COMUNICADO DERLIM DE 07.06.2017

COMUNICADO DERLIM DE 07.06.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Sistema de Monitoramento do Programa Novo Mais Educação

    Reiteremos informação contida no Comunicado DERLIM de 31/05/2017.

    O Sistema de Acompanhamento e Monitoramento do Programa Novo Mais Educação (PNME) foi disponibilizado às escolas no dia 28/3/2017. Solicitamos que as escolas contempladas com os recursos do Programa realizem os devidos cadastros neste sistema até o dia 30/6/2017.

    Após essa data, o sistema permanecerá aberto para os registros necessários, tendo em vista o monitoramento do PNME. Os cadastros realizados neste sistema, até o dia 30/6/2017, possibilitarão ao Ministério da Educação ‐ MEC conhecer a real situação quantitativa de escolas, turmas e alunos atendidos pelo Programa.

    Registramos que o não preenchimento dos dados no Sistema, até o prazo de 30 de junho pela escola participante do Programa Novo Mais Educação, resultará no não recebimento da 2ª parcela do recurso do Programa.

    Tutorial para acesso ao sistema CAED:

    Lembramos que o acesso ao Sistema deve ser feito por meio do PDDE Interativo. Na aba NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o usuário deve clicar em “PRINCIPAL” para visualizar o Sistema de Monitoramento do PNME. Clicando no Sistema de Monitoramento, será redirecionado para o portal criado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAED, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Se não ocorrer o redirecionamento, é preciso desbloquear os pop‐ups na barra de endereços (canto superior direito do site).

    Dúvidas relativas ao preenchimento das abas do sistema podem ser sanadas pelo telefone 0800 7273142 ou pelo e‐mail suportenovomaiseducacao@caed.ufjf.br, ambos do CAED‐Digital.

 

 

2. Assunto: Prêmio Gestão Escolar 2017

    Para participar do Prêmio Gestão Escolar 2017 acesse  http://inscricao.premiogestaoescolar.org.br/ até dia 14/08/2017. A Ficha de Inscrição é autoinstrutiva e composta de duas partes:

    Parte 1. Cadastro – Orientações iniciais

    O formulário de Cadastro está dividido em quatro abas:

    · Identificação – estado, município, logradouro;

    · Ensino – níveis e modalidades, quantidade de estudantes, turmas, professores e funcionários;

    · Dados complementares – informações sobre a estrutura da escola e sobre a participação em programas do governo;

    · Diretoria – dados do (a) atual diretor (a);

    · Indicadores – informações sobre resultados obtidos nos indicadores externos de avaliação (com espaço para inclusão de outros indicadores).

    Parte 2. INSCRIÇÃO -Com as seguintes abas:

    · Início

    · Apresentação da escola

    · Autoavaliação

    · Plano de Ação

    · Registro do processo

    · Anexos

    · Finalizar

    Mais informações sobre o Prêmio e a inscrição, acesse: FICHA DE INSCRIÇÃO

    As dimensões da autoavaliação:

   · Gestão pedagógica: análise de resultados educacionais.

   · Gestão pedagógica: planejamento de ações pedagógicas.

   · Gestão participativa: processos coletivos de decisões e ações.

   · Gestão de infraestrutura: administração de serviços e recursos.

   Os indicadores serão autoavaliados com quatro graus de atendimento, variando de 1 (um) a 4 (quatro):

  1 – INSUFICIENTE – a escola não atende as exigências.

  2 – REGULAR – a escola atende satisfatoriamente as exigências.

  3 – BOM – a escola atende plenamente as exigências.

  4 – ÓTIMO – a escola atende plenamente e enriquece as exigências.

  Critérios de avaliação – PGE 2017

  · Preenchimento completo da ficha de inscrição.

  · Coerência e coesão entre as diferentes partes da ficha.

  · Presença, no texto de Apresentação da escola, de todas as informações solicitadas no roteiro (dados quantitativos, síntese da Proposta Pedagógica, indicativo de pontos fortes e desafios).

  · Coerência entre os resultados das autoavaliações e o texto da justificativa da 1ª Dimensão – Gestão pedagógica: análise de resultados educacionais.

  · Coerência entre os resultados das autoavaliações e os textos das justificativas das 2ª, 3ª e 4ª Dimensões.

  · Participação de toda a comunidade escolar – alunos, pais, equipe docente, equipe gestora, funcionários e pessoas do entorno da escola – na autoavaliação e na elaboração do Plano de Ação.

  · Coerência entre o plano de ação, os itens de autoavaliação e suas respectivas justificativas.

  · Exequibilidade do Plano de Ação (previsões do cronograma e dos recursos financeiros).

  É importante que antes de clicar em Enviar Inscrição, a escola verifique se:

  1. Todas as informações foram salvas.

  2. Os campos obrigatórios foram preenchidos adequadamente.

  3. Os documentos foram anexados corretamente.

  ATENÇÃO: Não se pode esquecer de clicar em Enviar Inscrição, caso contrário a escola não seguirá para o processo seletivo. Até dia 14/08/2017, às 23h59min59 a escola poderá fazer alterações em quaisquer campos. Contudo, será preciso clicar novamente em Enviar Inscrição uma vez que a reescrita de qualquer texto implica interrupção do processo de envio.

   Segue em Anexo I edital do Prêmio Gestão 2017.

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Campanha “Político que Faz Favor Nega Direitos”

    O Ministério Público do Estado de São Paulo lançou a campanha “Político que faz favor nega direitos”, que objetiva promover a prevenção, o incentivo à alteração de posturas, a valorização da ética na política, o respeito às leis e defesa da população, contribuindo com o esclarecimento dos graves problemas que a prática do clientelismo traz para toda a sociedade.

    A campanha já está sendo divulgada por meio das redes sociais, bem como pela distribuição de exemplares físicos de uma cartilha a todos os órgãos públicos e à população em geral, o que tem sido feito com o apoio de Promotores de Justiça em todo o Estado.

    Desta forma, solicitam nossa colaboração na distribuição desse material, por meio da divulgação do link de download da cartilha. A divulgação e distribuição em meio digital tem por fundamento aspectos relacionados aos custos e à logística necessários à distribuição, amplamente facilitados com este tipo de material.

    Link para download: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Cartilhas/politicoQueFazFavor.pdf

    Desde já, agradecemos a costumeira colaboração.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Assunto: Convocação NPE 06 /2017

    A Dirigente Regional de Ensino convoca para:

ORIENTAÇÃO TÉCNICA

PÚBLICO ALVO

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Grupo de Estudo do Programa Ler e Escrever” e Educação Matemática – EMAI- Anos Iniciais

Professores Coordenadores das escolas com Anos Iniciais:

EE Prof. Antonio de Queiroz

EE Prof. Dorivaldo Damm

EE Prof. Lázaro Duarte do Páteo

EE Luigino Burigotto

EE Profª Maria Aparecida Soares de Lucca

EE Octávio Pimenta Reis

EE Prof. José Fernandes

09/06 /2017

 Sexta-feira

10h00

às

16h00

 

E.E. “Prof. Gabriel Pozzi”.

Rua Cesarino Ferreira,145

Vila Pizza

 

 

2. Assunto: Projetos Junior Achievement – Escolas de Limeira

    Conforme constou no comunicado de 01.06.2017 as escolas que aderiram ao projeto deveriam comparecer na DE, no dia 06.06.2017, para capacitação e retirada de material. 

   Favor retirar o material Escolas: Cônego, Brasil, Gustavo Peccinini, Irmã Gertrudes e Ary Leite.

3. Assunto: Mapa Cultural – Quais os Talentos da sua Escola?

    Informamos que a pesquisa “Mapa Cultural – Quais os talentos da sua escola? ” foi prorrogada para até 10 de junho!

    Essa pesquisa auxiliará a identificar os talentos existentes em cada escola para subsidiar futuras ações desta Secretaria. O acesso se dará através da Secretaria Escolar Digital (SED) e destina-se a: aluno, diretor, vice-diretor, professor coordenador e professor, desde que este possua turmas ativas associadas na plataforma SED.

    Contamos com o apoio de todos na divulgação desta iniciativa.

    Seguem, Anexo II   Anexo III, os tutoriais para alunos e servidores.

4. Assunto: Aventuras Currículo+ abre Cursos para PEB II de Língua Portuguesa e de Matemática

    O objetivo da formação é oferecer subsídios ao professor para desenvolver o projeto de recuperação Aventuras Currículo+ na (s) escola (s) em que atua.

    Professor, não perca essa oportunidade!

    Todos os professores com aulas atribuídas em Matemática ou Língua Portuguesa, do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e que já estão cadastrados na Secretaria Escolar Digital – SED, e com suas turmas associadas ao seu cadastro já podem ter acesso aos cursos “Aventuras Currículo+: Língua Portuguesa” e “Aventuras Currículo+: Matemática”.

     Os cursos são totalmente a distância, com carga horária de 40 horas e no formato de estudos autônomos.

     Durante os cursos, os professores contarão com diferentes materiais de apoio como videoaulas e outros recursos disponíveis no ambiente do curso e da plataforma Currículo+, plataforma de navegação e que oferece uma série de objetos digitais de aprendizagem (ODA) que podem enriquecer o trabalho do professor no desenvolvimento do Currículo Oficial.

     Além dos conteúdos específicos de cada disciplina, os cursos abordarão outros conteúdos importantes, tais como: gestão da sala de aula, uso de tecnologias digitais de comunicação e informação, como utilizar objetos digitais de aprendizagem, gamificação, entre outros. Os cursos vão até 25 de outubro.

     O projeto Aventuras Currículo+ apresenta estratégias diferenciadas para a recuperação de conteúdos e o desenvolvimento de competências e habilidades relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos. Professores e alunos terão a tecnologia como aliada para tornar a aula mais diversificada e dinâmica. Por meio de uma narrativa gamificada, o aluno é desafiado a cumprir pequenas missões que renderão bônus para a grande missão de salvar o Planeta Terra.

     Assista ao trailer do projeto Aventuras Currículo+: https://goo.gl/6gjMFU

     A videoconferência sobre o Aventuras Currículo+ 2017, exibida em 18 de maio pp., já está disponível na videoteca da Rede do Saber. Para saber mais, acesse:

     www.curriculomais.educacao.sp.gov.br ou o hotsite do curso: www.escoladeformacao.sp.gov.br/curriculomais

     No canal “Ações”, clicar em “Aventuras Currículo+”, selecionar a DISCIPLINA e seguir as orientações.

     ORIENTAÇÕES PARA ACESSO AO AVA-MOODLE DO AVENTURAS

     Como acessar: PROFESSORES

     Para acessar o AVA Moodle do Aventuras, o docente precisa estar com seu cadastro atualizado na SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) e ter suas turmas associadas a seu nome. O Gerente de Organização Escolar – GOE (da escola do docente) poderá realizar essa associação. O tutorial para realizar essa associação está disponível em https://goo.gl/okjF33

     Em até 15 dias, o professor terá seu acesso disponibilizado para o ambiente do Aventuras Currículo+.

     Como acessar: ESCOLA Login/Senha: ESC-código CIE com 6 dígitos (ESC-000000) Como acessar: ALUNOS Login: RA (com 11 dígitos) Senha: Data de Nascimento (DD/MM/AAAA)

     ATENÇÃO: O acesso dos ALUNOS ao ambiente da plataforma estará disponível a partir de 06 de junho/17.

     Assista no link: https://www.youtube.com/watch?v=FYF5kCgzcKA a um dos vídeos do Aventuras Currículo+ da Diretoria de Ensino Guarulhos Norte.

5. Assunto: Mediotec – Oferta Voluntária

     Informamos que por meio de proposta denominada Pronatec Oferta Voluntária, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, estão abertas até o dia 14/06/2017, as inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC ou qualificação profissional, como também, para cursos Técnicos de Nível Médio, ambos nas modalidades presencial e a distância.

     Os cursos são destinados prioritariamente a alunos maiores de 15 anos, matriculados no ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos. Também podem se inscrever, àqueles que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, pessoas com deficiência, povos indígenas e de comunidades quilombolas, e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Além desse público, todo cidadão brasileiro maior de 15 anos também poderá se inscrever pelo site www.pronatec.mec.gov.br ou pelo site http://pronatec.mec.gov.br, pois havendo vagas, serão atendidos.

       Esclarecemos que os cursos FIC têm como finalidade a inserção produtiva e exitosa de trabalhadores, independentemente do nível de escolaridade, no mundo do conhecimento e do trabalho, aproximando-os do universo da Educação. São voltados, portanto, à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho. Eles são de curta duração, em média, 4 (quatro) meses de curso, focam nos aspectos práticos da profissão e têm alta taxa de empregabilidade, pois atendem as necessidades do mercado em cada região do País.

     Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas até 1.200 horas, com duração média de 1 a 2 anos e meio mais estágio profissional supervisionado, quando previsto no projeto do curso. Para realização dos cursos técnicos do Pronatec Oferta Voluntária, o estudante tem que possuir no ato da inscrição o ensino médio completo.

     Os cursos FIC e Técnico serão ofertados tanto na modalidade presencial como a distância. Os cursos FIC EaD são 100% a distância e necessitam de computador ou tablet com acesso à Internet para sua realização.

      Ao final do curso, os alunos receberão certificado de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional e, Diploma, quando Curso Técnico de nível Médio. No Anexo IV a listagem de curso.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Finanças – NFI

Fone 3404.2949/2950/2951/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Processos Verba PEME – Municípios de Limeira e Cosmópolis

Informamos ao Senhores Diretores que os Processos referente a Verba PEME já estão nas caixinhas para serem retirados. Lembrando que a referida Verba do mês  de junho deverá ser utilizada até  o dia 28/06/2017 e  os Processos deveram ser entregues  na DERL até 07/07/2017.

 

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404-2946 (Luciene) – delimncs@educacao.sp.gov.br

 

2. Assunto: Conferência de Estoque da Merenda Escolar – Município de Limeira e Cosmópolis

     Consta no Sistema do SAESP II que algumas Unidades Escolares não realizaram a Conferência do Estoque, conforme solicitado anteriormente.

     Ressaltamos que os Boletos de Entrega para o próximo ciclo são gerados de acordo com o preenchimento dos dados do estoque e do consumo diário.

     Unidades que não fizeram a conferência:

  • EE DOM IDILIO JOSE SOARES
  • EE PROFESSORA MARIA APARECIDA SOARES DE LUCCA
  • EE OCTAVIO PIMENTA REIS
  • EE PROFESSOR PAULO CHAVES
  • EE DOM TARCISIO ARIOVALDO AMARALOBS.: Solicitamos às Unidades acima citadas que regularizem imediatamente sua situação.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Recadastramento

     Informamos que, até a data de hoje (07/06/2017), ainda não se recadastraram 236 servidores conforme Anexo V.

     Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 30/06/2017, impreterivelmente.

2. Assunto: Planilha para fins de atendimento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

     Prezados Srs. Diretores e Gerentes das unidades escolares,

     Solicitamos para fins de atendimento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que as unidades escolares nos informem na planilha em Anexo VI as movimentações que ocorreram no período de 08/09/2016 até 31/05/2017 de todos os servidores (QAE, QM e QSE) da unidade escolar (categorias: P, N, F, O e Efetivos).

     Informamos que no arquivo constam 2 planilhas (verificar as abas).

     Seguem orientações quanto ao preenchimento:

    Período da Licença Saúde e publicação no DOE: Informar todos os períodos de licença saúde e auxílio doença superiores a 15 dias.

    Nos casos de Licença Saúde, deverá ser inserida somente as licenças que já tenham a decisão final (concessões, reconsiderações e recursos), publicadas pelo DPME (Departamento de Perícias   Médicas do Estado) e a respectiva publicação.

    Nos casos de Auxílio doença, informar os períodos ininterruptos, acima de 15 dias, com o mesmo CID.

    Designações: Todas as designações que ocorreram a partir de 08/09/2016.

    Cessação de designação: Todas as cessações que ocorreram a partir de 08/09/2016.

    Exonerações: a vigência de quando exonerou.

    Demissões: Data da extinção contratual ou a partir de quando pediu extinção e vigência de quando pediu dispensa ou foi demitido.

    Aposentadorias: A partir de quando foi aposentado.

    Licença-Gestante ou Adotante: informar o período.

    Licença paternidade: informar o período.

    Contratações: data do início da contratação.

    Ingressantes: Deverá ser informada a data de início do exercício.

    Licença por motivo de doença em pessoa da família: informar período da licença e sua respectiva publicação.

    Licença para tratar de interesses particulares: informar a data do início da licença e não esquecer de informar a data de retorno, seja pelo término do período da licença ou a pedido.

    Falecimentos: informar a data do falecimento.

    Readaptação: data do início da readaptação. Lembrando que o início da readaptação se dá no primeiro dia útil subsequente ao da publicação no DOE.

    Transferências/ Remoções: informar a vigência.

    Afastamento dentro e fora da pasta: informar o início dos afastamentos. Quando se encerrar o afastamento informar o retorno.

    Afastamento Sindicatos/ Entidades de classe: informar a data do afastamento e o término.

    Afastamento mandato eletivo: informar a data do início do afastamento e o término quando se encerrar o mandato.

    Licença por motivo do afastamento do cônjuge: informar a data do início da licença e o término quando se encerrar.

    As planilhas devem ser devidamente preenchidas e enviadas para o e-mail delimnap@educacao.sp.gov.br até o dia 16/06/2017.

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Margarete Aparecida Amaro Pistarini – Diretora da EE. Prof. José Fernandes – 08/06 (sexta-feira)

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino