvimento com a elaboração das propostas durante os Encontros Preparatórios;
  • Facilidade de dialogar com seus pares e com representantes de outros segmentos da escola;
  • Interesse pelo tema da gestão democrática;
  • Disponibilidade de tempo.

      Sugere-se que o total de participantes do Encontro Local varie entre 50 e 60 pessoas, de acordo com o porte da escola. Recomenda-se a busca de equilíbrio na representação dos diversos segmentos da comunidade escolar, bem como na quantidade de adultos e de estudantes.

      Vale lembrar que esse encontro tem a função de integrar e aprofundar propostas elaboradas com a participação de toda a comunidade escolar durante os Encontros Preparatórios. Portanto, para que seja produtivo, é melhor que não envolva um grupo muito extenso de pessoas.

      Assim que todos os participantes forem definidos, recomenda-se a elaboração de uma lista de presença com o nome de todos, a ser assinada à entrada do Encontro Local. Anexo II.

      3 – PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO LOCAL

 Atividades

Encontro Local

Tempo

Atividade 1

Boas-Vindas

15 minutos

Atividade 2

Reflexão sobre o Diagnóstico

45 minutos

Atividade 3

Elaboração de Propostas

60 minutos

Atividade 4

Partilha de Propostas

60 minutos

Atividade 5

Próximos Passos

30 minutos

4 – ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

  • A Comissão Organizadora é quem media as atividades do Encontro Local;
  • Para uma melhor compreensão sobre como organizar o Encontro, é imprescindível a leitura do “Material de Apoio 2 – Encontro Local”. Anexo III.
  • A Comissão Organizadora deve preparar previamente os instrumentos que serão utilizados no Encontro Local, na ordem e quantidade certa, para que não haja imprevistos. Recomenda-se que a Lista de Presença (instrumento 1) seja preparada com a inclusão dos nomes dos participantes que foram indicados por ocasião dos Encontros Preparatórios.
  • Na Atividade 1, de boas-vindas, a Comissão Organizadora retoma com os participantes:
  • os objetivos e as etapas do Projeto Gestão Democrática;
  • os objetivos e as etapas do Encontro Local;
  • a agenda da atividade do dia e
  • esclarecimento das dúvidas que houver.
  • Uma sugestão: exibir o vídeo 3, sobre o Projeto Gestão Democrática, que trata especificamente do Encontro Local. Disponível no link:

https://drive.google.com/open?id=0B1QkW0WmNRipLVY1dkxSa3NmTGM

  • Na Atividade 2, a Comissão Organizadora deve proporcionar aos participantes uma análise aprofundada dos resultados dos questionários preenchidos pela Escola, Além de apresentar uma lista preliminar dos desafios que foram elencados nos Encontros Preparatórios.
  • (Atividade 3): após discussão sobre o diagnóstico e os desafios, os participantes devem, em plenária, priorizar 10 desafios que precisam ser solucionados nas atitudes, processos e regulamentos da Escola e até mesmo na Rede Estadual de Educação. (Neste momento, utilizar as fichas de propostas que foram preenchidas nos Encontros Preparatórios). Recomenda-se que priorizem os desafios que tenham mais impacto no cotidiano da Comunidade Escolar, especialmente no engajamento e na aprendizagem dos estudantes.
  • Após a priorização dos 10 desafios (lista-los no instrumento 3), os participantes se organizarão em grupos de + 5 membros, misturando representantes de todos os segmentos. Cada grupo irá trabalhar com um dos 10 desafios elencados e, com o auxílio das fichas correlatas preenchidas nos Encontros Preparatórios, irá preencher a Ficha de Propostas da Escola (instrumento 4). Havendo possibilidade, recomenda-se que os grupos se reúnam em locais diferentes, para facilitar a concentração.
  • (Atividade 4): todos os grupos devem, ao final, apresentar as propostas em plenária, para que sejam ratificadas.
  • (Atividade 5): para finalizar, os participantes, um a um, devem avaliar o Encontro e definir os próximos passos, respondendo:
  • Uma palavra para expressar o que foi bom;
  • Uma palavra para expressar o que poderia ser melhor;
  • Uma frase para expressar o que podemos fazer já.
  • A Comissão preenche a Ficha de Avaliação (instrumento 5) e a Ficha de Próximos Passos (instrumento 6).

 

5 – APÓS O ENCONTRO LOCAL:

  • A Comissão Organizadora deverá se reunir, mais uma vez, para incorporar as sugestões que fizerem sentido, elaborando a versão final das propostas, que devem ser penduradas no mural da escola, para que todos os interessados possam conhecer o produto final dos seus esforços. Sugere-se ainda que as propostas finais sejam apresentadas em reuniões de ATPC, Conselho de Escola, APM, Grêmio, entre outras.

Entregar na Diretoria de Ensino de Limeira, impreterivelmente, os seguintes documentos até o dia 14/06/2017:

  • Versão final do Encontro Local, contendo em anexo:
  • Lista De Presença, assinada por todos os participantes (instrumento 1);
  • Lista dos desafios prioritários (instrumento 3);
  • Fichas de propostas – Todas as que foram produzidas no Encontro Local (Instrumento 4);
  • Ficha de avaliação do Encontro (instrumento 5) e
  • Ficha dos próximos passos (instrumento 6).

 

2. Assunto: Divulgação do V Concurso de Redação do Hospital de Câncer de Barretos

    A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulga o V Concurso de Redação do Hospital do Câncer de Barretos com o tema “Tabagismo: Qual a verdade sobre o câncer por trás da fumaça”. Criado pelo NEC – Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Câncer de Barretos, que através do Programa de Educação em Saúde oferece, especificamente, às escolas, vários projetos de prevenção e de implantação da cultura do autocuidado, dentre eles está o Concurso de Redação que busca estimular alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais da Rede de Ensino do Estado de São Paulo.

     No site https://www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacao-nec, estão disponíveis o regulamento do Concurso de Redação, materiais didáticos (artigos e vídeos produzidos pelo Hospital de Câncer de Barretos), além de vários outros instrumentos em que o participante terá acesso para elaborar a redação.

     As escolas enviarão as redações selecionadas (segundo os critérios estabelecidos no Regulamento do Concurso) às suas respectivas Diretorias Regionais de Ensino.

     A seleção final ocorrerá no Hospital de Câncer de Barretos e será realizada por uma comissão composta de pesquisadores do hospital e de educadores da Diretoria Regional de Ensino de Barretos, além de possíveis convidados.

     O primeiro finalista, bem como o seu professor orientador, receberá um notebook. Os demais finalistas receberão um tablet. As redações serão publicadas no site do Hospital de Câncer de Barretos https://www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacao-nec

     Para conhecer o concurso e acessar as orientações assistam as videoaulas através dos links abaixo:

     Bloco 1

     http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CONCURSO_REDACAO_24_04_2017_BL_01.wmv

     Bloco 2

     http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CONCURSO_REDACAO_24_04_2017_BL_02.wmv

     Bloco 3

     http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CONCURSO_REDACAO_24_04_2017_BL_03.wmv

    Para acessar é necessário copiar o link e colar no navegador “Internet Explorer”. Outras informações estão disponíveis no site https://www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacaonec, ou ainda, pelo e-mail: concursoderedacaohcb@gmail.com e telefone (17) 3321-6600 Ramal 6801 – Núcleo de Educação em Câncer (NEC) – Hospital de Câncer de Barretos:

3. Assunto: Comunicado de Agendamento – Lembrete

    Encaminhamos comunicado da Imprensa Oficial.

Prezado (a) Sr.(a),

Comunicamos que, no período de 22/05/2017 a 02/06/2017, a empresa Laser Brasil e/ou Tzar Logística, responsáveis pela logística de distribuição dos materiais didáticos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo entrará em contato com sua unidade escolar, através de e-mail e/ou telefone, para agendar a data/período de entrega.

É imprescindível que seja feita a conferência do material recebido, observando quantitativos, disciplinas e respectivas séries escolares, conforme especificado no folder “Facilite”.

Destacamos que o sucesso deste Projeto somente será possível com o recebimento dos livros por sua unidade escolar.

Todas as vias das guias de remessas das entregas deverão ser carimbadas e assinadas de forma legível pelo responsável no ato do recebimento.

Colocamo-nos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Contamos com a sua colaboração!

Atenciosamente,

Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC

0800-0123401

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração – NAD

Fone 3404.2947/2948 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Geladeira para Remanejamento 

A EE Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, município de Limeira, precisa com urgência de 01 geladeira para acondicionar os produtos perecíveis da merenda escolar, a escola que tiver para remanejar, entrar em contato com a Direção da Unidade Escolar através dos telefones (19) 3444-4474/ 3444-4470, lembrando que o frete fica por conta da Unidade Escolar interessada.

 

 

2. Assunto: MACA para Remanejamento

A Unidade Escolar que tiver uma MACA sem utilização e que possa remanejar, entrar em contato com o Núcleo Administrativo (NAD) da Diretoria de Ensino através do telefone (19) 3404-2948 – Carolina.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Recadastramento

     Informamos que, até a data de hoje (19/05/2017), ainda não se recadastraram 146 servidores conforme Anexo IV.

     Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/05/2017, impreterivelmente.

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Patricia Magri Granuzzio, Supervisora de Ensino – 20/05 (sábado)

– Jonatas Lima da Costa, Núcleo de Tecnologia – 20/05 (sábado)

– Ana Carolina Carvalho Felizi, Núcleo de Administração/CAF – 21/05 (domingo)