COMUNICADO DERLIM DE 16.10.2017

COMUNICADO DERLIM DE 16.10.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto Assunto: Curso de Professores Ingressantes – PEB II

    Caro (a) Diretor (a),

    A Diretoria de Ensino – Região de Limeira irá oferecer o Encontro Presencial do Curso de Formação de Ingressantes em duas turmas, dia 18 de outubro (quarta-feira) a partir das 19h00 e dia 28 de outubro (sábado) a partir das 8h30, conforme as inscrições dos cursistas na plataforma disponibilizada pela DERLim, entre os dias 04 a 10 de outubro.

     Foi solicitado aos Diretores de Escola que dessem ciência ao professor, por escrito, orientando que se trata de etapa obrigatória no processo de efetivação em cargo público.

     Nos casos em que o professor não fez sua opção, este foi enquadrado compulsoriamente na turma com menor número de cursistas, conforme orientação prévia publicada nos Comunicados DERLim de 04 e 06 de outubro de 2017.

     Encaminhamos, Anexo I, portanto, a lista final das turmas dos dias 18/10 e 28/10, sobre a qual solicitamos a devida ciência dos interessados.

    Cordialmente,

    A comissão de formação de ingressantes.

 

 

2. Assunto: SARESP 2017

    Em conformidade com a Resolução SE 39, de 19/09/2017, que dispõe sobre a aplicação de provas relativas ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp/2017, agendada para os dias 08 e 09 /11, solicitamos à Equipe Gestora que realize um trabalho de ampla divulgação entre os alunos, com a participação do Grêmio Estudantil, líderes de turmas e Presidentes de Clubes Juvenis.

    Neste momento se faz necessário a intensificação do trabalho de conscientização dos alunos sobre a importância desta avaliação para que seja realizada com seriedade e responsabilidade e para que todos os alunos matriculados estejam presentes nos dias da Avaliação do SARESP.

    Lembramos que, cabe ao Diretor, organizar a Escola para que os alunos tenham um ambiente tranquilo durante as avaliações e que após o horário reservado para as mesmas, as aulas possam transcorrer normalmente, lembrando que os alunos NÃO PODERÃO SER DISPENSADOS.

   Compete à Equipe Gestora, organizar as atividades avaliatórias para as demais turmas que não estão envolvidas na avaliação, de modo que todas as outras turmas estejam no mesmo propósito;

   O sucesso também depende de um bom preparo! Desejamos bons resultados a todos!

   Ações do Diretor nos Dias que Antecedem o SARESP/2017

   – reunir alunos de 5º, 9º, 3ª EM e do Grêmio para expor a importância de se realizar a prova com seriedade;

   – conscientizar os alunos sobre a importância da leitura atenta de cada questão, procurando realizá-las com calma;

   – orientar os alunos para que não tenham pressa para entregar a prova, aproveitando bem o tempo e realizando as questões com muito afinco;

   – motivar os alunos a fazer o melhor, pois as classes que realizam o SARESP, são responsáveis pelo índice da escola, o qual está diretamente ligado ao nome da escola e consequentemente ao nome de cada aluno que ali estuda;

   –  designar professores que façam a conscientização em sala de aula e que auxiliem os alunos realizando a revisão dos conteúdos e resolvendo questões de provas anteriores;

   – afixar cartazes com mensagens de incentivo e formar grupos de estudo com a ajuda do Grêmio Estudantil;

   – organizar atividades avaliatórias para as demais turmas que não irão realizar o SARESP, para que todos estejam envolvidos num mesmo propósito;

   – realizar reunião com os pais dos alunos que farão o SARESP, de modo que possam contribuir com participação efetiva dos filhos nas avaliações;

   O sucesso também depende de um bom preparo! Desejamos bons resultados a todos!

3. Assunto: Materiais de subsídio e apoio aos Educadores na temática de Mediação Escolar

    A Secretaria da Educação de São Paulo ampliou o programa de mediação de conflitos, iniciativa pioneira que tem a função de prevenir violências e conflitos nas escolas estaduais, promovendo uma cultura de paz e uma convivência respeitosa e democrática entre alunos, educadores, equipe gestora e família.

    Para apoiar esse importante trabalho pedagógico, disponibilizamos uma série de materiais de subsídio e ferramentas para os educadores sobre temas que contribuem para minimizar os conflitos. Para tanto, recomendamos algumas videoconferências que mostram como desenvolver ações que visem à disseminação e à articulação de práticas voltadas à prevenção de conflitos no ambiente escolar, à integração entre a escola e a rede social de garantia dos direitos da criança e do adolescente e à proteção da comunidade escolar:

    1. Videoconferência: Mediação de Conflitos no Espaço Escolar

    Sinopse: Dividida em três blocos, a videoconferência apresenta como atuar em rede, reunindo em torno da comunidade escolar todos os atores presentes, garantindo o desenvolvimento humano e social das crianças e jovens e criando as condições necessárias para a participação efetiva da família e da comunidade na vida escolar.

    Palestrantes/Mediadores: Antonio Carlos Ozório Nunes – Promotor de Justiça – Ministério Público – SP; Nailza Fernandes Veiga – Professora Mediadora; Ana Maria Stuginski – Programa Escola da Família – FDE; Carmen Lúcia Bueno Valle – Coordenadora do PEF – SEE.

    Data do vídeo: 26/05/2017

    Bloco 1- Duração: 00:50:55

    http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2413#myModal

    Bloco 2- Duração: 00:28:38

    http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2414#myModal

    Bloco 3 – Duração: 00:35:10

    http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2415#myModal

    2. Videoconferência: Educação e Violência de Gênero

    Sinopse: Dividida em dois blocos, a videoconferência aborda as questões contemporâneas sobre as diferentes formas de violência de gênero, especialmente contra as mulheres, e as interfaces com a educação. São debatidos diferentes aspectos sobre as violências, incluindo as respostas no campo da justiça e outras instituições de proteção. Além disso, o vídeo discute aspectos pedagógicos para que as (os) educadoras (es) possam promover estratégias para a prevenção das violências, uma cultura de respeito e de valorização dos Direitos Humanos, afinadas ao currículo oficial do Estado de São Paulo.

    Palestrantes/Mediadores: Thiago Teixeira Sabatine, da equipe técnica do NINC; Édina dos Santos Rosa, diretora do NINC; Fabíola Sucasas, promotora de justiça do GEVID – MPSP; Sílvia Chavian de Toledo Santos, coordenadora do GEVID – MPSP; e Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero – MPSP.

    Data do vídeo: 07/06/2016

    Bloco 1- Duração: 01:27:24

    http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2198#myModal

   Bloco 2- Duração: 00:38:20

   http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2199#myModal

   3. Videoconferência: Gênero, sexualidade e educação digital

   Sinopse: A videoconferência debate o uso da internet e mídias digitais pelas crianças e adolescentes, com enfoque no desenvolvimento de atividades pedagógicas que abordem o uso seguro e cidadão da internet, articulado as questões de gênero e sexualidade. As experiências de crianças e jovens na internet trazem novos desafios para a promoção de uma cultura de paz e respeito. Neste sentido, o debate oferece aos educadores subsídios para o tratamento de questões como a circulação de discursos violentos em ambientes virtuais, o assédio sexual, a invasão de privacidade, a exposição da intimidade, o sexting, bullying ligados à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, entre outros. A videoconferência conta com a participação do Ministério Público Federal e da Safernet e com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil, instituições que desenvolvem parceria no Projeto “Educação Digital nas Escolas”.

   Data do vídeo: 18/06/2016

   Bloco único: 01:51:42

   http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/GENERO_SEXUALIDADE_EDUCACAO_DIGITAL_16_08_16 .wmv

   4. Currículo do Estado de São Paulo e demais ações

   O Currículo do Estado de São Paulo contempla algumas das principais características da sociedade do conhecimento e das pressões que a contemporaneidade exerce sobre os jovens cidadãos. A escola é definida como espaço de cultura, que tem por fim preparar os alunos para esse novo tempo, ao priorizar a leitura e escrita e a articulação de competências e de conteúdos disciplinares. O currículo voltasse para o desenvolvimento dos jovens e coincide com a construção da identidade, da autonomia e liberdade, do aprendizado do respeito às diferenças e das regras de convivência democrática. Deste modo, o Currículo apresenta variados temas para o debate e reflexão sobre os direitos e os problemas e conflitos que afetam o convívio social, a compreensão das relações que podem provocar preconceitos, manifestações de violência e impactos sociais, políticos, econômicos, ambientais e educacionais. Neste sentido, todos os educadores das diferentes áreas disciplinares podem contribuir para a promoção de uma cultura de respeito, de paz, e democracia na escola, reconhecendo a si mesmo como protagonista e agente transformador no âmbito de sua atuação profissional.

    Além disso, de forma articulada à programação curricular, as escolas desenvolvem diversas ações, como o projeto “Prevenção também se Ensina” – Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que apresenta aos educadores Kit de materiais didáticos e pedagógicos que contemplam, entre outras, as questões de conflitos, bullying, ciberbullying, gênero, sexualidade e cultura de paz. Esses materiais estão disponíveis em todas as unidades escolares.

   Outro exemplo é a série “Conflitos e Diálogos”, criada para subsidiar a formação dos Vicediretores e demais educadores das escolas do Programa Ensino Integral na prevenção e resolução dos conflitos e disseminação da cultura de paz nas escolas. Confira os links abaixo:

   1. INTRODUÇÃO À SÉRIE CONFLITOS E DIÁLOGOS (Sandra Maria Fodra)

    www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/FORMACAO_DIRETOR_VICE_PEI.mp4

  2. COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (Doralice Chioccolla)

   http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/ARQUIVO_SANDRA_02.mp4

   3. GÊNERO E SEXUALIDADE (Thiago Teixeira Sabatine)

   http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/CONFLITOS_ESCOLA_07_02_2017_B L_01.mp4

   4. ASSEMBLEIAS ESCOLARES (Sandra Maria Fodra)

   http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/CONFLITOS_ESCOLA_07_02_2017_B L_02.mp4

   5. ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS: (Maria Ephigênia Cáceres Nogueira)

   http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/PROGRAMA_ENSINO_INTEGRAL_ESPACOS_DEMOCRATICOS_30 _09_16.wmv

   6. O CONFLITO E SUA GESTÃO (Dr. Adolfo Braga)

   http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_28_07_16_BLOCO_01.wmv

  7. GESTÃO DO CONFLITO COM INTERVENÇÃO DE UM TERCEIRO (Dr. Adolfo Braga)

   http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_28_07_16_BLOCO_02.wmv

  8. MEDIAÇÃO DE CONFLITO (Dr. Adolfo Braga)

  http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_28_07_16_BLOCO_03.wmv

  9. PROCESSOS DE MEDIAÇÃO (Dr. Adolfo Braga)

   http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_29_07_16_BLOCO_04.wmv

  10. A ESCUTA ATIVA (Dr. Adolfo Braga)

  http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_29_07_16_BLOCO_05.wmv

  11. COMUNICAÇÃO E EMOÇÃO (Dr. Adolfo Braga)

  http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_29_07_16_BLOCO_06.wmv

  12. AS TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS (Dr. Adolfo Braga)

  http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_29_07_16_BLOCO_07.wmv

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Oficinas voltadas à programação e robótica: Um dia de CODE IoT

    Por meio do Projeto CODE IoT, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da POLI-USP, em conjunto com a Samsung Eletrônica, está promovendo oficinas junto aos professores do Ensino Fundamental e Médio sobre conceitos e práticas de programação e robótica, que servirão de base para o desenvolvimento de atividades com os alunos da rede pública.

    A formação será presencial e gratuita, na cidade de São Paulo, com duração de 8 horas em datas (a escolher) do mês de outubro. Os interessados podem se inscrever através do link: http://codeiot.org.br/codeday

    Solicitamos divulgação para participação das escolas, que deverá ser por adesão. Salientamos que as despesas com transporte e demais gastos ficam a cargo dos interessados.

2. Assunto: Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas

    Em atendimento à Lei 12.645, de 16 de maio de 2012, que instituiu o dia 10 de outubro como o “Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas”, o Centro de Ensino Fundamental dos Anos Finais, do Ensino Médio e da Educação Profissional – CEFAF convida a todas as escolas da rede estadual a desenvolver as atividades propostas pelo parágrafo único da referida lei, conforme transcrito abaixo:

    Parágrafo único – Na data de que trata este artigo, as entidades governamentais e não governamentais poderão, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, desenvolver atividades como:

I –    palestras;

II –  concursos de frase ou redação;

III – eleição de cipeiro escolar;

IV – visitações em empresas.

3. Assunto: Memória Escolar – História do Patrono

    Encaminhamos, Anexo II, história do Patrono da EE. Prof. Januário Sylvio Pezzotti, do município de Rio Claro.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Coleta de Aulas – 5ª etapa de Sessão de escolha de vagas – Concurso Público PEB II/2014

    Prezado Sr. Diretor e Gerente de unidade escolar;

    Em relação ao Comunicado referente à Coleta de Aulas, transmitido em 09/10/2017, segue modelo da planilha (Anexo III) e orientações complementares:

    IMPORTANTE:

   DATA BASE para COLETA de VAGAS: 09/10/2017

   Não oferecer vaga para:

  • Ingressantes (discriminar na planilha nome, RG e jornada de ingresso);
  • Docentes efetivos afastados;
  • Docentes P, N e F: Registro da Carga Horária de OPÇÃO: 1.3 e B.3- PAEC. O que exceder a Carga Horária de OPÇÃO deverá ser retificada manualmente (Res. SE nº 21/2017).

  ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLANILHA

   No campo total de aulas + bloco indivisível considerar as aulas que foram atribuídas ao titular de cargo na fase constituição de jornada (fase 1.1 no modelo CGRH)

   Preencher os dados de todos os professores que atuam na escola, independente da unidade de classificação.

   Informar no campo observação a unidade de classificação quando o professor estiver completando jornada e/ou Carga Horária em sua escola           .

   Não esquecer de relacionar os professores que constituem sua jornada com disciplinas que não são a específica. Exemplo: efetivo de português que tem aulas de inglês na jornada – colocar o professor também na planilha de inglês.

   DEVERÁ SER INSERIDO NO CAMPO OBSERVAÇÃO AS SEGUINTES SITUAÇÕES:

1 – PEI

2 – PC

3 – VICE DIRETOR

4 – PCNP

5 – LICENÇA 202

6 – INGRESSANTE QUE NÃO ENTROU EM EXERCÍCIO

7 – DESIGNADO DIRETOR DE ESCOLA

8 – DESIGNADO SUPERVISOR DE ENSINO

9 – OUTROS AFASTAMENTOS E/OU DESIGNAÇÕES

   LEMBRAR QUE O TOTAL DE AULAS – JORNADA + BLOCO INDIVISÍVEL E CARGA SUPLEMENTAR DOS AFASTADOS NÃO DEVERÃO SER PREENCHIDOS, UMA VEZ QUE NÃO TIVERAM AULAS ATRIBUÍDAS.

   Entrega das planilhas impressas na Diretoria: 18/10/2017 impreterivelmente.

   Confirmação de vagas – via on line – unidade escolar 19 e 20/10/2017.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino